Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitos do sul da Bahia se reúnem amanhã, 18, às 9h, no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna, para discutir o processo de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba) e definir localização dos Colégios Universitários (CUs). No total, serão trinta colégios espalhados em municípios nas áreas de abrangência da Ufsba.
A reitora Dora Leal, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), também participará da reunião. O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), diz que o encontro marca o envolvimento dos municípios na construção do projeto transformar para a educação regional.
A ideia é acelerar o processo de instalação da Ufsba para que as aulas comecem em 2014. O processo mais adiantado dos três campi da universidade é o de Teixeira de Freitas. Itabuna ainda “patina” neste item. A comissão municipal criada pelo prefeito Claudevane Leite para cuidar do assunto levou propostas de áreas para instalar o campus, porém sem precisar tamanho de área, por exemplo. O andamento do processo aponta para reitoria em Itabuna e campus da Ufsba na área da Ceplac.

0 resposta

  1. no meu ponto de vista a Ufsba na área da ceplac vai deixar de ser de Itabuna pois se o ATACADÃO não faz parte de nossa cidade, e a CEPLAC fica depois da mesma, desta forma ela não faz parte de Itabuna e sim de Ilhéus

  2. Eu sou contrário à Universidade na área da CEPLAC/CEPEC, pois um Centro de Pesquisa necessita de privacidade, pois há estudos nas áreas de Genética, Entomologia, Fitopatologia (experimentos com o agente etiológico da vassoura de bruxa, por exemplo), Fisiologia Vegetal, Solos, Climatologia, e por aí vai, que não podem perder o controle, …!!!
    Já imaginou uma área, onde hoje o acesso é restrito (por mortivos óbvios), ser aberta para quem quiser entrar, de uma hora para outra, como é o caso de qualquer Universidade, …?!?!?!
    Será que ninguém pensou nisso, …?!?!?!

  3. Se fosse assim, onde há cada uma das unidades da EMBRAPA, sempre nós teríamos uma Universidade Federal lá dentro, …!!!
    E não é o que acontece, …!!!
    Isto por motivo de questões estratégicas, óbvias, de privacidade e biossegurança, …!!!
    Tomara que os nossos “egrégios pensadores” se lembrem disso, …!!!

  4. Vejo nesta questão pouco interesse das autoridade na resolução do problema (localizar área viável a implantação da UFSBA), mas se o problema girasse em torno de interesse deles já teriam resolvido. A região precisa de novos lideres, pois os que estão aí pouco faz ou se interessam em fazer e muitos deles envolvidos em escândalos com o erário público. Instalar a universidade na CEPLAC é uma estupidez e não merece comentários, pois é um órgão importante da região e para a cultura do cacau. O estado (O poder público) pode escolher uma área que seja viável e desapropriar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *