Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jaques Wagner acredita que, por trás da defesa do meio ambiente, a ação de grupos que combatem o projeto Porto Sul esconda “interesses mesquinhos”. Ele falou sobre o assunto nesta quarta-feira, 5, durante evento na Secretaria do Meio Ambiente da Bahia.

Wagner disse que a oposição ao projeto, que obteve licença ambiental do Ibama há duas semanas, tem “muitos interesses comerciais travestidos de defesa ambiental”. Na semana passada, o Ministério Público Federal e o MP Estadual ingressaram com ação civil que pede a suspensão da licença concedida e a realização de novas audiências públicas na região do Porto (confira aqui).

Explicitando a opinião de que grupos empresariais se movem contra o empreendimento, o governador declarou entender que “ninguém tem interesse que haja mais um porto e mais uma ferrovia competindo com outros portos e com outras ferrovias”.

O governador falou ainda que é ingenuidade acreditar na boa intenção dos movimentos contrários ao porto. Segundo ele, “o guarda-chuva do bem está abrigando uma coisa menor e mesquinha”.

6 respostas

  1. O governador demorou muito para reconhecer e denuncia o que está por trás do discurso ambientalista contra o Porto Sul.

    Isso ocorre não apenas em relação ao Porto Sul. Diversas ONGS estrangeiras estão mobilizadas para emperrarem obras estratégicas para o desenvolvimento do nosso País.

    O mais grave é que mesmo tendo conhecimento de que as principais ONGS que estão contra o Projeto Porto Sul, são financiadas por grupos empresariais do Sul e Sudeste, a maioria das entidades regionais permanecem omissas e algumas continuam abrindo espaço para seus principais dirigentes.

    Inimigo deve ser combatido, não ajudado.

  2. E digo mais: tem muito “ambientalista” de mentirinha (na verdade defensores dos interesses das “coisas” do Rio, de S Paulo e Espirito Santo) lutando contra essas duas obras, importantíssimas para o desenvolvimento da Bahia. A Uesc tá cheia desses malandros e trapacerios, flamenguistas e vascainos, enquanto os ingênuos grapiúnas ficam dando audiência absoluta à rádio globo, rádio tupy, tv globo, sportv, fox, etc.
    Acorda, magote de alienados!!!

  3. Engraçado é que quando era oposição o PT e o atual governador sempre atuavam em conjunto com estas ONGs ambientalistas. Faziam barulho por tudo, denunciam o capitalismo selvagem ligado aos interesses das multinacionais que destruíam o meio ambiente, em prol de lucros que não traziam benefícios reais ao povo, em especial aos mais carentes.

    A BAMIM é uma empresa do Cazaquistão! E queria fazer um terminal privado da forma mais destrutiva ao meio ambiente. Esse projeto existe desde o governo Paulo Souto. Para que isso fosse possível o atual governo da Bahia inventou um porto público.

    Como o governo J.W é completamente incompetente, demora mil anos para construir um simples prédio para o DPT, e não consegue fazer um estudo de impacto ambiental decente (nos governos anteriores tudo era feito) faz discurso político colocando o Estado da Bahia como vítima de interesses mesquinhos. Ou seja, um discurso subjetivo, sem explicar nada, assim como fazia na oposição.

    Por que o Pernambuco fez 02 portos no mesmo período de governo de J.W e aqui na Bahia nada se faz?

    Aliás J.W veio assinar a ordem de serviço da duplicação da ponte. A ordem de serviço, segundo a imprensa, prevê a realização do projeto, dos estudos ambientais e da licitação.
    Ou seja, a ponte não tem nem projeto!! É muita cara de pau. Depois coloca a culpa nos interesses mesquinhos dos ambientalistas. ( alguém lembra da ponte de Salvador-Itaparica?)

  4. Esse povo da Bahia parece que gosta do atraso mesmo!!Se acostumou tanto tempo com acm,
    que, quando o progresso chega,ninguém aqui tenta ajudar…só atrapalham.E ainda falam de um governador desse…eu hein?!!

  5. Jorge, o que precisamos entender é que no caso especifico do Porto Sul, as ONGS que estão contra estão sendo financiadas por grupos empresariais contrários ao projeto. Não estamos a favor da destruição do meio ambiente, mas também não podemos ser omissos nesse caso.

  6. Pq ao invés de atrapalhar as obras que trazem beneficios, postos de trabalho e desenvolvimento as ONGS não ajudar no desenvolvimento de ações que diminua o trafico de drogas que está destruindo nossos jovens.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *