Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner disse nesta quarta, 5, que o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer “foi um dos homens mais íntegros do País” e defendeu princípios como “democracia, justiça e direitos dos cidadãos”.

O governador baiano está em Brasília para tratar de assuntos como as demissões em massa da indústria de calçados Azaleia. E lá na capital projetada por Oscar Niemayer recebeu a notícia da morte de um dos maiores nomes da arquitetura moderna mundial.

– Não saberia dizer com exatidão em qual dimensão se encontra Niemeyer. Se na amplitude de um dos maiores gênios contemporâneos da arquitetura mundial ou na grandeza de um homem que, como poucos, amou seu país e sua gente, e com tanto fervor defendeu os princípios da democracia, da justiça e dos direitos dos cidadãos – disse.

Niemeyer morreu nesta quarta-feira à noite após vários dias internado (confira nota abaixo).

8 respostas

  1. Oscar Niemeyer 1907/2012:

    Não houve tirano comunista – a começar do próprio Stálin, de quem era devoto – que não tenha incensado; não houve regime de força de esquerda que ele não tenha aplaudido. Reconhecer. Aqueles de quem Niemeyer puxava o saco mandavam e mandam seus desafetos para a cadeia ou para a morte.

    Perguntem se a Cuba de Fidel Castro reconheceu a poesia de Cabrera Infante ou de Reinaldo Arenas. Perguntem se as esquerdas admitiram a grandeza de Jorge Luis Borges.

    “Ele amava a vida!”. Certamente não a dos que morreram nos gulags sovieticos do seu grande lider Stalin ou em Cuba do seu amigo pessoal, Fidel Castro.

    Curiosamente, fala-se pouco do arquiteto e muito do suposto humanista. A sua adesão ao comunismo (ou a defesa que fazia do regime, já que militante propriamente nunca foi; dava dinheiro para a causa.

    O que há de glorioso em defender tiranias?
    O que há de generoso em apoiar ditaduras?
    O que há de humanista em apoiar homicídios em massa?

    Ao arquiteto Niemeyer, a metade genial, o meu aplauso. Ao comunista Niemeyer, adorador de tiranos o meu desprezo.

    (Reinaldo Azevedo)

  2. O governador juntamente com a maioria dos políticos da Bahia e do Brasil deveriam era se espelhar em homens dignos, a exemplo de Oscar Niemayer de forma que quando passarem desta para um plano superior(se eles forem) os pobres mortais que aqui ficarem possa dar um adeus com palavras sinceras e a familia se orgulhe do ente querido que se foi.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *