Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição online d´A Tarde informa a pretensão da Vulcabras/Azaleia de transferir a produção da unidade de Itapetinga para a Índia, o que provocaria a demissão de 18 mil funcionários em 13 municípios do centro-sul baiano. Somente nos últimos sete meses, a fabricante de calçados eliminou três mil postos de trabalho em Itapetinga.
Há quase dois meses, a Vulcabras fechou a unidade matriz em Parobé (RS) e anunciou a abertura de fábrica no continente asiático. De acordo com o jornal, a empresa busca produzir na Índia porque a mão de obra lá é bem mais barata (salário de US$ 85,00 contra US$ 353,00 no Brasil).

0 resposta

  1. Esse é o compromisso social da empresa com a sociedade e com a isenção fiscal que possivelmente recebeu para se estabelecer na região. A OMC também deveria tomar alguma atitude contra esses países na Ásia que praticam o dumping social, que prejudica o comércio internacional e precariza as condições de trabalho de suas próprias nações.

  2. Esse pessoal está atrás de escravos, …!!!
    O melhor é fazer campanha para que ninguém mais use os produtos deles, …!!!
    Isso é falta de compromisso social, de seriedade, de dignidade, …!!!
    Melhor mesmo é eles abrirem a indústria deles no inferno, …!!!
    Isso é exemplo de “empresário” mal caráter, …!!!

  3. A azaléia demitiu tantos funcionários e está transferindo a fábrica para Índia, porque além da mão de obra cara, os incentivos fiscais para essas empresas é zero, e impostos muito alto.
    Mais pais e mães de família desempregados pela irresponsabilidade de nossos governantes.

  4. Recentemente escrevi um artigo onde mostrei que existe um risco enorme do Brasil entrar num processo de desindustrialização e se especializar em exportações de comodities como ferro, soja, carne bovina, suína e frangos, estes produtos são atualmente mais da metade de nossa pauta de exportação.
    Exportamos mais produtos primários que manufaturas isto acontece porque o cambio altamente desfavorável a exportar e favorável à importação, não por acaso nunca tantos brasileiros estão viajando para o exterior e batem recorde de compras, produtos aqui são muito mais caro que o mesmo no exterior.
    A Bahia teve durante muitos anos uma política de atração de empresas intensivas de mão de obra, isto foi seguramente importante para empregar milhares dos baianos que não teriam outra oportunidade em cidades do interior.
    Agora o processo se inverte, não é só a Azaléia que esta amacacando fechar as portas, empresas calcadistas e têxteis não terão vida longa neste ambiente de cambio desfavorável, juros excessivos, energia mais cara do mundo, salário mínimo quatro vez maior que o similar chinês ou indiano, alem da carga tributaria extorsiva. Pagamos o preço da falta de visão deste governo, que pegou a receita de FHC quando não tínhamos dólares e vivíamos com pires na mao e quer usa-la agora que os dólares estao transbordando.
    O prefeito do PT de Itapetinga um ex carlista cooptado pelo petismo será o primeiro a ver o desastre que significa ter milhares de desempregados numa cidade que não tem outra atividade econômica importante.
    Não adianta colocar a culpa no neoliberalismo,
    Este fenômeno é conhecido na literatura como “doença holandesa”. Deveríamos aprender com os erros dos outros, mas a discussão hoje e se as obras da copa do mundo virão com muita ou pouca corrupção, já que a corrupção passou a fazer parte de nossa rotina.

  5. O internauta “to de olho” enxergou bem a situacao.
    O nosso Governador trabalha para evitar essa guerra fiscal predadora. Ate ai tudo bem. Acontece porem que, ele deveria enfrentar essa situacao por dentro da questao e nao por fora. O resultado e que estamos perdendo todos os investimentos para os nossos irmaos nordestinos de Pernambuco e Ceara. Agora o nosso vizinho Sergipe vai levando uma parte importante da AZALEA, e fala-se e comenta-se que, ele quer leva-la por inteira. Estou apostando que Sergipe vai ganhar essa parada.
    Conversando essa semana com um Diretor da SUDENE, disse-me ele que, a Bahia e um Estado sem projetos naquela Superintendencia.
    Geddel quando Ministro afirmara que, a Bahia estava sendo prejudicada por nao ter PROJETOS.
    Dizem e apregoam que,Wagner-Lula-Dilma sao quase irmaos siameses,mas a nao ser a forca que deram a Wagner na releicao, a Bahia ate hoje, nao ganhou nada com essa irmandade. So ta levando “O que HILDA ganhou na horta”!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *