Tempo de leitura: 2 minutos

ricardo artigosRicardo Ribeiro | Página em Construção

Com toda a sua quilometragem nas artes da política, o velho Malvadeza sabia que parar um show do Chiclete para comunicar a chegada da gestora municipal deixaria o público indignado. Não deu outra.

Lá nos idos da década de 90, Lídice da Mata era prefeita de Salvador e decidiu comparecer à Festa do Interior, na noite em que o Chiclete com Banana animava o evento. Já era madrugada quando a socialista chegou, acompanhada por Domingos Leonelli, e o coordenador fez a gentileza de mandar um locutor interromper o show para anunciar as ilustres presenças. Como não poderia deixar de ser, o que se ouviu nesse momento foi uma estrondosa e ensurdecedora vaia contra o casal de políticos.
A sacanagem da história é que todo o lance foi articulado por uma raposa chamada Antônio Carlos Peixoto de Magalhães, que por telefone “solicitou” a deferência à prefeita só para ter o prazer de vê-la passar pelo constrangimento. Com toda a sua quilometragem nas artes da política, o velho Malvadeza sabia que parar um show do Chiclete para comunicar a chegada da gestora municipal deixaria o público indignado. Não deu outra.
Embora se diga que política é a arte de ocupar espaços, há momentos em que o político deve primar pela discrição, sobretudo quando não se é a atração principal. Dilma Rousseff, na abertura da Copa das Confederações, talvez não tenha observado este mandamento e por isso foi saudada por sonoros apupos.
Lógico que a presidente deveria ter ido ao estádio, mas o melhor seria aparecer da maneira mais discreta possível, ficado lá na tribuna de honra, onde fatalmente seria descoberta pelas câmeras. Uma ou duas aparições breves, presença marcada e pronto. Para quê participar de solenidade que nenhum torcedor quer ver, já que todos estavam ali com a única finalidade de assistir ao jogo? Com todo respeito aos pensadores do Planalto, ACM não teria feito melhor.
Apesar de ter hoje, mesmo em queda, uma aprovação maior que a de Lula no mesmo período do mandato, Dilma tem um estilo diferente, o que a deixa pouco à vontade em um estádio de futebol.E do jeito que os ânimos no país andam inflamados, talvez nem Lula fosse poupado das vaias do Mané Garrincha.
Dilma já confirmou que vai à final da Copa das Confederações, no Maracanã, mas foi aconselhada a não fazer discurso nem a aparecer no telão do estádio. Se ela tivesse conversado com a hoje senadora Lídice da Mata, teria tomado mais cuidado já na estreia.
Leia mais em www.desculpemostranstornos.blogspot.com

16 respostas

  1. Palhaçada.. falta de educação..roupa suja se lava em casa..
    Não se pode fazer isso em um evento internacional, simplesmente mostra o nivel da população brasileira..
    e o Fair Play..
    Agora não adianta reclamar dos gastos da copa..deveriam ter impedido antes..o jeito é curtir o evento

  2. Os apupos que a Srª. presidente do Brasil recebeu,fora de uma platéia pensante,as que pensam no Brasil. Salvo minha memória,o Lula,então presidente do Brasil,recebera este mesmo apupos em um evento esportivo no Rio de Janeiro.
    Não obstante,em outro evento fora do Brasil, que o Brasil ganhou o direito de realizar a Copa do Mundo,uma vez que um reporte questionara o então presidente Lula,a respeito de receber apupos no evento esportivo no Rio de Janeiro. De repente,o governador do Rio de Janeiro,pegou no microfone e disse” que os cariocas deram a resposta nestas eleições.” O governador,referiu à ´própria eleição e a votação que Lula da Silve,obtivera no Rio de Janeiro.
    Portanto,quero dizer que, não são determinante os apupos que a presidente do Brasil venha obter uma derrota na próxima eleição,mesmo porque,os eleitores que reelegeram lula da Silva,são os mesmos que elegeu a Srª. Dilma Rousseff. São os eleitores que não pensão no Brasil e estes segmentos da sociedade infelizmente,são uma maioria e agravante,só faz um (0) quando senta na areia.

  3. De fato uma vaia anunciada, por conta de uma semana tensa de manifestações. Mas uma vaia desnecessária, quando pensamos no lugar, no propósito, na visibilidade e na intenção. Uma tremenda indelicadeza. Porém, corre aos quatro ventos que a culpa é da mesma, que “esqueceu” de investir na educação…
    Ladrão que rouba ladrão, MERECE cem anos de perdão!!!

  4. O articulista só vacilou ao dizer “que até Lula seria vaiado”.Lula é que merece vaias estrondosas e seria estrondosamente vaiado.O povo tá cansado.Eu apoio todos os movimentos de protestos que sejam ordeiros.

  5. O povo pensante vaiou Dilma, o povo pensante neles mesmos e não os que pensam o Brasil. O povo que pensa o Brasil vota em Lula e Dilma porque sabem que nunca se criou tanta universidade e cursos técnicos, nunca se valorizou os professores, nunca se facilitou o acesso do pobre a universidade, nunca se possibilitou que as crianças, principalmente da zona rural, frequentasse a escola, e nunca teve tanta gente aprendendo a fazer o “O” no papel en vez na areia como nos últimos 10 anos.
    A nossa educação precisa melhorar ainda…e muito, para chegar um dia em que todos possam escrever pensam e não pensão.

  6. Esse “nem Lula” seria perfeitamente dispensável.
    Ou você acha que as vaias foram só falta de educação, como acha a Manu Berbert ???
    Você poderia se candidatar a assessor do João Santana.
    Lembre-se que “até Lula” foi vaiado: em 2007, na abertura dos Jogos Panamericanos.

  7. Filho de Mutuns,
    O fato de não concordar com uma vaia me tornar num ser não pensante? Engraçado isso!
    O referido “Filho de Mutuns” alguma vez já foi a Brasília ou conhece o perfil das pessoas que moram lá?
    Esse é o grande problema do mundo hoje, se você não concorda com um determinado ponto de vista, você é burro! Não seja intransigente e arrogante a tal ponto de chamar de burras aquelas que não vaiaram.
    Eu sou contra a realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil, pelo simples fato do país não estar preparado político e socialmente para receber eventos de tal magnitude. Mas você que é um ser pensante leia o livro de Andrew Jennings – Jogo Sujo, fica a dica.

  8. As vaias foram muita falta de educação! mais que isso! foi falta de educação… de saúde, de segurança, de paciência! ah, sim! e falta de “Fair Play” dos políticos brasileiros com a população.

  9. -Palhaçada?
    -Falta de educação?
    -Roupa suja se lava em casa?
    -Uma tremenda indelicadeza?
    É, realmente não estamos no Brasil, sendo assim devo admitir, que muitos conceitos devem ser repensados.
    -Deixar de protestar em postos de saúde sem médicos.
    -Deixar de protestar em hospitais públicos sucateados.
    -Jamais reclamar das greves diárias que para tudo.
    -E finalmente, um abaixo assinado com milhões de assinaturas pedindo desculpas a PRESIDENTA e a FIFA.

  10. Bobinhos,
    qdo vão acordar e discutir o início onde as coisas são geradas: comissões especiais de cada câmara de vereadores dos municipios do país,no gabinete do prefeito(q tal?) é lá q se amarra as coisas… se vcs parassem e exigissem dos edis e deputados os reajustes não seriam tão infames, bobinhos…kkkk

  11. Esse povo brasileiro é mal educado mesmo.Que vergonha receber regulagem de Joseph Blatter,ser chamado pelo suiço povinho mal educado…concordo plenamente com ele.O interessante é que aquele povo que vaiou estavam lá,pagaram seus ingressos, assistiram o jogo, tudo isso, todo esse prazer patrocinado pelo governo do PT.Hipócritas.!!Mais vi aplausos também,isso a mídia não mostra.Obrigada PT por nos proporcionar esse evento maravilho.Antes nunca tivemos…isso…aquilo…Pelo menos a arte do Futebol.

  12. …antes não tínhamos isso,aquilo…isso educação,aquilo moradia…carros…viagens de avião…bolsa família,Fiés…hoje temos tudo isso e para completar UMA MARAVILHOSA COPA DO MUNDO.
    Vi um bando de gente nesses dias todos fazendo manifestações,não vi um filho de uma … com um cartãozinho pedindo as mudanças no CÓDIGO PENAL,para mudar essas leis fajutas e colocar qualquer “tipo de bandido” na cadeia.
    Dilma ainda continua sendo uma senhora presidenta.Não se muda o país de uma hora para outra.Sabemos que as pessoas que vaiaram DILMA, foram as mesmas pessoas que ajudaram a ferrar o Brasil antes PT.Aí ficam com inveja e vai lá vaiar.(os pobres coitados que votaram em collor e fhc)

  13. Presidenta…por que não ficou quietinha,falar o quê?? tá pensando que o povo tá gostando desse BRASIL “BOLSISTA”?? E esses estádios superfaturados? Eu perdi o gosto pelo futebol,chega! Chega de tantos jogadores recebendo milhões,todos “de salto alto, na pose”! A população massacrada,sem escolas adequadas, sem saúde de qualidade,sem segurança, transporte adequado,etc… falta de tudo! Acorda Brasil e mostra tua nova face!

  14. Entenda: essa onda de protestos que ocorre há semanas por diversas cidades do Brasil não é contra a Dilma, contra o PT, contra o Haddad, contra o Alckmin ou quem quer que seja. É contra tudo… é contra o País, contra a política praticada aqui, contra a mim, contra você. Isso mesmo… contra a gente que ignora, teimosamente, o poder do voto. É contra tudo aquilo que há décadas nos indigna. É contra, sobretudo, a precariedade injustificável dos serviços públicos (saúde, educação, segurança, moradia etc).
    Apoio essa causa, mas condeno atos de vandalismo. Quem apela pra violência, pra baderna, não me representa!
    Aprendamos, pois, a “bater certo” nas autoridades. Não adianta vaiar a presidenta se em sua cidade/estado você vota num candidato ficha-suja. Não adianta vaiar a presidenta e depois voltar pra casa e passar o dia lendo a Veja ou assistindo a TV Globo. Não adianta clamar por justiça social do sofá de casa. É perda de tempo pedir a “cabeça” do político A ou B se você não sai do Face, se você não acredita em você.
    Me entusiasma acompanhar essa onda de manifestações Brasil afora… realmente precisamos disso. Devemos sim ir pras ruas. Devemos sim lutar por nossos direitos… doa a quem doer.
    Só temo que essas manifestações percam o rumo e cedam à pressão declarada de alguns partidos políticos “santinhos” da oposição que já se aproveitam disso tudo pra favorecer interesses velados, pra incentivar o terrorismo especulativo tão pautado pela imprensa golpista do nosso País. Fique de olho… não caia nessa!
    E o mais importante… faça que a sua indignação chegue às urnas.

  15. Zelão, diz: – “Quem gosta de lixo é intelectual frustrado. O povo adora o luxo”
    Desculpe-me Ricardo, mas existem vaias e vaias: – Tudo depende do momento e lugar. No caso específico das vaias à presidenta Dilma e as vaias à ex-prefeita – hoje senadora – Lídice da Mata as diferenças são gritantes. Com Lídice existiu uma clara orquestração, engenhosa e previamente preparada, que contou com a “colaboração ingênua” da então prefeita Lídice que naquele momento buscava o reconhecimento e o apoio do povo e aceitou interromper um show em andamento.
    No caso do que aconteceu no Mané Garrincha não foi inexperiência da equipe da presidenta Dilma que sabia da possibilidade das vaias, por conta da insatisfação da população (que se diga; que não era só de brasilienses) que a pesquisa anterior ao fato já demonstrava e os vários movimentos reivindicatórios já pipocavam nas ruas, Brasil a fora.
    É tolice tentar “minimizar” os fatos. É burrice tentar ignorá-los. Pior é taxar de “ignorante e mal educado” os que vaiaram, como se fosse direito exclusivo das “elites pensantes,” formular pensamentos e articular ações políticas. O povo é a massa crítica que mesmo composta pela maioria de pobres e analfabetos, forma critérios e elabora julgamentos, diferentemente; mais lentamente; sem conceitos sociológicos bem definidos e às vezes lógicos, segundo os critérios elaborados pelas “elites pensantes,” porém,mais eficientes e contundentes: – É a voz rouca das ruas, que de repente se faz ouvir em forma de grito que estava sufocado na garganta.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *