Tempo de leitura: < 1 minuto

Audiência da última terça, quando prefeito fez proposta rejeitada hoje em assembleia (Foto Wilson Oliveira).
Audiência na qual Vane fez proposta rejeitada hoje em assembleia (Foto Wilson Oliveira).

Os professores da rede municipal de ensino em Itabuna rejeitaram proposta de reajuste salarial parcelado e, neste momento, fazem manifestação no centro da cidade. Na terça, 14, o prefeito Claudevane Leite propôs à categoria reajuste de 7,97% parcelado, sendo 5,57 retroativo a abril e 2,4% pago a partir de setembro (relembre aqui). O percentual valeria para todos os níveis. A categoria pede 15% de reajuste.
A decisão foi tomada pelos professores em assembleia realizada no saguão da Câmara de Vereadores de Itabuna, na Beira-Rio. Logo após, os educadores seguiram em passeata pelo centro. Ainda na assembleia, os profissionais decidiram votar indicativo de greve na próxima quarta, 22.
As negociações com o governo foram suspensas. Os educadores também optaram por acabar com a Operação Tartaruga. Pela decisão tomada em assembleia, não haverá aula nas escolas municipais nesta sexta-feira, 17. A presidente do Sindicato, Normagnolândia Guimarães, apontou a existência de verba complementar de R$ 1.453.065,77 para que o município pague o piso básico. Segundo ela, o valor era desconhecido pelos dirigentes municipais. A verba seria uma das razões para manutenção da greve.
O prefeito Claudevane Leite alegou dificuldades para pagar o percentual exigido pelos professores, de 15%, e apresentou contraproposta de reajustes sempre que houvesse aumento no valor repassado pelo Fundeb. A proposta não foi aceita pelos professores.

12 respostas

  1. Eu tenho é vergonha do SINDSERV.
    Sindicato retado é esse dos professores.
    Carla é só um pau mandado.
    Se os servidores tivessem coragem botava ela para fora na base do pontapé.
    Como diria Boris Cassoi da BAND;”isso é um vergonha”.

  2. Vane a sua secretária menosprezam os professores! Dinalva não defende a bandeira da Educação nem a dos guerreiros da sala de aula.
    Bem Vane foi eleito com o anseio da mudança, que mude pra melhor então.

  3. Uma das coisas que os professores mais gostam (uesc e rede municipal) é curtir os meses de férias, (janeiro e fevereiro) repondo aulas, em salas de aula. Nem viajam no período de greve e nem no período próprio das férias… todo ano é assim. Nem racocinam.

  4. Eu não entendo esse sindicato, se diz ser apartidário. passaram 8 anos sem fazer praticamente nada. Chega um novo governo e em 5 meses eles querem fazer greve?????
    Nao votei em Vane. e nao concordo com a posição de vcs.

  5. Concordo com o que Azevedo disse. Claro que a reivindicação é justa, mas há outros pontos a considerar e poderia ser negociado com os professores em sala de aula, para não prejudicar os alunos.
    Sugestão… funcionem pelo menos as creches para que os pais possam trabalhar tranquilos….
    Nem tudo que é solicitado nas reivindicações de qualquer categoria é aceito pela totalidade…. é só início de um governo que tende a trazer melhorias para nossa cidade..

  6. Os alunos não podem ser prejudicados ,mas a categoria dos professores sim?? Com certeza esse “Azevedo” e “Promotoria” deve ser um desses novos gestores, que eram inclusive linha de frente das assembleias e greve do ano passado. Antes tudo podia, agora nada?? Ate os alunos estão apoiando os professores, pois já compreenderam como somos desvalorizados e essa gestão, com esse prefeito e essa secretaria, estão piorando a nossa situação.
    VAmos a luta colegas!! Do contrario eles vão nos engolir.

  7. Também creio ser ainda muito cedo para fazer greve.
    O prefeito anterior fez uma farra exacerbada com o dinheiro público durante quatro anos e não vi as pessoas indignadas a ponto de retirá-lo do cargo. Fomos todos/as omissos/as.
    Penso que deveríamos esperar, observar um pouco mais…
    Ressalto que não fiz campanha para o senhor Vane, e que, nesse blog, postei comentários antes mesmo da campanha sobre o fato de não ser a favor de sua candidatura (porque iria entre outras coisas, envergonhar os/as evangélicos/as de fato).
    Demonstrei todo o tempo o meu apoio a Zé Roberto e Adriana do PSTU.
    Ah, e antes usem a desculpa de que não participo das assembleias ressalto que trabalho 40 horas como prof.ª da Rede Estadual, por isso não estive nas reuniões.

  8. Também creio ser ainda muito cedo para fazer greve.
    O prefeito anterior fez uma farra exacerbada com o dinheiro público durante quatro anos e não vi as pessoas indignadas a ponto de retirá-lo do cargo. Fomos todos/as omissos/as.
    Penso que deveríamos esperar, observar um pouco mais…
    Só para lembrar: não apoiei Vane.
    Ah, e antes usem a desculpa de que não participo das assembleias ressalto que trabalho 40 horas como prof.ª da Rede Estadual, por isso não estive nas reuniões.

  9. O problema da Sec de Itabuna esse ano é a tal da Dinalva Melo que não respeita os professores, ela é de uma frieza tamanha, que seu menosprezo pelos professores é visível a qualquer um. Vane essa mulher tá te queimando com a categoria que mais contribuiu para sua eleição. Ela pode ter competência técnica, mais se não tem a humana, de nada adianta. É remar contra a maré. FORA DINALVA MELO!

  10. Pobres professores que acreditaram numa falsa mudança, saibam que governo algum nunca terá dinheiro para pagá-las dignamente, pois eles precisam pagar os tantos cargos comissionados e funções gratificadas e os seus próprios salários gordos. E Vane junto com Dinalva Melo não serão diferentes.Esse país é o país do futebol e não da EDUCAÇÃO!!!

  11. Itana a questão não é que os professores saiam prejudicados e sim porque so tem 5 meses de governo, esse ano nao deveriam fazer greve e sim negociação e ano que vem sim eles entravam em greve. Nao começavam nem o ano letivo ai sim seria mais justo…

  12. O governo da “mudança” está descontrolado.O que está havendo??? incompetência,despreparo,ingenuidade?Loucura,loucura!!! Nunca vi nada igual,nos meus quase 30 anos como servidor.Esperava mais do governo Vane,apostei como tudo seria diferente…Quanta decepção!
    É muito triste ver tudo que está acontecendo,parece um pesadelo.
    Me sinto desmotivada para dar o meu voto,nada muda…que pena!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *