Tempo de leitura: 3 minutos

Valéria Ettinger1Valéria Ettinger | valeria@emancipe-se.org
 

E o povo brasileiro assim o fez, quebrou os grilhões, saiu da jaula está retomando a sua liberdade de ser povo, de viver em uma democracia, de exigir o que lhes é de direito.

 
Há cerca de 10 dias escrevi um artigo falando sobre a sociedade do medo. A sociedade que se retrai, que não se une em propósitos coletivos e, assim, deixa ser vilipendiada por uma minoria de oportunistas e de demagogos que se utilizam das falácias políticas, do poder institucional e dos mecanismos de convencimento, mentirosos e sórdidos, para manterem a massa presa a diversos grilhões.
Grilhões que, desde muito tempo, já tinham sido anunciados por Rousseau em seu livro o contrato social, quando disse: “O homem nasce livre e por toda parte geme agrilhoado; o que julga ser senhor dos demais é de todos o maior escravo”[…] Mas, seguindo adiante Rosseau afirmou: […] enquanto um povo é forçado a obedecer, e obedece, faz bem, e melhor ainda se, podendo sacudir o jugo o sacode; pois, recuperando a liberdade pelo mesmo direito com que lha extorquiram, ou ele tem o direito de retomar, ou ninguém o tinha de lha tirar”. (Capítulo I – objeto do primeiro livro).
E o povo brasileiro assim o fez, quebrou os grilhões, saiu da jaula está retomando a sua liberdade de ser povo, de viver em uma democracia, de exigir o que lhes é de direito, de se fazer ouvir e poder dizer: “eu sou o titular do poder dessa Republica que se chama Brasil”.
Um som de não aguento mais, de que quero algo melhor. Um som que une jovens, adultos, velhos, brancos, negros, mulheres, heteros, homos, que une todas as tribos. Um grito de solidariedade que ecoa dos que estão lutando por direitos imediatos, por direitos que são do seu dia a dia e do seu cotidiano, mas também um grito daqueles que entendem que viver em sociedade é lutar junto, é lutar amplamente, é lutar pelo que é meu, pelo que é teu e pelo que é nosso.
Oportunistas sempre aparecerão, querendo se beneficiar ou querendo desconstruir um movimento legítimo, mas esses não podem minar o sentimento e o desejo que se extrai dessa multidão que se espalhou do Oiapoque ao Chui e que todos nesse momento, até os mais incrédulos, duros e individualistas, estão se questionando: que Brasil quero para mim e para os meus?
Um movimento que não sabemos quais serão seus frutos, mas uma coisa é certa, já está mexendo com as estruturas políticas, com os debates que virão no legislativo e, que pode direcionar uma mudança nas praticas do poder executivo, no sentido de estar mais aberto para os movimentos sociais e, com eles, debater de forma participativa e democrática as agendas de interesses.
O povo brasileiro está demonstrando não aceitar migalhas e muito menos projetos construídos por meio de interesses bilaterais e escusos, pois política séria e política desenvolvimentista e política sustentável se faz com a participação de todos.
O movimento é um alerta. O movimento deixou bem claro que vai para o enfrentamento se for necessário. E isso deve ser levado em consideração, pois quando Direitos são ameaçados, e quando se mexe com a estabilidade e o bem-estar do ser humano tudo pode acontecer. E, apenas, lembrando: que quando as andorinhas se unem elas são capazes de promover grandes transformações, mesmo que algumas delas fiquem no meio caminho…
Hoje, dia 19 de Junho de 2013, fui a rua e vi nos cartazes, nos gritos, nos alertas, nas caras pintadas, nos jovens cheios de esperança, que podemos sim fazer um Brasil melhor, um Brasil que realmente seja pensado para todos, que conceda acessos e que permita que cada um possa fazer suas escolhas. E que essas escolhas sejam amplas e irrestritas.
Posso acreditar que o Gigante cansou de ficar deitado em berço esplêndido e, que aos poucos, vai firmando os seus passos. Parabéns ao povo brasileiro…
Valéria Ettinger é professora extensionista, mestranda em Gestão Social e Desenvolvimento (Ciags/Ufba).

18 respostas

  1. É isso aí. Acordou, embora estremunhado, mas logo,logo raiará o novo dia e então tudo ficará claro.
    Certo é que os canalhas estão tremendo e nunca mais dormirão em paz deitados sobre um colchão de dinheiro subtraído dos cofres públicos.
    Nosso poder de mobilização será soberano daqui pra frente. Nunca mais seremos massa de manobras de vossos meios de comunicação.
    Nós, agora, somos a própria comunicação e estamos vos comunicando, canalhas, como o corvo de Edgar Allan Poe: Never more, never more, nunca mais, nunca mais!

  2. Como todo gigante tem o seu lado ruim, foi assim na historia e nos dias de hoje não será diferente, lembrando bem Davi e Golias, uma parte pequena desse gigante adormecido acordou e está sem controle nenhum, está destruindo aquilo que foi feito com dinheiro do povo, com dinheiro publico. É bom lembrar, não existisse o vendedor de drogas certamente não existiriam os usuários, digo isso pq, se era verdadeiramente a intensão dos organizadores dessa manifestação lutar pela redução das tarifas com a conquista da redução não é hora de parar, as manifestações estão perdendo o controle dos organizadores, estão tomando caminhos que divergem da verdadeira missão do ato, protestar pacificamente. Enquanto isso o PPS veicula em nível nacional a sua mídia contra o PT, isso não é antecipação de campanha eleitoral?

  3. Eu nunca vivi uma revolução, talvez por isso não consiga dimensionar o que esta acontecendo. Tenho medo de que tudo não passe de um momento de euforia.
    Hoje, 20 de junho (Valéria esta vivendo o tempo cairótico!), também assisti na minha região protestos diversos. Chamou minha atenção cartazes que rechaçavam os gastos do São João em detrimento do investimento em saúde. O paradoxo é que CERTAMENTE a maioria (não uso totalidade para não ser leviana) dos manifestantes vespertinos está, neste exato momento, dançando ao som de uma das atrações mais caras do evento público. Ora, questiono então: como mudar a lógica se damos eco RETUMBANTE à este tipo de decisão (realizar super festas)?
    Os políticos repetirão estas escolhas porque lhes parecem aprovadas pelo povo. As vezes penso que somos todos (eu inclusive!) muito esquizofrênicos: manifestamo-nos “de dia” e boicotamo-nos “de noite”! E vc, onde vai curtir o São João?

  4. As bandeiras são legitimas, mas sinceramente existe um misto de equívocos na condução do ato. Falta uma uniformidade de bandeiras, existe uma supremacia das minorias que invadem as caminhadas, fazem uma grande confusão e no final não elaboram uma proposta querente, exequível. Meu medo é que esse esquerdismo faça ressuscitar a direita ou os porões da ditadura!

  5. Tudo bem, o “GIGANDE ACORDOU”, mas onde vão parar as consequencias dessas manifestações?
    Qual a vitória que podemos comemorar nesse momento? Educação? Se a luta é por uma Educação justa, valorizada, estruturada, podemos esperar essa reforma mais ou menos 30 anos. Então continuaremos indo pra rua nos últimos 30 anos?
    Manifestação é sobre a Segurança? Uma reestruturação também demora, primeiro combater os corruptos dentro das corporaçõs, dentro da própria polícia, dentro do Poder Judiciário. Vamos continuar nas ruas protestando nos últimos 40 anos?
    É contra a corrupção dos nossos políticos? O que os manifestantes querem? Renúncias, políticos presos, novas eleições?
    Estou querendo comemorar essa vitória, mas QUAL? A ideia é sair quebrando TUDO, destruindo TUDO, matando TODOS, para darmos FIM as manifestações? Certo, queremos uma “política séria e sustentável”, já demos o recado… a pergunta é: E AGORA?
    Amanhã colocaremos mais 500 mil pessoas nas ruas e continuaremos o quebra-quebra? Nos últimos 100 anos?
    Eu continuo sendo a favor dessas manifestações, pelo PODER da democracia, mas HOJE, 20 de junho de 2013, estou com medo das consequências que podem ocorrer no Brasil.
    O País não vai aceitar depredações, invasões, MORTES, como já aconteceu em Ribeirão Preto-SP. Infelizmente o Estado, a União tem que manter a ordem pública e pode ser perigoso. O POVO mostrou sua força, o povo deu seu recado. O que nos resta agora é esperarmos o FRUTO disso.
    Mesmo sendo a favor das manifestações, HOJE tenho medo do que pode acontecer, por culpa dos ANARQUISTAS infiltrados aos manifestantes pacíficos.
    Ou não PODE ser mais pacífico? Ou não é mais pacífico?
    As manifestações são legítimas, mas não estão diluídas?
    Temos de focar nos objetivos específiocs, para comemorarmos quando estes forem conquistados. Mas até agora, o que comemorar? As manifestações estão dando resultado? O que estou vendo, principalmente HOJE, é VIOLÊNCIA, essa VIOLÊNCIA está começando a ficar perigosa!!!

  6. Todos esses caras têm dinheiro no exterior. Eles sempre se prepararam pra momentos como esse que nó estamos experimentando.
    Se a coisa fugir do controle,qualquer hora, pegam um avião, com escala na Suíça, sacam o dinheiro e vão viver o resto da vida em um lugar tranquilo.
    O erro deles foi pensar que podiam ficar enganando o povo com esse fajuto incentivo ao consumo, embora não tenham investido em infra estrutura.
    Não melhoraram os hospitais, nem investiram em educação. Transportes público é uma vergonha humilhante.
    Na segurança, estamos vivendo uma guerra civil disfarçada há tempos. Era de se esperar que a bronca ia vir.

  7. o que adianta acordar se quando em época de eleições fazemos nas urnas o que fazemos no vaso sanitário a turma do Fernando Henrique vendeu o brasil todinho,,,,Geraldo ackmin foi pego em uma blitz da lei seca,,,a para com isso,,,

  8. Momentos Históricos que recentemente o Brasil vivenciou,foi o movimento das diretas e o fora Collor!
    A marcha dos 100 mil no Rio de Janeiro ficou famosa pela quantidade de pessoas querendo votar para presidente do Brasil,constava vários partidos políticos e segmentos da sociedade,como artistas,intelectuais e pessoas anônima.
    Indubitavelmente fora um movimento nobre,o que eu penso que o fora Collor,foi um movimento ignóbil,pelo fato deste movimento criado e desenvolvido pelo os comunistas e o partido dos trabalhadores.
    Este movimento denominado de PASSE LIVRE está fazendo história,
    penso que é um movimento de AMOR PELO BRASIL,ou melhor já fez.
    Hoje este movimento é antipartidario, o que o Jornal Nacional da globo,disse “que 300 mil estava nas Ruas do Rio de Janeiro,
    outra reporte questionara que tinha mais de 300 mil de pessoas.”. Em S.Paulo 100 mil,por ai vai e os números em todo Brasil era a estimativa de mais de 1 milhão de pessoas nas Ruas e Avenidas do Brasil.
    Brasil que a estimativa são mais de 1 milhão
    “Recomeçar não é ruim ou vergonhoso,é a vida te dizendo você merece a chance de mostrar que é capaz de fazer melhor”
    Poeta desconhecido.

  9. Vocês que acordaram agora.
    Os Tupinambás estão na luta e nunca deram créditos. Os Sem-Terras estão na luta e são sempre criticados PELA MÍDIA QUE VOCÊ APOIA.

  10. Texto brilhante e imparcial, perfeito para refletir. Vale ressaltar que os movimentos sociais mudaram as sociedades ao longo da história da humanidade, e isso não tem nada a ver com partidos políticos e sim com os “políticos que estão nos partidos”. Ao contrário do que muitos pensam, os protestos não são apenas contra o PT da presidente Dilma; governos em todos os estados de diversas siglas partidarias diferentes (PSDB, PSB, PPS, PV, e todos os que se dizem oposição neste momento) vivem sob fogo cerrado pelos mesmos motivos: Currupção, péssima qualidade dos serviços públicos, favorecimento a empresários financiadores de campanhas políticas,etc. O lema “Acorda Cidades” não tem utilidade nenhuma se o eleitor não acordar também e aprender a votar direito em pessoas realmente engajadas nos reais processos de mudanças.
    O amanhã é o segundo seguinte.

  11. Algumas pessoas que sofreram com a ditadura militar começam a se preocupar da apropriação do movimento pela Globo, radicais de extrema-direita e pelo resto do PIG (Partido da Imprensa Golpista). Como a Rede Globo e o PIG “bateram” muito nos manifestantes no início, agora estão dando toda a cobertura e apoiando-os. CUIDADO! Pode ser o início do GOLPE. De repente o gigante a que o texto se refere, pode ser o gigante da ditadura. Aí será tarde demais.

  12. Zelão, diz: – Golpe? Só se for contra os interesses do poder
    O PT e seus aliados, pegos de surpresa pelo povo nas ruas – acostumados em ser; eles mesmos os organizadores de protestos, antes de tomarem o poder – relançam o velho discurso terrorista: -ISTO É GOLPE!
    Acusam as oposições – que mal se sustentam em pé e nem discurso possuem – de estarem por trás das manifestações populares tramando um golpe.
    Aproveito para parabenizar à professora Valéria Ettinger, pela lucidez que lhe é característica e, pelo conteúdo primoroso do seu artigo.

  13. Zelão,
    Onde você LEU, onde você viu, testemunhou que o PT está “relançando o velho discurso terrorista: -ISTO É GOLPE!”?????
    Essas acusações que deixam os militantes do partido indignados!!
    O PT não culpa ninguém pelos ATOS recentes no BRASIL, porque o partido APOIA, reprova e caminha JUNTO com a DEMOCRACIA!

  14. Cuidado! Até aqui o grande protagonismo da “esquerda radical” e formatar o movimento esquerdista e dar coro (vozes) aos centristas e direitistas que sonham com o desgaste do governo Dilma e com o avanço da politica defendida por ele, ai….o gigante acordará e ditará as ordens…..ficaremos em berço esplêndido esperando o som e a luz no porões das perversidades impostas ao povo brasileiro. Acorda!!!! esta minoria desavisada tende a virá massa de manobras, serem inocentes úteis.

  15. Zelão, diz: – “É GOLPE?”
    Ricardo kruschewesky;
    Eu não inventei nada quando disse que o PT está repetindo o velho e carcomido discurso ao taxar de golpe as manifestações populares que tomaram as ruas do país. Veja as redes sociais – notadamente o FACEBOOK. Lá está sendo veiculado um banner com o título: “Eu apoio a presidenta Dilma contra a tentativa de golpe de setores das elites da direita.” Hoje mesmo, dia 22 de junho, esse banner foi reproduzido no site “bahianotícias.” Leia e depois me diga quem está equivocado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *