Tempo de leitura: 3 minutos

Promotores paranaenses mostram a quem interessa a PEC 37...
Promotores paranaenses mostram a quem interessa a PEC 37…

O Congresso Nacional começa a trabalhar pela aprovação de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que retira do Ministério Público (Estadual e Federal) o poder de investigação, principalmente na área criminal.
Os principais interessados na votação (e aprovação) da matéria são políticos que respondem a dezenas de ações movidas pelas promotorias em todo o País. Pela proposta do Congresso, apenas as polícias federal e civil teriam poder de investigação. A PEC é de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA).
Os promotores públicos iniciaram mobilização nacional contra a PEC 37. Em Itabuna, promotores baianos promovem ato nesta terça, 9, às 17h, na Câmara de Vereadores.
A proposta de emenda dificulta investigação até mesmo por órgãos da gestão pública, favorecendo os que cometem os chamados crimes do “colarinho branco”.
Barbosa, presidente do STF, diz que sociedade não merece...
Barbosa, presidente do STF, diz que sociedade “não merece uma coisa dessas”.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, posicionou-se contra a proposta do deputado maranhense. “Acho péssimo, péssimo. A sociedade brasileira não merece uma coisa dessas”, disse em evento na Universidade de Brasília (UnB), na última sexta, 5.
Na página no MP baiano, os promotores observam que a “campanha nacional defende que retirar o poder de investigação de uma instituição independente como o Ministério Público seria um retrocesso, pois grandes escândalos e diversos crimes sempre foram investigados e denunciados pelo MP. Em todo o mundo, apenas três países vedam a investigação do Ministério Público: Quênia, Indonésia e Uganda”. Clique no “leia mais”, abaixo, e confira calendário de protestos na Bahia.

• Antas: dia 08/04, às 8h30, na Câmara Municipal de Vereadores.
• Vitória da Conquista: dia 08/04, às 9h, no Teatro Glauber Rocha da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
• Feira de Santana: dia 08/04, às 14h, no Anfiteatro Módulo II da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesf), Av. Transnordestina, s/n, Novo Horizonte.
• Seabra: dia 08/04, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Seabra.
• Lauro de Freitas: dia 08/04, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
• Valença: dia 08/04, às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores, Rua Comandante Madureira, nº 10, Centro.
• Jequié: dia 08/04, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Jequié, Rua Feliz Gaspar, nº 20, Centro.
• Itabuna: dia 09/04, às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores.
• Santo Antônio de Jesus: dia 09/04, às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores.
• Camaçari: dia 10/04, às 9h, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores, Av. de Contorno do Centro Administrativo.
• Serrinha: dia 10/04, às 19h, no Fórum Luiz Viana Filho.
• Senhor do Bonfim: dia 10/04, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores, Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n.
• Amargosa: dia 11/04, às 20h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, Rua Lauro de Freitas, s/n, Centro.
• Salvador: dia 12/04, às 14h, no auditório da sede do Ministério Público do Estado da Bahia, CAB.

6 respostas

  1. A sociedade brasileira têm saudade?
    PT e PC do B corre como o diabo corre da cruz desses protestos.
    Outrora,uma vez longe do poder eram os vanguardas da moralidade e paladino da honestidade! Hoje são igual ratos de esgotos para roubar o erário público da nação brasileira.
    há 30 anos na praça Adami,o Sr.Haroldo Lima,denunciara os roubos e falcatruas do governo militar.Hoje eu vejo que aquele governo é que era de honestidade,não conheço nenhum infante do exercito brasileiro ostentando riquezas,alguns morreram pobres e outros estão vivo e vivendo de soldo do regimento militar brasileiro.
    O Quanto isso!Faça desta frase do J.Silva,campeão de audiência
    diário,das 9:00 ha às 10:00 de segunda a sexta no Rádio Jornal de Itabuna-Ba. às minhas palavras e acrescento,a sociedade brasileira têm saudade de um governo honesto igual fora os militares.

  2. bem agora é a hora de ver por onde anda a sociedade honesta deste país deixar de fora Itabuna terça dia 9 todo mundo deveria está lá pra reforçar a luta dos integrantes do ministério público de Itabuna eu estarei lá com certeza vamos fazer parte desta luta todos pela moralidade do Brasil…

  3. A população brasileira não pode aceitar isso!O povo tem que entender a GRAVIDADE dessa emenda!A Impunidade é marco na nação brasileira devido a esses tipos de deputados!(Lourival Mendes do Maranhão)Isso significa tirar do local do crime,aqueles que defendem o povo brasileiro e coloca os verdadeiros marginais no seu devido lugar,a CADEIA!Vamos começar a campanha e ver nomes de deputaos e senadores que votarem a favor dessa emenda para agente poder tirar eles de vez do congresso.
    “Os principais interessados na votação (e aprovação) da matéria são políticos que respondem a dezenas de ações movidas pelas promotorias em todo o País. Pela proposta do Congresso, apenas as polícias federal e civil teriam poder de investigação. A PEC é de autoria do deputado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA).”TODOS CONTRA ESSA EMENDA”

  4. -Eles acham pouco roubarem o erário público e ficarem impunes, agora querem criar uma lei para que não sejam investigados e seus nomes não venham a público.
    -Serem investigados pela policia civil e federal, que de direito tem essa prerogativa, mas que de fato nada poderão fazer pois são subordinadas ao poder Executivo que é totalmente politico e jamais deixará seus aliados deputados, senadores serem investigados e denuciados por qualquer falcatrua.
    -Esse é o país que vai pra frente andando de ré.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *