Tempo de leitura: < 1 minuto

Mosquito da dengueO índice de infestação de dengue em Itabuna passou de 18,4%, em novembro, para 27,1% neste mês. Os dados foram obtidos em primeira mão pelo PIMENTA e revelam que cresce ainda mais o risco de epidemia no município sul-baiano.
O índice signifca que, a cada cem casas visitadas, 27 possuíam criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
O Levantamento de Índices Rápidos de Infestação de Aedes aegypti (Liraa) também indicou o bairro de Itabuna com o maior percentual de infestação, o Daniel Gomes.
Carente de serviços públicos e localizado na periferia do município, o bairro tem presença de larvas do mosquito em 73,33% dos lares visitados pelos agentes de combate à dengue no Liraa.
Especialista em dengue no município ouvido por este blog afirma que os dados revelam o descaso no combate à doença nos últimos anos. A falta de técnica (e de técnicos) no controle da dengue levou aos números apresentados hoje.
PREOCUPAÇÃO
Apesar do município ter elencado a dengue entre as prioridades Na área de saúde neste início de nova gestão, os agentes ainda não têm coordenação de trabalho. Um técnico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) foi escolhido para o cargo, mas retornou a Itabuna somente nesta semana. “Estamos trabalhando sem rumo, sem direção”, afirma um agente.

0 resposta

  1. Calma gente!
    Ainda não morreu ninguém. Quando morrer, de preferência alguém do primeiro escalão da prefeitura, aí alguém se preocupará.
    Afinal de contas, Itabuna agora é dez!

  2. As pessoas também são culpadas por manter essas larvas em seu próprio domicílio,pois se todos fazerem a sua parte limpando e prevenindo o seu lar,esses dados eram bem menores.

  3. Se a população não fizer a sua parte(é a principal)de estar disposta a combater a DENGUE, vai ser dificiol obter resultados satisfatórios.

  4. muitos agente da dengue sem rumo,tem dia que ta en um barrio e outros. por falta de agente,faz um barrio hoje,quando termina vai pra outro,como ficamos com essa situacao,outros barrios fica parado.os unicos quer supria foram demitidos por azevedo

  5. Até aqui o secretário de saúde indicado pelo PCdoB não disse para que veio, é inoperante e distante da realidade do descaso da saúde local, tem se mostrado centralizador e predisposto a governar sob olhar de Soraia Santiago, Almeciano Maia e Rubilei,ou seja, todos estão preocupados apenas com os bolsos e não tem resolutividade. Os agentes de endemias treinados que foram demitidos por perseguição política do governo azevedo continuam fora do trabalho, sem receber, enquanto os cabos eleitorais do prefeito que saiu continuam na folha e recebendo religiosamente os salários. Dizem que o próximo passo do secretário de saúde é trazer o seu genro para ocupar uma função na pasta da saúde. Será que teremos o novo magela?

  6. Este levantamento traz o numero sem mascaras, pois na gestão passada escolhia-se casas com menor incidência de larvas, para que o índice fosse o mais baixo possível.

  7. E tende a piorar, uma vez que os mesmos Sandovaldo e Gilmar da gestãod e AZEVEDO continuar lá!! E esse novato de salvador não entende nada de dengue!

  8. HOJE JÁ É DIA 30 DE JANEIRO E NEM COORDENADOR NÓS TEMOS AINDA,INICIAMOS O ANO E ESTAMOS PERDIDOS SEM SABER AO CERTO QUEM É QUE ESTA DANDO AS ORDENS.O QUE SABEMOS QUE ESSA TRIBO DA DENGUE TEM MUITO CACIQUE PRA POUCO ÍNDIO.

  9. ANTES DE COBRAR QUALQUER COISA É NECESSARIO PAGAR O MÊS ATRASADO DOS AGENTES DE ENDEMIAS, O DECIMO DOS CONTRATADOS E OUTRA DAR BONS MATERIAS, COMO MASCARA, LUVAS E OUTROS SUPORTES QUE VENHAR COMPOR A UM BOM DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO.MULTAR CASAS COM REINCIDENCIAS DE FOCO DA DENGUE(CASAS ONDE ABASTECIMENTO DA AGUA SEJA PRECARIO, ESSE FICA INSENTO A TAXA DA MULTA.)TERRENOS BALDIOS CHEIOS DE MATOS E BURACOS,MULTA, CASAS ABANDONADAS COM TANQUE ABERTOS MULTA.PÓS UM AGENTE PASSA NA SUA CASA UMA VEZ A CADA 2 MESES, E DURANTE ESSE PERIODO VC MORADOR TEM QUE ZELAR.PROCURE SABER AI QUAL A EFICAZ DO PRODUTO, SE UM AGENTE TEM QUE PASSAR APÓS 15 DIAS DEPOIS DO USO DO REMEDIO E ISSO NUNCA ACONTECE.PÓS NÃO HÁ AGENTE O SUFICIENTE, E OUTRA CONTRATO EU SOU CONTRA, PORQUE CONTRA, NÃO PAGA,NÃO TIRA FERIAS E DEPOIS AMEAÇA OS CONTRATADOS QUEM ADERIR A GREVE É POSTO NA RUA, EM TÃO CONCURSO VANE O MAIS RAPIDO POSSIVEL, PARA DEIXAR DE HUMILHAR QUEM TANTO AJUDA .

  10. SECRETARIO CADER.ATE AGORA NADA.A DENGUE ESTAR UMA BAGUNCA TERRIVEL,SAO POUCOS AGENTES NO CAMPO SE TIVER MUITO E MINORIA. MUITOS FORAM DEMITIDOS POR PESSEGUICAO POLITICA DO SAFADO DO AZEVEDO.MUITOS SAIRAM SEM SALARIO,ESTAVA DEMITIDO DESDE DE NOVEMBRO,E TRABALHARAM ATER DEZEMBRO DE GRACA.CADER O MINISTERIO PUBLICO QUER NAO FEZ NADA,SEM RECISOES SEM NENHUM TANTAS INREGULARIDADE.MINHA SOBRINHA FEZ CONCURSO FICOU COMO SUPRENTES E CHUCA-CABRAR COLOCOU OS DELES QUEM NUNCA FEZ CONCURSOS NEMHUM E ESTAO COMO EFETIVOS,CADER O MINISTERIO PUBLICO

  11. CADER O NOVO CODERNADOR.AQUI NO FATIMA TEM,5 MESES QUE TRABALHARAM NA MINHA CASA COLOCANDO O LARVICIDA,LAVAMOS O TANQUE MAS NAO TEM JEITO.UM AGENTE MIM FALOU PORQUER NAO TEM AGENTE SUFICIENTE PARA SUPRIR A AQUELA AREA,VANE TA COMECANDO MAL,PORQUE A DENGUE E PRIORIDADE HOJE EM ITABUNA,E NADA FOI FEITO.O AGENTE TEM QUE PASSAR CADA 60 DIAS E ISSO NAO ESTAR ACONTECENDO POR FALTA DE AGENTE NA AREA, PAGAMOS NOSSO IMPOSTO E TEMOS DIREITO DE CIDADAES.VOU DENUCIAR AO MINISTERIO PUBLICO. EM ITABUNA A POPULACAO AUMENTOU NEM 40 NEN 30 AGENTE VAI RESOLVER O PLOBLEMA DA DENGUE NA CIDADE NAO.

  12. e essa prova que vai ser feita sem os agentes nem saber pq disseram que ia ser uma reuniao, isso e para demitir os agentes ou ja comecou a perseguição
    sera que prova vai resolver, tem que da condicoes de trabalho para os agentes os agentes nao tem nem material para trabalha, nem farda se que tem ainda querem exigir dos agentes. o salario de dezembro nem foi pago isso e um absurdo

  13. vane contratar pra quer,tem pessoas quer fizeram concursos que ficaram na suprensa porque no efetiva essas pessoas que fizeram , o concurso.tem muitos que fizeram o concurso foram trenados e muitos trabalharam ja.esses que trabalharam sao alguns contratados que o prefeito passou a perna e nao efetivou, eoutros quer sairam agora.assim acaba com isso de uma vez por toda ,de botar e tirar contratados ,e o campo ficar sem agente, pra nao dar o quer deu agora.sugestao

  14. nós agentes é que pagamos o pato com esses maus gestores, que nunca fazem nada, gilmar é que terminou de acabar com a dengue pense no cara que ñ fez nada, só bagunçou tirou os agentes das suas zonas e a cada dia coloca em um bairro diferente outros bairros estão sem visitas há 4,5 meses e ontem deixaram a entender que a culpa do índice está alto é dos agentes, o que eles ñ sabem ou finge que ñ sabem é que tem muitos agentes em outras funções completamente diferente é só fiscalizar e fazer o que é certo, espero que ñ seja mais um.desabafo

  15. dengue mata e eu como agente e mãe tenho mim preocupado e trabalhado muito nesse sol quente subindo e descendo ladeira e escada para que ñ tenha uma nova epidemia de dengue na cidade e ñ vai ter em nome de JESUS vamos orar para que ñ venhamos sofrer novamente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *