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Rui CostaRui Costa
 

Em Salvador, o sistema de transporte tornou-se caótico pela ausência de um sistema de transporte de massa que oferecesse um serviço de qualidade e pelo impacto de milhares de novos automóveis sem requalificação da infraestrutura viária.

 
As transformações socioeconômicas que o Brasil viveu na última década, com significativo crescimento da renda das famílias e a entrada de imensas parcelas da população no mercado de consumo de massa, afastando-as do limiar da pobreza e do consumo para a subsistência, tiveram, nos centros urbanos, como um efeito colateral negativo, a rápida deterioração das condições de mobilidade.
Em Salvador, o sistema de transporte tornou-se caótico pela ausência de um sistema de transporte de massa que oferecesse um serviço de qualidade e pelo impacto de milhares de novos automóveis sem requalificação da infraestrutura viária. Trajetos que antes se realizavam em 10 ou 15 minutos passaram a ter a duração de horas.
O Governo do Estado vem agindo para a melhoria da mobilidade em Salvador. O Complexo 2 de Julho trouxe solução definitiva para o acesso ao Aeroporto, à BA-526 e a Lauro de Freitas. A Via Expressa, maior obra viária urbana realizada no Brasil nos últimos anos, trouxe um grande alívio para os engarrafamentos das Avenidas Barros Reis, Heitor Dias e do Acesso ao Cabula, com os viadutos da Rótula do Abacaxi. Ela ligará – ainda em 2013 – a BR-324 ao Porto de Salvador, eliminando o tráfego de passagem de caminhões pesados no Acesso Norte e na Avenida Bonocô.
Inicia-se uma nova etapa de intervenções do Governo do Estado em Salvador com o lançamento do edital de licitação para a construção do Viaduto do Imbuí e das vias marginais da Avenida Paralela, no trecho Narandiba-Imbuí. Em fevereiro, começará o processo de implantação Viaduto de Narandiba, com a publicação do edital. O Complexo Viário Imbuí-Narandiba vai permitir o acesso direto do fluxo gerado na região do Iguatemi para os bairros de Narandiba, Tancredo Neves e Cabula. Dará maior fluidez ao tráfego no início da Avenida Paralela e facilitará o acesso ao Imbuí e à orla.
São obras que fazem parte das intervenções físicas para a implantação do metrô e podem ser realizadas neste momento por ter o Governo do Estado assumido a conclusão da implantação do metrô.
Esse conjunto de intervenções se consolidará com o lançamento do edital de concessão do Metrô, por meio de uma PPP, que permitirá a conclusão da Linha 1 ate Pirajá, e a implantação da Linha 2 até o Aeroporto, as duas se articulam na Estação Bonocô. A operação se iniciará antes da Copa do Mundo de 2014, e chegará ao Aeroporto antes das Olimpíadas de 2016.
Nos próximos meses, outras obras na área de mobilidade em Salvador serão lançadas através dos Editais de Ampliação e Implantação dos Corredores Transversais de Tráfego do Miolo, uma moderna malha viária ligará a Baía de Todos- os- Santos, na região da Suburbana, à orla Atlântica.
São obras que serão de responsabilidade do Governo do Estado, contando com recursos federais. Nos novos Corredores Estruturantes de Tráfego “Gal Costa-Pinto de Aguiar” e “29 de Março-Orlando Gomes”, está previsto que uma pista por sentido será destinada para o tráfego de ônibus, assegurando prioridade para o transporte coletivo.
Essas avenidas, juntamente com a ligação Lobato-Pirajá, permitirão um melhor acesso da população de Mata Escura, Cajazeiras, Fazenda Grande e adjacências e da Suburbana ao Metrô. Programados para operar de forma progressiva com ônibus tipo BRT, integrados ao Metro, reduzirão o tempo de viagem nos deslocamentos diários casa-trabalho, casa-escola.
O investimento total do Governo do Estado na mobilidade representa o maior volume de recursos já alocado em projetos em Salvador e na Bahia simultaneamente e será da ordem de cinco e meio bilhões de reais. Estou seguro de que a melhoria da mobilidade urbana em Salvador será um marco para o desenvolvimento futuro de nossa cidade, da Região Metropolitana de Salvador e da qualidade de vida na Bahia.
Rui Costa é secretário da Casa Civil do Governo da Bahia.

0 resposta

  1. É importante ouvir a palavra de Rui Costa, o homem que manda na Bahia, numa posição semelhante a em que esteve o José Dirceu (sem ilações sobre o mensalão).
    Um administrou o Brasil por 8 anos, e este, administra a Bahia à 7 anos. Ambos por absoluta inapetência dos titulares dos cargos. Lula e Wagner nunca foram chegados ao trabalho!…
    Mas sêo Rui Costa, já estamos no sétimo ano de governo, e só se ouve anunciação de novas obras. Quando é que o governo vai, ao menos, INICIAR uma delas, já que concluir não vai concluir nemhuma??/

  2. O secretário está equivocado quanto aos gargalos que dificultam a mobilidade urbana em Salvador. Novas vias já deviam passar por baixo dos morros há muitos anos; elevados de vários quilômetros já deveriam ter sido construídos, também, há muitos anos.
    Nada se faz! Nem neste nem em outros governos!
    O Rio de Janeiro conseguiu minimizar seus problemas de mobilidade urbana, primeiro, furando o chão e construindo mais de 20 túneis; depois com quilômetros de vias elevadas; e, por último, com as duas vias expressas existentes: Linha Vermelha e Linha Amarela. Além disso, dispõe de duas linhas de metrô e três de trens urbanos (Central do Brasil, Leopoldina e Auxiliar).
    Souza Neto

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