Tempo de leitura: 2 minutos

Reitora (de óculos) e comissão apresentam projeto a Wagner (Foto Mateus Pereira).
Reitora (de óculos) e comissão apresentaram projeto a Wagner (Foto Mateus Pereira).

Se tudo caminhar como programado – e prometido!, as primeiras aulas inaugurais da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba) devem ocorrer no próximo ano. Essa foi a previsão dada ao governador Jaques Wagner, hoje, 3, pela reitora Dora Leal, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e pelo presidente da comissão de instalação da Ufsba, Naomar Almeida Filho.
Em Itabuna, a comissão de instalação e o novo governo ainda definem o local da Ufsba. O município será sede da reitoria da futura instituição de ensino e foi escolhido para abrigar um dos três campi.
Os demais serão Porto Seguro e Teixeira de Freitas, no extremo-sul do Estado. Clique no “leia mais” e conheça um pouco do projeto pedagógico e formas de acesso aos cursos que serão oferecidos pela Ufsba.
Serão oferecidos 12 bacharelados interdisciplinares em quatro grandes áreas de conhecimento, 15 licenciaturas interdisciplinares em cinco eixos de formação, 30 cursos de graduação profissionalizante plena, dez residências, 19 mestrados e nove doutorados. Além disso, cursos superiores tecnológicos e cursos de formação sequencial universitária.
O ingresso à universidade se dará por meio dos bacharelados interdisciplinares, com seleção geral via Enem/Sisu, ou da Rede de Colégios Universitários (Cuni), instalados em escolas públicas nos 36 municípios de maior porte do sul da Bahia, mediante convênio com a Secretaria Estadual da Educação. Para acesso à rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio nos municípios.

0 resposta

  1. Um lindo projeto.
    Tão bonito quanto o Porto Sul, a duplicação da Estrada Itabuna-Ilhéus, o novo Aeroporto, e a nova ponte Ilhéus-Pontal!
    Este governo não se cansa de ANUNCIAR. O problema, é que não INICIA uma única obra.
    Preparem-se para colocar seu netos ou bisnetos na UFSBA no ano de 2050!
    Antes disso, em 2014, o carioca Jacques Wagner vai aparecer por aqui pedindo votos para senador. Aí……

  2. Aqui na região faculdade publica so tem a opção de ser instalada em estrada, nunca vi um negocio desse. Tanto bairro em itabuna e me colocam essa faculdade ou perto de buerarema ou ibicarai. AFF !!!

  3. Concordo totalmente com o Robson. Vale lembrar aos políticos de plantao que aqui em nossa Bahia (terra de todos os santos) o povo é quem faz promessas aos santos da sua devocao;agora aparece um santo fazendo promessas para o povo! será que é a tal “modernidade” que está invertendo a ordem das promessas ou é o santo carioca que desconhece os costumes dos bahianos?

  4. Prezado Robson, você deveria atentar que o projeto foi apenas apresentado ao governador. Ele nada tem a ver com a implantação da Universidade, que será FEDERAL.

  5. Os cães ladram e a caravana passa… esta frase serve para gente
    Como você Robson Almeida, que não acredita em nada, pessoas
    Pessimistas, negativos, mas apesar deste tipo de gente o Brasil,
    Vai crescendo e hoje já e a sétima economia do planeta Terra.
    Já fui

  6. Se os projetos de desenvolvimento anunciados para a nossa região demoram muito para que sejam executados, a culpa maior é dos politicos que não sabemos escolher, quando na maioria das vezes votamos nos mesmos mentirosos, e de nós mesmos que não temos a coragem, de ir para as praças protestar, cobrar o que foi prometido.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *