Tempo de leitura: < 1 minuto

Contingente populacional de Itabuna cresce acima da média (Foto Tarso Soares).
Contingente populacional de Itabuna cresceu acima da média (Foto Tarso Soares).

Estudos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) apontam para crescimento – acima da média – do contingente populacional de Itabuna, nos próximos anos, com a chegada da Ufesba.
A estimativa é de que o número de habitantes salte de 205 mil para até 225 mil com a chegada da Ufesba em 2014, revela a edição online d´A Região. O crescimento seria justificado com a atração de funcionários e serviços para a universidade, nível de crescimento que aumentará quando o campus estiver funcionando. O município ainda não definiu a área da Ufesba.
A Universidade Federal do Sul da Bahia já foi aprovada no Congresso Nacional e aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. A comissão de implantação espera que as primeiras aulas da universidade ocorram já em 2014. Resta aos governos também preparar a cidade e a região para essa nova realidade.

15 respostas

  1. Ou esta taxa de crescimento é enorme ou houve um erro de digitação. Sera que não era “salte de 205 mil para até 225 mil?”
    Da Redação: Erro de Digitação, Pablo. Agradecemos a observação.

  2. Meu Deus do céu! Votei nesse grupo e até agora só decepção. Vacilantes e Amadores. Poxa vida, tem vice-prefeito que se diz advogado, tem procurador jurídico competente, qual a dificuldade em se escolher uma área e desapropriar com base no Decreto -Lei 3365/64 que autoriza o ente público promover a desapropriação, com a imissão liminar da posse justificada pela urgência (artigo 15).
    O certo é que mais uma vez o itabunense passa vergonha. Sempre aparecendo na mídia nacional de forma negativa e geralmente por conta de alguma omissão dos gestores municipais.
    Pensava que esse novo governo seria o início de um modelo novo de gestão; mas, o “dejavú” continua. E NÃO ME VENHAM COM “ESTORINHA” de que tudo é por culpa da gestão passada. Basta!!!!!!

  3. Será que nossa cidade está ou estará preparada para esse crescimento demográfico? Temos deficiências que beiram o absurdo, que se inciam desde ao mau cheiro do Rio Cachoeira, um comércio dirigido e fiscalizado por incompetentes, indo até a preços absurdos de aluguéis e locações.
    Os leitores deste apimentado site , que tanto estimula nossa inteligência e senso crítico, ão de convir que não temos ainda atrativos e nem como acomodar uma clientela que vem não só estudar. Pois irão também consumir bens e serviços e é justamente neste ponto que somos amadores.
    Quem ler este comentário e achar ao contrário, tente se divertir em Itabuna, tente ir ao cinema,tente estacionar…e se ficar doente ( com plano ou sem plano de saúde) tente ….ficar calmo e esperar.
    Tomara que a implantação da faculdade seja um sucesso, tomara que as autoridades observem também que há necessidade de uma estrutura.

  4. gostaria de saber quando vai ser realizado o CONCURSO para contratar funcionários e professores dessa universidade, afinal de contas é um órgão público e portanto terá que relizar o tal concurso.

  5. ESSE ESTUDO TEM FINS MERAMENTE ELEITOREIROS…
    ESSA UNIVERSIDADE JAMAIS TERÁ COMO FIXAR TÃO GRANDE AUMENTO POPULACIONAL…
    AO QUE PARECE ESSES TÉCNICOS OUVIRAM FALAR POUCO SOBRE “DEMOGRAFIA”
    MAIS UM BOLSÃO DE EXPECTATIVA PRÉ-ELEITORAL,
    COMO A DUPLICAÇÃO DA BR 415,
    O AEROPORTO E A PONTE DE ILHÉUS ETC.
    AS ELEIÇÕES VEM AI ESSA É A ÚNICA CERTEZA…
    PROMESSAS E PROMESSAS VIRÃO.

  6. Está na hora do poder público ( estadual e municipal ), principalmente o municipal pensar grande e não se ater apenas ao tamanho do terreno onde se instalará a UFESBA e sim a localização, que deveria ser numa área de topografia plana e sem obstáculos limitadores do crescimento urbano como a região de ferradas onde o rio impede isto, assim como a outra região cogitada onde havia um pesque-pague na saída para buerarema que está em volta de aréas com topografia acidentada.
    Resta área próxima ao posto da policia rodoviária federal sentido Itajuípe, que ao meu ver daria condições ao crescimento urbano que Itabuna tanto precisa pois estaria próxima a futura BR 101 duplicada, ao anel víario de Itabuna e principalmente com uma topografia mais suave e propícia ao surgimento de novas avenidas e ruas, com condôminios e bairros, ao redor deste que será um dos mais importantes instrumentos de crescimento de nossa cidade, a UFESBA.

  7. Se a Ufesba passar a funcionar mesmo dentro de 10 anos, será uma vitória.
    Hoje pra funcionar faltam: estrutura física; infraestrutura; professores e funcionários. Só.
    O parlamento aprovou uma Lei (papel). Agora compete ao executivo, não apenas a sanção, mas a iniciação e construção da obra. A história recente tem mostrado que isto não acontece…

  8. É verdade a cidade precisa melhorar em muitos aspectos,transporte urbanos,melhor atendimento no comercio, infra estrutura no transito que já está um caos em momentos de pico e lazer, pra se ter uma ideia as vezes precisamos dar uma saída para um ambiente aconchegante, sem muito barulho e não encontramos na cidade, o local melhorzinho é no codornas,pizzaria as melhores fecharão,um local pra dançar uma seresta não existe só baladeiros e as pessoas de faixa etária 40,50,60 e idades mais avançadas ativas ficam aonde em casa?Isso sem contar na segurança.

  9. Tantos planos e previsões e o principal ainda não existe.
    Onde vai ser mesmo o endereço da Instituição??

  10. Concordo com suas ponderações “Regi Negão”. A esperança é que o “intere$$e” possa estimular mudanças.
    Mesmo não podendo contar com a competência do poder público para gerir esse novo modelo que Itabuna pode experimentar, a
    esperamos que a iniciativa privada possa fazer a diferença. Devemos ponderar que a Universidade não trará apenas alunos e professores para região. São familiares, amigos, que constantemente estarão em Itabuna e terão necessidade de serviços e lazer de qualidade. Você hoje sai de Itabuna a noite e percebe uma cidade sem atrativos, meia duzia de bares e restaurantes, sem cinemas, Teatro? Quando?
    Na área da saúde,por exemplo, há décadas que quando penso em dermatologista em Itabuna só lembro de um ou dois nomes, urologistas, clínicos, pediatras idem.
    Falta ousadia, falta empreendedorismo.Observem por exemplo, uma franquia de pizza que se instalou na cidade, não faz muito tempo. Pizza semipronta, serviço rápido, preço atraente = SUCESSO!! Está derrubando as tradicionais pizzarias da cidade, com suas pizzas quase sem recheio, serviço ruim, e preços nas alturas. Ou se adequam aos novos tempos ou fecham.
    Portanto, os “tradicionais” comerciantes da cinquentenário, com suas lojas mofadas, visual de loja da Baixa dos Sapateiros, tem de se adequar aos novos tempos ou, fecharem as portas e ir para Ilhéus, pescar!

  11. Sem contar com a especial necessidade de água. Fico preocupada com a água, porque não vejo solução a curto prazo. Informações do blog Acorda meu povo, dão conta de que a nascente do Rio Almada já é inexistente. Considere-se o desmatamento, coisa dos homens e falta de chuva, coisa da Natureza. Considere-se também, a ausência de políticas ambientais, de educação ambiental para alertar a população dos riscos do desperdício. Correm notícias de que a água que chega às torneiras de Itabuna é somente 50% do que é tratada na estação da Emasa. Os outros 50% é perdida nas tubulações precárias de mil novecentos e antigamente.
    Ou seja, Itabuna precisa de um choque de atualidade.

  12. PARA POR LUZ A ESTAS INCERTEZAS SOBRE O TEMA E A FALTA DE PLANEJAMENTO DESTE GOVERNO COM ESTA CIDADE,NADA MAIS JUSTO E TRANSPARENTE QUE O PROPRÍO PREFEITO VANE VENHA A PUBLICO DAR UMA SATISFAÇÃO A SOCIEDADE ITABUNENSE ASSIM COMO O FEZ QUANDO QUIZ SE ELEGER PREFEITO !

  13. A cidade irá virar um verdadeiro inferno, …, pois atualmente já falta água, não tem esgoto, o lixo não é tratado, o rio já está morrendo, as ruas e avenidas já não cabem mais a quantidade de carros que circulam, além de haver um déficit habitacional enorme, principalmente para a classe média (só se constrói para as classes alta e baixa), ninguém consegue conter a onda de violência, nem a expansão das drogas, …!!!
    Imagina com cerca de mais 20 mil pessoas morando aqui, dentro de tão pouco tempo, …?!?!?!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *