Tempo de leitura: < 1 minuto

Conselho começa a analisar pedido de reajuste (Foto Waldyr Gomes).
Conselho começa a analisar pedido de reajuste (Foto Waldyr Gomes).

Novos conselheiros de transporte e trânsito de Itabuna tomaram posse hoje (29) e já na próxima segunda, 3, começam a discutir tema “palpitante”: a planilha de custos das empresas de ônibus, que pedem reajuste da passagem.
Da última vez – e isso foi no ano passado, as empresas pediram reajuste da tarifa de R$ 2,20 para R$ 2,69. A planilha é analisada pelo conselho e cabe ao prefeito decidir se aceita o valor definido como justo pelo conselho.
Em tempo: os conselheiros empossados hoje são os representantes do legislativo e do executivo.

10 respostas

  1. Seu Pimenta cadê a Agência Reguladora da Prefeitura (ARSEPI – eu acho que o nome é esse) que não está envolvida nesse processo, é ela quem deve coordenar todos os trabalhos do municipio no que diz respeito ao transporte coletivo da cidade.

  2. O Governo Federal deve publicar nos próximos dias a medida provisória que desonera as alíquotas de PIS e Confins cobradas das empresas de transporte público e que incidem sobre as passagens de ônibus. Os impostos serão reduzidos de 3,65% para zero. A previsão é de que a medida comece a valer a partir de 1º de junho, também para trens e metrô.
    Os conselheiros têm que estar cientes disso, como também que o cidadão pode impetrar ação popular e apurar a improbidade administrativa contra quem não estiver tratando de forma correta o dinheiro e ações públicas, pois as empresas de ônibus são ou deveriam existir através de contratos de concessâo…
    Aliás será que existe contrato de concessão para as empresas de transporte municipal em Itabuna e Intermunicipal na região????
    É pelos termos do contrato de concessão que se poderia avalizar se a alteração do preço das passagens está de acordo com os termos de reajuste (com base em que índice inflacionário) ecom os termos de responsabilidade das empresas (compra e manutenção de frota nova, prestação de serviço adequado…)!!!
    Será que pode existir reajuste sem contrato de concessão???
    Acho até que cabe responsabilização para os que agirem de má fé contra a população de Itabuna… que infelizmente aceita a corrupção e ser submisso e inclusive venerar a quem tenham “esperteza” maior!!!

  3. A GALERA DO PCdoB TÁ GULOSA DEMAIS GENTE!!!!!!!!!!.
    QUERIAM O CONSELHO DE TRANSITO E TRANSPORTE A QUALQUER CUSTO.
    PORQUE,PARA QUE??….EXTORQUIR AS EMPRESÁRIOS DE ÔNIBUS!!!!!!.
    JORGE TELES SERVIDOR CONCURSADO DIRETOR O SINDSERV APÓS TER SIDO ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO ATRÁS DO VOTO ABERTO.
    TEVE SUA POSSE QUESTIONA PELO AMIGO E VEREADOR DO PCdoB JAIRO XAVIER QUE DEFENDEU O NOME DO PRESIDENTE DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIO .
    VAI ENTENDER ESSE CURURU!!!!!!!.

  4. Eu só sei de uma coisa,que é de grão em grão que a galinha enche o papo,então claro que vou querer encher o meu tbm.
    Acho bom os cobradores prepararem as moedinhas de 0,01 pq meus queridos,eu vou fazer questão desse 0,01,á se vô.

  5. VAMOS PRÁ RUA. CAMARA DE VEREADORES, PREFEITURA PROTESTAR CONTRA ESTES AUMENTOS. A PASSAGEM DE ÔNIBUS EM ITABUNA JÁ É MUITO CARA. QUERO VER QUUAIS VEREADORES VÃO SE MANIFESTAR CONTRA…. SERÁ QUE APARECE ALGUM? É NESTA HORA QUE ELES APROVEITAM PARA ENGORDAR SUAS CONTAS BANCÁRIAS.
    ESTAMOS DE OLHO.

  6. Caixa preta impenetrável a questão do transporte público em Itabuna.
    Qual é de fato a natureza jurídica da relação Prefeitura Municipal de Itabuna/empresas de transporte público? Concessão mediante licitação? O questionamento feito pelo Tiago no comentário acima deveria ser comum a todos nós. Daí vem o Conselho Municipal de Transportes, instrumento político importante na defesa dos interesses da sociedade na sua diversidade (Pois até para quem não utiliza o buzú essa discussão é de suma importância. Não tem como as coisas andarem bem numa cidade com 200 mil habitantes se o transporte público é caro e de má qualidade) Bem, o Conselho Municipal de Transportes em Itabuna é inoperante, funciona como acessório político para legitimar “manobras” a serviço dos grupos que representam. Tem sido assim desde então.
    Vamos aos questionamentos: Algum membro do referido conselho já viu os documentos que regulamentam a relação do governo municipal com essas empresas de transporte? Poderiam informar à população? Queremos saber, precisamos saber.
    E a tal planilha de custos que será apresentada na segunda-feira (3)? Seria um paperzinho impresso em excel ou virá acompanhado de balancetes e documentos oficiais que atribuam valor legal? As reuniões do Conselho de Transporte serão acompanhadas por assessoria jurídica apta para dirimir dúvidas?
    O Conselho Municipal de Transportes de Itabuna tem de vir a público informar passo a passo dessas negociações e responder a todas essas dúvidas aqui levantadas e não se integrar à nebulosa que encobre a celeuma do transporte público. Senão vai morrer na contra-mão atrapalhando o tráfego.
    Como abrir uma Caixa Preta? Duzentas mil cabeças juntas podem chegar à solução.

  7. Nao houve eleiçao e sim uma imposiçao do nosso ditador seu dr clodovil soares quando mandou a Sr juvia gualberto calar a boca

  8. O que precisa ser colocado em pauta também é a melhoria do serviço prestado ao cidadão. Acabar com o ônibus aonde o motorista tem duas funções;ficamos em média de 30 a 40 minutos no ponto esperando o ônibus passar; muitos motoristas ainda fazem a “gentileza de deixarem agente no ponto”, mesmo depois de esperarmos bastante; não temos a quem reclamar; não tem fiscais nos postos; não temos informações dos horários dos ônibus; nos finais de semana e feriados a espera chega a mais de 1 hora e por ai vai. E ainda temos que pagar um valor alto por esse descaso todo???? Cadê os vereadores dessa cidade??????

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *