Tempo de leitura: 2 minutos

Postagem do coirmão O Trombone, aqui reproduzida na íntegra

severin2Manhã de hoje, posto de saúde Ricardo Rosas, no bairro de Fátima. Uma paciente, apresentando um quadro de crise renal, conseguiu o que poderia ter sido o mais difícil: foi atendida, cedinho, pelo médico. O profissional viu seus exames, detectou um possível problema (obstrução de via urinária) e prescreveu outro exame, uma tomografia,  para garantir o diagnóstico. Alívio? Qual nada!

Ao final da consulta, o médico pronunciou as palavras proibidas: “… agora é só a senhora pegar com a enfermeira-chefe o formulário para eu poder prescrever o pedido. Ela te entrega em seguida”. Daí em diante, a cena parecia um ensaio do quadro de Severino Quebra-galho, aquele contrarregra atrapalhado, do global Zorra Total, vivido pelo impagável – e mal aproveitado – Paulo Silvino.
Faltam formulários! E, claro, nada de prescrição de exame.
Se tivessem recorrido ao Severino, os gestores da nossa saúde saberiam que existe um dispositivo chamado “arquivo” ou “documento” em algum dos computadores da Secretaria da Saúde, contendo o modelo de um formulário de pedido de tomografia. Basta acessá-lo, imprimi-lo e… faz-se o formulário!
Severino diria ainda que não é necessário esperar todo o processo licitatório para a escolha do fornecedor de serviços gráficos para que se tenha um formulário num posto de saúde. Basta uma impressora com tinta.
Será que Severino teria razão?
Na verdade, alguém vai dizer que isso (a falta de formulários) é reflexo do desastre “da administração passada”.
É a resposta-padrão.
Confira mais

11 respostas

  1. A secretaria de Saúde de Itabuna, faz chacota com o povo. É muito despreparo, muita falta de responsabilidade e competência.Na secretaria de Educação a mesma coisa! Vane precisa estar mais presente, perceber que nem todos os “camaradas” e “irmãos” de congregação são capazes.Estamos com 100 dias de governo e 100 nada para justificar a eleição de um grupo paralisado pelo corporativismo, partidarismo e evidentemente favorecimentos.

  2. Este episódio é só mais um o qual mostra o caos que encontra-se o sistema de saúde em Itabuna, na Bahia e no Brasil, este fato não é uma particulalidade deste governo omisso de VANE, que se diga de passagem tem mostrado grande imcopetência em resolver e ajustar os problemas herdados pelo desgoverno do outro omisso ex-perfeito Azevedo. O sistema de saúde no Brasil é muito precário, a burocrácia, a péssima remuneração dos profissionais de saúde, a falta de qualificação,a precariedade de recursos e materias adequados, juntando com a falta de compromisso dos gestores, forma o grande impecílho para para o bom funcionamento do sistema de saúde. E isto não é mérito só para quem procura o SUS, até mesmo que tem plano de saúde no Brasil esbarra nesta dificuldade, que em muitos casos para ter seus exames e procedimentos autorizados pelo plano precisa recorrer a justiça, isso quando não vem óbito, isto é o Brasil que perde milhões em corrupção e gasta bilhões em obras para sediar uma copa do mundo, enquanto que sua população agoniza pela ausência de bons serviços públicos.

  3. A saúde vai muito bem! Vane está sempre presente, mas lá no Tarik Fontes. Só reclama, o promotor chamou de prefeito RECLAMÃO. Outro dia uma pessoa encostou perto dele e foi flar de uma situção, perguntou se ele sabia. Ele disse, ” Não sei, não sabia, não sei de nada!” O salário de um diretor da EMASA, que era na gestão passada no valor de 5.800,00, agora nesta gestão foi pra 10.000,00. Que bom. Coitado do povo que votou nessa raça! Agora tem muita gente sofrendo com essa EMASA, cobra uma pequena taxinha de água, casas lá na ponta dos morros pagando só apenas 100 reais.

  4. Nao tem nada haver com a gestao passada, esse governo ta uma porcaria, esqueca do tal Vane, o prefeito e wenceslau e esse nao e nada besta, tenho vergonha de ser itabunense, com tanta robalheira

  5. Passei ontem à noite em frente à Secretaria e nenhuma pessoa, nenhuma fila. As marcações sendo feitas nos postos, sem nenhum problema.
    A reorganização do trabalho mostrando-se eficiente.
    Porque esse blog não noticia?
    Da Redação: Senhor Terto, a eficácia da medida será percebida, de fato, no próximo mês, pois são os primeiros dias do mês os de maior procura por exames e consultas especializadas. Aguardaremos, mas na torcida para que a vergonha (nacional) tenha chegado ao fim.

  6. É… Pelo visto será mais um governo de um mandato só. Fico pensando, com tanta falta de opção, em quem poderemos confiar para arriscar novas mudanças… Triste e lamentável…

  7. Olha já me faltam palavras para classificar este desgoverno. Seria bagunça, baderna, irresponsabilidade. Descaso com quem mais precisa, descaso com a vida das pessoas, uma vez enfermas.
    O que esta cidade tem meu Deus, que não acerta é um governo que trabalhe pelo bem do povo e que faça tudo funcionar de maneira correta para população.
    Gente esta notícia de um formulário é um absurdo, faltar uma coisa tão simples que é um formulário e as outras coisas?

  8. Zumbi nem todo mundo que suor verdadeiramente a camisa pra eleger esse cabeça de pitú 2 esta trabalhano ele drobrou foi sálarios de pessoas do governo passado q continuam lá comendo no mole pessoas que não são concursadas

  9. Isso é o de menos: afirmo que nos postos de saúde falta muito mais – dá-se um jeitinho para conseguir formulários necessários ao atendimentos dos pacientes, a ponto do funcionário ter que escaneá-los para imprimir e depois que vc deu o jeitinho, pronto: falta tonner na impressora ou papel ofício sem previsão para chegar…isso desde a gestão passada…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *