Tempo de leitura: < 1 minuto
Pedrosa é o escolhido para a Saúde em Itabuna.

O secretário de Saúde de Itabuna será mesmo o médico Ubiratan Pedrosa. O martelo já foi batido pelo prefeito Vane do Renascer (PRB) e o PCdoB, responsável pela indicação.

Ubiratan já foi secretário da Pasta em Itabuna na década de 80, no Governo Ubaldo Dantas, e atualmente é secretário em Juazeiro, no governo do comunista Isaac Carvalho.

Outra decisão tomada pelo prefeito é a de anunciar o secretariado apenas na próxima segunda, dia 19, após o Feriadão da Proclamação da República.

Numa entrevista exclusiva ao PIMENTA, Vane havia dito que queria definir (e anunciar) o secretariado, no máximo, até o dia 15 de novembro.

Outro nome praticamente definido é o do titular da Educação. Para o cargo, o nome é o da ex-reitora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Dinalva Melo, ex-secretária de Educação de Ilhéus e professora da Universidade Estadual de Santa Cruz. O esposo de Dinalva, Carlos Valder, chegou a ser cogitado para a Procuradoria-Geral do Município.

44 respostas

  1. Itabuna não tem ninguem competente??
    Impossível Itabuna não ter ninguem capacitado para comandar a saúde e educação do municipio, que tenham a ficha limpa e que conheça os problemas da cidade..

    é este o prefeito e o vice que foram eleitos? que tem que importar mão de obra de Juazeiro, Ilhéus e Cruz das Almas??

    Sugiro importar secretários da China, que sai mais barato!!!!! e aproveitar e exportar os politicos jumentos pra virar churrasco lá!!!!

  2. E como é que fica o Dr. Edson Dantas que já estava montando seu gabinete?
    Problemas a vista e a prazo… O governo Vane parece que será o governo Wenceslau.
    É isso que dá, viu! Eu avisei!

  3. VANE TÁ ME DECEPCIONANDO SERÁ QUE VOU PERDER MEU VOTO NOVAMENTE MEU SECRETARIO DE SAUDE ERA DR. HUMBERTO BARRETO OU UMA ENFERMEIRA COM COMPETENTE O PCdoB VAI MANDAR E DESMANDAR JÁ VEM UM MEDICO DE FORA E JÁ VEM MARCOS ARAUJO PRÁ EMASA .ME DEIXE

  4. Excelentes indicações! Com Dinalva teremos enfim um trabalho de qualidade na Educação. Que os outros secretários sejam no mesmo nível dos dois indicados!

  5. Uma escolha muito boa mesmo! Se alguém tiver a curiosidade de pesquisar os números da saúde em Itabuna no período em que ele foi secretário, verá os baixíssimos níveis de mortalidade infantil alcançados, as ações revolucionárias em saúde pública (já antevendo o futuro saúde da família), a gestão em parceria com saneamento e outras secretarias e uma visão sistêmica de saúde. Começamos com o pé direito!

  6. Gostei dos nomes.São profissionais competentes e conhecedores das respectivas áreas indicadas,ao contrário do PÉSSIMO prefeito atual Azevedo que colocou um professor de história que não conhece nada da área da saúde para gerir a secretaria de saúde do municípo.Trágico

  7. Sinceramente não sei se devo acreditar nessa notícia. Não acredito que Vane entregará ao PCdoB as duas secretarias que tem autonomia e de maior importância dentre todas as secretarias. Se isso for verdade, já está demonstrando que, como as más línguas estão falando, quem vai mandar de fato é Wenceslau e “cumpanheiros”. E outra, ainda vazam a informação, justamente para demonstrar mais força que o prefeito, afinal se o secretariado só vai ser anunciado no dia 19, divulgam com todo estardalhaço para demonstrar força. Vane, já que vc ainda não anunciou, ainda dá tempo de repensar. Quem avisa amigo é!

    (Espero que seja divulgado)

  8. Pedrosa???? Quem é Pedrosa??? Como bem disse um leitor aqui “Itabuna não tem ninguém competente para assumir esse cargo?”. Agora o PCdoB empurra goela abaixo esse nome e o nosso prefeito engole. Tenha pulso e comando Vane!!! Você ainda tentou dar um passo certo quando cogitou-se o nome de Paulo Bicalho – nome com vastíssima experiência na área e com trânsito livre no governo do estado – mas vemos que você está refém do PCdoB mesmo. Uma pena! Pelo andar da carruagem começamos a ver que nada vai mudar.

  9. A educação em Ilhéus é uma tragédia e isso vem acontecendo desde o período em que a professora Dinalva exerceu a pasta da Educação. Em Itabuna não há outro nomes para exercer a função?
    O PCDB indicou pessoas para duas Secretarias muito importantes! Isso é bom ou ruim?

  10. Espero que essa “importação” não seja igual a do ex prefeito Azevedo, que trouxe “Mazela” de Tx. de Freitas.Vou torcer pra esse carequinha fazer um bom trabalho.Ele tem um abacaxi gigante pra descascar.

  11. MARCOS PAULO,REALMENTE VC Ñ CONHECE AS PESSOAS.DINALVA MELO MORA EM ITABUNA E TEM MUITA COMPETÊNCIA A FRENTE DE UMA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO.PROVA DISSO,ELA FOI SECRETÁRIA EM ILHEÚS NO GOVERNO DE JABES NUS DOIS MANDATOS.FEZ UM TRABALHO TÃO BOM,QUE TENHO CERTEZA QUE TAMBÉM FOI CONVIDADA PARA FAZER PARTE DO SECRETÁRIADO DO PREFEITO ELEITO JABES RIBEIRO.E TEM MAIS,SE O ESPOSO Dr.CARLOS VALDER,FOR O PROCURADOR DO MUNICIPIO É SIM DE EXTREMA COMPETÊNCIA.PARABÉNS VANE E WENCESLAU.

  12. Edson Dantas foi um fiasco na saúde de Itabuna, esqueceu? Não entendi o ex-secretário de Administração Gilson na equipe de transição. Acredito que Itabuna soube escolher o novo nome para Itabuna. Tomara que ele saiba escolher o secretariado, pelo que eu estou ouvindo nas especulações, a corja tá voltando devagarinho?

  13. Bem,minha sugestão é que é chegada a hora de cada um escalar o seu secretariado e enviar ao pimenta.Assim acaba essa agonia de achar que fulano é bom ou fulano é ruim.O que precisamos é de quem faça.E faça bem feito.
    Ben vindo seja quem for e que Deus os abençõe.

    Estou anciosa e que venha os novos secretários.

  14. É incrivel como os politicos teem a capacidade de decepcionar após eleitos. Qual o motivo que Vane entregou a pasta da saude para o PCdoB. int. O PSB deveria se manifestar, assim como os outros partidos da coligação. Itabuna dispõe de pessoas qualificadas para exercer o cargo de Secretario de Saude. Não cito nomes, porque são muitos. Infelizmente, começam o engodo e espero que mais uma vez raposas não tomem conta do galinheiro. Geraldo, Fernando Azevedo fizeram escola, e parece com mita competência. Dentro de 04 anos o povo dará outra resposta!

  15. Parabéns Vane

    Tudo indica que agora teremos uma verdadeira mudança, os protestos são daquele que seja qual for o governo estão sempre pronto para apoiar desde que sejam mantidos em seus cargos, é necessario um expurgo destes dezerros que não querem deixar o peito da VACA (prefeitura)

  16. Não importa se é de Juazeiro, da China ou do Japão, o que nos interressa é que seja capacitado e honesto pois a saúde de Itabuna a anos esta na UTI.
    Boa sorte prefeito.

  17. O IMPORTANTE É QUE SEJA COMPETENTE E QUE RESOLVA O PROBLEMA DA SAÚDE EM ITABUNA QUE ESTÁ UM CAOS. O ATUAL SECRETARIO É DAQUI E A SAÚDE TÁ DESSE JEITO! POR ISSO DIGO VENHA DA ONDE VIER , MAS VENHA COM COMPROMISSO E COMPETENCIA PRA RESOLVER OS PROBLEMAS DA NOSSA CIDADE.

  18. VAMOS AGUARDA OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS DESTA NOVELA DOS SECRETÁRIOS, O ANTERIOR AZEDO SEGUROU ATE A POSSE QUANDO ME APARECEU COM A SECRETARIA FEITA POR FERNANDO E MARIA ALICE.

    ITABUNA ESTA UM BARRIL NÃO DE PÓLVORA MAIS DE MERDA MESMO E DE PÓLVORA PRESTES A EXPLODIR. NA CARA DE QUEM ESTIVER NO PODRE PODER.

  19. Prezado Marcos Paulo, parece que quem não é Itabunense é você, além de ter uma visão bairrista e preconceituosa. Desconhece a trajetória da Profª Dinalva Melo, itabunense “da gema”. No caso dela, Cruz das Almas e Ilhéus se renderam a sua competência e integridade, nesse caso exportamos “talento”, no município vizinho foi Secretária dessa mesma pasta por 08 anos onde desenvolveu um trabalho de excelência no governo Jabes Ribeiro(inclusive era cotada para assumir a mesma pasta por mais 04 anos), na UESC onde foi professora desde os tempos da extinta FESPI, foi uma das responsáveis pelo processo de estadualização, e na UFRB em Cruz das Almas está desde a sua fundação na Pro-reitoria de Graduação, hoje, mesmo trabalhando fora, reside em Itabuna, onde inclusive leciona nos cursos de Pós Graduação da UNIME dentre outros. È esposa, diga-se de passagem de um dos mais respeitados e renomados juristas do país, o também itabunense Prof. Carlos Valder. Conhecimento e competência são atributos universais, além do mais não critique sem conhecimento de causa, procure informar-se das coisas para não passar por uma saia justa dessas. Parabéns Vane e Wenceslau tenho certeza que a mudança agora é prá valer!

  20. Péssima escolha para a educação. É só visitar a cidade de Ilhéus e perguntar aos professores municipais de lá o que pensam da Profa. Dinalva Mello quando foi gestora da pasta da educação naquele município. Foi um horror!!!! Não possuia conhecimento dos problemas da pasta, não mantinha diálogo com os professores e quem de fato mandava e decidia por tudo era os seus assessores. está começando muito mal. Vamos pra frente porque a traz vem gente!

  21. não questionei a competencia dos secretarios selecionados..mas perguntei se em Itabuna não tem ninguem qualificado a ponto de ter que importar secretários??

    E pior, secretarios que estão em “fim de mandato”..como ninguém quer largar o osso..

    Será que não existe nenhum técnico capacitado em uma cidade de 210.000 habitantes??

  22. Não se discute competência de A ou de B, mas quero questionar porque a repetição e essa preocupação em ocupar os cargos com EX- disso e Ex-daquilo. Para que tanto “EX”. Votei em Vane porque apresentava discurso de mudança de inovação. Não posso julgar o trabalho de Pedrosa, mas, com respeito a profissional Dinalva Melo, mas manifesto o meu questionamento: Por que Dinalva Melo? Qual a relação dessa professora com a educação em Itabuna? O que ela sabe dos problemas que vem sendo enfrentados? O que ela diz da Educação em Ciclos? Por que ela não volta para Ilhéus e tenta fazer o que não conseguiu fazer na época em que foi secretária? O que Vane sabe sobre o tratamento que a professora dispensava aos professores. Por que os professores de Ilhéus estão “rezando” para Dinalva não retornar? Com tanto professor competente na rede e na UESC, com conhecimento dos problemas da rede não são convidados para a pasta? O que faz Dinalva sair da UFRB para uma secretaria de educação básica… aí tem coisa!!!É Vane, não quero acreditar que confiei meu voto a que repetirá os erros do passado. Não bata o martelo sem antes lembrar do seu discurso de campanha. Se o seu governo é de inovação e mudança, comece com secretários novos, sem vícios, mas desejosos de contribuir para que sua gestão seja de qualidade. Refleão amigo Vane.

  23. Eu conheci o que o Dr.Ubiratan no governo de Dr. Ubaldo e acompanho a sua trajetória de lá pra cá, com o conhecimento dele em Itabuna não tem nome melhor. PARABÉNS VANE, PROMETEU FAZER UMA EQUIPE TECNICA.VAMOS VIRAR ESTA PAGINA SUJA DA HISTÓRIA DE ITABUNA.
    WMANOEL ALVES

  24. Gente acho ótimo que seja esse Pedrosa, não importa de onde ele é,quero competencia,a saúde ta na UTI precisamos de algúem que salve nossa cidade, pra que julgar? vamos esperar, pode ser a solução do nosso maior problema. VANE estamos torcendo por voce, um grande abraço.

  25. Acho interessante contratar uma pessoa de fora, uma pessoa que não esta contaminada com a corrupção do municipio. Gostei da iniciativa. Espero que tenha sucesso.

  26. Muito boa escolha . !! O Dr Ubiratan é muito mais Itaunensse doque essa meia duzia de analfabetos, corruptos e ignorantes que fazem críticas infundadas , e que nada tem de oferecer para a nossa cidadae! Profa. Dinalva é prata da casa SIM!com tb é esposa de um dos grandes expoentes da cultura de Itabuna Prof. Doutor Carlos Valder!No mais é só aguardar , para ver que o Pc do B esta para somar e nao para dividir,com foi feito nos governos anteriores!Dividiram todo o dinheiro e sairam deixando as dívidas! Mas no caso de Vane, sera diferente ! Vao ter que prestat contas e devolverem o que roubaram! todos treis!Seu cuma , minha pedinha e o otário Azevedo!

  27. ADOREI AS ESCOLHAS! QUEM FOR A FAVOR DA JUSTIÇA SABE QUE A PROFESSORA DINALVA MELO ENQUANTO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO EM ILHÉUS DESEMPENHOU MUITO COMPETENTEMENTE SUA FUNÇÃO, TANTO QUE FICOU POR LÁ POR OITO ANOS, E OS ÚNICOS QUE SE INCOMODARAM FORAM AQUELES QUE ESTAVAM ACOSTUMADOS COM TROCA DE FAOVRES, JÁ QUE A MESMA, FEZ CONCURSO PARA A FUNÇÃO DE COORDENADOR, QUE ANTES ERA POR INDICAÇÃO E ISSO É CLARO INCOMODA MUITA GENTE.
    QUANTO AO NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE, TEVE ÓTIMOS ÍNDICES DE DESEMPENHO NO GOVERNO DE UBALDO DANTAS, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM FOI UM DOS MELHORES GOVERNOS QUE ITABUNA JÁ TEVE

  28. Aos meus amigos Itabunenses…

    É normal que no início de um Governo,bastante esperado, como o de Vane do Renascer, haja grande ansiedade pela escolha dos nomes para as pastas, assim como ¨Técnicos da Seleção¨,cada cidadão apresenta um nome,que em um regime democrático é absolutamente normal.Espero desses novos Secretários;

    1º Compreensão da Importância da Pasta,
    2º Competência Técnica-administrativa,
    3º Diálogo e sintonia com colaboradores, Equipe do Governo e o Legislativo.
    4º Atuante e Operante,(como Escoteiro),Sempre Alerta !!

    Aqui de São Paulo, estou torcendo para que a Nova Administração de Itabuna, seja exemplo para o Brasil.

    Abraços: José Roque
    Guarujá-SP

  29. Não importa se é daqui ou não o importante é que tenha competência. Quanto ao secretário de saúde não precisa ser médico nem enfermeiro basta ter conhecimento em gestão pública e isso Magela tem ele só não teve poder, pois coordenador mandava mais que ele. Veja o fiasco de Dr. Vieira e Dr. Edson Dantas

  30. É importante SIM um secretario ser da nossa cidade, pois existe a necessidade de conheçer os problemas especificos e o sofrimento do nosso povo grapiuna! Começou mal Vane!

  31. as pessoas comentam determinadas coisas com o coração e não com a razão:
    1 – o Pedrosa foi secretário na gestão de Ubaldo Dantas, então ele é considerado cidadão itabunense e conhece os problemas de saúde, tanto que em Juazeiro está fazendo um excelente trabalho, inclusive qualquer coisa que ele fizer em benefício da saúde será melhor que o do atual secretário.
    2 – Dinalva é de Itabuna e tem residência fixa no Jardim das Acácias, não pode ser considerada estrangeira. fico preocupado com ela pois o Gustavo Lisboa fez um excelente trabalho e ela vai ter que se esforçar para ser no mínimo igual a ele;
    3 – Edson Dantas e Paulo Bicalho não têm tanta competência para agregar todo corpo da saúde, se lembrarmos bem foram os dois que deram a vitória a Fernando Gomes
    4 – o médico indicado pelo PC do B é técnico e não político e pelo que conheço Vane o secretário não vai ficar sozinho gerindo a pasta.
    5 – se eles não corresponderem ao que se quer, pode ter certeza que Vane demite os dois.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *