Tempo de leitura: < 1 minuto

O programa Alerta Geral, da Rádio Santa Cruz AM de Ilhéus, destacou nesta sexta-feira, 16, uma nota triste e melancólica sobre aquela que deveria ser uma das principais atividades da economia local.

No ano do centenário de Jorge Amado, com direito a remake de Gabriela, o turismo em Ilhéus segue capengando e a última novidade é o fechamento do escritório da CVC na cidade. Era “morte anunciada”, prevista pelos empresários do setor, que continuam sem entender como uma cidade com tanto potencial não consegue fazer o setor turístico deslanchar.

Há alguns dias, um transatlântico fez parada no porto ilheense. Ao desembarcar, os viajantes encontraram o mesmo receptivo cansado de guerra e, na cidade, decepção com a sujeira, o descuido com o patrimônio histórico, a falta de uma estrutura organizada para receber o turista.

O ano de 2012, com a bênção amadiana, teria tudo para ser um divisor de águas para Ilhéus. Infelizmente, nada mudou.

12 respostas

  1. quem sustenta a cidade de Ilhéus são os itabunenses, que nos finais de semana vão gastar dinheiro nas barracas de praias, e alugam casa para veraneio

  2. Também pudera, vcs queriam o que? um desgoverno em que tem o tal do bahia cachoeira no comando? nilton buneca de forma omissa entregou as chaves do cofre para esse indivíduo, o resultado está aí.Vim morar em ilheus, mas já estou com vontade de voltar para itapetinga, não suporto ver uma cidade tão destratada.

  3. Nao sei pra que tanto choro com a saida do escritório da CVC !!???????nao gastam um tostao em Ilheus e quendo vao embora so deixam o lixo!Obviamente que dao um pulo no Vesúvio que nos domingos e feriados na sua maioria das vezes esta fechado!ou entao levam os turistas para as barracas da praia dos milionários que metem a mao no bolso dos turistas e sem contar a sujeira da cidade, com assalto!Toma logo posse Jabes! e bota ordem na casa!

  4. EDUCAÇÃO-CIVILIDADE
    A ILHÉUS FALTA EDUCAÇÃO TURÍSTICA- POIS DE NADA ADIANTA VIAJAR E NÃO TRAZER PARA ILHÉUS O QUE CONHECEU.
    CONHEÇO DEZENAS/CENTENAS DE PESSOAS QUE VIAJAM O TEMPO TODO-BRASIL-EUROPA-MUNDO AFORA.
    ENTRETANTO QUANDO RETORNAM PARA ILHÉUS NADA OFERECEM.
    EDUCAÇÃO TURÍSTICA, BASTA IR A PORTO SEGURO E TENTAR COPIAR O QUE JÁ DEU CERTO.
    BASTA IR A MORRO DE SÃO PAULO E TENTAT COPIAR O QUE JÁ DEU CERTO.
    BASTA IR A CHAPADA DIAMANTINA E TENTAR COPIAR O QUE JÁ DEU CERTO.
    CIVILIDADE: RUAS LIMPAS, CALÇADAS CONCRETADAS E NIVELADAS, ILUMINAÇÃO PÚBLICA, PRAIAS LIMPAS, BARRACAS PADRONIZADAS E QUE MANTENHAM A FAIXA DE AREIA QUE OCUPAM SEMPRE LIMPAS.
    É TÃO POUCO PARA SE OBTER E CONQUISTAR CIVILIDADE.
    BARES e RESTAURANTES QUE SEQUER CONSEQUEM OFERECER SANITÁRIOS DECENTES E OS PREÇOS ABSURDOS(MAIS CAROS QUE SALVADOR E OUTRAS CAPITAIS)
    NÃO TEMOS EDUCAÇÃO, PORTANTO NUNCA TEREMOS CIVILIDADE, NUNCA TEREMOS TURISMO PROFISSIONAL.
    TRISTE ILHÉUS RICA EM HISTÓRIA, RICA EM NOVELAS, RICA EM LIVROS E TÃO POBRE EM EDUCAÇÃO.

  5. Sem querer ridicularizar ainda mais a situação da cidade, é fato que Ilhéus entrou para a história e nela ficou! O “remake” global da famosa e gasta personagem que deixou a cidade mundialmente famosa parece ter piorado a situação. Quando as coisas caminhavam a passos lentíssimos para se desprender dessa mesmice de Gabriela, Nacib, Jorge Amado em cada esquina da cidade, em cada nome de estabelecimento, em cada produto, em cada, com o perdão da palavra, puteiro, vem a novela e traz tudo isso novamente! Meus caros, Ilhéus poderia ser mais que somente isso! O próprio Jorge Amado nos presenteou com um acervo riquíssimo com seus contos sobre nossa região e nem por isso precisamos “santificar” essas obras e viver de adoração.
    Como os próprios ilheenses reconhecem, Ilhéus tem tudo pra deixar de ser o “playground” de Itabuna, só precisa sair dessa “tocaia grande” que é querer viver de história, de uma história!

  6. Quando eu falo que Ilhéus é o município mais atrasado da Bahia, tem gente que fica torcendo o bico.
    Ilhéus vem fracassando em tudo, a cidade enfraqueceu no turismo, no cacau,na indústria,no comércio e só vem perdendo habitantes a cada dia que passa.
    Uma cidade que já foi a QUARTA maior do estado, hoje está atrás de Feira,Conquista,Camaçari,Juazeiro,Itabuna,Lauro de Freitas e logo em breve Jequié,Teixeira e Porto Seguro serão as próximas cidades deixar Ilhéus para trás..ILHÉUS e ITABUNA pararam no tempo….essa é a grande verdade

  7. O poder municipal em Ilhéus nunca enxergou o potencial turistico da cidade e seu entorno. Não sabemos se por pura maldade ou se por falta de conhecimento e burrice.
    Por força da nossa atividade profissional temos amigos em todo o Brasil e diante dos varios e-mail recebidos por conta do centenário de Jorge Amado e da novela Gabriela procurando saber sobre Ilheus, resolvemos enviar a esses amigos algumas fotos da cidade, das praias, prédios históricos, etc., e, muitos desses amigos manifestaram intenção de visitar a cidade e outros, inclusive, já programaram.
    Isso mostra que “vender” Ilhéus é fácil, dificil é fazer nossas autoridades entenderem isso.
    Agora estamos em uma enrascada: “a realidade é totalmente diferente das fotos”.
    Mas como esperança nunca morre: “ainda veremos Ilhéus usando de forma inteligente seu potencial turistico”.

  8. Com todas esas dificuldades, e má administração, ainda aparece pessoas dificultando a instalação do PORTO, da FERROVIA E OUTROS investimentos, que modificarão a economia da região.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *