Tempo de leitura: < 1 minuto

médicoPacientes se queixam da demora no pronto-atendimento dos hospitais Calixto Midlej Filho e São Lucas, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A provedoria se defende e diz que tem tentado corrigir o problema com a contratação de médicos. Porém, não existem profissionais disponíveis no mercado que aceitem a remuneração para plantonista, embora a instituição garanta complementar os valores normalmente pagos pelo SUS – e considerados defesados pelos profissionais.

0 resposta

  1. E tem Diretor Presidente no Hospital de Base reclamando que tem médico ganhando muito.
    No Base tem médico que entra na sexta-feira e somente vai para casa na segunda pela manhã, retornando no meio da semana para novos plantões. Quero ver quem é o medíco que trabalha no Base ganhando o que manda a tabela do SUS ou com o salártio da prefeitura, quer ver
    O Seu Pimenta deveria pedir ao Presidente do Hospital de Base copias dos contracheques de alguns medicos para serem comparados com os medicos da Santa Casa, isso sim ele deveri afazer.

  2. Por que espanta os médicos? E o que falar dos enfermeiros e principalmente técnicos de enfermagem da ex Santa Casa de Misericórdia; visto que, tem uma alimentação terrível, tem horário militar para comer a gororoba, depois se um deles ficarem doentes ou passarem mal e não for em serviço não poderão ser tratados na ex Santa Casa que de Misericórdia há tempo não tem nada.
    Enfim, saudades de quando realmente ela cumpria em toda função o seu sobrenome:s.f. Sentimento de pesar ou de caridade despertado pela infelicidade de outrem; piedade, compaixão.
    Ação real demonstrada pelo sentimento de misericórdia; perdão concedido unicamente por bondade; graça.
    Antigo. Local onde os doentes, órfãos ou aqueles que padeciam, eram atendidos.

  3. Se a remuneração espanta os médicos, os preços dos planos de saúde, remédios, transporte ,literalmente matam os usuários.
    Há o sacrifício e demora pra ser atendido, e quando recebe-se a conta da farmácia o cidadão sofre um enfarto!

  4. Sim, o valor pago aos plantonistas da Santa Casa está mesmo defasado. Há anos esse valor não se altera, apesar do salário mínimo subir constantemente, apesar da inflação, apesar de tudo.
    Até mesmo na região do recôncavo, que é mais atraente para o profissional médico se instalar, tem maior quantidade de médicos por metro quadrado. Lá, onde há maior disponibilidade de profissionais, mesmo assim se paga melhor. Mas infelizmente, estamos falando da região cacaueira, falida, cheia de pessoas que comem angu e arrotam lagosta. Não têm dinheiro e querem comer caviar. Exigem. Fazem confusão. Querem que o Hospital Calixto Midlej Filho seja o Sírio Libanês.
    Se uma política de valorização do médico plantonista não for implantada com urgência, se as condições de trabalho nestes plantões não melhorarem drasticamente, a situação tende a piorar até mesmo a curto prazo.
    Porque há certas ofícios cujo nível de estresse é tamanho que não vale a remuneração que se paga.
    A maior parte da população que vai para aquele Hospital São Lucas, por exemplo, não deveria estar ali. Dores de barriga que já vem há semanas, dores de cabeça leves, gente que tosse há mais de 1 mês, gente querendo pedido de exame, gente dando piti porque brigou com o namorado e chega achando que vai morrer… Estes são os que mais fazem confusão e barracos, desviando a atenção que deveria ser dada para aquele senhor quietinho ali no canto, sem perturbar ninguém, mas que está infartando.
    Todos estes que não são urgência, deveriam ir para uma unidade básica de saúde. Mas parece que isto não funciona por aqui. Quase todos dizem que não há médicos nas unidades. Que não se consegue exames. Que remédios estão em falta…
    Daí procuram o Hospital, esperando que todos os seus problemas sejam resolvidos. E claro, todos acham que os seus problemas são urgentes.
    Mas aquilo ali, é para urgência e emergência. É para quem realmente precisa. Algo difícil de ser entendido pela maior parte da população egoísta, ignorante e historicamente desassistida pelos sucessivos governos municipais amadores desta terra.
    Ser plantonista da Santa Casa de Itabuna, não é para qualquer um. Frequentemente novos médicos se arriscam a experimentar este trabalho e percebem que o nível de complexidade das demandas ali apresentadas é tamanho, geram um estresse tão grande, que percebem que não compensa ficar. Poucos são os recém-formados que se atrevem a ir para aquela guerra, que é a rotina do pronto-socorro destes hospitais e preferem ir para hospitais menores, em cidades pequenas e afastadas, para de lá encaminhar pacientes graves quando a situação apertar…
    Os poucos plantonistas que ainda restam ali talvez não suportem por muito tempo a pressão de multidões de pessoas fragilizadas, que não admitem esperar, que consideram o seu problema como o mais grave e urgente de todos, por mais banal que seja. Que superlotam o hospital na segunda-feira querendo atestado para dar álibi ao próprio ócio. Que querem invadir o hospital na marra, gritar ou chamar a imprensa marrom. Que esmurram a porta do consultório médico, como se ali fosse a porta do brega, como se lá dentro estivesse uma vagabunda a jogar paciência no computador. Fazem isso porque sabem que aquela espelunca não tem segurança. Que os funcionários da Giro (empresa de segurança privada), diferente dos policiais da PM, são os primeiros a desaparecer quando alguém ali fala mais alto. E pelo que eles ganham, pelas garantias que eles tem, eu mesmo nem os culparei…
    Plantonistas de um hospital frequentemente lotado, que ainda recebem encaminhamentos de pacientes graves, vindos de outros municípios, sem contato prévio algum, sem nenhuma regulação, e não tem onde os colocar. E a julgar pela confusão que os acompanhantes fazem para querer entrar com eles na marra, em breve se verá também estes pacientes no chão, que é o único lugar que lhes restará.
    Plantonistas que se não conseguirem resistir ao clima hostil que se instala nesses ambientes, podem facilmente errar alguma conduta. Podem perder a cabeça com algum paciente e no dia seguinte (ou em alguns casos no mesmo dia), estarão sendo comentados nos blogs, nos jornais… Que adoram este tipo de notícia, porque atrai público.
    Plantonistas que têm que se dividir entre atender este caos que é o pronto-socorro, atender as intercorrências do resto do hospital (cheio de pacientes graves internados), e ainda examinar minuciosamente e prescrever os pacientes da ala intermediária (boxes), nos finais de semana, porque a Santa Casa não pagou ninguém para fazer isto.
    Plantonistas que observam a demanda de pacientes aumentar a cada dia, mas que também observaram o quadro de técnicos de enfermagem e enfermeiros destes hospitais ser reduzido de um ano para cá, num contra-senso que só a lógica perversa do capitalismo explica.
    A região está mesmo tão falida, que muito desta mesma lógica se aplica aos atendimentos de convênio e particulares, no Hospital Calixto. Ou você acha que está livre dessas coisas, porque tem dinheiro?
    Você sabia que aqui nesta roça chamada Itabuna, se você tiver um AVC (popular derrame), doença tão comum e que mais mata neste país, é provável que fique com sequelas para o resto da vida não importa quanto dinheiro você tenha? E sabia que se fosse atendido no Hospital São Rafael, em Salvador, você receberia a única medicação aprovada para o tratamento de AVC, e que não tem aqui? E que poderia ficar sem sequelas? Você já parou para imaginar que isso pode acontecer com seus familiares, a qualquer momento, com dinheiro ou sem dinheiro?
    Pois é, seu Pimenta.
    Um município tão grande, que caberia várias UPA’s (unidades de pronto atendimento), mas não tem nenhuma. Os pacientes do SUS que precisam de atendimento clínico de urgência, só tem um lugar para ir, que é o Hospital São Lucas. Porque fogem do Hospital de Base como o diabo foge da cruz. E este próprio HBLEM via de regra recusa os pacientes clínicos, alegando que só atendem trauma, e que não dispõem de recursos para atender aqueles casos. Se o paciente chega lá vindo do São Lucas, é mandado de volta. Porque entre estes hospitais, parece haver birra, ao invés de cooperação. O HBLEM sempre se esquiva, ao dizer que não tem nada, que não faz um eletro, que não tem nem termômetro para checar se alguém está com febre ou não. Mas na maioria dos casos, é mera desculpa. O Hospital de Base poderia desafogar em muito a situação destes pacientes clínicos, mas em muitas vezes se recusa de forma totalmente injustificada, deixando todo o ônus para o São Lucas. Mas isso eles não divulgam na imprensa.
    Um município que sofre com a roubalheira escancarada, com o favorecimento pessoal, com os cabides de empregos. Que não recebeu recursos da gestão plena porque nem os da gestão básica estavam sendo aplicados corretamente. Para que gestão plena? Para um bando de gatunos que estavam aqui enriquecerem ainda mais? Todos sabiam porque a gestão plena não chegou durante o governo de Azevedo. O que fizeram com o recursos da gestão básica, se nem os postos de saúde funcionam como deveriam?
    Amigos profissionais de saúde… pulem fora, enquanto é tempo.
    População… reivindiquem seus direitos na prefeitura, que é o local certo para isso e mudem a realidade!
    Imprensa… conscientizem-se do seu papel de defender a população contra a politicagem barata que tem nos assolado por tanto tempo, ao mostrar a realidade nua e crua. Mas tenham em mente que os profissionais de saúde são tão vítimas quanto a população.
    Luz e sabedoria a todos!

  5. Senhor PIMENTA,
    Já faz é tempo que a “Santa” Casa deixou de ser de “Misericórdia”. O que falar de uma Instituição que tem na sua emergência uma RAMPA onde são medicados os seus pacientes( diga-se de passagem: Conveniados ou particulares). A UNIMED que é presidida por Drº Silvio Porto faz vista grossa para o fato , o PLANSUL que é o plano de saúde da Instituição não tem interesse de resolver o problema e a CASSI e demais planos de saúde são complacentes com tudo isso!!!
    A população tem que acordar e reivindicar os seus direitos. A “Santa” Casa tem que estar sob a égide do Controle Social(verdadeiros representantes da sociedade) e não de um grupo que só visam intere$$es individuais em detrimento do coletivo. Afinal, o dinheiro público( do contribuinte) é repassado para a referida Instituição para que a mesma preste uma boa assistência à Saúde da população!!!!
    Colegas Médicos vamos lutar pela valorização da profissão!!!!!

  6. Quero aqui parabenizar a Mariana pela leitura que faz da saúde como um todo, entretanto, existem pequenas coisas que ela não tem o devido conhecimento para falar. Tenho um pequeno conhecimento e tentarei aqui complementar sua análises. Aqueles que não sabem fiquem sabendo que a Santa Casa igual ou melhor que qualquer hospital famoso de Salvador, ou seja, paga por plantão de 12 horas o valor de 850 reais livre mais os atendimentos de convenios e particulares que houver que média pode mil e poucos reais. Assim sendo, um plantão de 24 horas chega a 2 mil e poucos reais. Pergunto: Qual é o hospital da bahia que paga isso. Creio isso não é problema da saúde de Itabuna, e sim, o seu atendimento básico que não funciona há anos, os repasses do Estado chegam com demoras citamos por exemplo a última greve do HBLEM, façam uma visita as unidades de saúde pela manhã e vejam quantos médicos estão trabalhando, se tem medicamentos,etc… O pessoal precisam saber que Hospitais como o HBLEM, São Lucas e Calixto são portas abertas para Urgência e Emergência. Podem ter certeza que o atendimento seria bem melhor e que muitas vidas seriam salvas. Itabuna precisa fazer um PLANEJAMENTO para saúde. Falar de saúde é muito fácil, mais fácil ainda é criticar sem ter conhecimento nenhum. Vamos ajudar a Dr Paulo no HBLEM, a Santa Casa e ao nosso Preifeito VANE. Reflexão antes de falarem bobagens.

  7. É um absurdo o que acontece nesses hospitais e o pior a culpa sempre recai sobre os médicos!!Dona Julia Nascimento a senhora é cega?????Va ate os hospitais e veja por si mesmo!!!!

  8. E os pobres dos professores o que dizem sobre o salário deles, se foram eles que fizeram a profissao de médicos, etc.
    médicos trabalham em vários lugares e professores não tem essa mordomia.
    Eles são ultra bem remunerados.

  9. julia nascimento não diga o que não sabe.Não sou medico,mais sei o que está acontecendo.Um resumo do que foi dito em comentários acima.A falta de atendimento(real e de qualidade) na REDE BÁSICA DE SAÚDE .Os recursos foram desviados,não só em Itabuna,mas em Ilhéus e outras cidades da região,e,na maioria das cidades interioranas do nordeste(ou talvez no Brasil?).Os recursos chegam,mas…..

  10. DONA MARIANA A SAÚDE DE ITABUNA NÃO É DIFERENTE DE TODO O BRASIL É CASO DE POLICIA E MINISTÉRIO PÚBLICO. NÃO CONCORDO QUANDO DIZ QUE POR QUALQUER MOTIVO AS PESSOAS PROCURAM O HOSPITAL SÃO LUCAS. ELES VÃO PROCURAR QUANDO ESTIVER NO CAIXÃO? PELO QUE SEI MORTO NÃO FALA!!!

  11. OS COMENTÁRIOS DE MARIANA TEM REALIDADES ACEITAS MAIS PECOU EM ALGUNS PONTOS!
    O HOSPITAL SÃO LUCAS NÃO ATENDE UM CASO DE CEFALÉIA-DIZ QUE É NEUROLOGICO E MANDA PARA HBLEM; QUANDO TEM CASO DE INSUFICENCIA RENAL CRONICA TAMBEM NÃO QUER ATENDER E QUER MANDAR PARA HBLEM; FECHA A PORTA QUANDO TEM SOMENTE UM MÉDICO CLÍNICO, NO HBLEM SEMPRE SÓ HA UM PLANTONISTA CLÍNICO; SABEM QUANTOS ATENDIMENTOS SÃO REALIZADOS NO HBLEM EM 12H( APROXIMADAMENTE 100) ISSO É POUCO DONA MARIANA?
    A SANTA CASA É UM CASO A PARTE, E QUERO CONHECER O MÉDICO QUE RECEBE 2000 EM UM PLANTÃO, POR FAVOR NOMES!!
    OUTRA COISA MÉDICO É UM TRABALHADOR ESPECIALIZADO, SENDA ASSIM TEM QUE EXECUTAR SUAS FUNÇÕES COM TRANQUILIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO, ELE TRABALHA COM VIDAS EM UM MOMENTO CURTO, CRÍTICO!!!
    RESPEITEM O MÉDICO, VALORIZEM POR QUE SEMPRE ELE ESTÁ MANTENDO SERVIÇOS PRECÁRIOS, SE EXPONDO PARA MANTER A POPULAÇÃO ASSISTIDA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *