Tempo de leitura: < 1 minuto

marco wense1Marco Wense
Quem mais ajudou Aldenes Meira na eleição para a presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna foi o próprio Aldenes Meira.
O candidato do vice-prefeito Wenceslau Júnior era Jairo Araújo, do Sindicato dos Comerciários. Vale a lembrança que Jairo teve mais votos do que Meira.
Aldenes tem pretensões políticas. Sonha alto. Quer ser deputado estadual, federal e, quem sabe, prefeito de Itabuna. A vontade política de Aldenes preocupa Wenceslau e Davidson Magalhães.
A eleição para o Parlamento estadual fica na dependência de um bom trabalho no Legislativo municipal.  Do contrário, nem a reeleição.
BARÃO DE ITARARÉ
Nome de batismo: Fernando Apparício Torelly. Pseudônimo: Barão de Itararé. Criticava os políticos, na época do Estado Novo, com um gênio cômico sem comparação.
Segue algumas tiradas do Barão de Itararé: 1) “O voto é rigorosamente secreto. Só assim o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato”. 2) “Os vivos são cada vez mais governados pelos mais vivos”. 3) “O político brasileiro é um sujeito que vive às claras, aproveitando as gemas e sem desprezar as cascas”. 4) “O homem que se vende sempre recebe mais do que vale”.
Itabuna não tem um Barão de Itararé. Se tivesse, faria o maior sucesso. O saudoso Hélio Pitanga seria um autêntico Barão de Itararé.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

0 resposta

  1. Zelão, diz: – O tempo muda!
    Caro Wense;
    Permita que discorde, em parte, da sua avaliação sobre os critérios éticos e morais dos nossos políticos com relação as avaliações “pedagógicas” do barão de Itararé:
    1) “O voto é rigorosamente secreto. Só assim o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato”. 2) “Os vivos são cada vez mais governados pelos mais vivos”. 3) “O político brasileiro é um sujeito que vive às claras, aproveitando as gemas e sem desprezar as cascas”. 4) “O homem que se vende sempre recebe mais do que vale”.
    Nos tempos atuais ele diria:
    1) O voto deveria deixar de ser secreto. Só assim o eleitor teria vergonha de revelar o porque estava votando naquele candidato, mesmo sabendo que ele é ficha suja”.
    2) Os que pensam que são vivos, são cada vez mais enganados pelos mais espertos.”
    3) O político brasileiro é o sujeito que vive às escuras, lambuzando-se na corrupção, aproveitando-se das esperanças do povo.”
    4)O homem que se vende é um “laranja” que ajuda a enriquecer a quem o compra e por isso merece ser severamente punido.
    Assim, se formos avaliar o comportamento de muitos dos nossos políticos – com ou sem mandato – veremos que eles proliferam em Itabuna.

  2. Sobre o Aparicio Torelly, o Barão de Itararé – AQUELE QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO – quem quiser conhecê-lo, leia sua biografia no livro ENTRE SEM BATER, de Claudio Figueredo.
    Uma delicia de leitura.Além das espirituosas “tiradas” acima citadas, o APORELLY,estudava medicina e numa sabatina, perguntado sobre o significado das duas cobras que ornamentam o simbolo da medicina, respondeu:” É QUE MÉDICO COBRA QUANDO SALVA E COBRA QUANDO MATA.”
    Desistiu no meio do curso, dizendo qua a medicina resumia-se aos sulfatos e ao elixir paregórico.
    Fernando
    Ilheus\Ba

  3. O andar da Carruagem!
    Posso dizer que este Congresso Nacional Fechado é 10 vezes melhor para a sociedade Brasileira.
    Se o presidente do Senado Federal,representa a banda podre da sociedade!
    A Câmara dos deputados, Idem!
    À Assembleia Legislativa da Bahia,Idem
    À Câmara de Vereadores de Itabuna,não posso adiantar,pelo fato de não conhecer o Edil. Mas entretanto,posso-me adiantar,pelo currículo do partido do Edil,boa coisa o mesmo não pode ser!
    O governo Federal é carne e ouso do Lula da Silva,o mesmo esta sendo investigado por corrupção,seus companheiros de unha e sangue condenados por formação de ganster e roubando o erário público. A Sociedade Brasileira,só não é o próprio poço,pelo fato do Supremo Tribunal Federal existir o Ministro,Joaquim Barbosa. Este é o guardião da banda ótima da Família Brasileira.
    Outrossim, a companhando a caruagem pode também fechar a Assembleia legislativa da Bahia e de quebra a Câmara de Vereadores de Itabuna, as mesma fechada será 10 vezes melhor à sociedade Itabunense.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *