Tempo de leitura: < 1 minuto

AzevedoNa condição de cidade-polo no Território Litoral Sul, Itabuna foi escolhida para receber um Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que é um espaço de acolhimento e atendimento à mulher em situação de violência. Mas a verba de R$ 200 mil para implantação do centro será perdida, caso o prefeito José Nilton Azevedo (DEM) não deposite a contrapartida de R$ 8 mil até a próxima quinta-feira, dia 20.

O prefeito firmou acordo com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), mas ainda não honrou o compromisso assumido, nem dá sinais de que irá fazê-lo. No último fim de semana, em Itacaré, participantes da I Conferência das Mulheres do Sul da Bahia assinaram uma carta dirigida a Azevedo, na qual exigem que o município de Itabuna honre o acordo feito com a SPM.

No documento, que será entregue nesta manhã ao prefeito, as mulheres observam que “o prazo para efetivação do contrato por meio do depósito da contrapartida esgota-se dia 20 de dezembro de 2012 e não será prorrogado”. Dizem ainda ser “inconcebível que recursos dessa monta, imprescindíveis para o combate à violência contra a mulher em toda a região, sejam perdidos por irresponsabilidade ou descaso do poder público”.

15 respostas

  1. O DEPUTADO GERALDO SIMÕES COLOCOU UMA EMENDA PARA CONSTRUÇÃO DO NOSSO ESTADIO AMADOR,QUE ITABUNA NÃO TEM, OS RECURSOS ESTÁ NA CAIXA ECONOMICA,SEGUNDO O SECRETARIO DE ESPORTE ATUAL,A VERBA VAI SER DEVOLVIDA,O ESTADIO AMADOR DE ITABUNA VAI PARA O AR,É MUITA INCOMPETÊNCIA.

  2. É uma vergonha a atitude irresponsável desse governo.
    Fica aqui meu protesto em forma de comentário pra quem nunca deveria ter se tornado prefeito dessa cidade !

  3. Zelão, diz: – “Eis o Pão: – Que o Diabo Amassou!”

    Por conta da sua incompetencia administrativa; da sua inércia espiritual; do seu comodismo e da sua conivência com o malfeito, o quase “ex-prefeito” Azevedo come agora o “pão que o diabo amassou.”
    Às voltas com uma quase “depressão pós poder,” vê, os mesmos “ratos” que infestavam a sua nau e pululavam pelos gabinetes refrigerados, abandonarem o barco preste a naufragar. Deixam para trás os “restos” – a pagar, na conta de um mau comandante a quem juravam servir: – Salve-se quem puder! Menos morrer abraçados com o capitão.

  4. Mentira, mentira e mentira! EM NENHUM MOMENTO FOI ASSINADO PELO PREFEITO AZEVEDO NENHUM COMPROMISSO DE CONTRA PARTIDA PARA ESTE FIM! EXISTE SIM UMA PROPOSTA PARA A ADEQUAÇÃO DE UM CRAM NA CIDADE DE ITABUNA! ESTE PROJETO ESTA SENDO VIABILIZADO, PARA QUE ASSIM POSAMOS TER ESTE CENTRO IMPLANTADO!

  5. Opa, opa, opa! Temos um Conselho Municipal da Mulher e da Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher da Secretaria de Assistência Social que se omitiram perante este fato? Criminoso! É bom que nós mulheres de Itabuna saibamos quem são essas pessoas que nos representam. É possível entrar com uma representação contra esse Conselho? O que a equipe de transição do governo Vane pode fazer à respeito? Alô?! Marias, UBM e sociedade civil organizada, é necessário uma mobilização urgente!

  6. Parabéns ao Coletivo Marcha das Vadias que se fez presente representando as mulheres de Itabuna na I Conferência de Mulheres do Sul da Bahia. Evento importantíssimo para discussão de problemas enfrentados e proposição de soluções.
    Me pergunto onde estavam as mulheres do Conselho Municipal de Mulheres e Enfrentamento à Violência, que não compareceram à conferência que contou com a participação da SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia. Além disso, qual o seu posicionamento em relação a esta notícia da perda de recursos para construção do CRM?.
    Vamos fazer barulho!
    “Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem”
    Rosa Luxemburgo

  7. AZEVEDO é contra as mulheres de Itabuna. Uma questão tão importante que é a Violência contra a mulher e esse prefeitinho de mer** não tá nem ai.
    Vergonha seu pimenta desse AZEDO. As mulheres de Itabuna tem que fazer um movimento para esse canalha do Azevedo assinar essa ordem.

  8. Itabuna, a cidade mais mal administrada do Brasil.Corre o risco de perder tudo: UFESBA,estádio amador,centro de referência da mulher e pra piorar tem perdido seus jovens para as drogas e para o crime.Pobre cidade que agoniza sem prefeito,sem vereadores,sem MP,sem nada.

  9. A prefeitura de Itabuna, criou a Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher, com recursos próprios e com a mesma estrutura do CRAM, talvez até melhor. Na época da implantação do projeto, o governo do estado só fez promessas mas não contribuiu com um alfinete e agora que viu tudo bonitinho quer fazer uma compra forçada. O governo do estado tem que parar de andar na carona dos outros, diferente da equipe do referido departamento, que trabalharam pesado e inclusive disponibilizaram até carro particular pra manter o projeto funcionando, sem nem uma caneta comprada pelo estado.

    Informações essas tiradas de noticias dos próprios meios de comunicação da cidade e relatos de pessoas atendidas pelo departamento.

  10. Este prefeito me dá nojo e pior é a empresa que o apoio pelo jaba que recebia.

    Professores, alunos, empresários , médicos , igreja católica, igreja protestantes, candomblé, umbanda, espiritismo todos apoiaram este homem , todos os partidos políticos de Itabuna foram omissos , coniventes com este desgoverno.

    os 13 vereadores foram amigos , amantes deste desgoverno.

    o ministério publico foi omisso e conivente com este desgoverno.

    nós moradores desta cidade FAMOS coniventes com este desgoverno.

    Azevedo vocês foi o pior prefeito que Itabuna já teve. que deus o perdoe.SEU PIMENTA LIBERE MEU DESABAFO. HERALDO ALMEIDA

  11. Seu Pimenta, fica difícil debater com pseudônimo, mas vamos aos fatos.
    A Divisão de Combate a Violência Contra a Mulher é um ORGANISMO da Prefeitura, de onde sairiam às políticas, diretrizes, programas e projetos relativos aos direitos da mulher. É como uma divisão ou uma superintendência da Secretaria de Assistência Social.
    O Conselho da Mulher é uma organização representativa das mulheres, cabe ao Conselho deliberar, contribuir na normatização, fiscalizar políticas relativas aos direitos da mulher, assessorar, sugerir, colaborar na elaboração de políticas, na implantação de programas dos ORGANISMOS (como a referida Divisão, em que se usa o próprio carro!).
    Dessa forma, compreende-se que, no mínimo, é antiético que a gestora da Divisão de Combate a Violência Contra a Mulher, cargo de confiança da prefeitura, seja a própria presidenta do Conselho da Mulher, como acontece hoje em Itabuna. Pois é exatamente a Gestão que o Conselho tem que fiscalizar.
    Recentemente, houve uma reunião entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM Estadual, a AMURC e o Secretário de Assistência Social para discutir o repasse do recurso em questão, conseguido por meio de Emenda Parlamentar do deputado Josias Gomes, para EQUIPAÇÃO de um Centro de Referência. Haja vista que o centro é um EQUIPAMENTO que executa ações de atendimento psicológico, jurídico, educacional, assistencial, e que Itabuna é cidade polo. Pois bem , seu Pimenta, nesse encontro, chegou-se a sugerir que o representante da AMURC e a SPM propusessem a equipe de transição de Vane, que a atual equipe de Azevedo permanecesse.
    Fica claro pra mim o que o (a) falso (a) Itabunense está dizendo, Itabuna só precisa do recurso para equipar um Centro de Referência da Mulher se os correligionários (as) do capitão forem mantidos. Como o prefeito será Vane, e este deve nomear seus correligionários, não há mais necessidade de depositar a contrapartida de 8 mil reais para receber 200 mil para combater a violência. Caso contrário Marcos, por que quantia tão irrisória não foi depositada ainda?
    PERGUNTA: Onde está o Conselho que nos representa e que deveria pressionar os gestores para não perder esse recurso?
    RESPOSTA: Defendendo o atual governo, ou seja, sua própria pele!

  12. Fernando Caldas,

    Em que mundo você vive? “Fernandolândia” é? Só pode!

    Uma luta não anula ou se sobrepõe a outra! Há espaço para tod@s! E seu fosse você ia buscar mais informações sobre o assunto, porque saber que Itabuna ocupa a NONA posição no estado da Bahia passando na frente de Salvador em homicídios de mulheres e que tivemos até outubro deste ano 1389 queixas de agressões e 25 estupros contra mulheres…É meu filho Itabuna precisa de pessoas que pensem no coletivo, que prestem atenção no machismo, no racismo, na homofobia que regem os comportamentos de violência física e psicológica nessa cidade, o problema é que algumas dessas pessoas fazem questão de demarcar diferenças com caráter de valor maior ou menor entre causas que nos mobilizam para a luta aqui na cidade e aí fica ainda mais difícil combatê-las! Pense nisso, não buscamos guerras separatistas e nem disputas políticas por poder, buscamos ações concretas que tragam resultados positivos e que assim a vida das cidadãs e cidadãos de Itabuna melhore e com isso muitos outros aspectos da vida cotidiana que também, podem se configurar como um problema social possam diminuir! Uma vitória acaba refletindo positivamente em outros problemas, num movimento dialético, num conjunto, enfim é um ciclo!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *