Tempo de leitura: < 1 minuto

Senadores baiano e o deputado Geraldo Simões na sessão que aprovou a criação da Ufesba (Foto Victor Soares).
Senadores e o deputado Geraldo Simões na sessão que aprovou a Ufesba (Foto Victor Soares).

A criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) acaba de ser aprovada pelo plenário do Senado Federal. O projeto agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A rápida tramitação no Senado vai permitir ao governo instalar a faculdade já em 2014, segundo o relator do projeto da Ufesba nas comissões, senador Walter Pinheiro (PT-BA).
A Ufesba terá campi em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde funcionará a reitoria da instituição.  “Com a aprovação do projeto de lei, damos um passo significativo para a implantação de mais uma universidade na Bahia”, disse Pinheiro.
O relator disse que o projeto foi votado hoje graças a mobilização de parlamentares baianos e citou o empenho dos senadores Lídice da Mata e João Durval e o deputado Geraldo Simões. O senador baiano solicitou ao presidente da Casa, Renan Calheiros, a inversão de pauta para que o projeto fosse votado ainda hoje. O projeto seria o 15º na ordem do dia a ser discutido no plenário.
Há pouco, o prefeito Claudevane Leite, que está em Brasília, entrou em contato com o senador Walter Pinheiro e agradeceu a mobilização para que o projeto fosse votado ainda hoje. Já o deputado federal Geraldo Simões disse que foi dado um grande passo para que a região sul conte com universidade federal já em 2014.

26 respostas

  1. Muito Feliz!!Mais um grande passo foi conquistado hoje.É a Universidade se tornando realidade.CHUUUUPA para as pessoas que estavam torcedo contra kkkkkkk

  2. Geraldo, cuidado com a diretora da DIREC 7, Rita Dantas, ela afirma por aí tudo sem pedir segredo que está na direção da DIREC apulso, que não precisa daquilo ali não.
    Agora tá explicada por que a falta de compromisso e a péssima gestão.

  3. Mais uma anunciação!
    Milhares de anúncios festivos já foram feitos – sempre com a “presença” do vassourento papagaio de pirata – para a duplicação da estrada, para o novo porto, para o novo aeroporto, e para a ponte Ilhéus-Pontal, a barragem de Itapé!
    Temos razões para desconfiar de mais uma “obra” da ficção político-eleitoreira petista.
    Apenas uma obra ficou pronta nesta região: o Terminal Pesqueiro de Ilhéus, onde nunca desembarcou uma piaba!

  4. Um momento histórico. Fico mais feliz ainda por ver políticos baianos unidos, trabalhando juntos pelo interesse maior da coletividade. É como jogar na seleção brasileira de futebol. Na hora “H” tem de vestir a camisa amarela e “suar”. Não tem partido ou corrente política. Gostaria de ver essa união de propósitos lutando por destravar obras importantes para a região como: Porto Sul, novo aeroporto e duplicação da Ilhéus-Itabuna.
    Agora é hora de “arregaçar as mangas da camisa” definir a área ( acho que Teixeira e Porto Seguro já definiram) e “mão na massa”!!!!

  5. Parabéns Geraldo!
    Você, com certeza, é o melhor deputado da Bahia.
    Nós estamos orgulhosos do seu mandato, por isso agradecemos seu empenho incondicional para a realização desse sonho regional.

  6. Finalmente, uma realização que muda o futuro de uma região, Itabuna agora faz parte de um novo Brasil onde a esperança venceu o medo, parabéns a todos e em especial ao empenho do Dep. Geraldo Simões.
    Profº Denelisio Nobre

  7. Que bom, que essa faculdade seja muito bem-vinda. Apenas um aviso; Tem terrorista biológico tirando uma de santinho, dando a entender aos mal informados, que foi ele quem trouxe essa faculdade para Itabuna. “Lobo em pele de cordeiro”. Também, gostaria muito de saber da Senadora Lídice da Mata se ela assistiu ao documentário O NÓ, (ato humano deliberado), que lhe entreguei pessoalmente em Ipiaú ainda esse ano.
    9 de maio de 2013 08:51

  8. Agora, é compromisso dos gestores e da sociedade organizada fazer acontecer. Não se pode atravancar, retardar o andamento da nossa Universidade Federal por causa de disputas politicas. Vane, agilize o processo!

  9. Muito bem deputado, tá fazendo valer o salário milionário que recebe pra aparecer uma vez a cada 4 anos. Quase 5 milhões é o que recebe esse mequetrefe pra não fazer nada durante o mandato.

  10. Independentemente do partido, Parabens Deputado Geraldo e o futuro Governador da Bahia, Walter Pinheiro, sem dúvida uma otima noticia para Itabuna e Região, pois traz desenvolvimento, conhecimento e oportunidades.

  11. Parabéns, deputado. Infelizmente essa conquista incomoda alguns opositores. Temos que comemorar essa aprovação. Aguardemos agora a sanção imediata pela Presidenta Dilma.

  12. Redação do Pimenta, ouvi boatos que uns dos imóveis que seria alugados para ser campus da UFESBA seria com Colégio CISO Estadual, onde iria oferecer cursos de educação física, história, filosofia e entre outras, essa informação procede? E Vane já escolheu a área aonde ficará a reitoria? Em Ferradas ou próximo á Buerarema?
    Da Redação: Torcedor do Dragão, a ideia inicial é utilizar colégios estaduais para as aulas dos colégios universitários. Não sabemos, porém, se é o caso do Ciso-Estadual, cuja estrutura não pertence ao Estado. Ab.

  13. agora falta definir o local.espero que sejam sensatos e decidam por implantar a ufesba na caplac para o bem da futura região metropolitana

  14. Parabéns e muito obrigada deputado Geraldo Simões pelo esforço contínuo, pela luta incondicional e pelo amor que o senhor tem pela região cacaueira. Valeu mesmo ! Agora é esperar a prefeitura doar ou alugar o imóvel , porque 2014 será o ano de Itabuna deslanchar.

  15. Parabéns Deputado!!!
    Essa conquista é histórica!!!!!!! Poucos homens tiveram essa coragem e compromisso com a nossa região!! Esse é um feito que se perpetuará por séculos e o senhor será sempre lembrado por sua insistência, compromisso e cobrança para que a universidade de fato saisse do papel……

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *