Tempo de leitura: < 1 minuto

João Veloso faleceu neste domingo (16).
João Veloso faleceu ontem.

O compositor João Veloso faleceu na madrugada de ontem (16) em Ituberá, no Baixo-Sul baiano, após quatro anos de tratamento de hepatite e ser acometido por uma cirrose medicamentosa, informou ao PIMENTA Érico Modesto, ex-cunhado de “Jonga”.
Músico, João Veloso era compositor de mão cheia e produtor de jingles. No final da década de 70, o compositor fundou a banda Energia Azul, junto com figuras como Zenrique e Marcelo José.
O corpo do músico foi enterrado no Baixo-Sul, ontem. João Veloso completaria 50 anos nesta segunda (17).
Na década de 90 e anos 2000, a voz e a letra de de Jonga faziam sucesso na TV Santa Cruz (Rede Globo) em jingles especiais que reafirmavam os valores do sul-baiano e as riquezas da região. Abaixo, confira vídeo compartilhado pelo músico Claudio Kron em que Veloso toca e canta.

11 respostas

  1. João Veloso era o cara das palavras, fazia mágica com elas, nunca esqueço eu em Itacaré com ele vendendo um CD dele, tinha músicas que falavam das cidades litorâneas e tinha uma que ele cantou para mim e Marcelo Terravista uma certa feita “Arraial do Amor Ajuda”. perfeita!!!!!

  2. Concordo plenamente,”compositor de mão cheia”. Além dos dois músicos citados, a Energia Azul era composta por Jeferson Blue e Joan. O primeiro também morreu. O segundo mora na França e esteve no nosso Sarau há uns dois anos. Eu tinha um compacto (vinil)que eles gravaram com uma bela música ” Onde é que está o ouro do cacau?”. Receberam apoio de jornalistas e, faça-se justiça, do governo Ubaldo através da professora Tica Simões. Valeu João Veloso e Energia Azul.

  3. DOCE FIGURA JOÃO VELOSO,MEU INESQUECÍVEL AMIGO,QUE DEUS TE RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS,HOJE VOCÊ ESTA CANTANDO NO CÉU,PORQUE NA TERRA VOCÊ CANTOU E ENCANTOU,VALEU JONGA,FICA A LEMBRANÇA E SAUDADE

  4. UMA GRANDE PERDA. PESSOA SIMPLES DE UM TALENTO ÍMPAR. MUITO TRISTE..MAS SE DEUS O CHAMOU FOI PARA ENCANTAR O CÉU COM SEU TALENTO E LUZ.

  5. Eu era operador de áudio na Tv Santa Cruz, e tive a honra de conheçer João Veloso. Ouvia os jingles com ele…sempre alegre, comunicativo…Uma pessoa extremamente humilde, pois mesmo sendo um artista cabaritado, e eu iniciante em televisão, ele pedia a minha opinião. Sem falar que todas as vezes que nos encontrávamos na rua, ele sempre vinha me comprimentar…Saudades João.

  6. Eu como filho de João Veloso agradeço a homenagem do Pimenta ao meu pai e agradeço também a todos os comentários de carinho,Muito Obrigado.

  7. Perdemos mais uma das grandes referências da arte/cultura regional… Obrigado João Veloso por tudo que voce fez pelo movimento cultural ! Obrigado pela oportunidade deste ótimo aprendizado ! Descanse em paz !

  8. Eu conheci um amigo de João Veloso, seu nome: Silvio Sher que vivia em Alcobaça-Ba.
    Eu sou baiano, moro em São Paulo e Silvio mora em Guarulhos-Sp, como componho músicas e me arrepio com as palavras, Silvio me olhou parado enquanto eu cantava uma canção que fiz aí.

    Bom, ele passou a chorar e eu parei de cantar. Ele se recompôs e disse: “Gil você me fez lembrar de um grande amigo e compositor baiano, João Veloso, eu e ele íamos de cidade em cidade na Bahia. Ele fazia jingles para os políticos e tinha tanta música boa que meu deu um aperto no peito pra ver ele”. Eu quis saber sobre o Veloso e descobri no ano passado que infelizmente ele já havia infelizmente falecido. Informei ao Silvio, bom, ele chorou copiosamente. Eu realmente desejo conhecer alguém como seu filho, parentes e conseguir o material musical dele. Realmente desejo isso. Se alguém puder me ajudar me envie por favor no direct do meu Instagram @gilcarvalhoarte

    Eu confesso que já chorei emocionado por três vezes ouvindo a mesma música, esta que está no arquivo, ela é mais que linda.

    Amaria ter conhecido o João Veloso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *