Tempo de leitura: 2 minutos
Florentino (centro) expôs o caos nas ações de combate à dengue em Itabuna

A informação de que Itabuna possui hoje o maior índice de infestação de dengue do Brasil (veja aqui) coincidiu com a ida do diretor do Departamento de Vigilância à Saúde do município, Florentino Souza Filho, à Câmara de Vereadores. Ele compareceu à sede do legislativo nesta terça-feira, 27, a convite do vereador Paulo Luna (PSDB), e não se preocupou com floreios. O diretor da Vigilância confirmou que seu setor é prejudicado, entre outros fatores, pelo deslocamento de agentes de combate a endemias para outras funções, fato já denunciado pelo PIMENTA.

Durante a sessão, a vereadora Maria do Carmo Ferreira, a Carmem do Posto Médico (PR), fez um pronunciamento-desabafo que chamou atenção. Com 28 anos de trabalho na área da saúde, ela observou que Itabuna está entregue à sujeira, o que ajuda a proliferar diversas doenças, inclusive a dengue.

“Não é possível garantir a saúde da população com a cidade suja do jeito que está”, afirmou a vereadora, acusando prefeito e secretários de omissão. Segundo Carmem, “Itabuna não tem prefeito, quem governa até 31 de dezembro é a dengue”. Ela disse ainda, sem citar nomes, que  secretários municipais não estão preocupados com a situação, pois pensam apenas em “encher os bolsos”.

O pronunciamento surpreendeu alguns vereadores, pelo fato de Carmem do Posto Médico ser de um partido da base do prefeito. Porém, mesmo pertencendo ao PR, a vereadora tem demonstrado independência com relação ao governo, já tendo criticado a gestão de Azevedo em pelo menos outra sessão.

16 respostas

  1. Parabéns pra essa senhora.Sinal de que Itabuna está no caminho da mudança.Chega de vereador puxa saco de prefeito.Esta senhora está merecendo meu voto na próxima eleição.Espero a rejeição das contas de Azevedo e a mesma atitude dos outros edis.

  2. Florentino passou todo o tempo em que esteve a frente do controle a dengue maquiando os dados para agradar o prefeito e secretario de saúde. Isso é fato , público e notório.

  3. Parabéns Sr. Carmem pelo proncunciamento! O importante em nossa vida social e política não é ficar amordaçado por pertencer por exemplo, ao partido do gestor atual… Pois quando elegemos um candidato ele é para servir o povo e não ao Prefeito, Presidente … Do partido que pertence. Por isso, que sou a favor de alguns revisões cruciais em algumas leis do país, a primeira no código decrépito Penal; o segundo nas leis que regem eleições e partidos em nosso país, visto que, que Democracia é essa que o voto é obrigatório? Como o voto reflete a vontade do povo, que nem sempre os mais votados são eleitos?
    Portanto, a verdadeira vontade do povo por exemplo, estaria estabelecida se os mais votados independente de legenda fossem deveras eleito. E voltando ao assunto dengue sei o que é isso também, porque já foi acometida pela mesma; apesar da população aqui de onde eu moro, ter consciência de cuidar dos nossos reservatórios de água; mas do que adianta uma árvore se a floresta toda não for bem cuidada!

  4. É dessa forma que eu gosto de ver, a câmara trabalhando para o povo e pela cidade. Parabéns aos vereadores, ao Dr. florentino e ao vereador Paulo Luna pela iniciativa.

  5. Sai fora FlORENTINO vc comeu 8 anos agora diz que esta preocupado no seu comando a DENGUE CRESCEU agora os fernadistas e azevedistas nao querem perder o ouro LABORATORIO BASE E COMANDO DA DENGUE sai fora o governo tem competente ja para assumir

  6. VCS QUEREM LEVAR SEUS EXAMES PARA SER REALIZADO NO H BASE? É verdade a Regulaçao so libera pra ele a cota estrondosa e ainda tem a DENGUE comeu igualzonho aos outros tem mais os Medicos dizem: nao quero ler resultado do hospital de base.

  7. O chefe da divisao da vigilancia florentino, agora resolveu a abrir a boca pensando ele que nao tem culpa de que a situaçao de itabuna em referencia a DENGUE ELE FOI O PRIMEIRO aceitar que tudo que hoje o mesmo diz estar errado aceitou fez de muitas agentes suas cozineiras,de varios agentes seus jardineiros, roçadores, motoristas, gaçons,tudo com assinatura do seu proprio punho. Agora procura jogar a culpa em seus corregionarios derrotados.

  8. Deixou de ser profissional.assim mesmo faz parte da tragedia
    de itabuna estando sempre a frente dos trabalhos que jamais surtiram efeitos. 18,4 indice mais alto de todas as cidades do brasil.mim desculpe,mais é muita cara de pau essas pessoas se utilizam de um governo comen de todo lado e pensam que somos cegos.

  9. Parabéns Por sua independência Vereadora …
    Nós itabunenses não queremos saber de base aliada ou base inimiga…. precisamos de pessoas que estejam na luta por uma itabuna melhor….
    o que já estava ruim esta se transfomando num caos….. ITABUNA, TERRA SEM LEI!

  10. DESDE DAR ÉPOCA FERNANDO GOMES QUE NÓS SABEMOS QUE ITABUNA ESTAR ENTREGUE A DENGUE,ISSO VEREADORA CARMEM NÃO É NENHUMA NOVIDADE,JÁ QUE A NOSSA CIDADE É TRETA CAMPEÁ NACIONAL EM DENGUE,O QUE EU FICO ADMIRADO E PERPLEXO E QUE SÓ AGORA A VEREADORA ESTAR CITANDO O DESGOVERNO DO INCOMPETENTE AZEVEDO,EU ESPERO QUE A VEREADORA SE POSICIONEM MELHOR NA PRÓXIMA GESTÃO DO PREFEITO VANE,E CUMPRA O VERDADEIRO DEVER DE UMA VEREADORA,QUE FISCALIZAR O PREFEITO.

  11. Dengue infelizmente existe chefes vaidosos,interesseiros e aproveitadores.Como pode cobrar sendo que se envolvem de uma forma ou de outra com seus subordinados!!!! que digam as moquecas, que digam os restaurantes, como pode surtir efeito os trabalhos se o respeito nao existe !! ser uma profissional nao é estar a cada dia seduzindo seu chefe com favores, fora da linha prioritaria que é a missao de baixar esses indices.

  12. nada funcionou durante estes quatro anos,substituiram o coordenador protetor da dengue sandoval, depois colocaram o evangelico falso que ate hoje nao disse pra que veio. o negocio dele é pagar almoço para as meninas e dar carona em horas exrategicas. fico triste por pertencer ao um grupo que deveriam se preocupar em melhorar o desenvolvimento dos trabalhos independente de certas vantagens. queria estar em um meio,compromissados com o objetivo que é baixar esses indices para que possamos ficar-mos tranquilos na criaçao de nossos filhos e livres desta terrivel ameaça de uma epidemia. Como profissional sei que isso é possivel tudo ira depender de quem estar na frente dos trabalhos, ser tecnico.

  13. Eu tinha certeza que meu voto não seria em vão. Competência e credibilidade, a vereadora tem de sobra. Isso mesmo Carmem, bote a boca no trombone, independente da base aliada. Cumpra seu papel decente, com ética e profissionalismo, honrando quem te elegeu: O POVO!

  14. Imaginen, uma casa sem respeito.lembrem-se em 2009
    inicio do governo,morreram 9 pessoas. O conselho de saude recebeu denuncias de falsos registros,( somando as mesmas passava-se de +500 imoveis que deixaram de ser visitados )imaginen o dano causado a comunidade.A midia enjoou falando nisso,vereadores jamais tiveram a preocupaçao de procurarem apurar as responsabilidades de quem partiu, etc. infelizmente nao saiu da ponta dos trabalhos e sim de chefes a iniciativa das frocatuas.numeros foram falsificados,uma chefia que segue ai sem dar uma resposta no controle por falta de compromisso.Esta gestao PERDULARIA, foi a que mais colocaram gente para trabalhar na campanha,criaram porem nao irei concordar com a fala do chefe florentino que sempre passou a mao na cabeça dos colegas errados. esta situaçao que itabuna passa é porque nao existe supervisao aos trabalhos, nao temos supervisores capazes de estar a frente, muitos colegas fazem o que querem porque o chefe estar tambem de rabo preso.pressisamos de um coordenador AUSTERO, NAO UM COORDENADOR discopromissado dizendo que chegou agora que a situaçao estar descontrolavel porque nao estar.agora querer satisfazer ao diabo e a DEUS nao vai ser possivel.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *