Tempo de leitura: < 1 minuto

Boa notícia: cerca de 80 mil toneladas de açúcar, produzida no Tocantins, estão sendo embarcadas para países da Europa e da Ásia, através do Porto do Malhado, em Ilhéus. É mais uma carga importante para o porto ilheense, que hoje vive basicamente a importação de cacau e dos navios de turismo.

Agora a má  notícia: a profundidade do cais de atracação está em preocupantes 9,5 metros. Caso a dragagem não seja feita com urgência, o movimento de navios poderá se tornar impraticável.

E ai, acabou-se o que era doce.

E também o que era grão, o que era minério, o que era turista…

Leia mais no Blog do Thame

2 respostas

  1. Será que posso contribuir!? Vejamos…
    Uma dragagem do porte dessa que será realizada no Porto de Ilhéus é sempre precedida de um Levantamento Hidrográfico (LH).

    É preciso determinar quais são os pontos críticos a serem dragados. E essa dragagem não envolve somente o berço próximo ao cais de atracação. Há partes do canal de navegação que devem ser hidrografados para se saber suas profundidades.

    Esse LH já está sendo realizado por uma empresa especializada.

    Após a dragagem, as Normas da Autoridade Marítima, que é o Comandante da Marinha, exigem a realização de novo LH para certificar os níveis de profundidade alcançados com o processo de dragagem.

    Somente depois desse último levantamento, que é encaminhado ao Centro de Hidrografia da Marinha, o novo calado é incluído na atualização da Carta Náutica local (1201).

    Tudo a seu tempo! O calado atual permite a atracação de todos os navios que atualmente atracam no Porto de Ilhéus, sem maiores problemas. Pior que a profundidade são as limitações de manobras quando os navios estão no berço principal do porto. Há algumas pedras submersas (devidamente identificadas na carta náutica) que limitam as manobras. Outro problema limitador é a pequena extensão do cais.

    Apesar de tudo, tem grupos organizados em Ilhéus que são contra o Intermodal Porto Sul, e não se observa a população mobilizada para desmascará-los.

    Ass: ALGUÉM QUE É DA REGIÃO E CONHECE ALGUMA COISA SOBRE NAVEGAÇÃO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *