Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores dizem sim e deflagram greve na rede municipal (Foto Jeremias Barreto).
Professores dizem sim e deflagram greve na rede municipal (Foto Jeremias Barreto).

A Prefeitura de Itabuna emitiu nota no início desta noite em que pediu aos professores o retorno à sala de aula. Como divulgou o PIMENTA em primeira mão, os educadores decidiram deflagrar greve após rejeitar proposta de reajuste parcelado de 7,97% (reveja aqui). A paralisação está marcada para começar na próxima segunda, 27.
A nota assinada pela Secretaria da Educação ressalta que o percentual de 7,97% confere aos professores dos níveis II e III (professores graduados) percentual de reajuste 100% equivalente ao concedido para o nível básico. “A categoria terá aumento linear, com ganho real”, ressalta o governo.
A nota também faz comparativo com 2012, quando os educadores dos níveis II e III obtiveram o equivalente a 67,46% do que foi dado ao nível I e acentua que, no governo do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), todos os reajustes concedidos foram “abaixo do piso, acarretando no achatamento gradativo dos salários dos níveis II e III.
Há pouco, o Simpi emitiu comunicado da greve no qual lembra o passado, quando o prefeito Claudevane Leite era vereador e dizia que “22,22% era [percentual] baixo para uma categoria tão importante”. A cutucada dos dirigentes sindicais também atinge o vice-prefeito Wenceslau Júnior.

37 respostas

  1. É uma vergonha esse governo ainda falar do governo passado e se recusar a trabalhar, pois todo governo que toma posse com menos de dois meses se organiza assim como o governo de Itapé. E não me digam que Itapé conseguiu essa façanha porque é pequena. Itapé conseguiu porque está trabalhando em equipe desde o primeiro dia de governo, pois o tamanho dos problemas são compativeis ao tamanha da cidade e seu governante. Por isso continuo dizendo “ABRA OS SEUS OLHOS PREFEITO, ESSE POVO QUER LHE DERRUBAR!!!!!!!!!!!!”

  2. PROFESSOR NA RUA, VANE A CULPA É SUA!!!
    Sociedade Itabunense,
    Temos na Secretária de Educação 1.529 professores, mas apenas 638 professores estão em sala de aula, são 124 Escolas Municipais em Itabuna, não houve construção de novas escolas e o nº de matriculados de 2013 foi o menor dos últimos anos, Porém se abriu edital oferecendo 83 vagas para professores por contratação via REDA, fora os inúmeros estagiários de 1º semestre de Pedagogia que assumiram sala de aula recebendo MÍSEROS R$400,00. Ora quanta contradição!!!!
    A atual GESTÃO alega não ter dinheiro para dar o nosso HUMILDE reajuste de apenas 15% parcelado em 3 VEZES. Primeiro não tinha como dar nenhum reajuste, apos rodadas de negociação ofereceram 5,57%, quando começamos a pressionar apareceu mais 2% de aumento… O FUNDEB tem feito complementações de mais de Hum Milhão de Reais além do repasse de Quatro Milhões/mês.
    Agora eu pergunto ao cidadão Itabunense merecemos ou não respeito? Nossa GREVE é legitima e iremos lutar pelos nossos direitos hj e sempre!!

  3. O prefeito Vane vai passarbos 04 anos da sua gestão só reclamando, acho melhor ele esquecer o capitão azevedo e procurar trabalhar.

  4. É uma vergonha p prefeito fazer uma proposta dessa p uma categoria que votou com coração, e mais ainda os diretores atuais estarem presente pq na gestão passada João e Virgílio dizia da 30% de aumento para categoria pq pode?, pq agora não pode? pq ele estão manado tbm, como na gestão passada quando criticava os outro diretores-gerentes era comprados! taveno quem Um mil reais no salario faz diferença cambadas de gestores apoio sim essa greve, pq é justa e cobro pro prefeito pq eu tbm elegi ele e confiei nele:o

  5. Se a informação sobre o número de professores em sala de aula é verdadeiro só posso dizer que é UM ESCÂNDALO! Trabalho no MT e há que se mandar verificar a veracidade dessas informações? Não acredito que a Profª Dinalva esteja sabendo de uma aberração tamanha. E Rosenaide, uma profissional impar? E o SINDICATO está sabendo? O conselho municipal está sabendo? Todos estão concordando? Como fazer seleção com tanto professor fora de sala? Espero que não seja verdade. Se for… A justiça tem que pedir explicações.

  6. Mas essa categoria não foi a que tanto apoiou o atual prefeito a se eleger..? Acho é pouco! Achavam que estava ruim e pioraram em muito a situação da classe. Como dizia minha saudosa “vozinha”… “QUEM NÃO SABE REZAR… XINGA DEUS”.

  7. A melhor coisa é colocar a culpa nos outros, …!!!
    É mais fácil, …!!!
    Por outro lado, em tão pouco tempo muita gente já está sendo contra o atual governo, …?!?!?! Mas que incoerência, …!!!
    Ano passado, muitos desses aí estavam portando adesivos no peito, fazendo campanha, e discutindo com quem fosse contrário, …!!!
    Então, Professores: “Dez, …, nota Dez”, …!!!
    Nada como o tempo, não, …?!?!?!
    Tem gente que só sabe das coisas depois que elas acontecem, ..!!!

  8. Eu sei mesmo é de uma coisa, muita gente arrependido e dizendo por que votei errado. Azevedo para os funcionários públicos não foi ruim. Mas é assim, cada qual tem o governo que merece! Se votou errado, você é a cara do governo que tá aí!

  9. VOCÊS TEM PAGAR PROFESSORES, VOCÊS PEDIRAM ISSO, FAZEM A MERDA E DEPOIS OS ALUNOS PAGAM . VCS NAUN PODEM RECLAMAR VCS TINHAM UM BOM SECRETÁRIO GUSTAVO LISBOA .

  10. É muita cara de pau,o governo condenar a greve sendo que no ano passado, disse em discurso que a prefeitura tinha dinheiro, o repasse do FUNDEB vem mensalmente, que era só demitir os cargos comissionados e gritou com braços suspensos abaixo a corrupção. Agora em seu governo o dinheiro do FUNDEB sumiu? Não existe cargos comissionados? O dinheiro apareceu para Aumentar o salários dos secretariados, o do próprio prefeito que lotou a prefeitura de cargos comissionados. Pessoas de fora lotam a prefeitura. Não queremos muito, só que não desvie o dinheiro da EDUCAÇÂO, e as as crianças estão sem merenda escolar e em tempo os professores querem melhores condições de trabalho.

  11. PRIMEIRO GOSTARIA DE DESTACAR O FATOR PRINCIPAL
    QUANDO OS DOIS ERAM VEREADORES NUNCA SE PRONUNCIARAM CONTRA ESSE ACHATAMENTO DO SALÁRIO DOS PROFESSORES. QUANDO ELES ERAM VEREADORES SE INDIGNARAM COM UM MISERO AUMENTO DE 22% QUE AZEVEDO DEU AOS PROFESSORES. QUANDO WENCESLAU ERA VEREADOR ELE IA PRA LINHA DE FRENTE DOS PROFESSORES PARA PODER CATIVA-LOS.
    AGORA OS DOIS ESTÃO NO EXECUTIVO MAS NÃO TEM CONDIÇÕES NENHUMA DE ESTAR EM TAL POSTO.
    LEMBRO QUE NA GREVE DA PM WENCESLAU FOI PARA A PRAÇA ADAMI FAZER DISCURSO CONTRA O GOVERNO DO ESTADO, MAS OS AGENTES DA POLICIA CIVIL MUNICIPAL ESTÃO INDIGNADOS COM TRATAMENTO QUE VEM RECEBENDO DA PREFEITURA E COM O BAIXO SALÁRIO.
    ITACARÉ QUE TEM UMA RECEITA 10 X MENOR QUE ITABUNA DEU 10% DE AUMENTO LINEAR A TODAS AS CATEGORIAS.
    COMO BEM DISSE O COMENTÁRIO ACIMA DE PROFESSOR NA RUA, VANE A CULPA É SUA!! QUAL A NECESSIDADE DESSE REDA SE ITABUNA TEM MAIS DE 900 PROFESSORES RECEBENDO E ESTES ESTÃO FORA DAS ESCOLAS…
    AH LEMBREI ESSES SÃO OS QUE ESTÃO NOS CARGOS DO GOVERNO OU ESTÃO SENDO AGRACIADOS POR ESSA ADMINISTRAÇÃO SEM TRABALHAR, MUITO COMUM ENTRE ESSES FALSOS COMUNISTAS DO PC DO B OU ESTARIA MAIS PARA FASCISTAS, POIS ONDE ELES ESTÃO GOVERNANDO A DEMOCRACIA NUNCA CHEGOU.
    E POR ULTIMO UMA FALA DA MD. SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, A RESPEITO DO ULTIMOS AUMENTOS DE SALÁRIO DADOS NA GESTÃO AZEVEDO….
    “AZEVEDO E GUSTAVO ACOSTUMARAM VOCÊS MUITO MAL, ELES ABRIAM MUITO AS PERNAS PRA VOCÊS”
    POIS BEM PROFESSORA A SENHORA FOI EXPULSA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS EXATAMENTE POR SER INCOMPETENTE EM GESTÃO E NO TRATO.
    E FALO DE TODO O CORAÇÃO VOTEI EM ZÉ ROBERTO E NÃO ME ARREPENDI, POIS ATÉ O ADVOGADO ANALFABETO DO AZEVEDO, VALORIZOU
    ESSA CATEGORIA TÃO IMPORTANTE.
    UM ABRAÇO
    VAMOS AMIGO LUTE, VAMOS LEVANTE E LUTE…
    SE NÃO A GENTE ACABA PERDENDO O QUE JÁ CONQUISTOU.

  12. Eu também concordo com a greve dos professores.
    VANE/WENCESLAU estão fazendo isso logo com os professores? Pois os professores votaram em peso nele na última eleição. Mas 04 anos passa rápido senhor VANE. Lembre-se que ano que vem é também um ano de eleições…

  13. Esta greve esta sendo implantada por um sindicato patrocinado pela oposição, motivado pela magoa de sua presidente que andava toda de azul nas passeatas de Azevedo e ainda não digeriu a derrota. Realizou uma assembleia onde ninguém argumentou nada, ela o tempo todo com o microfone pedindo greve em deixar ninguém falar. Enquanto que no governo passado tentou diversas vezes impedir o direito de greve. O MP tem que ficar de olho neste sindicato partidário…

  14. Esse lenga lenga de Vane já tá enchendo o saco dos Itabunenses. O cara ainda não percebeu que o Prefeito agora é ele, e que águas passadas não movem moinho. Acorda Prefeito, vamos trabalhar e fazer jus ao seu pomposo ordenado, chega de se lamentar, choramingar, culpar gestões passadas, e ir para as emissoras de rádio todos os dias jogar conversa fora, tentando enganar a população. Cadê as obras do Governo da mudança? Esse negócio de estar sempre nos programas de rádio todos os dias, você e sua cambada de secretários, mentindo, tentando levar o povo prá estória, como se diz no linguajar popular, já chega. Que você participe de eventos em igrejas cristãs, festas pagãs e até em terreiro de candomblé, isso é um problema pessoal seu. Agora a população Itabunense, espera que você cumpra com suas obrigações inerentes ao cargo que ora ocupa, e que também veja com responsabilidade a questão dos professores, cujas reivindicações da categoria são justas.

  15. Essa greve é política. Como porofessora há mais de 30 anos posso testemunhar que o SIMPI passou todo o governo de Azevedo tratando o prefeito como aliado e não como patrão, em troca a prefeitura promovia as nababescas festa do sindicato (com bebida e comida de primeira qualidade, tudo de graça). Em troca da omissão de Carminha, Normagnolândia, Martha Belém e companhia. Hoje, porque um homem de Deus assumiu a prefeitura, o que vemos é essa mesma turma dando uma de radicais e colocando a população contra o prefeito. Elas querem receber da Secretária Dinalva Melo o mesmo tratamento que a direção do sindicato recebia do antigo secretário. Eu sou do tempo em que os professores trabalhavam de verdade, do tempo em que os alunos iam para a escolar para aprender. Hoje mesmo passei pela porta de uma escola e vi uma professora dizer que iria “brincar até as onze e meia”. Isso lá é papel de professor. Como professora de verdade posso afirmar: Se muitas e muitos de vocês (não todos)fossem receber por produção, teriam que devolver o salário.

  16. Zelão, diz: – Se errou, conserte! Achatou, recomponha!
    “É fácil ser oposição e criticar os erros. Difícil é ser governo e ter a obrigação de fazer certo, tudo aquilo que dizia estar errado.”
    Outra definição sobre a política e os políticos, precisa ser entendida e incorporada pelos administradores que assumem o poder: – “Fora do poder os políticos podem atirar pedras sobre o telhado dos outros. No poder possuem “telhado de vidro” e passam a temer, que sobre ele caia, até mesmo um grão de areia.”.
    O prefeito Vane foi eleito, sob a égide da esperança: – Esperança de mudança das velhas práticas políticas dos seus antecessores; de reformulação das prioridades de governo; de substituição das práticas corruptas na administração pública; de transparência dos atos; de respeito ao povo e, sobretudo de iniciativa e ação para fazer, tudo aquilo a que se propôs e prometeu fazer.
    Se não fizer o todo, que ao menos o faça em parte, demonstrando todo o empenho em fazer o restante. Caso em contrário, relembrar os maus exemplos do seu antecessor – que por eles foi punido pelo povo – não servirão de desculpas por muito tempo e só servirão, no julgamento do povo, para justificar que o antecessor não foi tão ruim quanto diziam.

  17. É uma pena que essas professoras não fizeram isso com o “seu patrão” anterior. E tinha motivos sobejos!
    É uma pena mesmo. Vejo, incoerência? receber aumento (real) e ainda fazer isso.
    Que Deus tenha misericórdia!

  18. Tenho certeza que quase 100% dos que são a favor da greve agora, foi contra o bloqueio das verbas federais, na era Gustavo e são fernandistas.

  19. Quem ti viu quem te vê hein? Vane, Wenceslau, Jairo,todos antes de eleitos eram solidários às reivindicações da classe operária. O Jairo então, não aguentava ver qualquer manifestação popular, seja de que categoria fosse, entrava logo no meio com sua bandeirinha. Hoje hein? por cima da carne seca, quem quiser que se exploda. É isso aí meu povo, são as duas faces da moeda. E ainda tem quem aposte nesse tal governo da mudança. Aliás aprenderam rápido na escolinha da Presidente Dilma. Não às greves, não às reivindicações populares, isso foi coisa do passado, instrumento usado só prá chegar ao poder. Abram os olhos meu povo………………………..

  20. Já ia esquecendo. O Vane declarou que a culpa é de Azevedo, Geraldo Simões, Fernando Gomes, Ubaldo Dantas, Oduque, Firmino Alves, ludugero, lampião…………………………………………………….

  21. Não entendo a fúria desse Sindicato agora. Eles mesmos dizem q o governo negociou, apresentou uma proposta e agora uma proposta maior. Eles continuam na proposta inicial sem reduzir 0,1%. A proposta do governo municipal é de reajuste linear, no mesmo índice do Piso Nacional para todos. Lembro q na greve dos professores estaduais esse foi o principal impasse e essa era a proposta de todos os sindicatos de professores. Já na gestão de Azevedo, a única manifestação q eu vi do SIMPI foi pra defender o patrão, o competente secretário Gustavo Lisboa (vou me conter pra não ser machista) e eles aceitaram reajustes diferenciados. Entendo pq tem gente q acha q esse sindicato é motivado pela mágoa de sua presidente que apoiou Azevedo e ainda não digeriu a derrota.

  22. Ema, ema, ema, cada um comseus problemas….Vane cai na real e vem administar nossa Cidade. No governo passado voces, VANE e WENCESLALAU, criticava Azevedo, agora……faz muito pior. Desse logo do palanque, graças a DEUS que só é esta gestão, praticamente 3 anos e seis meses. Aleluia. Opera Jesus.

  23. Estamos com os 2 olhos abertos presidente do SIMPI,
    Sua colocação é ridiculaaa…quem quis e exigiu a GREVE foi a categoria que já estava saturada com a falta de respeito e consideração. Sem falar dos falsos discursos de Vigílio, João, Daniel, Patricia, Valquíria, Lidiane e cia de outrora que se utilizaram da categoria para manipular a eleição passada é tanto que hoje seu PREFEITO está eleito e no minimo vc deve estar ganhando o seu quinhão não é mesmo?!! Estou de alma lavada, consciência tranquila que ontem fiz História de um sindicato idôneo. Diferente do SINDSERV E SINDACS que são tudo PELEGO do Sr. Vane, Sr. Wesceslau e Sr. Davidson Magalhães…
    Esse é o sentimento da categoria a todos VCS cambada de puxa sacos que se deixam vender por pouco… Fizemos historia e com direito a trilha sonora…. Samba da Traição…. Orgulhosa de ser PROFESSORA!!

  24. se em Itabuna os professores ganhassem pelo que os alunos aprendem, iam ganhar Bolsa Família! Aqui é tão bom que professor atua igual a político e fala mau de politico, tudo a mesma desgraça.

  25. A greve é do simpi, das viúvas de azedo e das recalcadas que votaram em vane e brigaram por um cargo ate o final, como não conseguiu virou oposição, monte de hipócrita usando frase de efeito para camuflar o recalque

  26. Se o salário foi achatado na gestão anterior é porque os gestores que aí estão, sempre concordaram com o golpe nos professores. Será que as pessoas não sabiam disso? Por que investiram em quem já estavam no rol dos que deram mostras de quem são? A verba do Fundeb ninguém fala. Serve para elevar os salários exorbitantes deles.

  27. Que horror,Sr.Prefeito! A sociedade itabunense depositou todas as esperanças em Vossa Excelência,isso é traição.E dizer que a greve dos professores é ilegal?Quem disse isso foram os seus assessores?Vice-Prefeito ou os professores que ocupam,hoje, cargo de confiança e, que no governo passado lutaram com tanta garra pela greve… verdadeiros traidores e, pensar que são “nossos colegas”,pobres deles tão imaturos,insensíveis,descompromissados com a causa da educação,se venderam por tão pouco…”pobres coitados”! Unidos venceremos esses déspotas! E a greve foi deflagrada..avante guerreiros da educação!

  28. AGUARDEM LOGO LOGO A CUT E O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO RECEBERÃ0 EM VÍDEO A CONDUÇÃO DESSA ASSEMBLÉIA. A DIRETORIA VAI FICAR DESMORALIZADA. ESTAVA LÁ E VI TUDO, SÓ TEVE UMA OPÇÃO DE ESCOLHA. GREVE OU GREVE , CADÊ DEMOCRACIA?

  29. Esse(a) que se diz de olhos abertos para o SIMPI bem se vê que está começando a enxergar até o invisível no governo que lhe é conveniente( deve ter algum carguinho e fica vendo o que não existe). Não se conformou com a esmagadora decisão de deflagração da greve na Educação de Itabuna. Além disso, parece que nunca foi de frequentar as assembleias do SIMPI porque não viu o grande empenho do Sindicato nas negociações salarias do ano passado e o respeito à categoria quando assim decidiu pela greve. Esse(a) deve ser um dos diretores ou alguém da Secretaria da Educação forçado a está lá para se manifestar contrariamente à própria categoria em nome de um cargo de confiança.Se você tiver sorte, provavelmente ficará os 04 anos no carguinho que lhe foi confiado, Mas durante esse tempo vá trabalhando com a certeza de que esse passa rapidamente e com ele você retornará à condição de professor(a)e com certeza precisará reivindicar melhora no salário e nas condições de trabalho.

  30. Início de governo e já querem greve. Sentem para conversar…. vejam as condiçoes do município e, se houver recursos reais, aí sim…. GREVE.

  31. Recalque profissional!!
    Quem mandou vane ser besta e da mel na boca dos adversários, estavam mal acostumados, ninguém aceitou voltar para sala de aula e o governo acolheu, agora tá recebendo o troco. Se tivesse colocado esse bando de mal professor para dar aula não estaria passando por nada disso. Choram as viuvas de AZ, choram as recalcadas que brigam pelo própio umbigo e por não conseguirem fazem oposição e gritam as inocentes que não sabem de nada e são maria vai com as outras. Puro recalque! Golpe político!

  32. Professora Aposentada,
    (…) Estudei 04 anos na UESC, investir 02 anos em pós- graduação para que? Pra receber 7% de aumento em 2 vezes, a escola em que trabalho não tem merendeira, nem serviço gerais as monitoras sem receber o bolsa- auxilio. Como eu vou feliz e comprometida realizar meu trabalho? Com a desvalorização e a falta de estrutura o jeito é fazer de conta que trabalha, ou vc faria diferente?

  33. Se voce professor na rua vane a culpa é sua é igual ao governo porque faz de conta que trabalha e pensa que todo mundo é ugual a voce esta enganada tem muito professor digno em itabuna, vejo que não é o seu caso, portanto o seu salário para professor que finge que trabalha é muito, tá fazendo greve para descansar não tem compromisso com nada. tomara que o prefeito aproveite que voces são tudo oposição politica e nao tem nenhum compromisso com o municipio e desconte cada dia parado e so pague quando for pago aos alunos e não em dia de sabado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *