Tempo de leitura: 2 minutos
Porto Sul demandará investimentos de R$ 3,5 bilhões no sul da Bahia.

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) emitiu a Licença Prévia do Porto Sul, que será construído na região norte de Ilhéus. A LP, sob o número 447/2012, será publicada na próxima edição do Diário Oficial da União.

Hoje à noite, o governador Jaques Wagner ligou para o prefeito Newton Lima, de Ilhéus, e deu a notícia. Na quinta, 8, presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, já havia antecipado que o parecer favorável sairia nesta semana (relembre aqui).

As obras do Porto Sul serão iniciadas pelo Governo Baiano e a Bahia Mineração (Bamin) logo após a publicação da licença, assinada pelo presidente do Ibama, Volney Zanardi Junior.

O projeto de construção do Porto Sul, que também prevê o terminal privativo da Bamin, implicará em investimentos de R$ 3,4 bilhões.

De acordo com técnicos do governo baiano, a estrutura portuária que será montada em Aritaguá, na zona norte ilheense, terá capacidade para exportar até 66 milhões de toneladas de grãos e minérios, anualmente.

Parte das cargas chegará ao porto por meio da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que já está em construção e tem apenas 11% das obras concluídas. O porto ocupará retroárea de 1.224,9 hectares.

– Desde o início acreditamos na viabilidade desse megaempreendimento o que demonstra que nossa participação foi acertada – disse o prefeito Newton Lima, hoje à noite, por meio de sua assessoria.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, disse que a decisão do Ibama confirma a “qualidade e a sustentabilidade do projeto, que é prioridade para o governo da Bahia”.

9 respostas

  1. O Brasil é um país realmente complicado. Como é que o presidente de uma empresa privada (BAMIM) pode antecipar um ato administrativo de um órgão público? Até mesmo o Governador do Estado só deveria comentar o ato após a sua publicação no diário oficial. Dá impressão que é tudo carta marcada. Vamos ver agora se o Porto traz desenvolvimento para Ilhéus e região ou se apenas gera desenvolvimento para a região produtora de minério e fruticultura que vai exportas seus produtos de forma mais barata.

  2. é isso í, Jorge. Com uma semana de antecedência, ele já sabia que a licença seria favorável. Governo corrupto, propina para todo lado. O povo ignorante cai no canto da sereiade progresso e desenvolvimento. Quando não restar um único carangueijo, quando a violência estiver em indices altíssimos, qdo toda população estiver realmente afetada, quero ver os Governos Federal e Estadual oferecerem meios para que a populçao resista. O Porto do Malhado é a maior prova disto.

  3. Infelizmente o povo da região que abrange o porto sul e fiol não tem formação e informação de forma que acreditam em engôdos por parte da BAMIM e do governo o interece em tudo isso é um só pagamento de propina e doação de campanha por conta disso eles querem destruir nossa fauna tirando famílias do campo para servir as empresas estrangeiras este governo tá vendido para o capital estrangeiro infelizmente governo traidor.

  4. Prevaleceu a razão e a lógica.

    Beleza natural até enche os olhos, mas não enche a barriga. O que necessitamos são as oportunidades de trabalho e renda. O empreendimento não resolverá de uma vez e sozinho os passivos ambientais, sociais, econômicos e financeiros contabilizados por anos de fragilidade.

    Mas a partir do Complexo Porto Sul e Fiol virão outros investimentos … e com rapidez.
    BEM VINDO PORTO SUL!!!

  5. Graças a DEUS venceu a razão , e a querida ILHEUS e as demais cidades que serão beneficiadas pelo porto sul estão de para
    bens resta agora a VALEC fazer acontecer o resto do sonho deste povo tão sofrido .
    Que a nossa presidente libere as verbas necessárias para que o projeto da ferrovia se torne realidade.
    VEM ROLANDO PORTO SUL POIS A JUVENTUDE ESTA AVIDA PARA COMEÇAR UMA NOVA VIDA ( DEUS É BOM )

    Nardiêr

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *