Tempo de leitura: 2 minutos

Normagnolândia Sant´Ana simpi foto Luiz Conceição www.pimenta.blog.brA greve dos professores da rede municipal de Itabuna completou duas semanas sem que governo e categoria cheguem a acordo pelo fim da paralisação. O governo oferece 7,97%, em duas vezes, mas a categoria reivindica 15%, parcelado em três vezes.
A presidente do Sindicato Municipal dos Professores Públicos de Itabuna (Simpi), Normagnolândia Guimarães, disse que os educadores foram surpreendidos com uma ação do governo, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), pedindo a ilegalidade da greve.
O TRT não acatou o pedido do governo e marcou audiência de conciliação para as 14h da próxima quarta-feira (12), na capital baiana. A dirigente sindical conversou com o PIMENTA nesta tarde.
BLOG PIMENTA – A greve completa duas semanas. O governo já chamou para novas negociações?
Normagnolândia Guimarães – Bate na mesma tecla dos 7,97%. Ainda não sentaram para negociar. Na quarta, fizemos assembleia. A secretária [Dinalva Melo] enviou ofício sinalizando que o aumento era aquele [de 7,97%] e que estavam certas novas rodadas, mas não para tratar de reajuste.
BP – Qual a posição do sindicato?
NG – Hoje nós fomos à Câmara de Vereadores para pedir mais uma intermediação [do legislativo]. Lá estava o senhor Guilherme, que é assessor da Secretaria da Educação, e pontuamos tudo que está acontecendo desde o dia 27 de março, quando começaram as negociações. Então, ficou firmado lá que iríamos fazer uma reunião para que o governo apresente os números dele e nós, os nossos, para chegarmos a um entendimento. Quando a gente ia saindo, um oficial de justiça me interpelou para entregar ação judicial. Vane entrou com ação contra a greve dos professores. Só que a Justiça não deu e solicitou que fizesse audiência de conciliação.
BP – No fórum trabalhista daqui de Itabuna?
NG – Não, eles já foram direto para Salvador. Essa ação é mais uma de Vane. Enquanto chamava para negociar, entrava com ação contra a gente, nos fazendo de bobos.  Eles estão colocando nos meios de comunicação que a greve acabou e que a justiça deu ganho de causa [ao governo].

Eles estão usando a mídia, têm a máquina na mão, dizem que a greve acabou, que é ilegal, mas não é.

 
BP – Qual é o cenário da greve hoje?
NG – Continua, continua. Só que eles estão usando a mídia, têm a máquina na mão, dizem que a greve acabou, que é ilegal, mas não é.
BP – Qual tem sido o tratamento do governo nessa greve?
NG – É desrespeitoso com a classe desde quando a classe deu total apoio, porque queria mudança. E mudança a gente não consegue retirando direitos.

22 respostas

  1. POLITICAGEM desta senhora!
    Ela bem sabe que o atual prefeito pagou mais de 5.000.000,00 de salários atrasados referentes a gestão desastrosa de Azevedo, num esforço que talvez outro prefeito não tivesse feito.
    Acho que os professores tem direito de reenvindicar melhores salários, mas está claro que falta boa vontade do sindicato com este governo que se inicia.
    O tiro pode estar sendo no pé. A opinião pública está dividida.

  2. è hora de voltar para sala de aula, graças a Deus os professores estão começando a entender que essa greve é politiqueira e tem interesses sórdidos. a greve está perdendo a força sim.

  3. Estes professores querem é desestabilizar o governo Vane. A população é contra esta greve pois sabe que é só politicagem. Professores voltem a trabalhar que é melhor e não fiquem parados prejudicando os alunos.

  4. Sr. Politicagem, o sr. deve estar trabalhando para o prefeito ou ganhando dele , 1º porque esse valor q o sr. cita é apenas uma parte do que o governo federal manda para as contas da educação, para ser gasto apenas com despesas da educação ( e o governo tá usando para outros fins) 2º é que 5 milhões já tinham vindo e bloqueados pelo sindicato ainda no governo passado, por precaução da categoria, para não ser “roubado” por Azevedo, então já tinha dinheiro em caixa pra se pagar o mês de dezembro/2012, e outra, se o governo Vane quer ser diferente do de Azevedo ele tem q se apressar, pois são várias mancadas desde o não comparecimento a semana pedagógica deste ano, que deu inicio ao ano letivo, e foi um verdadeiro fiasco, isso só na educação, sem falar saúde, infraestrutura, projetos para minimizar a violência e por aí vai… então o sr. qdo for dar sua opinião procure ler e investigar para não falar
    besteira e passar a impressão de puxa- saco.

  5. Flor,
    vc deve ser tbm dessa galera do PSDB e DEM que apoiava a gestao de AZEVEDO… Esse sindicato nunca fez nada ate agora que o governo quer mudança, nao votei em Vane e digo… Estou apoiando ele e acho que o sindicato precisa de uma nova diretoria apartidaria…

  6. Quero saber aonde eles dizem que a greve é ilegal, pois eu que acompanho todos os jornais e blod não li o executivo dizendo isso…

  7. Se a administração atual pagou R$ 5.000.000,00 da passada, há alguma coisa errada nisto, porque não denunciou ao TCM,TCU, Ministério Público e Polícia Federal, pois se administração passada recebeu o Dinheiro e não efetuou o Pagamento, houve desvio, e quem assume compromissos da Administração Passada sem FAZER A DEVIDA DENÚNCIA É CUMPLICE, e está acobertando coisas erradas. Portanto o Governo atual deveria mostrar as denuncias feitas e protocoladas cobrando dos Governandes da Administração Passada a Devolução aos Cofres do Erario Municipal

  8. Triste realidade:
    Assim como os Médicos não querem mais ser Pediatras, por não suportar mais os “pais modernos”, …, daqui a uns dias não haverá mais quem queira ser Professor, principalmente para trabalhar na rede pública, …!!!
    Só muita vocação e amor à arte, pois ganha pessimamente mal, tem que suportar delinquentes juvenis de toda a espécie, filhos de uma gente sem educação, nem princípios, criados para não respeitar ninguém,…!!!
    As condições de trabalho são as piores possíveis, …!!!
    Os salários são comparáveis ao de uma empregada doméstica, ou de um trabalhador braçal, além de outras funções consideradas mais básicas na sociedade, que não precisa ter quase estudo algum para exercer, …!!!
    E ainda é visto com descaso pelas “autoridades”, …!!!
    Está chegando ao ponto de ser considerado insuportável, …!!!
    E a imprensa ainda endeusa quem largou a escola, deixou de estudar, mas joga bola e ganha uma fortuna, …!!!
    Para os jovens, está cada dia é mais fácil entrar para o mundo das drogas, …!!!
    A única “luz no final do túnel” pode ser uma locomotiva desgovernada, e na contra-mão, …!!!
    Será que este país tem jeito, …?!?!?!
    E todos sabem que um país só vai à frente se investir na Educação, …!!!
    Será que estamos diante de um Xeque-Mate, …?!?!?!

  9. Também acho politicagem dessa senhora que notoriamente faz parte do grupo do PT. Lamentável! No mais, torço muito por um desfecho favorável às partes, sobretudo a dos professores na qual sinto-me incluso.

  10. SENSATO – Atraso de salários é débito da prefeitura e independente de quem esteja na gestão a obrigação é de pagar.
    È lógico e evidente que os professores tem o direito de reivindicar, vai visitar as escolas e veja as condições em que se encontram, vai visitar as escolas do campo, onde estão as crianças estão tendo como lanche biscoito com suco.
    Parabéns aos professores de Itabuna, estão dando uma lição de cidadania e democracia para a sociedade.
    Que triste SENSATO ver você totalmente tapado e sem saber defender os direitos e garantias do cidadão, isso se você não for alguém do escalão do governo e que está ganhando muito bem.
    Aprenda que um país, um estado, um município só se desenvolve com educação de qualidade e educação de qualidade, diz respeito a boas condições de trabalho, qualidade de merenda escolar, melhorias salariais e dentre outras coisas.

  11. A Educação Escolar boa é conquistada todo dia, ela de certo começa em sala de aula e vai até as ruas se a mesma está sendo impossibilitada de acontecer… Enquanto, dizem ser politicagem da porta voz da greve, por ser militante do PT, antes de tudo ela é professora, sente no bolso e nas escolas desde governos passados, até mesmo do Governo do Sr. Geraldo Simões o descaso no repasse para melhor infraestrutura.
    Enfim, infelizmente a Greve é ainda em muitos países, a única arma para se fazer valer as garantias de direitos, pois como dizia o mestre Paulo Freire: “Professor mau remunerado e mal amado, perde o estímulo para realizar um bom trabalho!” Portanto, que chegue logo o fim esta greve e não prejudiquem do outro lado outros mais fracos nesta história, que são os alunos das já falida rede pública municipal.

  12. Respondam, por favor: Qual prefeito, na história, assume e efetiva os pagamentos de gestões anteriores?
    Outros prefeitos preferem protelar, pedindo para quem de direito entrarem na Justiça (ganharem tempo, etc….).
    Acho que foi muito cedo os professores estarem fazendo greve…
    Conversei com alguns e ele disseram que estão aí por causa do sindicato e ….
    Não havia possibilidade de greve, inclusive quando a mesma foi deflagrada.
    Greve tem que ser bem conduzida pelos “cabeças” e não incentivar os “cordeirinhos” a manterem a mesma…..
    Os reajustes de toda categoria tem sido A INFLAÇÃO e mais algum acréscimo. Se for a necessidade acho que teria que ser pedido um reajuste MUITO MAIOR.
    Ponderemos que há muita coisa a ser esclarecida por parte do SINDICATO. Nunca ví uma greve em início de Governo e que assume os débitos do anterior….

  13. Cordel Sobre a greve dos Professores e Claudevane Leite ” VULGO VANE DO RESMORRER ”
    Carta em forma de Cordel ao Prefeito de Itabuna
    A todos os professores de Itabuna.
    Prezado Prefeito
    Choro sangue no papel,
    Quando assisto entristecido
    O seu risível papel,
    Maltratando o professor
    Como faz um Coronel…
    Fico aqui me perguntando,
    Simples pobre “pensador”,
    O que leva um governante
    A causar tamanha dor
    Ao pobre que está lutando
    Contra um grande Ditador…
    Procuro uma só razão
    Capaz de justificar
    Essa tua intransigência,
    Teu prazer em maltratar
    A quem tem a obrigação
    De a nação toda educar…
    Um direito garantido
    Não pode ser violado,
    O aumento ao professor
    Deve ser negociado,
    O PRB é o teu partido,
    Não teu trono coroado…
    Devolva à nossa Itabuna
    Sua azul tranquilidade,
    Pense nas pobres famílias,
    Alvos da tua maldade,
    Deixe dessa rebeldia
    E diga ao povo a verdade…
    A mentira , “caro amigo”,
    Pernas curtas deve ter,
    Pois o piso é Nacional,
    Disso tu deves saber,
    Não transforme em inimigo
    Quem sustenta o teu poder…
    A história não perdoa
    O cinismo de um tirano,
    Sadan foi assassinado
    Por ser porco e leviano,
    Tua ação maldosa ecoa
    Em todo o povo baiano…
    O professorado sabe
    Que o tempo é seu aliado
    E que a gente de Itabuna
    Também está do seu lado,
    Dê ao povo o que lhe cabe
    Vá mandar em outro estado…
    Vamos fazer a campanha
    Contra tua tirania,
    Nunca mais terás meu voto,
    Tu maltratas a alegria,
    Vê se então toma vergonha,
    Vai-se embora da Bahia…
    Que o povo te jogue praga,
    Chamando-te de farrapo,
    Colocando o teu nome
    Dentro da boca de um sapo,
    Porque aqui é que se paga,
    Nem que seja no sopapo…
    Deixa de ser falso Profeta
    De mentir com cara dura,
    O povo da nossa terra,
    Rica em beleza e cultura,
    Não quer mais tua trapaça
    Tua risível figura…
    Ouça ao pobre do poeta
    Que canta com devoção,
    Alertando ao soberano
    Sobre a força da nação,
    Não haja como um pateta
    Teu destino é a solidão…
    Vou aqui profetizar,
    Sobre o teu pobre destino,
    O teu nome será posto
    Junto ao nome de um cretino:
    “Hitler”, o povo irá bradar,
    “Tu serás um podre intestino…

  14. É uma pena que pessoas como este que se intitula como SENSATO seja totalmente sem informação e diz que o administrador publico pagou contas do administrador anterior? é necessário que a pessoa que diz estas coisas aprenda um pouco sobre administração da verba do FUNDEB e saiba mais sobre administração publica. ABRA O OLHO SENSATO!

  15. Volta professor!
    Greve sem fundamento e sem respaldo., estão com saudades da truculência praticada tempo atrás? Na história de Itabuna nunca houve uma greve no início do governo, o interesse é escuso manchar o Governo Vane acorda Itabuna este govern está trabalhando como poucos que já passaram pela PMI e em curto espaço de tempo

  16. ESSA GALERA É TODA DE AZEVEDO CONHEÇO UM BOCADO QUE NEM TRABALHAVA E GANHAVA COM CARGOS COMISSIONADOS. ESTÃO COM RAIVA DE DINALVA PORQUE ELA COLOCOU A GALERA PRA TRABALHAR. ERRADO FOI VANE TER PAGO O DÉBITO DE AZEVEDO. TEVE UMA QUE DISSE QUE AZEVEDO FOI O MELHOR PREFEITO PARA EDUCAÇÃO. É TUDO DE AZEVEDO QUE ACHAM QUE VÃO VENCER VANE E TIRÁ-LO DAQUI A QUATRO ANOS. O POVO NÃO É BESTA E TÁ VENDO A POLITICAGEM DOS PROFESSORES AZEVEDISTAS.

  17. Ladrões fazendo caixa para as eleições de 2014 e aposentadoria, pois não voltam nunca mais!!!! Alunos estão levando merenda para dividir com aqueles que ñ têm condições. Tropa de arrogantes!!! Só depende de nós para por todos correr bem antes de 2016!

  18. Nenhuma categoria teve este indice de aumento, esses prefessores querem deixar a administração do VANE desestabilizada, na gestão passada quando Azevedo atrasou os salários a partir de outubro quando ele (azevedo) foi derrotado ninguem fez paralização para ele pagar o que devia. quem pagou foi Vane.
    Agora com 6 meses de governo professores querem aumento maior que todo mundo. nem que trabalhasem para fazer jus a isso.
    ISSO É POLITICAGEM, E GERALDO SIMÕES ESTA NESSE MEIO,

  19. é verdade, vocês são leigo mesmo, temos q para sim, pq? Vane não vai ar aumento que merecemos,e a fata de respeito, vcs lembra do inicio do ano que eles fizeram com os vive diretores chamaram todos q fizeram capanha e depois tiraram sem dar satisfação. isso é falta de respeito, tem gente la que ganha 6 mil, só para ficar na infra estrutura das escola nada faz né João!com seu salário dava p reforma as escola com seu e da sec de Educação q não nos representaaaa fona cúpula do DO MAL, ESSES DA TÃO MAL INFORMADA, PQ VERBA VEM TODO MÊS E MEU SALÁRIO SÓ SAI NO 5 DIA ULTIL , MAS O DELES NÃO E SIM DIA 23 DE CADA MÊS

  20. Lucia Helena fico triste de saber que, em pleno século XXI, ainda existem pessoas como você que não reconhecem o valor da educação para uma sociedade mais justa e fraterna. Aliás, fico apesar quem foram os seus professores que não lhe ensinaram o significado da democracia e da cidadania. Vamos acabar com a hipocrisia? Neste momento não importa quem está no poder, agora e sempre o que importa é lutar por melhores salários e melhores condições de trabalho. O Sindicato pode até ser oportunista e partidarista, mas se a maioria dos professores não estivessem insatisfeitos, duvido que conseguissem deliberar a greve. Hoje, independente de quem está no governo ou no sindicato, queremos melhorar o nosso salário, temos direito, somos trabalhadores e precisamos do nosso salário.Chega !!! Não dá mais para encarar a profissão de professor como um sacerdócio, uma vez que, até mesmo o que se dizem servidores de Cristo, ganham muito bem, ou estou mentindo? Por fim, entendo que a greve é por uma causa justa, quem não compreende é só comparar o salário dos professores de Itabuna com de outras cidades do sul da Bahia ( existem municípios menores e mais pobres que pagam bem melhor os seus professores)

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *