skip to Main Content
23 de outubro de 2020 | 03:06 am

A SAÚDE E O FAZ-DE-CONTA DE AZEVEDO

Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário da Saúde de Itabuna, Renan Araújo, confirmou o que vinha sendo denunciado há mais de dois anos: a vida de pacientes estava sendo colocada (ainda mais) em risco no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) com  a falta de equipamentos e investimentos.
Hoje, na entrega de 12 aparelhos respiradores pulmonares e carro de anestesia para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e para a emergência do Hblem, Renan anunciou a compra de um gerador com o dobro da potência do atual. O aparelho custou, segundo ele, R$ 139 mil e vai “reduzir os danos aos pacientes que corriam risco de vida com as quedas de energia elétrica“.
A partir da fala do secretário, fica claro que alguém brincava com a saúde e os pacientes do SUS em Itabuna. O que o ex-prefeito Capitão Azevedo e o ex-secretário Geraldo Magela teriam a dizer?

Esta publicação possui 20 comentários
  1. Zelão, diz:- “Mea Culpa”
    “Assim como o fez o “bom ladrão,” o ex-prefeito Azevedo; o deputado Augusto Castro e o ex-secretário da saúde Geraldo Magella (que esteve à serviço de Augusto Castro), deveriam pedir perdão às famílias dos que morreram à mingua no HBLEM.”
    “Um dos rituais cristão orienta ao pecador, que arrependido deve pedir perdão à Deus, de joelhos, batendo no peito, dizendo: – “Mea culpa! Minha máxima culpa…”
    Pedir perdão pelos erros cometidos, embora nem sempre receba o perdão é um dever e obrigação de todos aqueles; que sinceramente arrependidos pelo mau causado ao seu semelhante, busca encontrar a paz interior no plano humano e o “reino de Deus” no plano espiritual. Assim como fez o “bom ladrão.”

  2. EStou sem entender o por que da matéria insinuando que o Secretário Renan Araújo é um salvador de Pátria quando declara a entrega de equipamentos para o Hospital de Base. É bom este blog pesquisar e tomar conhecimento das verdades, pois nada doque está sendo apresentado pelo atual Secretário é verdade, saíbam todos que os equipamentos que estão sendo entregues é uma compra do Ministério da Saúde e foram cotados e licitados desde o ano de 2012, tá certo que somente agora em 2013 estão sendo entregues, mas dizer que se trata de uma aquisição do atual secretário, é mentira e os documentos existem para comprovação.
    Renan Araújo é de fato um secretário forasteiro e mentiroso, está em Itabuna para fazer a campanha politica do cururu Davidson Magalhães e da turma do PC do B, não tem compromisso com a nossa cidade e a população, chega em Itabuna na terça-feira e retorna para Salvador na quinta-feira a tarde, não tem qualquer responsabilidade com os problemas da saúde publica nesta cidade, é um secretário faz-de-contas e pau mandado do partido.
    Voltando aos equipamentos, existem outros ainda que vão chegar, quem duvidar fale amanhã diretamente com o Secretário de Saúde Jorge Solla no evento de posse do Diretor Geral do Hospital Regional de Ilhéus, o mesmo irá confirmar a compra pelo Ministério da Saúde, ou no minimo irá pedir que verifiquem se existem qualquer nota fiscal de compra por patte da secretaria de saúde de Itabuna, tudo isso é simples para comprovar.
    Em lugar de Renan Araújo eu iria embora de Itabuna, a sua permanência nesta cidade irá prejudicar de vez as relações internas do governo Vane, e o pior, irá prejudicar profundamente o conceito do PC do B em Itabuna de forma que jamais poderá se recuperar.
    Vá cuidar da sua vida forasteiro, vá para a sua terra e leve consigo a sua arrogância, a sua prepotência, a sua inconsequência, a sua incompetência, a sua desonestidade, chega de “Magelas” em nossa cidade, você está demonstrando que será muito pior que ele, e estou falando em todas as circunstância, inclusive em desvio de verbas da saúde.
    Com a palavra Dr. CRISTIANO CONRADO, o homem da verdade, o homem da coragem, o homem que VANE precisa para defender oseu governo das garras do PC do B e desse secretário FORASTEIRO e MENTIROSO.
    No Hospital de Base RENAN ARAÚJO é reconhecidamente um FORASTEIRO, MENTIROSO que quer usar ohospital para fazer as suas falcatruas politicas e pessoais. Ninguém sabe qual a posição de BICALHO, existem dúvidas a seu respeito, aliás, da diretora MIRIAM também…

  3. Graças a Deus que esse péssimo Azevedo não se reelegeu.Que esse indivíduo fique BEM LONGE de Itabuna.AZEVEDO NUNCA MAIS,NEM PARA REPRESENTANTE DE BAIRRO.

  4. Esta alma quer alguma coisa não adianta forasteiro voce quer se cobrir com os erros de azevedo e tudo isso Itabuna inclusive os dois vereadores que hoje são Prefeito e Vice sabiam. Mim faz uma garapa cartão vermelho do VARELA

  5. SAIR DE ITAPÉ PARA VOTAR EM VOCE VANE POIS MINHA FAMILIA É EVANGELICA E DISSE QUE A SAUDE E TUDO IRIA MUDAR GASTEI MINHA PASSAGEM E HOJE AINDA NÃO CONSEGUIMOS OS EXAMES DE MINHA MÃE, A MESMA QUE FEZ EU GASTAR MEU DINHEIRO. TIRA ESTE SECRETARIO VALORIZE A CIDADE QUE VOCE AQUI FICOU RICO.

  6. “Jorge Mascarenhas” não entendo o desabafo político contra a chegada dos aparelhos, etc…. Independente de tudo é importante notar que as coisas estão melhorando paulatinamente no hospital, com Reinam ou sem Reinam. Se a aquisição foi feita no ano 2012 não importa.
    A credibilidade do novo Prefeito Vane poderá ensejar muitas melhorias para a cidade, vez que muitas verbas chegavam e eram desviadas, conforme você mesmo pode constatar através dos noticiários.
    … Podem ter certeza que, com a volta da Plena, a Saúde irá melhorar e muito em nossa cidade.

  7. Pena que o Base ainda continua entregue as traças, nunca vi tanta gente incompetente reunida em um só lugar.A diretora Financeira, está mais perdida que barata em salão de festa… Assédio moral a funcionários é fichinha diante das mazelas praticadas., abre os olhos VANE n/deixe essa picareta maltratar os funcionários do Hblem.

  8. Acho que as coisas estão invertidas. O blog anuncia melhoras. Entrega de equipamentos novos. Custo de mais de 550 mil reais, vindo da SESAB. Não vi ninguém da prefeitura dizendo que comprou. Em lugar nenhum li ou ouvi isso. Ouvi dizer que esses equipamentos chegaram pela parceria com o governo do estado.
    Isso não é importante para a população itabunense?
    Porque sempre procura-se destruir e denegrir?
    Vamos comemorar tudo de bom que for feito por nossa cidade.
    O tempo de entrarem caixas vazias no Hospital de Base e se fazer pagamento de altas faturas com o dinheiro publico já passou. Essa é uma das investigações da Policia Federal que esteve lá recentemente. Sacolas cheias de documentos vão comprovar isso.. Aguardem.

  9. Sem contar os desvios de funcões alguns concursados ligados ao ex-prefeito. Ex. foram aprovados para auxiliar administrativo agora é Assistente Social, Enfermeira dentre outras funções o que é irregular nem a direção nem o prefeito e o ministério público toma uma providencia tem muitos concursados que se formaram e continua na mesma função queremos providencia do poder público. Se vale para alguns yem que valer para todos seu Paulo Bicalho.

  10. Porque o Dr. Renan é mentiroso? Prometeu regularizar os salários do Base e regularizou. Prometeu melhorias e estão acontecendo. A emergência está em reforma. Os equipamentos, porque não chegaram antes? Soube que no Cerdofi tinha equipamentos no almoxarifado da Sesab há dois anos e que não foram retirados.
    Trabalho no Base e vejo melhorias. Acredito.

  11. A SAÚDE EM ITABUNA ATÉ AGORA ANDA AGONIZANDO PRINCIPALMENTE NOS POSTOS . OS EXAMES SÂO ENTREGUES AOS AGENTES DE SAÚDE PARA SEREM MARCADOS SÓ QUE PARA NOSSA SURPRESA NUNCA TEM COTA .VOLTANDO A ÉPOCA DO PREFEITO GERALDO SIMOÊS QUE ERA A MESMA COISA NÃO TINHA COTA E AINDA PERDIAM OS NOSSOS EXAMES.ESTÁ MESMO DIFICIL,HOSPITAL COMO O SÃO LUCAS QUE TINHA UM BOM ATENDIMENTO ,HOJE FAZ DESCASO COM OS PACIENTES QUE ALI AGONIZAM SEM ATENDIMETO MÉDICO. COM A PALAVRAO O SR. SECRETÁRIO REINAN ARAÚJO.

  12. Caro “Pimenta”,
    Sintomática essa reação forte ocorrida por ocasião da entrega dos ventiladores pulmonares no Hospital de Base. Reação de ódio dos que não tiveram competência para realizar.
    Quando assumimos, em janeiro, o hospital contava com apenas 03 ventiladores. As familias tinham que alugar aparelhos se quisessem manter os parentes vivos. Alguns aparelhos estavam quebrados e Paulo Bicalho providenciou concertar. Hoje temos seis leitos de UTI funcionando. Mas a UTI comporta 10 leitos e temos espaço para mais 10. Os ventiladores serão usados também na emergência, nos leitos de reanimação.
    Esses equipamentos são adquiridos pela SESAB, que os direciona para unidades municipais ou filantrópicas através de cessão de uso. Faz juz quem demonstra interesse e tem capacidade de articulação, como se diz popularmente: “quem corre atrás”.
    Traremos essa semana um novo gerador no valor de 179 mil. O atual é insuficiente. Quando falta energia, é grande o risco de vida para os pacientes. Já recebemos quase um milhão em equipamentos.
    Cada caixa daquelas traz um aparelho importantíssimo e que custa o valor de um carro zero.
    Ao invés de comemorar, alguns criticam e atacam o governo Vane. Equiparemos o Hospital de Base para que ele se torne referência em emergência e atenção ao trauma (ortopedia e neurocirurgia). Com esses serviços devidamente habilitados o Base será melhor remunerado.
    Sintomático que recebamos críticas de quem passou por lá e deixou o hospital sucateado, com salários atrasados e 19 mil em caixa.
    Regularizamos os salários dos servidores e estamos pagando mensalmente aos médicos. Só não pudemos ainda regularizar os atrasados dos médicos, mas vamos fazê-lo.
    O hospital já apresenta melhoras, aumentou a quantidade de internamentos e cirurgias, temos mais leitos de UTI funcionando e novos equipamentos chegarão.
    Os que nos criticam agora deixaram equipamentos do CERDOFI por dois anos no almoxarifado da SESAB sem retirá-los e fecharam aquela unidade, deixando os portadores de anemia falciforme desassistidos.
    Trouxemos os equipamentos e eles já estão em uso pelos pacientes.
    Isso é que importa! Acima das vaidades e dos interesses menores, vamos reconstruir a saúde de Itabuna.
    Renan Araujo
    Secretário de Saúde de Itabuna
    P.S.: as caixas que estão lá estão cheias. As que chegaram vazias na gestão passada e que foram recebidas e pagas estão sendo objeto de inquérito da Polícia Federal. Não me compete responder sobre elas.

  13. O SR. SECRETÁRIO NÃO RESPONDEU SOBRE O MAL ATENDIMENTO DO HOSPITAL SÃO LUCAS. E EXAMES SIMPLES COMO SANGUE E URINA NÃO TEM COTAS . UM MES QUE LEVEI NO POSTO AINDA NAO FORAM MARCADOS.

  14. Sobre as falas de Conrado sobre Renan, nao sei se sao veridicas ou nao! So nao concordo com o termo utilizado pelo Doutor, FORASTEIRO! Queres que todos os “FORASTEIROS” vá embora de Itabuna, é isso?? Isso não é xenofobia Doutor Conrado, coisas feia pra um Doutor (formaçao de nivel superior) que queria ser vereador! Engraçado que sou “forasteiro” aqui, quase votei nesse cidadao por pedido de um colega dele. Ainda bem que nao fiz essa besteira.

  15. Jonatas,
    Caro Jonatas,
    Sou fiel entendedor de suas palavras, ainda mais quando temos em nossa cidade uma “presidente” de Conselho de Saúde que passou em concurso para Serviços Gerais no Hospital Regional de Ilhéus e exerce a função de Assistente Social…é só pegarem os registros e irem lá para ver. É muita coisa errada de todos os lados.

  16. Renan Araujo,
    Sr. Renan, concordo com tudo que o senhor diz, temos que acreditar na gestão sim, e acredito, mas por favor, não mente com a história de equipamentos da SESAB para a Anemia Falciforme, é só procurar o Sr. Antonio Purificação ou Sra Nívia MOreira (que era responsável da pasta) dentro da SESAB para saber se isso procede, pois eu sou testemunha que a equipe anterior tanto da Unidade quanto da Secretaria fizeram diversos contatos com ambos e não eram essas as explicações dadas, ao contrário, era dito a todos que não havia ocorrido licitações, que apenas existia um microscópio disponível, mas não sabiam onde estava, inclusive até chegaram a ir de carro até a cidade de Salvador buscar, num ocasião de consulta médica de um paciente e não encontraram nada, apenas a Sra Nívia, busque saber o certo Sr. Renan, não atire lama em todos da gestão anterior, pois assim como na atual gestão tem pessoas desonestas, na anterior gestão tiveram pessoas sérias.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top