Tempo de leitura: < 1 minuto

Prédio está localizado na região central de Itabuna.
Prédio está localizado na região central de Itabuna.

A gestão do prefeito Claudevane Leite avalia a possibilidade de reaver o prédio hoje utilizado pela FTC de Itabuna, na Praça José Bastos, centro. A avaliação interna é de que o município poderia economizar dinheiro (e tempo) utilizando estrutura já existente e não precisaria alugar imóveis para a sede da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), além do Instituto de Tecnologia ligado à universidade em processo de instalação.
A questão é séria. A briga foi parar na Justiça, e promete rounds . A prefeitura, por exemplo, cobra da faculdade pagamento pelo uso da estrutura de seis andares. Informalmente, representantes da faculdade alegam que o município rejeitou “dindin” já na atual gestão.
A rejeição, pelo apurado, teria a ver com o baixo valor proposto pela instituição. A faculdade também alega ter cedido terreno à prefeitura, na região da Bananeira. O imóvel atua em valores abaixo dos preços de mercado seria, então, uma espécie de compensação.
Vai render.

19 respostas

  1. Parece que Itabuna é uma selva de pedra…
    Vejo TANTO lugar coberto por MATOS e RATOS, não é possível que não tenha um terreno para construção dessa faculdade. Isso fica parecendo e com certeza é…briga política!!
    O vice prefeito, esse que recebe VAIAS quando fala e o seu patrão, o presidente da Bahiagás, JAMAIS vão admitir essa vitória de Geraldo Simões.
    Qualquer analfabeto sabe que briga na Justiça demora ANOS, esse prefeito MAL assessorado não sabe disso? Aliás, sabe, mas como não manda, fica jogando com a BURRICE do povo!!
    Não esperem ITABUNA desenvolver. Esse pacote de obras anunciado pela prefeitura, comparando com Feira de Santana e Vitória da Conquista, dá PENA!!! Pobre e triste ITABUNA, cidade GRANDE com administratores medíocres!!! Cidade GRANDE, eu queria que fosse!!

  2. Este prédio é do povo ! A FTC que deveria pagar 12 mil por mês ao município nunca pagou p.. nenhuma ! Ela fica devendo aluguel a prefeitura, devendo salários a funcionários e a professores e ainda quer mamar a custa do município… aí é demais ! Ou alí se volta a ser a prefeitura ou se torna a nova Universidade Federal, porque alí é nosso dinheiro público que está indo pra uma instituição privada! Vane tem que demonstrar ainda mais que tem um governo sério: PAU NELES !

  3. Vejamos, como é totalmente sem lógica: essa corporação denominada FTC fica mais rica a cada segundo. Paga mal os funcionários, investe muito pouco no social e por aí vai.
    A prefeitura municipal de Itabuna vêem falindo-se a cada segundo; ao ponto de sortear brindes para o contribuinte que pagar iptu.
    Agora até onde seria interessante para a população de Itabuna e cidades vizinhas que esse prédio deixar de ser da FTC e passar a ser sede da reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia?
    Aqui só tem gente esperto, quem menos anda avoa.

  4. Lamentavelmente os nossos governantes e dirigentes continuam pensando pequeno e achando que Itabuna ainda é uma provincia.
    Aqui quase sempre ninguém fala em contruir, estão sempre querendo “armengar”, fazer adaptações inadequadas, exemplo são as sugestões para aproveitamentos patéticos por parte do antigo governo e agora do atual, vejamos a seguir:
    NO governo de Azevedo era dado como certo utilizar os dois galpões da antiga Kildare para instalação da feira livre do São Caetano, total absurdo, uma vez que não existem mais feiras fixas, hoje as feiras são intinerantes, com apoio total do poder público e com higienização total logo após o encerramento antes do meio-dia;
    Os dirigentes juntamente com membros do governo passado queriam utilizar o forum local para acomodação dos camelôs, outro absurdo que deveria ser transferido para a porta da casa do antigo Secretário Carlos Leahy;
    Certa ocasião um outro secretário sugeriu colocvar todos os camelôes de Itabuna ao lado da FTC no centro da cidade, acho que o melhor era ele visitar Feira de Santana e imitar o modelo do que foi feito naquela cidade que hoje chama-se a Feiraguaia;
    A prefeitura Municipal de Itabuna é uma colcha de retalhos, tudo no prédio é adaptado, desde as salas, passando pelos banheiros, chegando as instalações elétricas e hidráulicas, nada é definitivo, tudo é armengado, inclusive o gabinete do prefeitura que poderá cair a qualquer momento, vive a base de reforços na sua instalação;
    A secretaria de Saúde hoje está instalada numa construção totalmente armengada, tudo ali é de risco, desde a estrutura fisica, passando pela elétrica e hidráulica, sem falar no porão com uma umidade criminosa que coloca os servidores num ambiente insalubre doentio;
    Enfim, se ficar enumrando adaptações, vou chegar inclusive no chefe do executivo que a nosso ver também é um armengue, é um risco total, nada nele é seguro e gera confiança, quem sabe também queiram mudar fazendo alguma adaptação para o vice que em nada difere do titular, ambos são de fatop armengados.
    Essa é Itabuna, em lugar de querer tomar o prédio da FTC, vamos trabalhar para conbstruir uma sede decente, grande, fora do centro da cidade que está estrangulado.
    Com relação ao que a direção da FTC deve ao municipio, justiça neles, penhora neles, assim logo logo será resolvida a questão.

  5. Nunca entendi como um prédio construído com dinheiro do erário público foi parar nas mãos de empresários da iniciativa privada. Parece que há outros casos semelhantes em Itabuna. Isto é legal? É moral? Com a palavra nossos vereadores.

  6. Gostei é um patrimônio público chega demorou muito tempo.Seu Fernando tupiniquim que deu de graça para família magalhaes foi a maior bestera do governo dele….

  7. Este prédio foi edificado no governo do Dr.José Oduque Teixeira,o legado deste ícone homem público é sua honestidade,o mesmo deixou o cargo de prefeito com o cofre da prefeitura abarrotado de dinheiro. Uma vez este local era a feira de Itabuna,o então prefeito,Dr.José Oduque Teixeira,construíra o Centro Comercial de Itabuna e ainda trouxe a Nestlé para Itabuna.
    De “prisca era” o maior erro do Dr.José Oduque Teixeira,foi dar corda e fez pior, deixou solto o então Secretário de Administração e analfabeto de pai e mãe,o então desconhecido,Fernando Gomes de Oliveira.
    1992 o Dr.José Oduque Teixeira,era e é o melhor a ser um prefeito de Itabuna,o Sr.Geraldo Simões ganhou a eleição de prefeito,não obstante,Itabuna fora quem perdeu.
    Os tolos ficaram fazendo chacota a respeito da Praia Artificial,proposta pelo Dr. José Oduque Teixeira. A ideia é muito simples e iria alavancar o entretenimento da nossa sociedade,acontece que a nossa “primitiva”sociedade não está acostumada com “melado”,fez pior do que se lambuzar todo,foi motivo de ridicularizar esta profícua ideia.
    Entretanto,quem por ventura aqui em Itabuna,se lembra do Parque
    Aquático White Water,na paralela,tinha praia artificial e as ondas,que loucura!
    Portanto,foi desativado,foram embora para Fortaleza,pelo fato que a sociedade da Bahia,alem de ser pobre,por não ter recursos
    para desfrutar deste paraíso é mal educada. A empresa estava tomando prejuízo.
    Aqui em Itabuna foram pior e cruel com o Dr.José Oduque Teixeira,até hoje é motivo de deboche e chacota,que sociedade “primitiva” de Itabuna.
    De “prisca era,” o inesquecível,soldado raso do Jornalismo.
    Dr.José Oduque Teixeira.Prefeito de Itabuna.(1973-1977)
    Legado: Honesto e bom administrador.

  8. Este predio é amaldiçoado.. acho que o Vane podia brigar para a FTC pagar mais pelo uso do predio, mas retirar a FTC que ja esta consolidade para colocar outra universidade..
    Se o novo forum ja estivesse em operação, o predio antigo seria uma boa para a instalaçao PROVISORIA da Ufesba.. ou então, que se alugue um espaço similar para a instalação da universidade..
    Mas descobrir um santo para cobrir outro, não tem sentido..
    Sem gambiarras prefeito!!

  9. Olhe uma boa ideia aí!!!!
    Os melhores lugares para se instalar a UFESBA seriam ou a CEPLAC ou a FTC/Itabuna…
    AS RAZÕES DE SE INSTALAR NA FTC: A FTC não cumpre corretamente seus objetivos institucionais de ensino de qualidade, pesquisa e realização de extensão à comunidade.
    Pelo que sei FTC já tem uma estrutura montada para ter aulas, tem um sistema de transporte (que precisa melhorar) já estabelecido em suas intermediações. É um local Central em Itabuna e poderia pagar mais corretamente aos seus empregados e professores (o que até qualificaria mais o ensino).
    A FTC tem uma dívida trabalhista, previdenciária e tributária altíssima e bem ou mal todos sabemos que as instituições federais são bem melhor administradas e pagam mais corretamente suas obrigações (até porque são mais fiscalizadas).
    Para os que agem de forma emocional, egoísta e beirando à burrice… tem um fator que os agrada: a sede seria em Itabuna (apesar de achar que se a UFESBA fosse na CEPLAC beneficiaria muito mais Itabuna e os Itabunenses que Ilhéus – como já ocorre na UESC). Porém ou eliminaria essa faculdade privada (FTC) da cidade ou ela teria que procurar outro lugar… o que acho que seria normal pelo fato que a FTC não cumpre sua função social de forma correta.
    AS RAZÕES DE SE INSTALAR NA CEPLAC: Pelo que eu sei, a CEPLAC é de muito sub-aproveitada e já se teria um lugar com estrutura para que a universidade já funcionasse (ao contrário dos outros sonhos da região – Ponte de Ilhéus, Duplicação da Rodovia, Centro de Convençoes de Itabuna – que nunca se efetivam).
    A Ceplac está terraplanada, tem estrutura física (apenas se construiria Prédios de Aulas… a FTC estaria a Frente disso), tem laboratórios, e está situado entre as duas cidades mais importantes do Sul da Bahia (Itabuna/Ilhéus). Já se tem uma estrutura de transporte efetiva e podería-se ter equipamentos de gestão compartilhada com a UESC (como a construção de um Hospital Universitário que beneficiaria as duas cidades e duas Universidades).
    Os servidores da CEPLAC já se aposentaram ou já têm o direito de se aposentar… além de que as pesquisas realizadas por esta instituição poderiam ser aproveitadas.
    Acontece é que as pessoas do Sul e Extremo Sul da Bahia tem a péssima característica de quererem ser “metidas a espertas” o que pela ganância imediatista faz com que os sonhos da região nunca saiam do papel. Os servidores da Ceplac não querem que mexam na instituição para que os benefícios irregulares de seus servidores não sejam publicizados, os políticos querem desviar recursos com as obras e os donos de terras querem que elas se valorizem ou ocorra a desapropriação superfaturada. E dessa maneira a região toda vai ficando para trás… é uma pena!

  10. Deixa FTC onde está.Só cobra o que ela deve.
    Tem uma área perto da prefeitura, o antigo DNER,área enorme.Está inútil.Só serve para esconder bandidos,bichos,viciados…está dando medo.Atenção policia e prefeitura.Fiscalizem essa area pois está dando medo.Iclusive abriram um buraco na subida do Itabunão,que algúem precisa tomar uma providência.
    Está a dica.Difícil né??!!UFESBA no antigo DNER.

  11. Não entendo o Prefeito Vane, chegou agora na prefeitura, todo mundo ta criticando ele porque não fez nada, quer começar o trabalho desalojando a faculdade que eu estudei, tenho mais de 45 anos se não fosse a FTC, não sei se passaria no vestibular da UESC, mas com a FTC pude me formar e arrumei um bom emprego por causa dessa formatura. Será que Vane tava em Itabuna quando o prédio ficou abandonado e caindo os pedaços mais de 4 anos e Fernando gomes convidou a FTC para se instalar naquele imóvel? Será que ele sabe que muitos estudantes da região se valeu da FTC para se formar? Acredito que Vane não é uma pessoa MÁ não, ele fala tanto d eDeus, acredito sim quem uma ruma de peso morto assessorando o Prefeito que votei.

  12. O verdadeiro aluguel de um prédio como da FTC chega a 70 mil. Porém a FTC não paga nem os R$ 3.000,00 que foi o combinado quando veio se instalar na Cidade.

  13. Votei em VANE 10,
    não entendo como o prefeito se deixa leva pelos peso morto de plantão, como é que Fernando Gomes traz um Faculdade para Itabuna, Geraldo instala, Fernando Gomes volta não mexe, Azevedo manteve e agora o pobre do VANE vai se meter nesta briga.
    A cidade tem tantos terrenos para nova universidade Federal não sei quem é o idiota que esta botando isto na cabeça do prefeito.Cuidado Vane estes caras não estão querendo o seu bem não.Uma Universidade cria um novo vetor de desenvolvimento para a cidade observe o que aconteceu em outras cidades?
    onde esta o Vic Wenseslau o que ele acha desta proposta ele é professor universitário vai ficar calado e deixar o pepino como meu prefeito VANE?
    A FTC pode ter seus problemas mas que esta servindo a população de Itabuna e região esta, veja que o predito estava abandonado no centro da cidade ficou quase quatro anos servindo de abrigo de animais e ratos, hoje veja com está até os frustrados estão querendo acabar com a FTC.

  14. So uma pergunta alguem ja penssou na situaçao dos alunos ? pergunto isso pois tem gente cursando o 5 ou 7 semestre e estao perigando perder todo esse tempo e pior dinheiro, cade o respeito e a responssabilidade social de ambas as partes? ate pagando o pobre nao tem vez? digo isso pois para ingressar na faculdade publica UESC JA SE SABE COMO É NE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *