Tempo de leitura: < 1 minuto

Os servidores da Prefeitura de Itabuna ameaçam deflagrar greve ainda hoje caso não seja modificada a proposta para quitação do salário de dezembro. Em reunião ocorrida na segunda, representantes do município sugeriram pagamento parcelado em 16 vezes do atrasado.
Ontem à noite, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) realizou assembleia no auditório dos Comerciários. Os servidores  rejeitaram a proposta apresentada pelo vice-prefeito Wenceslau Júnior e os secretários da Fazenda, Marcos Cerqueira, e da Administração, Mariana Alcântara.
Nesta manhã, houve manifestação em frente ao Centro Administrativo Firmino Alves. O funcionalismo decide, nas próximas horas, se deflagram greve. A paralisação de advertência ocorreu entre 8h e 10h da manhã de hoje.

0 resposta

  1. Façam valer o seus direitos,
    O Supremo Tribunal Federal, quando do julgamento do MI-712-PA, decidiu que a greve no serviço público é legal, afirmando também que enquanto não houver lei específica sobre o assunto vale a lei de greve dos trabalhadores da iniciativa privada (Lei 7783/89) com pequenas modificações.
    Dentre os direitos que ficaram consagrados com esse julgamento destacam-se:
    a) Os grevistas possuem o direito, empregando meios pacíficos, de persuadir ou aliciar os demais trabalhadores à aderir a greve (as palavras usadas são essas mesmas);
    b) É vedado que o Estado adote meios de constranger os servidores ao compareci¬mento ao trabalho, bem como a utilização de meios que possam frustrar a divulgação do movimento;
    c) Fica vedada a rescisão de contrato de traba¬lho durante a greve.
    Portanto, a greve é um direito constitucional confirmado pelo STF e não há o que se temer com relação ao exercício deste direito. Cabe ressaltar que os trabalhadores em educação, assim como todos os demais servidores públicos, não podem ser penalizados por conta do exercício deste direito constitucional.
    Não há necessidade de que se peça abono ou justificativa de faltas de greve, até por que, essas atitudes devem ser tomadas quando há interesse em que essas faltas assumam essas características, o que não é o caso das faltas da greve, que são faltas protegidas constitucionalmente. As faltas deste período serão discutidas coletivamente no momento em que houver negociação com o Governo do Município.
    Henrique Menezes

  2. Eu já me considero paticamente em greve, e esse ano vou fazer vários concursos e Deus vai me ajudar que eu vou passar em um melhor que esse empreguinho de m…. É uma humilhação uma proposta indecorosa dessas parcelar valores tão pequenos para o servidor em 16 meses, assim como é uma humilhação trabalhar para prefeituras com esse salário de fome.

  3. Vane não tem culpa de NADA,o pessoal tem que vê é que a culpa do ex péssimo prefeito Azevedo que deixou esse pepino e outros para o atual governo.E Vane em 23 dias de governo já está sendo bem melhor que o Azevedo em 4 anos de governo.Fato

  4. A Unica opção passivo de ser aceita, com certeza é o pagamento de forma integral o mais urgente possível.
    Qualquer outra proposta seria Imoral.

  5. É UMA FALTA DE RESPEITO O QUE O ATUAL PREFEITO VANE ESTA FAZENDO COM OS SERVIDORES PUBLICOS,DIVIDIR O SALARIO EM 16 VEZES PARECE PIADA NÉ, GREVEEE MEU POVO!!

  6. Zelão, diz: – Governo de ex-sindicalistas derespeitam trabalhadores
    “Em breve dirão os senhores dirigentes, que tudo não passa de “exploração” por parte da mídia burguesa.”
    Agem os novos dirigentes da política itabunense, como se o débito assumido com os trabalhadores não fosse um débito do município que eles herdaram. Esquecem: – Vane e Wenceslau,desconhecimento do caos encontrado, quando, justamente eles; tinham a obrigação constitucional de denunciar do plenário da Câmara de Vereadores e não o fizeram, por incapacidade ou conivência.
    Praticam, agora no poder, os mesmos crimes praticados pelos maus administradores público que os antecederam e, que até o momento não foram denunciados à justiça. Com a proposta “indecorosa,” transferem aos funcionários, parte da culpa e a indiferença pelo sofrimento.

  7. Tem que parar mesmo. Se não tem dinheiro como é que o prefeito Vane já contratou mais de 100 comissionados, todos com os salários altos que serão pagos no próximo mês.
    Se não tem dinheiro, como é que contrata, sendo que a maioria dos cargos ocupados podem ser preenchidos por servidores do quadro de concursados.
    Ao invés de pagar dignamente aos servidores o prefeito contrata comissionados (indicações políticas)e deixa os servidores a ver navios.
    O discurso repetido pelo prefeito e pelo vice foi um, na época de campanha, e agora fazem tudo de forma diferente.
    Tenho conhecidos no município, servidores qualificados que estão desprezados pela atual administração.
    Têm mais é que parar mesmo.
    Atenção Vane e Wenceslau, cadê o compromisso com o discurso!

  8. No final do primeiro mandato de prefeito de Geraldo Simões, a verba para pagar o funcionalismo público municipal foi bloqueada (perseguição política por parte de Toinho Malvadez/ACM). Quando Geraldo retornou a prefeitura em 2001, pagou a todos os funcionários e fornecedores de uma só vez (sem história de parcelamento).
    O atual prefeito quer dividir em 16X o débito com os professores (01 mês de salário), isso é um absurdo. Não ofende perguntar o que está sendo feito com a verba municipal. Pelo que sei a prefeitura tem sim verba parta pagar o funcionalismo.
    Com a palavra, Vane.
    OBS: Sr. Blogueiro, favor publicar meu comentário, sou funcionária pública há mais de 20 anos e sei o que estou escevendo.

  9. Será que um cidadão que estiver inadimplente com algum tributo, taxa,ou outro debito qualquer, fizesse uma proposta dessa (pagar em 16 vezes), eles aceitariam?
    Acho que estamos vivendo a politica do dois pesos e uma medida.

  10. Preocupante os primeiros dias da “administração Vane”. Em pouco menos de trinta dias alguns “sintomas” percebidos nas primeiras ações e declarações da equipe de governo nos deixam preocupados com uma sensação de “dejavú”, “mais do mesmo”, ou um “filminho da sessão da tarde”.
    O que leva este leitor “metido a comentarista” a expor essas impressões:
    1º) Nomeações “suspeitas” para alguns cargos comissionados trazendo para nosso governo “verde da esperança” figuras “carimbadas” da última e nefasta admnistração;
    2º) Visível falta de planejamento para os primeiros 1 dias da administração, com ações pontuais, tímidas e descoordenadas ( vide o decantado “mutirão da limpeza” que se materializa com pequenas operações muito tímidas e amadoras (limpam e deixam os entulhos expostos a céu aberto sem recolher por dias a fio), lentidão, coleta de lixo irregular (horários de coleta alterados sem aviso a população) etc.
    3º Diálogo com a sociedade quase nulo, não atentando para importância de manter a população bem informada de tudo que acontece na prefeitura; precisamos saber por exemplo: porque a obra do canal parou, uma vez que é executada por empresa particular e tem um cronograma ( já bastante atrasado) que independe de quem seja o gestor da prefeitura. Era esperado que os novos gestores enfrentassem com mais sensibilidade, seriedade e transparência a situação do salário e 13º atrasados do funcionalismo público ( apesar da responsabilidade da admnistração anterior pelo atraso, deve prevalecer a máxima “casou com a viúva que assuma os filhos do finado”.
    Enfim, são muitas as questões mal esclarecidas, obscuras, que nos dão a impressão de “mais do mesmo”. Admito que é muito pouco tempo para se cobrar resultados, mas, infelizmente para novo prefeito e equipe, nós eleitores vamos passar 04 anos cobrando as promessas de mudança, e talvez no final continue o estigma de que por aqui “NUNCA NENHUM PREFEITO CONSEGUIU DOIS MANDATOS CONSECUTIVOS” vamos “vamos abrir o olho; menos politica e mais trabalho.
    Quanto ao problema do funcionalismo público causou-me “espécie” a insensibilidade demonstrada pela nova administração ao oferecer a proposta de parcelamento do débito em 16 vezes. Poxa vida! imagine quantos servidores que tem na prefeitura sua única fonte de subsistência, estão com “mão na cabeça” sem saber como pagar seus débitos, recebe uma proposta dessas!! será que o prefeito e o secretariado também vai parcelar seus primeiros e gordos salários em 16X para dar exemplo??? NESSES DIAS DE CHUVAS FORTES DE JANEIRO, A SENSAÇÃO COM RELAÇÃO A NOVA ADMINISTRAÇÃO E DE “UM BALDE DE AGUA FRIA EM NOSSAS ESPERANÇAS” ESPERO ESTAR ERRADO!!!!!!!!!!!!

  11. QUE PALHAÇADA! FALTA DE RESPEITO!
    ENTÃO SERVIDORES QUE RECEBEM UM SALÁRIO MÍNIMO (678,00) DIVIDIDO EM 16 VEZES, VAI RECEBER $42,38. ESSE PEQUENO ACRÉSCIMO NO SALÁRIO GERA O AUMENTO DOS DESCONTOS NA FOLHA E A CONSEQUENTE REDUÇÃO DESTA QUANTIA ORDINÁRIA. PRATICAMENTE NEM VAMOS SENTIR QUE ESTAMOS SENDO PAGOS.
    AGORA MINHA POSIÇÃO É DE QUE NÃO ACEITEM NEMHUM TIPO PARCELAMENTO. SOMOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA ELA NOS DEVE E TEM QUE PAGAR, NÃO IMPORTA QUEM ESTEJA NO PODER.
    QUE BELO EXEMPLO DE INÍCIO DE GESTÃO. ESSES POLÍTICOS SÃO TODOS IGUAIS, MISERÁVEIS, SUJOS. ONDE JÁ SE VIU? CONHEÇO GENTE QUE TEM FAMÍLIA E FILHOS E TÁ TODO ENDIVIDADO PQ AS EMPRESAS QUANDO PARCELAM, COBRAM JUROS ALTÍSSIMOS.
    NÃO ACEITEM!

  12. Uma nova assembleia está marcada para sexta-feira, 25 de janeiro, às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Comerciários. Os servidores esperam que até lá a administração Vane apresente uma proposta mais aceitável. Nem nas Casas Bahia a juros estratosféricos se encontra parcelamento igual!

  13. Sr. Matheus o que eu já vejo nesse atual governo é o espalho do outro, as mesmas pessoa que tiveram no governo Azevedo estão voltando para seus cargos, será que Vane não teria pessoas capacitadas para ocupar esses cargos não? cadê as pessoas que marcharam em sua campanha, a grande maioria está de fora enquanto outros que jogavam pedras em Vane já tá lá.

  14. Atenção Vane e Wenceslau 4 anos passa rápido mais respeito com os servidores a maioria votaram em vcs, o vice Wenceslau passa nos corredores e nem um bom dia da, tá se achando o tal.

  15. Parabéns ao Amigo Zelão, comentário perfeito, só um complemento, o Prefeito eleito e seu vice eram vereadores e sabia disso. Agora é realmente um absurdo ter a coragem de fazer muma proposta desta né VANE???????????
    16 vezes nem a Ricardo Eletro rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  16. É isso mesmo PAULO SOUZA, as pessoas que marcharam com Vane, pediram votos, defenderam ele das calúnias que os eleitores dos lados opostos falavam, estão de fora. Só serviram de degraus para
    outros subirem. Mas DEUS é justo!

  17. Dividir em 16 vezes ?? Virou o que isso ? Um consórcio ? Viramos servidores “Ricardo Eletro” ?
    Se eu dividir meu salário (700,00)em 16 vezes eu tô na merda. Parabéns VANE, mas nunca votarei novamente em você. Lembraremos de você daqui a 4 anos. Meus tios, avós já estão decepcionados com essa postura dos seus secretários.

  18. Cadê as verbas do dia 10 e 20. Ilhéus já pagou a todo mundo. Vane aqui está querendo parcelar em 16 vezes.É uma vergonha.Se não pagar ou parcelar os funcionarios devem fazer greve e toda a sociedade deve apoiar.O cargo de prefeito não é para a vida toda e quatro anos passam depressa.
    Sr. bloqueiro porque o Sr. não está publicando os comentarios de outras materias? Será que o sr. está concordando com isto que está ai?

  19. Aos defensores de políticos, lembro que o desastroso governo de Azevedo já acabou. A eleição já acabou. Vane já é o prefeito. Agora tem que governar e não viver fazendo auditoria (O TCM já não faz?) Todos candidatos lutaram para pegarem o abacaxi… agora, para quem pegou, é hora de descascá-lo e não ficar dizendo que pegou um abacaxi. Na campanha, tirando Azevedo, todos falavam que a Prefeitura era um abacaxi, uma massa falida. A proposta para o funcionalismo é uma afronta a quem já ganha uma miséria. Não foi para isto que o gestor foi eleito.

  20. nao sabia que ja existiam 100 comissionados ,mas sei que tem assessor que nao faz nda ganhando seus 4000 reias.parece que vao pagar um consorcio mesmo ,16 parcelas eh brincadeira.essa presidenta do sindicato ,ja se vendeu pro governo de ca tbm?

  21. Dividir um salario em 16 vezes é no mínimo imoral. Isso é de uma falta de respeito sem tamanho. O débito é de AZEVEDO, blz. Mas fazer uma proposta dessas é mostrar não ter respeito aos servidores!

  22. -É esse o governo comunista da mudança, da moralidade e austeridade? Continuo duvidando e a cada dia mais convicção eu tenho de que esta dupla é tão despota quanto o seu antercessor.

  23. vane tome um emprestimo no banco do brasil e pague nosso salarios integral lá vç devide em 16 vezes ou mais…..E fica todo mundo féliz……

  24. Qualquer desculpa para o não pagamento feita pela atual administração ou de seus apoiadores que não seja o pagamento integral do salario de Dezembro é indecorosa. Colocar a culpa na má administração de Azevedo é desculpa, porque todos já sabiam os problemas que irão encontrar, por isso, nós mudamos de prefeito para acabar com os desmandos. Nós servidores de carreira não somos empregados de prefeito algum, somos funcionários do município. Um colega indignado falou em um comentário que iria fazer outros concurso, ele não esta errado. Os gestores entram achando que são donos das prefeituras, existe um órgão que se diz defensor dos direitos do povo, mas só pode intervir se for acionado. Em um pais sério o MP não precisaria de nada ou ninguém para defender os direitos dos funcionários. Por isso é que estamos neste descaso dos gestores que saem e dos que entram.

  25. Não estou preocupado se o prefeito nomeou A, B ou C pra seus cargos políticos. Voto é voto, e o nós o escolheu-mos.
    Eu quero é meu salário de dezembro e o decimo terceiro atrasado. Sou funcionário da saúde, já não basta tanta dificuldade encontradas no exercício da minha função. Ainda tenho que PARCELA o que é meu de direito. O débito não é de governo A ou B, o débito é do município.
    Quero poder pagar minhas dividas, dar o de comer aos meus filhos. Sou um trabalhador e vivo do que ganho. Como vou explicar aos meus filhos que não vou poder comprar o pão do café, porque gastei o pouco que ganhei para não ficar negativado no comércio.
    Governo Vane, abra o olho, não se expire em maquiável para poder tratar o servidor. Usando do mal primeiro, pois não fazem ideia do mal que estão fazendo com o servidor.
    Eu quero o meu salário e quero por completo!

  26. essa assesoria de Vane vai derrubar ele. por orgulho e vaidade dele e PCdo B não colocaram ninguem do PT. mas colocaam gente de Fernando e Azevedo.ou ele muda ou vai repetir governo de Azevedo.

  27. Tem que parar mesmo, pq então se nomeu já tanta gente, com salários altos inclusive e que diga-se de passagem receberam o primeiro salario hj. Eles estão é querendo colocar o deles no bolso.
    Meus caros colegas servidores, acordem, essa de mudança é pura balela, hj está todo mundo com a conta gorda, e os secretários nem ai para quem esta endividado.

  28. O dinheiro da prefeitura foi bloqueado no final da indigestão anterior. O ministério Público devia desbloquear a autorizar pagar os funcionários. É justo!

  29. é uma m..da mesmo, votamos esperando por mudanças e o que ganhamos é uma palhaçada desta… um governo cheio de ex fernandista e azevedista isso em tdos os escalões do governo até no base é isso. importando funcionario de salvador. meu voto n/valeu (10) quem votou 10 tá fora quem votou 25 tá de boa.
    me aguarde 4 anos passa rapidinho.

  30. Ameaça não, a greve já esta confirmada para segunda feira (28/01) a menos que o Sr. Vane pague nosso salário e 13º integralmente

  31. GREVE CONFIRMADA MEU POVO P SEGUNDA FEIRA!! VAMOS VER SE ESSA PREFEITURA FUNCIONA SEM OS SERVIDORES… CUIDADO VANE É SUA PRIMEIRA GESTÃO TRATE BEM O FUNCIONALISMO CASO CONTRARIO OLHO DA RUA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *