Tempo de leitura: < 1 minuto

altamirando marques uescO corpo do ex-reitor da Universidade Estadual de santa Cruz (Uesc) professor Altamirando Marques, será enterrado nesta quarta, 2, às 16h, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. O professor aposentado faleceu ontem, a0s 97 anos, de insuficiência respiratória. O corpo está sendo velado no SAF, em Itabuna.
A reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, decretou luto oficial de 3 dias devido ao falecimento de Altamirando Marques, que foi o responsável pela preparação da instituição de ensino superior para eleger o seu primeiro reitor, quando a professora Renée Albagli foi escolhida para comandar a Uesc, em 1995. Altamirando integrava o Departamento de Ciências Jurídicas da Uesc.

0 resposta

  1. Zelão, diz: – O primeiro comunista que conheci!
    Na minha infância vivida em um ambiente político literalmente ligado às elites de direita, só conhecia comunistas que era operários, professores e alguns pseudos intelectuais, que recitavam versos da “Internacionalle” e tinham o livro “O Capital” escrito por Karl Marx, como bíblia do proletariado.
    Um dia, na porta do extinto Banco de Minas Gerais, parei para ouvir um jovem branco – que soube ser um jovem advogado recém chegado à cidade – falando sobre um caxote, rodeado por um grande número de pessoas. O jovem falava da “exploração dos patrões” sobre os empregados, sendo interrompido pelas palavras de ordem da “claque” que bradava: – “Patrão come peru, pobre come urubu.”
    Surpreso com a eloquência do “new comunista,” relatei o que tinha ouvido a um dos amigos e compadre do meu pai, o velho advogado Adélcio Benício dos Santos, sem poupar elogios ao orador. Para surpresa minha; doutor Adélcio retrucou: – “Você é ainda criança e não conhece as manhas da política. No Brasil, comunista é só quem é operário e pobre e assim pemanece até ganhar o primeiro milhão.” Passados alguns anos, quando o então jovem advogado “comunista” se tornara próspero, vi o mesmo entrar na loja do meu pai na companhia de ninguém menos que o velho Adélcio Benício, que fez questão de apresentar o seu colega advogado e chegando bem perto de mim falou: – “Lembra do que eu lhe disse sobre os comunistas? Agora somos companheiros e lutamos no mesmo lado.”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *