Tempo de leitura: < 1 minuto

Sem salários, Trabalhadores do Hospital Coci deflagram greve (Divulgação)
Sem salários, Trabalhadores do Hospital Coci deflagram greve (Divulgação)

Persiste a crise no atendimento a usuários do SUS em Ilhéus. Sem receber há três meses, os prestadores de serviço não sabem mais a quem recorrer para manter serviços e pagar funcionários. Apenas o Hospital Geral Luiz Viana Filho, que é público, está atendendo pacientes pelo SUS, segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi).
Ontem, trabalhadores do Hospital Coci entraram em greve por tempo indeterminado por falta de pagamento de salário. “Até agora não pagaram nada dos valores acordados em um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] firmado no Ministério Público estadual”, afirma o presidente do Sintesi, Raimundo Santana. “Os hospitais estão desabastecidos e os funcionários indo para três meses de salário em atraso”, completa.
O município alega dificuldades em pagar aos fornecedores por falta de certidão negativa de débito e a necessidade de autorização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para quitar a dívida com estes credores sem multa.

7 respostas

  1. ESTOU PRECISANDO FAZER UNS EXAMES URGENTE DE LABORATORIOS PRESTADOR DE SERVIÇOS A PREFEITURA E NÃO CONSEGUI ATÉ HOJE E ESTE JABES RIBEIRO AINDA VEM FALAR DO GOVERNO DE NEWTON,ME AREPENDIR EM NÃO TER VOTADO EM CARMELITA.QUE DECEPÇÃO JABES.

  2. TANTO OBA OBA, QUANDO GANHOU AS ELEICOES E TAI AI A SITUACAO TRISTE QUE NOS ENCONTRAMOS……….
    JABES RESOLVE LOGO… QUE NINGUEM AGUENTAR MAIS TANTA INCOMPETENCIA……..

  3. Agora são dois hospitais em Ilhéus com os funcionários em greve por falta de pagamento dos salários. A greve dos trabalhadores iniciou no hospital São José e agora também na COCI, um hospital de pequeno porte com 70 funcionários e uma folha de pagamento de 120 mil reais que está sem receber da prefeitura 735 mil reais referentes aos serviços prestados nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
    O bloqueio do pagamento dos serviços aos prestadores impõe um caos no atendimento aos serviços de saúde de media e alta complexidade a população. As demais instituições conveniadas ao SUS também vivem o mesmo drama.
    A remuneração do SUS para procedimentos, consultas, internamentos e outros serviços é deficitária, não da para cobrir os custos com os impostos federais, estaduais, municipais e os fornecedores. É necessário contra partida ou uma compensação financeira da gestão municipal sob pena da população fica sem assistência medica hospitalar.
    Todos grandes municípios subsidiam ou complementam a tabela do SUS por saberem da sua defasagem. Porque Ilhéus tem problema de entender essa questão?

  4. mais segundo informações a COCI,só esta atendendo quem tem dinheiro pois tudo é pago até consulta,dizem que só um pediatra,porém muito que é o doutor Olissandro que é do SUS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *