Tempo de leitura: < 1 minuto

Protesto contra Yoani Sanchéz no aeroporto de Salvador (foto Egi Santana / G1)

Após cinco anos tentando obter liberação para sair de Cuba, a blogueira Yoani Sanchéz finalmente conseguiu embarcar neste domingo, 17, em Havana, para uma “volta ao mundo em 80 dias” que começou pelo Brasil.
No aeroporto de Salvador, onde desembarcou às 8h50, a blogueira de 37 anos enfrentou protestos feitos por cerca de 30 militantes pró-Cuba, a exemplo da União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB. Segundo informa o site G1, cartazes acusavam Yoani Sanchéz de mercenária e de ser financiada pela CIA.
Editora do blog Geração Y, que critica o regime dos Castro, a cubana viajou para Feira de Santana em companhia do cineasta baiano Duda Galvão, que a recebeu na madrugada desta segunda em Recife. Também houve protestos na capital pernambucana.

0 resposta

  1. As pessoas que estavam protestando,deveriam ir morar lá,pois só assim eles iam ver como é a verdadeira Cuba.
    Só vendo para crer.
    Sem mais comentários.

  2. Que vergonha para o Brasil!
    Estas manifestações são financiadas pelo próprio governo do Brasil,o mesmo são carne e unha com a política autoritária da Ilha. Imagine a que ponto a sociedade Brasileira comunga com este gesto nocivo o que coloca o Brasil como uma republiqueta a serviço de país que cuja política de um pensamento único.
    Quem não se lembra, os dois jogadores de basquetes fugiram da opressão de Cuba para o Brasil,o governo petista devolveu os mesmos aos A gozes.
    O que não fez o mesmo com o facínora e assassino perigoso e terrorista do Cesares Battisti,o governo petista o acolheu no colo,para desonra e vergonha da sociedade Brasileira.

  3. Este povinho dos PCs estão mais atrasados do que telefone fixo.
    Não existe nada mais antigo do que culpar os estados unidos.
    “Yanque Go Home” é mais antigo que rascunho da bíblia.
    Vão procurar uma lavagem de roupa!!!
    A única coisa nova é comunistas gordos e com 5 milhões de patrimônio, tipo Alice Portugal e Zezéu Ribeiro.
    Fernando
    Ilheus\Ba

  4. Se os protestantes são favoraveis a CUBA e seu regime, então vamos envia-los para viver lá..
    Pq desse jeito é fácil, ficar de longe tendo acesso as regalias de uma democracia e criticar uma pessoa que vive sob regime autoritário que esta buscando a liberdade e a igualdade..
    Vamos enviar essa turma da UJS e do PCdoB pra viver lá..de repente eles conseguem alguma boquinha no governo de cuba..
    Yoani Sanchéz APOIADA!!!!!!

  5. Esses esquerdistas brasileiros são simplesmente nojentos, não, não, nojento chega a ser um elogio pra essa cambada de enganadores, eles são asquerosos, no Irã pessoas são apedrejadas até a morte em praça pública, no entanto, quando seu maior carrasco (Ahmadinejad) aqui chegou, o Lula e todos seus ministros babaram aos seus pés. Naquela época não houve nenhum protesto, mas quando são as vítimas desses carrascos que aqui chegam são tratados como criminosos, com certeza muitos brasileiros já se esqueceram do que aconteceu aos atletas também cubanos, no entanto os assassinos das FARCS e aquele terrorista italiano são tratados aqui com todas as honras, que um monte de cretinos agissem assim vá lá, mas o governo tomar parte nessa safadeza é um dos piores crimes.
    http://www.coturnonoturno.blogspot.com.br/2013/02/cuba-infiltra-agentes-no-brasil-para.html

  6. Agora que a mercenária cubana vai poder viajar, com tudo pago pelos Estados Unidos, (senão quem paga suas despesas?)ninguém vai mais dar importância ao que ela diz.
    Acabou-se o encanto, venal!

  7. Interessante! se ela ( Yoani ) esta errada; então porque tantos Cubanos querem sair da Ilha de um tal Fidel. Talvez ela sirva pra nos alertar de quanto se faz necesário não permitir que o poder perpetue nas mãos de alguns partidos politicos com ideologias pseudo Socialista, onde uma vez implantado venha tolher direitos idividuais conquistados por uma nação. Com o auxilio de muitos integrantes de tais partidos; sim! mas tambem de um Povo, que ainda, mesmo não sabendo utilizar o poder que tem nas mãos, a cada dia caminha errando e acertando até que a perfeita consciência lhes toque.

  8. Como tudo na vida é um ciclo, mas algumas coisas degeneram por durarem muito, …!!!
    Este é o caso do regime cubano, …, que no início foi benéfico, pois revolucionou a educação e a saúde, mas por perdurar muito, hoje está causando males à sociedade cubana, …!!!
    Cuba deixou de ser quintal e prostíbulo de americano, mas está se transformando numa república de miseráveis, …!!!
    Assim como a China e a Rússia, Cuba precisa de uma injeção de capital externo, …!!!

  9. Percebe-se que os dementes leitores da Veja entre outras porcarias, que nunca foram ao país caribenho, são meros papagaios.
    Pobres reacionários que nada sabem dos avanços que a revolução cubana trouxe para o povo.
    Esses capitalistas terceiro mundistas, que se comprazem com pequenas posses e uma tumba no cemitério desconhecem, por exemplo, que a expectativa de vida dos cubanos ultrapassa a dos norte-americanos e dos tupiniquins.
    Continuam com o surrado discurso contra os socialistas enquanto estão morrendo ao modelo do burro em busca da cenoura.
    Fidel Castro já está na galeria dos heróis da humanidade, enquanto vocês, obscuros e obtusos, serão rapidinho esquecidos, até pelos familiares que os toleram.

  10. Os falsos “esquerdistas” tem por objetivo chegar ao poder e destruir a democracia. O único governo que eles aceitam é o exercido por eles mesmos.

  11. SR RICARDO SEIXAS, O SENHOR DEVERIA VIAJAR PARA CUBA E VER A REAL SITUAÇÃO DO POVO CUBANO AO INVÉS DE FALAR DE FIDEL CASTRO COM HEROÍ DA HUMANIDADE. VÁ LÁ , CONVERSE COM A POPULAÇÃO . SOU CONTRA QUALQUER FORMA DE AUTORITARISMO, VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, ETC. VISITE CUBA ANTES DE FALAR ASNEIRAS.
    É LAMENTÁVEL QUE O POVO BAIANO FAÇA PARTE DESTE TIPO ESPETÁCULO TÃO BAIXO. UM POVO QUE TEM NA SUA HISTÓRIA PERSONAGENS QUE LUTARAM CONTRA A ESCRAVIDÃO E A OPRESSÃO.
    PIMENTA PUBLIQUE TAMBÉM O MEU PONTO DE VISTA, AFINAL VIVEMOS NUM PAÍS DEMOCRÁTICO E ” LIVRE “.

  12. SEU PIMENTA , QUERO VER AS NOSSAS OPINIÕES EXPOSTAS NA FRENTE DA NOTICIA NO BLOG A FAVOR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DA LIBERDADE, AFINAL VIVEMOS NUM PAÍS ONDE AS OPINIÕES PODEM SER DIVERGENTES, CONTRADITÓRIAS , MAS TEMOS O DIREITO DE EXPOR NOSSO REPÚDIO AO ACONTECIMENTO COM A BLOGUEIRA YOANI SANCHEZ. ESTOU AGUARDANDO A PUBLICAÇÃO.LEMBREM -SE BLOGUEIRA.
    OBRIGADA.

  13. “Pobres reacionários que nada sabem dos avanços que a revolução cubana trouxe para o povo.”
    Cuba foi mesmo referência em educação e saúde no início do governo de Fidel Castro. Mas o próprio regime começou a desgastar o país ao passar das décadas. Mais de 50 anos depois, os cães ainda não querem largar o osso (com o perdão da analogia!).

  14. Se Yoani Sanchez foi “cooptada pelo elitista império capitalista norte-americano”, ao menos ela está tendo alguma ocupação. E os fidelistas que se deram o trabalho de chegar ao aeroporto so para xingar a blogueira?

  15. ERRATA
    Onde se lê: “E os fidelistas que se deram o trabalho de chegar ao aeroporto so para xingar a blogueira?”
    Em verdade, lê-se: “E os fidelistas que se deram o trabalho de chegar ao aeroporto só para xingar a blogueira?”

  16. Se Cuba é mesmo esse paraíso todo de que os esquerdistas tanto falam (e usam como argumento para se julgar superiores a quem “não lerem Veja e outras porcarias”), por que todo ano vários cubanos tentam deixar o país natal?

  17. Peraí… ao longo da história temos inúmeros exemplos de povos que lutaram por sua soberania, por sua liberdade, por seus direitos e pela democracia. Quer um exemplo básico? brasil (letra minúscula justificada). Inclusive considero nossas lutas exemplo a qualquer povo. Afinal, tivemos que lutar por tudo.
    É latente as marcações históricas de que em nossas lutas, como exemplo as Diretas Já (luta brasileira pelo direito de escolher seu representante), era possível observar (imagens e vídeos de arquivo) que o partidarismo foi rompido e o interessante era a vitória do povo por um estado democrático de direito pleno ou algo próximo disso (o direito pleno no brasil é questionável até hoje). Enfim, em nomenclatura já contemporânea podemos citar PMDB, PDT, na figura do saudoso e excelentíssimo Senador ACM o DEM de hoje, PSDB entre outros comungando a vontade dos brasileiros em escolher o seu presidente e além mais por fim a repressão política, muito mais importante.
    Hoje, com toda mudança de concepção política mundial devido a intensa comunicação social globalizada temos inúmeros exemplos de solidariedade política entre os povos. Somos grandes representantes deste ‘estender de mão’ às causas de nossos irmãos de outros países. A Paquistanesa que luta contra a repressão do Talibã, apoio ao Dalai que luta pelo fim da repressão chinesa no Tibet, Expulsão do Paraguay no MercoSul pela ruptura do estado de direito que não deu chance de defesa a Lugo e o destitui da presidência, ‘Haiti minha gente!’ país sofrido onde mantemos uma MINUSTAH, missão de paz, para garantir àquele povo o mínimo de dignidade humana. O que diferencia a luta destes citados da luta de Yoani Sanchez? Não é claro que ela luta por um direito do povo Cubano de escolher o que querem de seu País? Ou, virão agora me dizer que ela está sendo financiada pelos USA?
    ‘Causa-me espécie’ ver como essa ativista política é execrada por representantes políticos em nosso país. Deixando o formalismo de lado – Causa-me nojo ver como representantes do povo brasileiro, políticos, parlamentares se enquadrilham para bolar um dossiê contra alguém que luta pelo seu povo. Meu Pai! Será que eles sofrem de amnésia política? Ou a luta da Yoani não se assemelha a nossa? Será que Che, símbolo da liberdade política Latina, representa mesmo o sistema autoritário e massacrante de Fidel? O povo Cubano está bem? E porque estão presos na Ilha? E se estão bem, por que fogem?
    Rapaz parem de procurar chifre na cabeça de cavalo, financiamento americano em tudo e tentem enxergar o financiamento de ignorância que vocês ativistas contrários a Yoani estão recebendo. Será possível que isso não é claro?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *