skip to Main Content
16 de abril de 2021 | 12:17 pm

NEWTON LIMA AGE EM FAVOR DOS “FICHA SUJA”

Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeito veta projeto que poderia melhorar os ares na administração ilheense

O prefeito Newton Lima vetou o projeto que, a exemplo da lei federal da Ficha Lima, também exigiria que as nomeações para cargos no  Executivo e no Legislativo municipais ficassem fora do alcance de indivíduos condenados por órgãos colegiados. A proposta é de autoria do vereador Alcides Kruschewsky (PSB).

Na justificativa para o veto, o gestor usou o argumento capenga de que “o executivo tem competência exclusiva para nomear”.

A Câmara precisa de nove votos para derrubar o veto do prefeito, mas tem vereador operando para que ele seja mantido. O principal interessado em inviabilizar a “Ficha Limpa Municipal” é Jailson Nascimento (PMN), que trabalha para ocupar cargo no primeiro escalão do futuro governo.

Jailson, que foi presidente da Câmara, teve duas contas rejeitadas pelo TCM.

Esta publicação possui 8 comentários
  1. Uma clara e vergonhosa atitude para a maioria dos políticos ilheenses, pois isso só comprova que esses insaciáveis estão , só e unicamente, legislando em causa prórpia e de olho nos cargos políticos e futuras candidaturas.
    Mas a população não está de olhos fechados, nós saberemos muito bem responder a esses abutres oportunistas do erário no momento certo.

  2. O vereador Alcides Kruschewsky (PSB), autor do Projeto de Lei municipal 008/2012 que proíbe pessoas enquadradas pela lei da ficha limpa nacional de assumirem cargos comissionados ou similares na prefeitura ou no legislativo, fez um discurso atirando pesado no prefeito Newton Lima.

    A fala do parlamentar foi feita nesta terça (04), depois que o prefeito decidiu vetar a lei municipal da ficha limpa, aprovada na câmara de vereadores no dia 06 de novembro.

    O texto da norma é uma copia do projeto de lei da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

    Nada contra a lei, que é de grande avalia, mas ponderamos que o nobre vereador é o menos indicado para encampar um projeto de tamanha nobreza. O autor, quando secretário do governo Newton Lima, indicou primos para administração em cargos importantes, como a superintendência de esporte.

    Pra quem não lembra, em 2010, ainda todo poderoso secretário de governo municipal, Alcides Kruschewsky (PSB) entrou para dar um depoimento na sede da policia federal em Ilhéus e saiu de lá indiciado. Hoje responde por seis crimes, dentre eles os tipificados como formação de quadrilha, falsificação de documentos, prevaricação, falsidade ideológica, dispensa ou inexigibilidade ilegal de licitação (Artigo 89 da Lei 8.666/1993), descritos nos Art. 288, 296, 319,347, 305, respectivamente, todos do Código Penal Brasileiro.

    O indiciamento do ex-secretário de governo e vereador está relacionado à “Operação Vassoura-de-bruxa”, a PF, deflagrada em dezembro de 2008 com a finalidade de apurar fraudes a licitações e desvio de verbas públicas federais no sul do estado.

    Torcemos para que o legislativo ilheense derrube o veto do prefeito Newton Lima. Já Alcides, que sonha com uma vaga de secretário no governo Jabes Ribeiro, automaticamente se enquadraria na sua própria lei ficha suja municipal.

    *Matéria do Blog Agravo

  3. ELE DEVE ESTAR COM MEDO QUE NÃO POSSA SAIR A CANDIDATO PROXIMAS ELEIÇOES…MOSTRANDO QUE ESTA DEVENDO MUUUUUIIIIIITTTTOOOOOO A SOCIEDADE E AOS COFRES PUBLICO.!!
    VERGONHOSA A ATITUDE DESSE CIDADÃO.!!

  4. Querida Ilhéus rica com suas beleza naturais, culturais vive os seus piores momento da históri,a pelo descaso do Sr, prefeito Newton Lima com relação ao lixo, não existe coleta regulares do lixo, a comunidade nunca sabe que dia ou semana a coleta vai passar ou seja o lixo se acumula em todos os lugares. não existe lixeiras nas praias, praças e locais apropriados, centro da cidade e pontos turiscos o que se ver é LIXO, o turista que vem a Ilhéus não quer voltar, porque so´tem LIXO, e o mais incrivel que pareça que o Legislaivo (Camera de Vereadores) não tomou nenhuma atituide com relação ao referido.ja´que eles foram eleitos para fiscalizar, apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse da comunidade. ” Homem, orgulhoso homem! investido de uma pequena autoridade, empreende tão fantásticas missões perante os céus que faz os anjos chorarem” Shakespeare

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top