Tempo de leitura: < 1 minuto
Governo da Bahia pretende construir porto na zona norte de Ilhéus

Duas promotoras, uma do Ministério Público Federal e outra do MP Estadual, ingressaram na justiça com ação civil pública que pede a suspensão da licença prévia concedida pelo Ibama ao Porto Sul. O empreendimento, que o Governo da Bahia pretende construir em Ilhéus, ainda precisa de mais duas autorizações.

Na ação, as promotoras Flávia Arruti (do MPF) e Aline Salvador (MPE) pedem ainda a realização de novas audiências em todas as sete cidades da área de influência do Porto Sul. Elas alegam que em fevereiro deste ano o Ibama emitiu nota técnica que apontou uma série de irregularidades no Estudo de Impactos Ambientais do projeto. À época, o órgão pediu que o Governo da Bahia complementasse o EIA.

21 respostas

  1. Não é estranho?
    É interessante como os Ministérios Públicos Federal e Estadual são extremamente atuantes quando o assunto é o Porto Sul.Seria ótimo,se ambos fossem assim em outros assuntos tão importantes e delicados da nossa sociedade.Parece brincadeira pedir novas audiências,sendo que isso já foi discutido exaustivamente.As intenções pelo que me parece,não são as melhores!

  2. Quero externar meu apoio amplo e irrestrito a decisão dessas duas promotoras. Elas estão tentando salvar a região litoranea de Ilhéus de uma grande catastrofe ambiental, se esse porto vier a ser construido adeus turismo, adeus ecoturismo, adeus ar puro, adeus belezas naturais, adeus natureza entre outros prezuízos. Senhores moradores dessa região depois que a lambança for feita não tem retorno, esse porto só vai beneficiar estrangeiros gente que mora longe daqui e que pouco se importa se vai destruir essa região ou não. Ajeita uma pracinha aqui faz uma gracinha ali e compra a simpatia do povo, esse tipo de coisa acontece nesse país o tempo todo. Pelo amor de Deus se cuida povo de Ílheus querem acabar com suas riquezas a troco de pó de ferro.

  3. Muito estranho mesmo, quando é referente a esta obra que vai trazer diversos recursos a nossa região eles se posicionam de forma negativa, mas não se manifestam em outras areas de extrema importância para a comunidade, como o exemplo dos salarios dos servidores de Ilhéus. Vá entender.

  4. Que droga é essa, o que o MPF e o MPE estão querendo, aparecer?
    É brincadeira, por que não pedriam mais audiências antes da licença!
    Cadê o MP para fiscalizar as ruas com nomes de políticos vivos, mas é impressionante, tem alguma coisa estranha na terra de Gabriela, o MPF e MPE estão atuantes demais, tem coisa aí.

  5. Todos sabem o que se esconde por trás da eficiência do MP em relação ao Porto Sul. A Região cheia de problemas e eles só trabalham para atrapalhar.

    Que tal abrir um procedimento para investigar o custo de R$ 969.000,00 gastos para REFORMAR a nova sede do MPF em Ilhéus?

    Para quem não sabe, basta dá uma passadinha na Av.Vereador Marcus Paiva (antiga Av.Bahia), na Cidade Nova em Ilhéus

  6. Enquanto muitos de jovens estão no mundo das drogas, sem ocupação, em nossa região, agora vem esses Ministérios Públicos tentar atrasar uma obra que irá gerar milhares de empregos para nossa região. Concordo que há muito mais problemas em nossa região que deveria ter uma maior atenção desses servidores públicos, que está estão procurando picuinhas para aparecer na mídia. Participei de uma dessas audiências, onde vi muitas contestações vazias, de gente que não entende nada de fauna e flora.

  7. DEVEMOS LEMBRAR DOS INTERESSES CONTRÁRIOS – EXCUSOS E JÁ DIVULGADOS AMPLAMENTE NA IMPRENSA – DA REDE GLOBO E DA EMPRESA NATURA(E QUE ULTIMAMENTE TEM SUMIDO DE ACOMPANHAMENTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO…). ONDE HÁ FUMAÇA ,HÁ FOGO!

  8. O povo espera com ansiedade a votação e aprovação dos deputados federais em limitar poderes a este Órgão. Não sou contra ao trabalho da Promotoria mas não justifica eles não quererem o progresso da região, tantas obras que são feitas e não destrói a natureza, quantos desmatamentos de florestas foram feitos no Brasil??? quanta degradação no solo como a plantação de eucaliptos no extremo sul da Bahia e o devastação da mata atlântica e nunca ouvir falar em ação do MP contra.

  9. Decadas as grandes industrias americanas recomendaram aos inocentes agricultores produtos químicos poderosos para a lavoura cacaueira. Entre eles o BHC, Tordon e outros. Sabemos que o impacto ambiental e na saúde da população principalmente a de Ilhéus foi irreversivelmente grande .A quem diga que o reflexo e as consequências perduram até hj. Como câncer e outras doenças.Já que todo o material químico pesado era destinado ao mar de Ilhéus pelos rios e seus afluentes. A Pecuária extensiva e a dizimação de mais de 150.000 hectares com milhares de pessoas desempregadas também passaram despercebidas aos alhos das autoridades da Justiça e das ongs ambientais de Ilhéus. O que eu quero dizer é que o Porto Sul diante dessa situação é uma areia no oceano, mais parece que a o retorno de mídia em torno do Porto é maior que o grande impacto que a crise da região vem passando. Assim fica melhor, toda uma região refém do inconsciente coletivo. Nós a plateia,eles os artistas.

    Erlon Botelho
    Fundação Ecológica Poturu

  10. Lamentável as atitudes destas duas promotoras. Não conhecem o tanto que estão atrapalhando a região ao Brasil. É preciso tirá-las da região, pois o que deveriam atuar nas desconformidades atuais, contra as aberrações estampadas aos olhos de todos moradores da região elas não fazem. Deixem o Porto Sul acontecer, se não podem ajudar… por favor… não atrapalhem!!!

  11. Mais uma vez VENHO a esse saite deixar meu comentário: EXISTE UMA LINHA FÉRREA QUE LIGA BELO HORIZONTE-MG. A SALVADOR-BA. PASSANDO POR: CACULÉ, BRUMADO, CONTENDAS DO SINCORÁ, IRAMAIA, MARCIONÍLIO DE SOUZA, IAÇÚ, CASTRO ALVES E CHEGA ATÉ SIMÕES FILHO E SALVADOR NA BAHIA. AGORA DEIXO AQUI UMA SIMPLES PERGUNTA PRÁ QUER FAZER OUTRA LINHA FÉRREA SE JÁ EXISTE ESSA AI PASSANDO A MENOS DE 30 KM DE CAETITÉ? O GORVERNO DEVERIA VIR A PÚBLICO DAR ESSA EXPLICAÇÃO! ASSIM ESPERO!

  12. O mesmo leitor que critica o Porto Sul e a ferrovia, é o mesmo que aplaude a Veja quando critica o governo por falta de investimentos em infraestrutura, é totalmente paradoxal nossa oposição, ela não tem prumo nem rumo.

  13. Gostaria de parabenizar as duas promotoras que tiveram coragem para peitar este empreendimento e o próprio governo que, buscando favorecer o interesse de poucos, tenta empurrar goela abaixo uma obra deste porte sem os devidos estudos e avalliações dos reais impactos ambientais que o mesmo trará.
    Vejo aqui várias pessoas indignadas, repudiando a ação do MPF e MPE, alegando que esta ação impede o desenvolvimento da região entretanto, por não terem uma visão de futuro, analisam apenas o hoje de maneira superficial.
    O que tenho visto é que os interessados mostram somente apenas alguns supostos benefícios que a população terá mas não tocam nos assuntos relacionados aos impactos sociais, culturais e ambientais que toda a região sofrerá.
    Que fique claro que não sou contra o porto, apenas quero que os EIA/RIMA sejam feitos corretamente, sem favorecimentos a nenhum dos lados (contra ou a favor) e que todas os impactos e as alternativas possíveis sejam expostos e discutidos de forma clara para que a população tome conhecimento e possa opinar se realmente vale a pena ter este empreendimento naquela região.
    Acredito que o local proposto não seja o melhor para a locação de um empreendimento como este, e tenho inúmeros motivos que vão desde o ambiental, passam pelo social e continuam até na economia de recurso público.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *