Tempo de leitura: 2 minutos

– PREFEITO, SECRETÁRIA E COORDENADORA DE PROCESSO
SELETIVO SÃO DENUNCIADOS POR IMPROBIDADE

Vane é denunciado por improbidade administrativa.
Vane é denunciado por improbidade administrativa.

A Justiça determinou à Prefeitura de Itabuna a suspensão de contratações e posse d0s aprovados no processo seletivo das secretarias da Assistência Social e da Saúde. A liminar é do juiz plantonista da 1ª Vara da Fazenda Pública em Itabuna, André Luiz Santos Britto, em resposta a pedido do Ministério Público da Bahia (MP). O magistrado também fixou multa diária  de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
Já no pedido de antecipação de tutela, os promotores identificaram diversas irregularidades no processo seletivo, a partir de denúncia de candidatos. A principal das irregularidades se deve à inclusão, entre os aprovados, de nomes que não apareciam na lista dos que passaram na primeira fase do concurso (a de análise de currículos).
O juiz André Luiz Santos Britto relatou que “o estudo preliminar dos autos revela haver fortes indícios de violações insanáveis” no certame, a exemplo da divulgação da lista de habilitados para a segunda etapa da Seleção Pública 002/2013 “sem qualquer tipo de nota ou classificação” e da “ausência de procedimentos mínimos de segurança para identificação dos candidatos na segunda fase do processo seletivo”.
O magistrado ainda anota que “durante a realização da entrevista os candidatos não tiveram acesso às anotações feitas pelo entrevistador, não assinado qualquer documento atestando a veracidade daquelas informações”.
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Os promotores Inocêncio de Carvalho, Thaiana Rusciolelli e Renata Caladas Lazzarini também denunciaram o prefeito Claudevane Leite, a secretária de Administração, Mariana Alcântara, e a coordenadora do processo seletivo, Monaliza Matos, por atos de improbidade administrativa na realização da seleção pública.
Mais informações em instantes.

64 respostas

  1. Agora eu quero ver pois na Secretaria de Assitencia Ociel ja esta entupida de funcionários novos kkk vamos lá seu JUIZ obriga logo ter um concurso Publico decente nesta cidade!!! Tem que ter um homem retado como André Britto pra colocar ordem nisso aqui!

  2. Os promotores Inocêncio de Carvalho, Thaiana Rusciolelli e Renata Caladas Lazzarini, deveriam vir para Ilhéus, pois enquanto os Promotores de Justiça de Itabuna, atuam com visível competência, em Ilhéus não podemos dizer a mesmo, pois em Ilhéus não vemos o resultado da atuação do MP, deixando a desejar, foi por isso que o ex prefeito Newton Lima, deitou, rolou, e avacalhou. É lamentável.

  3. Gostaria de saber se o SAMU vai parar porque venceu o contrato dos técnicos de enfermgem socorrista como foi suspensa a contratação como fica os que passaram são todos qualificados e com curso espesifico do SAMU e agora juizes!

  4. A panela furou, todos sabem que isso é uma maneira de FANTASIAR a população. Sabemos muitos que as pessoas selecionadas já são CARTAS MARCADAS da Gestão Anterior… Parabéns!! Vane!! Seu emprego não vai durar muito tempo!! Que decepção essa Mudança!!

  5. Diz eles ( prefeitura ) q enxugaram o n° de funcionários lá na prefeitura e orgãos…se vcs circularem 2 dias ou menos vão quer o tanto de gnt em cada setor e o pior um olhando p/ kra do outro SEM FAZER NADA. Ta + que na hora de tirar ESSAS PEIXADAS e fazer um CONCURSO PÚBICO DIGNO E HONESTO. Ou Vane vai ser prefeito de 1 mandato só. Promotores FAVOR ACOMPANHAR ISSO DE PERTO + DE PERTO MESMO.

  6. Itabuna,cidade da celeuma e muitas vezes a mesma, vai até o poder judiciário!
    De uma simples contratações de funcionários ou mesmo uma Interpretação de um telegrama!
    Em 1928,havia chegado aqui em Itabuna a notícia de que em Salvador,uns milionários americanos ali recém-chegados,se propunham emprestar dinheiro aos cacauicultores,a longos prazos e juros módicos. Pessoas conceituas afirmavam ser verídica a notícia.
    Nesta ocasião Dr.Calmon e Vital soares haviam alugado uma casa aqui em Itabuna para instalação de uma filial do Banco Econômico.
    Difundida tal notícia aqui(dos empréstimos desses americanos em Salvador),reinava animado interesse. Mas para se certificarem do acontecimento,mister se fazia uma sindicância. Henrique Félix dos Santos,amigo do Dr.Salomão Dantas,interessado em saber sobre esse empréstimo pediu-lhe para telegrafar ao Dr. Calmon,então lhe respondeu: ESTOU PERPLEXO!
    Henrique Felix,de posse do dito telegrama,vindo ao bar de José Avelino Cardoso,encontrar,como sempre,com seus amigos,mostra-lhes o telegrama.
    VÁRIOS COMENTÁRIOS SURGIRAM em torno do significado do termo da
    resposta do governador. – ESTOU PERPLEXO! Não compreenderam o que dizia a resposta. José Cardoso,então explicou que significava DUVIDOSO. Um dos presentes ai, disse: Não é esta interpretação. Henrique Felix, dizia: para mim o dinheiro vem.
    Estabeleceu-se a confusão entre esses vernaculistas. Resolveram
    então mandar buscar um dicionário. Trouxeram-lhe o Simões da Fonseca,examinaram-o encontraram: PERPLEXO: duvidoso,ambíguo.
    Um dos presentes não se conformou e disse-lhes : – O Simões da Fonseca está fora de moda! Simões é um buro.
    Finalmente,Henrique Felix,disse: é dicionário velho,não voga!…
    A prefeitura municipal de Itabuna,faz um processo seletivo para contratar funcionários,o que causa a maior confusão,digo celeuma que a mesma vai d’saguá no poder judiciário.
    Aqui existem celeuma dimais….o que é muito bom! a sociedade vive!

  7. Não me espantaria se muitos desses futuros contratados, através do citado processo seletivo, já estivessem ocupando seus postos de trabalho no serviço público de Itabuna. Os “viajantes da máquina do tempo”, parece-me, já haviam sido aprovados (lá no passado) quando nem processo seletivo existia.
    Complicado né? o nome disso é Paradoxo Temporal, coisa de nerd, muito bem explicado no filme de ficção científica “De volta para o futuro” de Robert Zemeckis.
    Falando em cinema, eu recomendo ao Prefeito Vane McFly assistir o longa metragem “Faça a Coisa Certa” do cineasta e militante político Spike Lee. O filme não define qual é exatamente a coisa certa, mas deixa claro que quando ela não ocorre tudo acaba numa baita confusão.
    Coisa Certa=Concurso Público, transparência
    Coisa Errada= denúncias, processos judiciais e desgaste político

  8. Vane eu pensei que você fosse 10. Mais você é 10sastre!! Nunca mais voto em você! Se fosse pra acontecer isso deixava a corja do Azedo mesmo!

  9. Quem não consegue administrar uma LOJA, tem condições de assumir uma secretaria na prefeitura de ITABUNA?
    São esses JOGOS políticos, distribuindo cargos por APOIO, que acaba afundando mais, mais e mais essa cidade!!!
    COMPETÊNCIA, Itabuna precisa de pessoas COMPETENTES assumindo cargos importantes e de confiança!!
    LAMENTÁVEL, de novo!!!

  10. OS ITABUNENSES TEM O GOVERNO QUE MERECE;”DEZ”. DESGRAÇADO DE RUIM,TODOS QUE VOTARAM SABIAM DA FALSA HONESTIDADE E INCOMPETÊNCIA DOS QUE ESTÃO NO PODER.

  11. Me lembro como se fosse hoje no resultado da eleição p/Prefeito de Itabuna,os evengelicos gritando pelas ruas da cidade Itabuna agora vai ter um homem de Deus,um homem digno,de carater.Itabuna sera governada por um ” Evangelico” E desde quando ser evangelico é sinônimo de carater?? Eu não estou querendo difamar a religião.Eu acho q vcs evangelicos devem ter consciência que o evangelico tbm erra, que vcs não são as única pessoa salva do planeta.E agora o que vcs me dizem.Vane não é um homem correto por ele ser evangélico rsss e pq ele deixou isso acontecer no processo seletivo de Itabuna.Não venham me dizer que foi o inimigo que agiu pq eu n vou acreditar.

  12. Cabe os vereadores cumprir com sua obrigação de fiscalizar, que também é função deles. A população votou neles acreditando que ia ser uma câmara independente. Os vereadores estão em que local, que não enxergam a irregularidade da seleção pública? Me lembrei, estão com os parentes já incluído na lista dos aprovados. Assim é que existe a omissão.

  13. Itabuna, é uma cidade em grande desenvolvimento econômico, precisa desenvolver e ampliar a visão e a mente dos administradores! que ainda estão na época da troca de favores, onde os grande coronéis do cacau, mandavam! Vamos evoluir! o povo grapiúna merece respeito! Chega dos noticiários sobre Itabuna, que sai no Jonal Nacional, ser só sobre escandalos! E pior …uma seleção, forjada, nem deveria ter feito, pegava logo os currículos dos “amigos” e não prcisa o povo enfrentar horas naquela fila estúpida!

  14. Se eu não amasse a cidade estaria gargalhando. Isso só na saúde. E na Educação?! Estamos precisando de um secretário. Que saudades de Gustavo Lisboa. Senhor Inocêcio faça uma visita as escolas e vai ver o que é Maquiagem… Estão usando o Mais Educação para tapar buraco. Não tem merenda para os Estudantes. Tudo está faltando. É só ir de surpresa que encontrará irregularidades mil. A atual secretária de Educação não representa os professores, não pensa nos estudantes. E não estou me referindo ao não reajuste esperado pelos professores. As escolas estão sucateadas. Já estamos no segundo semestre e ainda não se terminou nem a primeira unidade. Infelizmente como um prefeito que só terminou o segundo gral vai dar importância a Educação?? Agora pergunta-se cadê os professores? Sendo que antes da grave já não estava tendo aula normalmente. Falta professores, funcionários de apoio, merendeiras e merenda. É tão grave, que estão servindo biscoito em vez de almoço.
    É muita mudança mesmo. Para pior. É muito dez. Dez gosto :/

  15. Coitado…
    Caio na armadilha do PC do B, se deixou influenciar com a tese da seleção pública.
    Deveria chamar a responsabilidade o procurador jurídico, afinal, não procura a orientação jurídica adequada antes de tomar as decisões? Só um neófito não via que essa seleção pública ira trazer desgastes para o governo…
    Infelizmente, o prefeito e seus aliados mais próximos não sabem com o que estão lidando… Boa Sorte a Itabuna.

  16. Toma Vane,isso tudo cupa de Mariana Anta sua secretaria igulmente incompetente Monalisa..kkkkkkkkkkk!!!Exonera essa mulher p não passar mais vergonha.

  17. Com certeza! Eu fui classificado não tenho padrinho nenhum, nem conheço ninguém, entrei pelo curriculo mesmo, se for assim, tb entrarei na justiça, já assinei contrato e não posso atuar. Então vamos bagunçar de vez, mais processo na justiça.

  18. A justiça acontecendo em Itabuna que maravilha! agora vamos observar o comportamento dos padrinhos e apadrinhados, aceditar na justiça é tão difícil! obrigar o gestor municipal Wenceslau Vane a realizar concurso é outra complicação, mais se o MP tá na frente vamos dar crédito! Itabuna não muda enquanto esses maus gestores continuarem praticando atos vergonhosos como esse processo seletivo. Justiça neles!!

  19. Se houve fraudes, cartas marcadas, tem mesmo que corrigir e fazer justiça! Porém, muitos foram selecionados justamente e estão sendo prejudicados por não poderem assumir o cargo enquanto isso não se resolve!

  20. na época do ex prefeito que robou, que desviou dinheiro do canal, que acabou com a saúde eles ( os promotores não fizeram nada, nem sabia que esses existiam), porque não atuaram no passado? são dois pesos e duas medidas? acredito que quem rouba, engana, desvia tem que pagar por isso. se Vane tem culpa tem que ser punido. mas deixar a cidade 4 anos entregue a corja que a esculhambou é brincadeira né? tem medo de macumba é promotor?…

  21. Por que esperar as contratações serem efetivadas e as atividades iniciadas para se ter acões do MP?
    A intervenção deveria ter sido feita desde o primeiro momento da seleção.

  22. Agora, o cancelamento também pode gerar reações dos recém contratados, por que ao contrário do que muito gente pensa, nem todos aprovados tiveram o QI, e nem fazem parte da panela.
    A prefeitura terá problema de qualquer forma, por que as pessoas que foram aprovadas e assinaram contratados, tiveram gastos, inclusive com o atestado médico admissional, além dos custos com transporte e deslocamento.
    Vamos apurar as irregularidades, mas sem colocar todo mundo na mesma panela, com generalizações.
    Há pessoas que passaram sem indicação ou QI, e essas merecem respeito e são vitimas também!

  23. O prefeito se diz cristão em,imaginem se não fosse…
    Mas a bíblia fala dos falsos profetas,a mão de Deus pesa Vane.
    T/b na Bíblia está escrito: diga com quem tu andas e eu direi quem tu és!

  24. Gostaria de parabenizar o MP por essa belíssima atuação. Esse processo seletivo foi uma brincadeira muito sem graça com pessoas sérias e competentes. Infelizmente, confiamos no governo de Vane, mas está sendo um tremendo desgosto para a população de Itabuna. Hj quando vi essa notícia fiquei extremamente feliz, por saber que não estamos sozinhos, que podemos confiar na Justiça. Parabéns. Aguardo que o desfecho dessa história seja o melhor para todos: um concurso público sem fraudes, nem cartas marcadas. Parabéns à população de Itabuna que não foi omissa e procurou os seus direitos. Assim devemos ser, para alcançar melhorias na nossa cidade.

  25. estamos aplaudindo a decisão do Juiz e Promotores da minha Cidade,em relação do Processo Seletivo que é uma vergonha para nós Itabunenses, já sabiamos que tudo isso era carta marcada.
    VANE 10 VEZES PIOR QUE AZEVEDO.

  26. AINDA BEM QUE HOJE TEMOS A SORTE DE TER UM MINISTÉRIO PÚBLICO EM NOSSO FAVOR, PORQUE ANTIGAMENTE OS POLÍTICOS FAZIAM O QUE QUERIAM, AGORA O POBRE TEM OS PROMOTORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA DEFENDER OS SEUS DIREITOS, ESTAMOS EM OUTROS TEMPOS ONDE AS LEIS DO HOMEM TEM QUE SER RESPEITADA, OBRIGADO AOS PROMOTORES DE JUSTIÇA PELA BELÍSSIMA ATUAÇÃO. PARABÉNS.

  27. Não sei onde ta a novidade… e esse povo achando que Vane por ser evangelico, iria ser diferente… esse é o sistema!!! nao muda… se Vane fosse realmente de Deus, nao se meteria numa sujeira como é a politica… e vai contratar quem? Quem votou nele, obvio… pq é assim… o sistema!!!

  28. O MP NÃO CONSEGUIU NAS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO TIRAR VANE MAS PARECE QUE É QUESTÃO DE HONRA, VÃO TENTAR DE TUDO DE UM JEITO QUE INFELIZMENTE NÃO FIZERAM COM AZEVEDO QUE ENTREGOU ITABUNA NAS MÃOS DA TURMA DELE COM ALTÍSSIMOS SALÁRIOS, DESVIANDO DINHEIRO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO E TUDO MAIS. ORE VANE, QUE O INIMIGO VAI SER DERROTADO.

  29. Fui Servidor do MP e sinto orgulho dos anos que ali trabalhei juntamente aos promotores. Ajudei, como servidor, Drª Karina no Processo que culminou na Cassação de Valderico Reis, isso me deixou muito feliz, hoje senti mais uma vez orgulho deste órgão tão importante para toda sociedade, fiz denúncia ao MP, pois, minha esposa participou desta encenação que foi a “Seleção” feita por Vane e foi testemunha de vários absurdos no dia da entrevista, inclusive quando duas mulheres conversavam sobre onde seriam lotadas segundo um Doutor que estava na Organização da entrevista no Sesc, isso na certeza que em Itabuna não existe Lei, graças a Deus, fizemos a denúncia junto ao MP e outros também fizeram e até agora está tudo conforme precisamos da justiça, não podemos mais ficar a mercê de pessoas que só pensam em fazer o bem a sim mesmos com o dinheiro público, não vivemos mais no Coronelismo graças a Deus e ao MP. Aplaudo de pé a todos os Promotores de Itabuna e a este bendito órgão que é o último refúgio dos necessitados que em nossa região e não são poucos.
    Parabéns meu querido Ministério Público.

  30. Bem Feito.Eu falei!!!O prefeito que pega uma cidade como Vane pegou. tem que fazer uma contratação em caráter emergencial,e aí sim,colocaria os “seus”seletivos”(assim como os do passados fizeram)fica inventando um falso concursos seletivos,olha o que deu!!Ainda está muito verde.

  31. Como confiar numa administração dessa??
    Tem muita gente COMPETENTE e QUALIFICADA que há anos vem se preparando para concursos.
    NÃO À INDICAÇÃO!!!CAMPANHA CONCURSO PÚBLICO JÁ!!!!!!!!!!

  32. Classificado,
    Concordo plenamente.
    Estou na mesma situação, não recorri a nenhum padrinho politico, passei por mérito,tenho formação e experiência.
    Caso seja cancelada a contratação, eu acionarei a justiça.

  33. Secretaria da secretaria:
    Agora eu quero ver pois na Secretaria de Assitencia Ociel ja esta entupida de funcionários novos kkk vamos lá seu JUIZ obriga logo ter um concurso Publico decente nesta cidade!!! Tem que ter um homem retado como André Britto pra colocar ordem nisso aqui!

    Ele sempre foi desse jeito, não é só agora não, só lamento pelos eleitores dele, que votaram na esperança de mudança.

  34. Tá vendo Vane o que dá colocar gente sem noção em uma secretaria tão importante…todo mundo falando de sua índole e agradeça a essas duas Mariana e Monalisa.

  35. Virou palhaçada!
    Acusações e trocas de farpas entre aprovados contratados e candidatos perdedores.
    O minimo de seriedade e bom senso deve haver nesse debate, por que a população é a prejudicada. Muitos serviços estão sem atendimento por conta de falta de funcionários.
    Quem se acha prejudicado recorra, mas que haja coerência!
    O MP não deveria ter deixado essa seleção ir a frente, já que desde o primeiro momento já havia irregularidades, segundo eles mesmos.
    A população é a grande vitima de todo processo!

  36. A população tão descrente não acredita no minimo de lisura do processo seletivo.
    Acreditam piamente que todos os selecionados foram por QI?
    Defendam-se quem puder!

  37. Estou na situação de muitos classificados. Não tive nenhum apadrinhamento e já assinei o contrato. E agora? como fica a situação desses que já assinaram o contrato e estão impedidos de trabalhar? Os selecionados da SAS já fizeram até treinamentos. Só resta-nos mover uma ação na justiça contra a prefeitura.

  38. Lamentável ver o descalabro com a máquina pública,velhas artimanhas do jeitinho,apadrinhamento,troca de favores…A política imunda que destrói e corrói a essência da democracia.Toda sociedade itabunense tem ciência de que esse “processo seletivo” foi uma farsa,um engodo e total falta de respeito com quem foi fazê-lo com lisura , transparência e sobretudo com boa fé.Louvável e acertada a postura do MP,o princípio democrático tem que ser sim preservado,inibindo assim esses atos citados por mim anteriormente.Uma dica aos senhores promotores:façam uma varredura também na seleção da pasta da Educação,tem cheiro estranho por lá também.

  39. Amadorismo define o ocorrido.
    Se o MP for agir com o rigor cobrado pelos politizados acima, vai fechar tudo na prefitura né?
    O bom é que destaca-se um caso e esconde-se todos os outros!
    O poder emana do povo.

  40. KIM,
    E cadê o concurso?
    No momento, essa é a forma de contratação.
    Se a lei abre brechas, e os representantes eleitos pelo povo(muito importante ressaltar esse detalhe)utilizam de maneira equivocada, quem paga a conta?

  41. Boa tarde a todos, estou na lista de classificados e conseguir por competência e não por apadrinhamento e posso dizer que nessa seleção não teve ninguém que fosse indicado(a) por deputado, vereador…,todos passaram por processo seletivo e entrevista infelizmente quem não conseguiu entrar é porque a Prefeitura Municipal de Itabuna não tem espaço para todos tenham paciência e não vamos falar o que não sabem… Espero que a justiça resolva logo essa situação, pois os únicos prejudicados são a população que buscam e necessitam do serviço, tanto a saúde quanto a Assistência tem que acontecer as contratações… Obrigada e estou torcendo para que tudo se resolva da melhor forma possível, pois quem foi selecionado e mostrou competência merece atuar…

  42. na época do ex prefeito que, desviou dinheiro do canal, que acabou com a saúde eles ( os promotores não fizeram nada, nem sabia que esses existiam), porque não atuaram no passado? são dois pesos e duas medidas? acredito que quem rouba, engana, desvia tem que pagar por isso, mas deixar a cidade 4 anos entregue a corja que a esculhambou é brincadeira né, foram tantas irregularidades na antiga gestão como o inchamento na folha de pagamento da prefeitura, que o atual prefeito teve que enchugar e vamos e venhamos que só tem 6 meses de gestão para cobrar, sendo que o atual prefeito pegou uma bomba na prefeitura, de gestão anteriores, e por que só agora que a justiça atua, isso tá se tornando perseguição política, temos que ver que quanto mais a justiça persegue quem mais são prejudicados são a polpulação, pois tá faltando contratação de profissionais na área de saúde, na Assistência Social…vamos resolver da melhor forma possivel, para não prejudicar quem foi classificado e também a população, vamos apariguar a situação e não complicar.

  43. Gente! daqui ha 14 meses vai existir concurso e enquanto isso a população nao pode ficar a mercè de uma saúde desprovida de funcionários, eu, digo por mim mesmo, passei mal e precisei de atendimento com urgencia… não existe posto d saude funcionando em meu bairro s lucas manda pra o hosp de base, no qual fiquei 3 horas passando mal, fazendo vomito, falta de ar e nenhum socorro… CONTRATAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS URGENTE!!! SE NÃO O POVO QUE PRECISA DO SUS QUEM SOFRE. Quem nao precisa, nao sabe o que é sentir na pele!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *