Tempo de leitura: 2 minutos

claudio_rodriguesClaudio Rodrigues | aclaudiors@gmail.com

Elegemos, no último pleito, um prefeito de fato, mas não de direito. O prefeito Claudevane Leite, recebeu os votos, assumiu a prefeitura, mas quem manda é o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Na década de 80 a Rede Globo de televisão exibiu um dos maiores sucesso da teledramaturgia brasileira, se não o maior, a novela Roque Santeiro, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. A história se passa na cidade fictícia de Asa Branca, em algum lugar que reúne características e personagens de diversas regiões do Brasil.
O coroinha Luiz Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por sua habilidade em modelar santos, morreu ao defrontar os homens do bandido Navalhada, logo após seu misterioso casamento com a desconhecida Porcina. Santificado pelo povo, que lhe atribui milagres, tornou-se um mito e fez prosperar a cidade ao redor da sua história de heroísmo.
Só que Roque não está morto, e volta à cidade, ameaçando pôr fim ao mito. Sua presença leva ao desespero o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador do santo. Mas o maior prejudicado é Sinhozinho Malta, o todo-poderoso fazendeiro do lugar, que vê ameaçado o seu romance com a “viúva” Porcina, que nunca foi casada com Roque e sempre viveu à sombra de uma mentira articulada por Malta. Mentira institucionalizada para fortalecer o mito e tirar vantagens pessoais.
Florindo Abelha era um grande “pau mandado”, prefeito de fato, mas não de direito, quem ditava as ordens na prefeitura de Asa Branca era o coronel Sinhozinho Malta. Abelha só dizia amem para as decisões do coronel. Faço essa viagem no túnel do tempo, para chegar ao atual momento por que passa Itabuna. Elegemos, no último pleito, um prefeito de fato, mas não de direito. O prefeito Claudevane Leite, recebeu os votos, assumiu a prefeitura, mas quem manda é o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
A demissão do médico sanitarista Humberto Barreto, da diretoria de Planejamento da Secretária de Saúde, atendendo às ordens do PCdoB, mostra que temos um prefeito sem pulso, que não têm as rédeas da administração e, a exemplo do prefeito da ficção Florindo Abelha, segue piamente as ordens dos Comunas.
O prefeito abriu mão de um homem de caráter e índole ilibados, profissional altamente competente e com serviços prestados a Itabuna, por que o partido de “sua base” resolveu colocar interesses partidários acima dos interesses da coletividade, na busca do poder pelo poder, por defender que os fins justificam os meios.
Se o prefeito Claudevane Leite fizesse valer o poder que os eleitores lhe conferiu através do voto, e mantivesse o diretor de planejamento da Saúde, o vice-prefeito Wenceslau Júnior e os demais cururus, sob o comando de Davidson Magalhães, teriam mesmo coragem de romper com o prefeito e deixar os cargos que detêm no município e que tanto adoram?
Prefeito, o poder é para ser exercido. Quem não sabe fazer uso dele, corre o risco de se transformar num Florindo Abelha. E fazer de Itabuna uma Asa Branca.
Cláudio Rodrigues.

24 respostas

  1. Ohh amigo.. nos conte uma novidade!
    Só os eleitores de Vane não sabiam disso. Mas volto a repetir “A culpa não é dos que prometeram, mas dos trouxas que acreditaram.”

  2. Finalmente Itabuna entra para a monarquia. Não temos prefeito, mas sim, a primeira Rainha de sua história: A Rainha Vane.
    OBS.: Muita gente durante a campanha eleitoral de 2012 me questionava que Itabuna tinha duas candidatas: Juçara e Vane. Povo sabido este, viu? Previu, antecipadamente.

  3. Já viu quem briga por poder abrir mão de poder? É óbvio que o PcdoB não abriria mão do governo em véspera de eleição querendo eleger Davidson Magalhães…Vane a cada dia ratifica sua inocência, em parte culpa dele que em dois mandatos de vereador não aprendeu a malícia do jogo político e parte culpa desse partido/igreja ou igreja/partido chamado PRB que não toma as rédeas da administração.

  4. Alguém escreveu com muita propriedade que: “O governo Vane tá mostrando seu real tamanho”. Azevedo era tido como marionete dos secretários, acho que a lição ainda não entrou nos sentidos de Claudivane Leite!
    Estamos diante de um Vane, que nos ROUBOU a esperança apregoada nas eleições passadas e desintegra a tão esperada MUDANÇA.
    E temos ainda outro fator que os “cururus” não se atentaram, isso que estão fazendo TAMBÉM tira MUITOS votos de Davidson Magalhães. Quem viver verá!

  5. Vane roubou nossa esperança, entregando ao amigo Wença a prefeitura.
    Uma pena. Hoje, nós que moramos em outros municipio da Bahia, estamos vendo quanto Itabuna caminhou e está caminhando para trás.
    Um pena

  6. Decepção….Decepção…..Decepção!!!!….
    Seis meses da nova gestão, se é que pode se chamar de nova, pq. está tudo do mesmo jeito ou pior.
    Votamos para mudança, e cadê a mudança tão prometida e sonhada pela população itabunense?….
    Vane….vamos começar a governar, governar no verdadeiro sentido da palavra, tendo um carinho e cuidado especial com esta cidade, com educação e saúde digna para todos, e procurando manter em seu entorno pessoas realmente comprometidas com a sociedade e não com politicos que só pensam no próprio umbigo, nunca no bem comum…
    Mas como todo bom brasileiro com toda paciência vamos esperar por dias melhores…..

  7. Acho não meu caro Claudio, o que acontece em Itabuna é o mesmo que acontece em quase todo país, já foi o tempo em que o eleitor votava no candidato, ou a mando de um cacique ou coroné, na minha opinião, a vitória do prefeito se deve ao cojunto de forças dos comunistas com os evangélicos capitaneados pelo PRB de Edir Macedo, e todos os eleitores que votaram em Vane sabiam muito bem do enorme abacaxi que o prefeito eleito e toda populaç~çaõ iria descascar assim que tomasse posse, mas, mesmo assim eles o preferiram à candidata do PT, nesse ponto eu também concordo, a única administração petista que não se tornou um abacaxi foi em Vitória da Conquista, porque lá não existe PT e sim o mito Guilherme que é filiado ao PT, acredito que o Vane é incompetente, mas, um prefeito banana acho que não, êle apenas está tentanto descascar o abacaxiu com uma gilete, não acho que bater de frente com o PC do B seria uma boa, só iria piorar mais ainda a situação do município.
    FHC em seu 2º mandato foi massacrado por ACM, que na época era um dos seus mais fieis colaboradores, quando demorou a tomar uma decisão o estrago já tava feito, e ambos perderam muito com isso, ACM se enfraqueceu politicamente e passou a trabalhar contra o planalto, ao ponto de aderir a frente pró Lula em 2002, de lá pra cá só o PT saiu ganhando, aí começou a decadência de ACM e do PSDB nacional, alguém acha mesmo que se não fosse essa briga de FHC x ACM o Lula teria vencido.
    A presidente Dilma é durona, arrebenta mesa, já demitiu uma década de ministros por corrupção, mas, continua refem dos políticos mais corruptos do país, inclusive os do seu próprio partido.

  8. o comentarista disse tudo que Itabuna estava engasgado, voce fez uma ótima matéria,Itabuna volta a ditadura.Senhorzinho malta. Que Prefeito é esse trocar o limpo pelo sujo voce vai ficar mais sujo ainda Prefeito convive e fez pacto com lamaçal.Ta MORTO. Isto é não ter assessor, HUMBERTO BARRETO, Deus te tirou deste lamaçal para seu bem ele conhece sua pessoa nós queríamos que o PREFEITO tivesse o Caráter, a palavra e ser o HOMEM integro que você é será que tem consciência? Você é uma vergonha para nossa cidade um desgoverno um Prefeito sem palavra um minimo que um Homem deve ter e cobrar nossos seus filhos. OLHA DEUS NÃO ESTA NESTE BARCO ACREDITE CLAUDEVANE.

  9. Cláudio, você relatou este momento que nossa cidade passa com muita propriedade e razões. Muito bom texto escrito por você é tudo muito verdadeiro.

  10. Esse VANE é um prefeitinho. Não existe mudança coisa nenhuma. A esperança acabou.
    Seu Pimenta quem mandava nos últimos governos de Itabuna:
    No governo Geraldo Simões: Geraldo Simões
    No governo Fernando Gomes: Fernando Gomes
    No governo Azevedo: Joelma, Pinheiro, Rolemberg
    No governo VANE: PC do B(Wenceslau/Davidson/Ramon Cardoso/Renan Araujo) e OTON (controlador)

  11. Esse Vane queria tanto ser Prefeito. Todos sabiam que o mesmo não
    tem competencia para exercer, daí a assenção do sabido Wenceslau.
    Só estão pavimentando a volta de ” Minha Pedinha “.
    Pobre Itabuna.

  12. Estamos no meio do ano,e esse povinho ainda não aceita a derrota do povo de AZEVEDO,FERNANDO GOMES E MARIA ALICE,UM MONTE DE GENTE QUE QUER O MAL DA CIDADE E FICA DIZENDO ISSO QUE QUEM MANDA É O pcdob,gente quem manda na cidade e sempre vai mandar com a ajuda de todos é VANE!!
    VAMOS ACORDAR!!

  13. Enquanto tava fazendo o breve resumo da novela estava bom, quando entrou pra vida real… só tristeza! Pena que Vane seja tão fraco, apostava nele.

  14. Concordo com o comentário de Ladrão da Esperança e sei que população pensante de Itabuna dará o troco a essas manobras orquestradas pelo PCdoB. Formadores de opinião seguem esse raciocínio de que partido comunista tenta fragilizar o governo para depois resurgirem como salvadores da pátria. Vane virou uma verdadeira marionete do PCdoB. Lamentável…

  15. CORREÇÃO
    DE:
    “alguém acha mesmo que se não fosse essa briga de FHC x ACM o Lula teria vencido.”
    PARA:
    “alguém acha mesmo que se não fosse essa briga de FHC x ACM o Lula teria vencido?”

  16. Ainda tenho a esperança que Vane acorde, e tome as rédeas do governo.
    Em tempo: Muito bom texto, espero que a oportuna comparação não torne realidade!

  17. As comunas pilantras se metamorfosearam em diversas mutações, multiplicados,estão controlando todas as esferas do poder na sociedade brasileira… a cada dia corrompendo sistemáticamente o que ainda havia de valor da sociedade… Quem conseguir sair por último…que apague a luz.

  18. Pois, acho que muitos se surpreenderão com nosso prefeito Vane. Muitos ficarão envergonhados por terem achincalhado tanto alguém que apenas quer o nosso bem. Votei em Vane e venho orando para que todas as coisas deem certo e que toda a cidade de Itabuna saia ganhando. Sabíamos e sabemos que os abacaxis eram muitos e não seria de uma hora pra outra que as coisas se encaixariam. Lamentável o texto produzido pelo Sr. Claudio Rodrigues! Penso que o mesmo tentou subestimar alguém que nem mesmo ele conhece direito. Ledo engano quem pensa que quem manda na prefeitura é o PC do B. O tempo dirá.

  19. É incrível como ainda paira no ar da nossa terra o sentimento coronelista, é uma verdadeira obsessão para volta do prefeito centralizador, mão de ferro, estilo fernando gomes e seus antepassados. Vane é um prefeito democrático, que não quer governar sozinho e que diferente de outros “prefeitos” do passado respeita as forças políticas e os seus espaços conquistados dentro do governo. Em outro tempo os partidos dirigiam as secretarias somente no papel, porque na prática era a encarnação do coronel na pessoa do prefeito que mandava em tudo. Parabéns Vane, por respeitar seus pares, porque o importante não é mandar e sim tomar as decisões certas.
    Gente, o PC do B está onde está porque batalhou, porque tem competência, e se é o PC do B que dirige a Secretaria de Saúde tem que dirigir de fato. Quanta inveja… A volta da plena deve está incomodando muita gente que quer derrubar o PC do B, o qual de longe é o partido mais preparado da cidade.

  20. Quem é Humberto Barreto? Que já fez pela saúde de Itabuna? É um peso morto, complexado e engrizilhento. E quantos votos ele deu a Vane? Ele lutou pela volta da plena? Ajudou na gestão?
    Vane está certo em tirar ele. Chupa cabra. Articulando em favor de Geraldo Simões. Valeu Vane!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *