skip to Main Content
1 de março de 2021 | 10:38 am

PROFESSOR PERDE 31 ALUNOS EM TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL

Tempo de leitura: < 1 minuto
Tragédia causou 231 mortes em Santa Maria (RS) (Foto Deivid Dutra/Ag. Brasil).

Tragédia causou 231 mortes em Santa Maria (Foto Deivid Dutra/Ag. Brasil).

O professor Silvio Henrique Vidal Dorneles, do curso de agronomia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), diz que o momento agora é tentar dar apoio às famílias e às vítimas que ainda estão hospitalizadas. Ele também se prepara para a volta às aulas no próximo dia 1º de fevereiro. 31 alunos do curso que Dorneles dá aula morreram no incêndio que atingiu a boate Kiss neste final de semana.
“Vai ser muito difícil. Somente em uma das minhas turmas oito alunos faleceram. Estamos em provas finais. Será muito difícil retornar. Nós professores e todos os demais servidores estamos muito abalados com tudo essa tragédia”, contou.
Dorneles conta que soube do incêndio por volta de 3h de domingo, por um cunhado que é enfermeiro do Hospital de Caridade, em Santa Maria. “Ele me ligou quando chegaram as primeiras vítimas. Começamos naquele momento as buscas e sabíamos que lá estavam muitos alunos nossos da agronomia, zootecnia, engenharia de alimentos”, relembra.
Leia mais no site da Band News FM

Esta publicação possui 0 comentários
  1. Além da proverbial negligência dos poderes públicos quando se trata de gerir os riscos que as populações estão sujeitas, me causa repugnância a letargia dos jovens.
    Me parece que o que predomina nessa galera, de modo geral, com raríssimas excessões, é claro, é o sentimento de rebanho.
    Essa resignação bovina que transforma-os em presas fáceis de todo o tipo de manipulação e vulnerabilidade.
    Mesmo depois de uma tragédia dessa dimensão, a cidade de Santa Maria, polo universitário, em última análise, um lugar que por extensão deveria haver uma população consciente e reivindicadora dos seus direitos, curva a corcova e, incapaz de aproveitar a presença de autoridades, perde a oportunidade de fazer manifestações de indignação e exigência do fim da impunidade e do famigerado chamado jeitinho brasileiro, essa característica que nos ridiculariza frente às nações sérias.
    É mais doloroso perceber essa apatia que chorar os mortos, uma vez que, certamente, sinistros como esse irão se repetir em outras cidades do país. Sendo assim, precisamos poupar lágrimas e extravasar em indignação.
    Estou certo disso, tanto quanto tenho a certeza de que nasci em um país que o que mais me envergonha é o nível dos oportunistas que chamamos de autoridades, junto com a letargia que toma conta dos jovens.

  2. Como Itabuna está se consolidando cada vez mais como um Pólo de Educação, com a chegada, inclusive, de uma Universidade Federal, coisa que já ocorre em Santa Maria, bem que nós poderíamos adotar um modelo similar à CESMA: (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria), onde todos os estudantes podem comprar material escolar e livros de todos os cursos e níveis, …!!!
    Para ficar sócio da CESMA, lá em Santa Maria, basta assistir a uma palestra a respeito de Cooperativismo, ministraqda na própria CESMA, com dia e horário previamente agendados, …!!!
    Depois o estudante recebe a certeirinha e já poderá comprar os livros e o material escolar que necessita, a preços mais baixos e com condições de pagamento facilitadas, …!!!
    Fica a dica, pois Santa Maria não é sinônimo apenas desgraça, …, lá há muitas coisas boas que podem servir para nós aqui, …!!!
    Eu creio que é uma ótima oportunidade para que Itabuna se aproxime da cidade lá do sul, pois eles têm muito a nos ensinar, tanto em educação, infra-estrutura, quanto saúde, …!!!
    Lá há um taxi para cada 1000 habitantes, uma mototaxi para cada 1000 habitantes, uma motofrete para cada 1000 habitantes, uma funerária para cada 100.000 habitantes, e por aí vai. Tudo lá tem regras, e o povo vive muito bem, exceto por essa ocorrência, fatalidade, que houve agora, …!!!

  3. Só mais algumas coisas:
    Lá em Santa Maria há CINCO empresas de ônibus coletivo rodando dentro da cidade, inclusive servindo linhas até a Universidade Federal, à UNIFRA, à ULBRA, e demais Universidades e Faculdades (lá são 11 Instituições de ensino suoerior, além de duas escolas técnicas Federais, e várias privadas), além de um Batalhão do Exército, e um Comando da Base aérea, da Aeronáutica. Haja jovens naquela cidade, …!!!
    Tem curso técnico de tanta coisa, que só para darmos exemplo: Há curso técnico de Transações Imobiliárias, além de curso técnico de locução de Rádio FM; Curso técnico de eletrotécnica, eletrônica, Informática, Vários na área de agropecuária, e por aí vai, …!!!
    Se faz tudo por tele-entrega, até mesmo mandar pagar documentos em banco. Até a Mc Donalds tem tele entrega por lá, além de um Drive Thru, …!!!
    Nos supermercados há serviço de RANCHO (entrega de compras na sua casa), …!!!
    Imaginem se aqui em Itabuna fosse assim, …?!?!?!
    Eu continuo achando que aqui há muito a aprender com eles, …!!!
    Lá foi um dos poucos lugares que eu presencici o dono de um Trailer pedir a Identidade de um rapaz, pois só venderia cerveja a ele, caso ele fosse maior de idade, …!!!
    Até a UNIMED lá poderia servir de exemplo para a daqui, pois eles têm um posto de atendimento 24 horas, onde as pessoas podem fazer pequenas cirurgias, tomar soro, e por aí vai, tudo sem necessitar de ir a um Hospital, …, tudo muito mais rápido e estruturado. E as pessoas de outros planos podem fazer tudo, só que particular, …!!!
    Ou Itabuna: Aprenda com Santa Maria, pois será muito melhor para todos nós, vivermos numa cidade melhor e mais estruturada, …!!!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top