Tempo de leitura: < 1 minuto

Secretária cobra "apuração rigorosa".
Secretária cobra “apuração rigorosa”.

A secretária de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, revelou que a prática da cobrança de taxa de pacientes do SUS é algo que ocorre “há algum tempo”. Ela prometeu “agir com rigor para combater a falta de ética profissional” de médicos na saúde pública em Ilhéus.
Como revelado em reportagem de Karen Póvoas, da TV Santa Cruz, o médico obstetra Paulo Bitencourt cobrava taxa de R$ 50,00 de pacientes para garantir atendimento mais rápido. O caso ganhou repercussão nacional. Bitencourt admitiu que ficava com a taxa de R$ 50,00 de cada paciente (confira mais aqui).
A secretária disse ter entrado em contato com a provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. O provedor Eusínio Lavigne informou que o caso será levado à comissão de ética da instituição. O processo, no entanto, pode levar meses e ser atrapalhado pelo corporativismo.
Ledívia Espinheira classificou como inadmissível a cobraçna de taxa a pacientes do SUS. “É inadmissível e a população tem que vir a público, denunciar esses abusos à Secretaria [da Saúde] e utilizar os veículos de comunicação também para falar desses absurdos”. 
A gestora adiantou que irá cobrar do Conselho Regional de Medicina (Cremeb) que acompanhe a apuração do caso na Santa Casa de Misericórdia, além de se posicionar quanto ao caso.

8 respostas

  1. Acho muito boa a iniciativa da secretaria de saude de Ilhéus.
    Gostaria de saber, tambem, que a secretária investigue onde foi parar o dinheiro do SUS de Novembro e Dezembro de 2012. Disso ela não fala nada.

  2. As pessoas carente que foram atendidas por esse medico, e pagou favor procurar o Ministerio Publico para receberem seu dinheiro de volta. Ele tera que devolcer o sofrer abuso de poder

  3. Novidade!!!!Isso é uma prática tão comum nessa cidade,os pacientes pagam para serem atendidos logo os pacientes pagam por cesarianas,vai dizer que ninguém sabia? Ilhéus é a cidade do descaso,desrespeito e desordem.Quero vê a atuação do CRM.

  4. Mas quem não sabe disso Ilhéus E conhecida como a cidade do cobra por fora, ate o conselho municipal de saúde já discutiu o assunto esta nos seus anais.

  5. ESTA NA HORA DA SECRETÁRIA EXPLICAR A SITUAÇÃO DA COORDENADORA DA ALTA E MEDIA COMPLEXIDADE FERNANDA LUDUGERO QUE PRESTA SERVIÇO EM ILHEÚS, ITACARE, URUÇUCA E PLANTÃO NO REGIONAL E DEFENIR QUEM REALMENTE MANDA NA SECRETARIA DE SAÚDE SE É ELA, OKCE, OU JONH RIBEIRO.

  6. SECRETÁRIA,
    A SENHORA ESTÁ PRECISANDO É SER MAIS PRESENTE NA SECRETARIA DE SAÚDE,UMA VEZ QUE A SENHORA É A DONA DA PASTA E RESOLVER MUUUUUITO MAIS COISAS ALÉM DESSE CONTRATEMPO AÍ.
    DEIXA SALVADOR DE LADO UM POUQUINHO E OLHA PELA SAÚDE DE ILHÉUS “QUERIDA”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *