Ao participar da reunião da Comissão Especial do Porto Sul hoje, o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, anunciou a dragagem do Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus. Segundo ele, a dragagem custará R$ 4,9 milhões e deverá ser concluída em até 25 dias. A previsão é de que as obras sejam iniciadas em 90 dias, após a conclusão do processo licitatório. O edital foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, segundo o dirigente da companhia.
Ainda na reunião, Rebouças falou das negociações com a Veracel para que a empresa passe a exportar, pelo porto ilheense, a celulose produzida no extremo-sul. A nova licitação para a dragagem do Porto do Malhado foi necessária porque a que foi feita há dois anos encontrou entraves ambientais.
O Ibama não teria liberado a licença para dragagem do terminal, aumentando o calado e possibilitando a movimentação de navios de cargas e passageiros. Presidente da comissão na Assembleia, o deputado Augusto Castro ressaltou a importância da ampliação do movimento do terminal ilheense. Para ele, as obras do Porto Sul não vão atrapalhar o movimento no terminal já existente.
Em abril, o presidente da Bahia Mineração, José Francisco Viveiros, já havia ressaltado a possibilidade do Porto do Malhado ser utilizado como base para a construção do novo terminal, na zona norte de Ilhéus. Atualizado às 20h.
4 respostas
Isso é um absurdo! Para que gastar essa fortuna dragando, dragando e não se resolve o problema. Simples e funcional é fazer pontes vazadas no curso do espigão, assim as correntes marítimas e areia seguem fluindo, normalizando seu curso anterior, jogando a areia na praia do norte e São Miguel, parando a invasão do mar,consequentemente diminuindo também o acúmulo de areia nas praias da Av. Soares Lopes, a natureza agradece.
Será que não enxergam isso?Ou será motivos outros, perpetuando a contínua dragagem ?
Alguém aí já tentou comer farinha com garfo, …?!?!?!
Carregar água em cesto, …?!?!?!
Enxugar gelo, …?!?!?!
A sensação éa mesma, ao tentar dragar um porto cujo substrato é arenoso, …!!!
Nem com a publicação do Edital de Licitação, dá para acreditar que a dragagem será feita.
O esquema montado para sucatear o Porto do Malhado é muito poderoso.
Cruz credo! e ainda tem gente que acredita, desde a campnha eleitoral de 2006 que o Wagner prometeu uma tal ponte e uma tal duplicação, tipo:
http://157.230.186.12/2012/11/30/ponte-e-rodovia-podem-sair-do-papel-em-2013/
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Agora nos aparece com a tal dragágem do Porto do Malhado. Ora, se o governo federal com toda sua força e grana não consegue ou não quer aprovar a MP dos portos, como é que um simples satélite (Wagner) será capaz de resolver alguma coisa, por menor que seja?