Tempo de leitura: < 1 minuto

A Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) divulgou nota na qual esclarece que a estátua do escritor Jorge Amado, na entrada do bairro de Ferradas, não foi alvo de tiros, como chegou a ser noticiado pela imprensa. Mas não há razão para alívio, pois a escultura, na verdade, foi apedrejada.
De acordo com a entidade, as perfurações foram constatadas no início deste mês, depois que moradores denunciaram a ação de vândalos.
A fundação estuda a possibilidade de refazer a escultura com a utilização de bronze. Em virtude de restrições orçamentárias, o governo passado encomendou a obra do artista Lavrud Durval em fibra de vidro, bem menos resistente.
Ou seja, não foi apenas na Avenida Amélia Amado que o governo anterior fez armengue. Outro Amado teve o mesmo triste fim na “homenagem” póstuma que lhe prestaram.

0 resposta

  1. COMPREENDO A INSATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO DE FERRADAS. PARA QUE NÃO MAIS ACONTEÇA ISSO, PQ PODE ACONTECER, RETIREM A ESTÁTUA DE LÁ E COLOQUEM NA SAÍDA PARA ILHÉUS, NO FINAL DA JURACY MAGALHÃES, NO MEIO DA ILHA.ELE FICARÁ NOO LUGAR QUE NASCEU, VOLTADO PARA CIDADE QUE ELE ADOTOU.
    É UMA SOLUÇÃO,MAS PODERÁ HAVER OUTRA.

  2. QUE FEZ ESTE TAL AZEVEDO DURANTE 30 ANOS NOMEADO PELOS CARLISMO ACM, NO DETRAN?
    QUE FEZ ESTE TAL AZEVEDO COMO VICE DE FERNANDO GOMES?
    QUE FEZ AZEVEDO COMO PREFEITO?
    QUEM FEZ DESTE hOMEM PREFEITO, FORAM 52 MIL ELEITORES DE UMA CIDADE QUE TEM UM GRANDE DESENVOLVIMENTO, UNIVERSIDADE, COMERCIO, EMPRESÁRIOS QUE SO OLHAM PARA O SEU DESENVOLVIMENTO
    PRAÇA CAMACAN ESTA DETONADA
    A CINQUENTENÁRIO ESTA UMA MERDA
    O CANAL UMA BOSTA
    A HOMENAGEM AO JORGE AMADO , FOI SO DESCULPAS PARA DESVIAR VERBAS .
    VANE , PREFEITO WENCESLAU CADA A AUDITORIA JURÍDICA NESSES DESMANDO , NESTA FALTA DE RESPEITO COM O BEM PUBLICO, ESTA CIDADE PARECE NAO TER PARTIDOS POLÍTICOS SÉRIOS QUE BUSQUE A MOBILIZAÇÃO PUBLICA PARA O

  3. Interessante esse sentimento de traição, incrustrado no inconsciente coletivo do grapiúna, quando se trata do escritor Jorge Amado. Há outras mágoas herdadas. Contra o Esporte Clube Bahia, por exemplo, que atravancou o caminho do Azulino e mudou para sempre a história do clube itabunense condenando-o aos porões da série..?! Se não fosse o tricolor estaríamos na elite do futebol brasileiro. Inconteste.
    O menino Jorge mudou-se nas “fraldas” para a cidade que viria a ser a Terra da Gabriela. Se mãe é a que cria, e não somente a que pare, vamos reconhecer a maternidade definitiva de Ilhéus. Itabuna é no máximo a ama de leite.
    Embriagados desse sentimento de justiçamento contra o ingrato escritor, vamos dar “Três Vivas” ao Capitão Azevedo. A estátua é feíssima e de extremo mal gosto. Estamos pois vingados de tamanha injustiça.
    Outro filho ilustre de Ferradas/Itabuna, que foi amamentado, criado, educado e bem encaminhado por essa terra e se diz muito orgulhoso da sua origem grapiúna, é na prática um péssimo filho.
    Vende a mamãe mas não entrega, para poder vender para outro mais adiante.

  4. Não entendo porque o presidente da FICC quer dizer que não foi tiros. Todos aqui em Ferradas sabemos que uns caras chegaram de moto e dispararam na estátua. Todo mundo ouviu. Os seguranças das empresas do lado ouviram. Não sei porque razão dizer que não foi. Manda o Alerta vim aqui pra nos ouvir.

  5. Itabuna foi emancipada em 1910 e Jorge Amado nasceu em 1912. Com Itabuna tendo apenas 02 anos de existência, era mais que natural que Jorge Amado se considerasse um Ilheense, tendo em vista a pouca significância do antigo distrito de Tabocas diante de Ilhéus. Os itabunenses precisam entender essa preferência do escritor como uma questão contextual da época e aprender a admirá-lo como um grande artista baiano que foi.

  6. Ninguém discutiu o foco da notícia, que é a depredação da coisa pública, seja ela bem ou mal feita, …, o que já é outra história, …!!!
    Aqui as pessoas depredam as lixeiras, os telefones públicos, as estátuas, os equipamentos públicos, sejam parques ou mesmo aparelhos de ginástica, pista de skate, os prédios públicos, as praças públicas, e por aí vai, …!!!
    Eu sou daqui, mas tenho que admitir: Que povinho mais estúpido e ignorante esse nosso, …!!!
    Aff, …!!!
    Deus que me livre, …!!!

  7. a mídia , o rádio do passado viviam falando mal de Jorge Amado (meados dos anos 70 e 80 ): cresci ouvindo que o escritor era comunista e ateu e por isso não era bem vindo á Itabuna. Livros foram queimados e nas escolas de Itabuna eram proibidos a leitura de seus romances. lembrando aqui a impressa escrita (jornal) que colocavam notas defamatórias e com calúnias. Jorge agiu certo porque valorizou Ilheús que lhe acolheu e ainda fez uma grande homenagem em vida. SALVE JORGE.

  8. A mídia , o rádio do passado viviam falando mal de Jorge Amado (meados dos anos 70 e 80 ): cresci ouvindo que o escritor era comunista e ateu e por isso não era bem vindo á Itabuna. Livros foram queimados e nas escolas de Itabuna eram proibidos a leitura de seus romances. lembrando aqui a impressa escrita (jornal) que colocavam notas defamatórias e com calúnias. Jorge agiu certo porque valorizou Ilheús que lhe acolheu e ainda fez uma grande homenagem em vida. SALVE JORGE.Já dizia o poeta a gente é feliz quando encontra a nossa terra de coração.

  9. Uma solução melhor do que a outra… irrigadas de pré-conceitos. Tipo essa de que o vandalismo esta na periferia, dando assim a sugestão de mudar de local a estatua. Triste é a politica cultural que não chega onde o povo está. A comunidade de Ferradas com as outras que ficam ao redor da cidade merecem mais respeito! E isso se faz com ações de qualidade, não fazendo estatua com fibra de vidro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *