Tempo de leitura: < 1 minuto
Procissão de São José foto Thadeu Brasileiro
Procissão reuniu milhares de fiéis católicos nesta terça (Fotos Thadeu Brasileiro).

Milhares de pessoas participaram da tradicional procissão em homenagem a São José, nesta terça, 19. O santo é o padroeiro de Itabuna. O evento reuniu fiéis e políticos, dentre eles o vice-prefeito Wenceslau Júnior, que representou o prefeito Claudevane Leite, que, por ser evangélico, não participou do evento.

Os fiéis percorreram as principais avenidas da região central de Itabuna e encerraram a procissão na Catedral de São José, com a bênção do Santíssimo Sacramento em celebração do bispo diocesano Dom Ceslau Stanula.

Luís Sena (cabelos brancos), Davidson e Wenceslau conversam em procissão (Foto Thadeu Brasileiro).
Luís Sena (cabelos brancos), Davidson e Wenceslau conversam em procissão (Foto Thadeu Brasileiro).

35 respostas

  1. Ele é prefeito da cidade, não deve se excluir das suas responsabilidades. Porém, o ciadão Claudevane tem o direito de escolha religiosa. A cidade de Itabuna não tem religião oficial.
    Ou na verdade ele estava com medo das vaias?

  2. Como aqui em Itabuna,tudo vira uma celeuma!
    Eu não perdi uma caminhada com então candidato a prefeito de Itabuna,Vane! Lembro-me,pelas caminhadas nos quatro canto de Itabuna,Vane visitou casas que cultua a religião o Candomblé e o mesmo foi bem recebido. Esta religiosidade é a maior riqueza que fora deixado pelos nossos irmãos escravos que tanto contribuíra para riquezas do Brasil e este país é o que é devemos agradecer aos negros! O que eu não via nestas caminhadas era a presença do então vice prefeito. O mesmo hoje se tornara uma presença constante nos eventos,como a lavagem do beco e agora a missa em homenagem ao padroeiro de Itabuna.
    Portanto,nestes dois eventos a presença do prefeito só iria enriquecer o ambiente!
    Todavia,eu não sei o que se passa à cabeça do prefeito Vane,contudo,penso que está cometendo um erro,fazer esta discriminação em evento social ou religioso. Deus ama cada um de nós,somos todos seus filhos.Jesus ama o coração!
    O prefeito é de todas as religiões,o mesmo poderia por fim a esta celeuma!

  3. Engraçado! O prefeito não foi a procissão porque é evangélico?
    Mentira! Ele não foi porque é político e é mentiroso como tal, e como é q ele quando era candidato foi várias vezes pedir votos
    a Dom Ceslau Stanula na igreja católica! Alguém pode me explicar isso por favor? O prefeito de uma cidade tem q participar dos eventos importantes de uma cidade, o povo evangélico votou nele mais também muitos católicos como eu, o governador da Bahia é judeu e nem por isso deixa de participar dos eventos afros e católicos da Bahia. Estou triste com vc Vane.

  4. A turma que esteve na procisão é a mesma que estava na lavagem do boco fuxico. Mudou uma ou outra pessoa ( O bispo e alguns padres)

  5. Esse era um ato de devoltos de São José e só deveria estar ai os devoltos e não todos os tipos de pessoas,porque estes que aparece na fotos ai são comunistas ATEU.
    Então o prefeito agiu bem em não esta no meio deles, pois em campanha o prefeito prometeu foi fazer um governo sério e não participar de todos os atos religiosos.Nunca vi um prefeito participando de ato evangelico e nunca vi um evangelico reclamndo por isso.Então essas pessoas que criaram essa celeuma estão procurando criar um assunto politico afim eleitoleiro contra o prefeito Vane. Entre esse estão as !VIUVAS! DOS EX.
    Emanoel Alves.

  6. Ao que parece nenhum dos dois estava rezando.
    Mas, não se fazem mas comunistas como antigamente, no meu tempo eles eram ateus, cantavam o hino da internacional comunista e comiam criancinhas.

  7. Antes da eleições, ele visitou o Bispo e foi a vários eventos religiosos de vários credos. Hoje, ele se afasta. É o poder subindo à cabeça.
    Me aguarde, Vane !

  8. Não fiz campanha para o Prefeito Vane e no período eleitoral, sempre argumentei que Jussara, a minha candidata, faria uma boa admnistração, por várias razões. Mas, no dia da eleição, ao sentir que Azevedo poderia ser reeleito – o que seria o caos do caos – optei por votar no prefeito atual. Sou evangélica, aliás, não gosto desse termo, hoje banalizado, pelo péssimo exemplo de muitos, que nessa condição, têm evergonhado o Evangelho de cristo e por isso, prefiro ser chamada de cristã, por optar pelos ensinamentos de Jesus e entender que Ele morreu na cruz do Calvário, garantindo-me com o seu sangue e com registro na Bíblia, o meu passaporte para os céus, mesmo sem que eu tenha qualquer mérito para tal, pois sou pecadora como todos. Só pela Sua Graça. Somente pelo Seu amor. Também penso que somente pelo fato do individuo ter a alcunha de “evangélico” não é garantia para ser um bom gestor. Portanto, essa polêmica em torno do Prefeito Evangélico ou do Evangélico Prefeito, antes de mais nada é preconceituosa e inoportuna. Itabuna já teve prefeitos católicos (alguns convictos, outros de fachada), ateus, umbandistas, etc , os quais jamais tiveram os seus nomes atrelados à religião que professavam. Creio que, o Prefeito Vane, quando decidiu não participar de uma procissão, que contraria os preceitos da Palavra de Deus, que em vários momentos afirma: “não façam para vocês, imagens de escultura”, “maldito quem as faz e quem as adora”, abominando assim, qualquer manifestação de culto que não seja dirigido à Trindade Santa (PAI, FILHO e ESPRÍTO SANTO), apenas declara sua opção religiosa e sua crença na Bíblia, como Palavra de Deus. E se o Prefeito, não apresentar testemunho de cristão, no trato, na palavra e nas ações – também escritas na Bíblia, como preceitos – jogará por terra essa opção e também terá a rejeição de Deus, que não aceita dubiedade e nem religiosidade, seja ela qual for, mas um coração íntegro, fiel e um verdadeiro adorador.

  9. 19 de Março é feriado na Igreja Católica ou na cidade de Itabuna? São Paulo já Dizia tudo posso mas nem tudo me convém, e conviria sim a Vane está ali junto a milhares de eleitores que mesmo professando outra fé votou nele….ninguém estava pedindo a ele para se converter ao catolicismo…na missa de posse do Papa francisco estavam presente lideres religiosos das mais diversas religiões mundiais….isso não leva ninguém ao inferno.
    infelizmente a intolerância religiosa é um perigo para a humanidade…não achava que Vane era assim… o homem que soube ir a catedral São José pedir apoio do Bispo foi indigno de abrilhantar junto com o povo da cidade que ele lidera uma festa cristã “diferente da dele” mas não satânica. E bom lembrar que Jesus mesmo sendo Santo buscava sempre está no meio dos pecadores e não dos santos…se o prefeito pensa que é melhor que os católicos que estivesse em nosso meio rezando e pedindo a Deus “nossa conversão.

  10. VANE SIGA O EXEMPLO DO GOVERNADOR WAGNER
    EDMUNDO:
    Govenador Jaques Wagner é com satisfação que voltamos a nos encontrar em nosso programa semanal. Tudo bem, governador?
    GOVERNADOR JAQUES WAGNER:
    O prazer é sempre meu de conversar com você Edmundo, e com todos vocês que nos acompanham por mais esse Conversa com o Governador.
    EDMUNDO:
    Nessa segunda-feira, o senhor participou da cerimônia de implantação do combate ao racismo e a intolerância religiosa. Qual a importância de uma ação como essa governador?
    WAGNER:
    Edmundo, no mundo moderno e principalmente nós aqui na Bahia que temos essa pluralidade religiosa, pluralidade cultural, pluralidade étnica, é combater qualquer forma de discriminação, de racismo ou de preconceito. Então para mim é uma alegria receber a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Seppir, que é a nossa ex – secretária Luiza Bairros, junto com o secretário Elias, para fazermos esse lançamento da rede de combate ao racismo e a intolerância religiosa. É um investimento na parceria Governo Federal e Estadual, de Hum milhão e trezentos e cinqüenta mil reais, e como eu lhe disse, será mais uma ferramenta, mais um instrumento para que a gente esteja sempre alerta, divulgando sempre a conscientização das pessoas contra qualquer tipo de intolerância, e portanto, eu como um democrata, como um defensor, porque nós temos que a cada dia nos abraçarmos mais à sociedade evitando qualquer tipo de preconceito, acho que essa é uma marca importante para nossa querida capital Salvador, para o nosso Estado, e para o Governo Federal também.

  11. É uma pena Vane, estou decepcionada com você, esta perdido despreparado para governar uma cidade como Itabuna com 1001 problemas, uma assessoria pessíma. Quando você foi de porta em porta atrás de voto, não perguntou aos eletores se eles eram, evangelicos, católicos, candomblezeiros ou espiritas, foi o voto desses que ti elegeu Prefeito. o Sr. é um representande do povo.
    Por isso penso bem, outros eventos vão acontecer .

  12. Ontem, assistindo ao BA TV (TV Santa Cruz) pouco se falou da festa do padroeiro da cidade.
    Não sei ao certo quantos minutos tem o Jornal local, mas o que eu via, os detaques, as reportagens era apenas UMA: VIOLÊNCIA na cidade e região!! O BA TV passou todo seu horário falando de assassinato, morte, assalto!!!
    Procissão? São José? Missa? A TV Santa Cruz não destacou, apenas ignorou essa tradicional festa religiosa.
    O que isso significa? A falta de FÉ tomou conta, parece que ninguém se importa mais com a religião. Porque a violência impera? Porque a mídia explora as catástrofes sociais: violência urbana, roubos, mortes, tragédias…
    30 minutos de programa, falar apenas 1 minuto sobre o padroeiro de Itabuna e a procissão, foi um sentimento de que a Igreja, a religião, pelo menos para a TV Santa Cruz, está desacreditada!!
    Vamos rezar, sozinhos!!!!

  13. Quando foi pra pedir os votos dos católicos ele soube ir procurar o nosso líder maior,( O bispo dom Ceslau) agora ele é protestante, esta vendo católicos ele e protestante, eu bem que avisava mais vcs caíram no conto do falso profeta, meu voto é que ele ñ teve e nunca vai ter.

  14. Acredito que se Vane fosse a um evento religioso, seria pura demagogia. Gente, é preciso entender que Vane é eleito pelo povo e tem que governar para o bem do povo. Ir ou não a eventos não importa, quando o dever é melhorar saúde, educação, etc.

  15. Talvez no meu comentario eu possa esta errado mais o que esses camaradinhas estao fazendo ai as pessoas dezem que todo comunista é ateu?

  16. Vane está correto, ele é evangélico e o povo já sabia disso, portanto chega de demagogia, estamos sob a égide de um Estado Laico, portanto é um direito dele não se sentir parte deste ritual.No entanto os cururus que são em essência ateus se fizeram presente para enaltecer a imagem politica de Davison Magalhães. Muito Bem Vane não votei em você mais estou gostando da sua personalidade.

  17. Se protestante estudasse história da Igreja antiga, aí é que se tornava católico de verdade! Vai entender, seu protestante, que a Palavra de Deus não são livros (Bíblia), e sim uma pessoa: Jesus Cristo! É importante salientar que a Bíblia veio da Igreja, e não a Igreja da Bíblia. Isso é tão básico que chega a ser ridículo explicar toda hora!
    Sobre Vane, ele está correto mesmo. Se ele, como protestante, abomina imagens e sua veneração, não tem de ir mesmo! Concordo com a colocação do usuário “Politicagem” sobre as atribuições de um prefeito.

  18. Será que as pessoas que estão criticando Vane acha certo que o politico vá a um evento descaracterizado em sua exência, para repetir a palhaçada de anos anteriores em que politicos que durante o ano nem pisa no passeio de uma igreja e no entanto vão a esse evento com o intuito de aparecer, protaqgonizando um ridiculo sem precedentes! O que sempre presenciamos era os prefeitos e ex-prefeitos se empurrando para se posiconar melhor, se engalfinhavam ( exemplos: Fernando, Geraldo, ubaldo, sem contar os puxa sacos e os vereadores da época ( os vereadores de hoje estão incuidos, com mais ousadia).
    Acorda povo …

  19. O grande problema da humanidade são as religiões, não se trata de acreditar em Deus, mas em defender e impor suas doutrinas, quantas guerras não acontecem no mundo dizendo-se em nome de Deus? Parem de demagogia , vivemos em um país laico e de livre opinião, não é obrigação de prefeito ir em festas religiosas, mas se ele como cidadão entender que deveria participar nada o impediria, Vane está enfrentando na verdade o sentimento de derrotismo da oposição que insiste em inventar factoides para manchar um governo que mal começou. Como cidadão itabunense espero que ele realmente faça um bom trabalho, independente de partidarismos e crenças, Itabuna merece respeito e pede socorro.

  20. Gente que discussão sem sentido. Nunca vi nenhum prefeito católico em eventos evangélicos.O que devemos cobrar do prefeito é que ele faça de Itabuna uma cidade melhor.

  21. Eu sabia bem feito para quem votou nesse Vane coisas piores estãrão por vim aguardemmmmm Itabunesses Wesceslau e Devisom não são coisas que presta.E podem observar sempre Juntos.

  22. Vane é prefeito de Itabuna. Onde fica o município LAICO? Carnaval Vane não vai, procissão Vane não vai, candomblé Vane não vai, Centro Espírita, Vane não vai. Vai Pra onde então Vane? Tome as rédeas ou Vane se afunda.

  23. Se o povo pedir prá Vane se jogar da ponte embaixo só porque votou nêle terá que fazer?
    Eu não votei nêle e nem por isso acho que êle deve fazer tudo o que o povo pede!
    Respeitem o sujeito!!!!!!!!!!!!

  24. QUANTO AO COMENTARIO DA SRA. MARIA CLARA PESSO RESPEITO PARA COM AS PESSOAS POIS LA TINHA MUITA GENTE CATÒLICO QUE NÂO ANDA EM LAVAGEM DE LUGAR NENHUM, RESPEITO SENHORA COM AS PESSOAS ACIMA DE TUDO…

  25. REALMENTE LA NÂO É LUGAR PRA PREFEITO, NÃO ESTE LUGAR É PRA TODOS OS DEVOTOS E AQUELA MULTIDÃO QUE LA ESTAVA JUNTO COM O BISPO E TODOS OS PADRES.ESPERO QUE NO ULTIMO ANO DE MANDATO ELE NÃO APAREÇA POIS ESTAMOS LÁ NO MESMO LUGAR. VIU SR VANE?

  26. vane o povo que ver vç em público,perguntar não ofende vç é prefeito de mentirinha ou wenceslau passou a perna em vç…..acorda o tempo passa…..

  27. Caraca! quem é essa morena bonita de óculos escuros que Davidson Magalhães está olhando e mordendo os lábios?
    Ela é meu tipo. Se eu soubesse que ela iria acompanhar a procissão eu também iria pedir pra São José pra fazer chover na minha horta.

  28. Cada vez fico impressionadao com o chôro do baleados!Vao procurar o que fazer “baleados”!!!pelo geito das críticas os deecrépitos “filhos de azevedo”até hpje nao aceitaram a derrota e ficm procurando quelquer merdinha para tentar denegrir a imagem do Sr Claudevane!Ja sew esqueceram da desgraça que o Azevedo deixou no Hospital de Base? Os abulatórios sucateados?As ruas esburacadas e a av Amelia Amado sem terminar ( masa o din din no bolso ficou)e a violência?e as escolas sucateadas???Me poupem!vao tarbalhar para melhorar a cidade e cada um que respeite sua crença!Eu so nao consigo entender que quando se tem um prefeito que nao é ladrao, boa parte das pessoas ficam irritada!Basta de Alís Babás em Itabuna!

  29. Essa é uma festa da igreja católica e não uma festa política. Vane está mostrando que é coerente e tem caráter. Por que não falam do Azevedo, Geraldo Simões que se dizem católicos e não estavam lá.

  30. QUE FALTA DE CRIATIVIDADE DESSA SENHORA,ESCREVEU TANTO,E NÃO FALOU NADA,SIGA O EXEMPLO E ENSINAMENTO DE CRISTO E SEJA UMA EVANGÉLICA NATA,AH! DEIXE O PREFEITO TRABALHAR.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *