Tempo de leitura: 2 minutos

Manifestantes interditam avenida em frente à Prefeitura e fazem críticas a Vane.
Manifestantes interditam avenida em frente à Prefeitura e fazem críticas a Vane.

A manifestação do Comando Popular de Itabuna saiu da Praça Simão Fitermann (São Caetano) com duas horas de atraso e foi marcada por insulto de ativistas contra membros da CTB e do Sindicato dos Comerciários. O ato foi encerrado na Praça Adami, na região central.
Esvaziada após protestos do grupo Juventude de Luta e de ativistas sem ligação com partidos, a manifestação “desceu” a Avenida Princesa Isabel com pouco mais de cem pessoas da Assembleia Nacional dos Estudantes (Anel), do DCE da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e entidades com vínculos com o PCdoB.
Jovens manifestantes brincam durante interdição da Avenida do Cinquentenário.
Jovens manifestantes brincam durante interdição da Avenida do Cinquentenário.

Um grupo de estudantes entoava palavras de ordem contra a CTB, chamando a entidade de “oportunista”. Líderes do Comando Popular, como Robenílson Torres, afirmam que a participação da CTB e do Sindicato dos Comerciários não havia sido aprovada em assembleia, ao contrário do que afirmou a assessoria da CTB e a presidente do Sindserv, Karla Lúcia Oliveira.
Após negociações, o grupo saiu da praça do São Caetano e seguiu pela Avenida Princesa Isabel. A primeira parada ocorreu em frente à sede da Prefeitura de Itabuna, quando as duas pistas da avenida foram interditadas e líderes do movimento criticaram o Governo Vane. Os estudantes voltaram a cobrar passe livre em Itabuna.
Na sequência, houve interdição da Ponte Carlos Lacerda (São Caetano) por cerca de 15 minutos, quando os jovens seguiram pela Cinquentenário e fizeram paradas nas praças Camacan e Adami, onde o ato foi encerrado.

12 respostas

  1. Essa Karla Lúcia deveria está lutando pelos servidores, que por sinal trabalha em péssimas condições, essa oportunista,só tá olhando para o seu umbigo. Em alguns setores não tem papel higiênico e água para beber e essa senhora não luta por nada.
    Vá trabalhar e pare de pongar em movimento alheio!

  2. lógico que o pCdoB, representado pelo sindicato dos comerciários e CTB, querem mudar o voto dos 2,50 de gilson, presidente do sindicato dos comerciários la no conselho de transporte…este povo não me representa, nunca mais…

  3. Nota do Levante Popular da Juventude a respeito dos acontecimentos na Manifestação de hoje.
    No dia 26 de junho aconteceu em Itabuna a 4ª Manifestação Unificada convocada pelo Comando Popular, formado por entidades civis de nosso município, diante da necessidade de unificação para a construção das mobilizações em torno da luta pela redução da passagem e a melhoria no Sistema de Transporte Público de Itabuna.
    O Levante Popular da Juventude, movimento social do campo do projeto popular, no intuito de fortalecer as forças organizativas da classe trabalhadora, vem desde a segunda manifestação construindo junto ao Comando Popular atos em nossa cidade que visam a luta pelos direitos da população.
    Na reunião realizada no dia 03 de Junho, os membros do Conselho Municipal de Transporte votaram a favor do aumento da passagem de ônibus para 2,50, exceto o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Após participação popular na sessão da Câmara de Vereadores no dia 19/06, onde foi apresentada pelo Comando Popular a pauta unificada do movimento com as reivindicações sobre a qualidade do transporte público e o aumento da tarifa, junto às diversas mobilizações que culminaram na reunião de cerca de 7.000 pessoas nas ruas de Itabuna no dia 20/06, a proposta de aumento não foi aprovada pelo prefeito que se sentiu pressionado pelos protestos populares e, até então, condicionou o reajuste à melhoria da qualidade do serviço prestado pelas empresas.
    O Comando Popular, o qual o Levante Popular da Juventude faz parte, este que mais uma vez convocou a população grapiúna às ruas para um ato público na tarde de hoje, 27/06/13, pautou a redução do preço da tarifa de transporte e a melhoria dos serviços prestados.
    Ao chegarmos à Praça Simão Fiterman, praça principal do bairro São Caetano, nos deparamos com a presença de entidades que em momentos anteriores, como na votação do Conselho Municipal de Transporte, votaram contra o interesse da classe trabalhadora, a favor do aumento da tarifa, a exemplo de Gilson Araújo, representante do Sindicato dos Comerciários vinculado à Central Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Neste sentido, o Levante Popular da Juventude entende que a CTB tentou protagonizar uma luta, em contradição às suas ações anteriores, utilizando-se de instrumentos massivos de difusão de sua imagem. Assim, decidimos nos retirar deste ato, por não aceitarmos que organização alguma tente se projetar de forma oportunista dentro de um movimento legítimo, fruto da insatisfação do povo.
    Reiteramos que apoiamos a participação de sindicatos e partidos políticos para a construção da luta popular, uma vez que acreditamos que só através da unidade construiremos força social.
    Juventude que ousa lutar constrói o poder popular!
    Pátria livre, venceremos!

  4. Na última terça-feira na plenária ocorrida entre as entidades que compõem o Comando Popular, houve a presença dos dirigentes da CTB, sindicato dos bancários e UJS que tentaram se retratar do voto do sindicato dos comerciários favoráveis ao aumento da passagem. As entidades que que compoõem o comando, após fazerem uma ampla discussão se posicionaram favorávéis a construção da unidade para lutar pelas reivindicações dos trabalhadores e da juventude com todos os setores sindicais e populares. Apesar das críticas contudentes que o movimento vem fazendo sobre a postura do sindicato dos comerciários e da CUT, o comando entendeu que o mais importante era fortalecer o movimento nas ruas e para isso foi aprovado o ato do dia 27/06, pois nesta data ocorreria o ato nacional convocada pelas centris sindicais (CSP-Conlutas, CUT, CTB, Força Sindical,etc)e movimento estudantil em defesa dos direitos dos trabalhadores e da juventude e contra a repressão dos governos. Este era um ato preparatório para um dia de paralisação nacional organizado para o dia 11/06.
    Quando iniciou a concentração da manifestação na Pça do São Caetano, muita gente questionou a presença da CTB ali e alguns companheiros que representam entidades do comando e que não estiveram presentes na plenária de terça repudiaram a presença da CTB, causando muitas divisões no ato a ponto do Levante Popular da Juventude ter ido declarar no carro de som que se retirava por não aceitar a presença da CTB, Cujo sindicato dos comerciários a ela filiado tinha votado favorável ao aumento da passagem no Conselho. Nós da CSP-conlutas respeitamos o sentimento de indignação dessas entidades e de muitas pessoas, mas consideramos importante esclarecer que mesmo com todo esse rechaço da CTB e dos seus dirigentes sindicais, nós defendemos a unidade para construir a luta com estes setores, pois trata-se de uma luta nacional da qual eles também estão construindo. Temos divergências muito sérias com a CTB e seus dirigentes sindicais, mas consideramos importante sua presença nos atos que estão sendo construido Brasil afora, pois precisamos que estes sindicatos mobilizem suas bases e tragam os trabalhadores para as ruas.Infelizmente a divisão causada por esta situação toda enfraqueceu o ato, causando o esvaziamento e muita hostilidade, mas precisamos avançar no entendimento e na busca de fortalecer a unidade do movimento para construir o dia nacional de paralisação em 11/06 e para isso é fundamental a presença e a construção de todo movimento sindical, popular e estudantil

  5. A CTB e o Sindicato dos Comerciários participaram da plenária do dia (25/06)convocada pelo Comando Popular. O grupo avaliou como positiva a participação da CTB e do Sindicato dos Comerciários a partir da mudança de posição dessas entidades em relação ao aumento da tarifa. A suspensão do aumento da tarifa pelo executivo e a revogação da votação do Conselho de Transportes de Itabuna somaram na decisão de apoiar a participação da CTB. A atividade do dia 27 não era isolada e faz parte do Dia Nacional de Lutas onde juventude e trabalhadores foram às ruas em todo o pais. O sentimento de indignação e repúdio da juventude por quem vota contra os interesses do povo é legítimo mas o Comando Popular avaliou a importância de marcharmos juntos em unidade. Lamento profundamente os fatos ocorridos ontem. Se houve uma tentativa de dirigismo ou protagonismo por parte da CTB ou da UJS é preciso que estas entidades façam autocrítica e se REPOSICIONEM dentro do movimento.O divisionismo nos enfraquecerá. Chamo à unidade, a CTB dirige importantes sindicatos e precisamos da mobilização de suas bases.

  6. O movimento estar correto, tem que expulsar esse parasita e oportunista CTB e SINDSERV. Ou qualquer outro partido que queiram participar dom movimento. Karla Lucia vá cuidar da vida do seu sindicato SINDSERV conserteza você tem muito a fazer.

  7. Fico triste por perceber que Partidaristas tentam de todas as formas tornarem-se “O pai da criança” tenho certeza que as pessoas ligadas ao PSTU irão usar das fotos tiradas no movimento para a campanha de 2014 e 2016 lamentável. Sobre o CTB e os sindicatos eu não sou contra a existência dos mesmos, porem esse movimento não tem nada a ver com bandeiras sindicais, foi um movimento social urbano que veio de forma espontânea, mas somente em Itabuna é que o movimento ganhou vários “donos” triste por isso porque a necessidade de aparecer dos partidaristas do PSTU são maiores do que toda a ideologia que eles pregam !

  8. Divisão não leva a lugar algum e ninguem deve se achar dono ou únicos representantes de toda a população. O MPL – Movimento Passe Livre tenha aproximadamente alguns anos de atividade, enquanto, CTB, CUT e outras entidades e partidos lutam a 40, 50 anos. Greves gerais, greves em montadoras, greves no serviço público, passeatas, etc.Então pessoal, nossos inimigos estão do outro lado. Há diferenças entre opressores e oprimidos.Entre patrões e empregados. Há, também aqueles que lambem as migalhas que caem da mesa do patronato e o defendem.

  9. Que essa reça toda participe dos protestos mas, sem bandeiras e camisas da entidades representativas,como-CTB,SINDICATOS E PARTIDOS POLÍTICOS etc…

  10. VEJO AGORA COMO E EGOISTA VCS TEM QUE SE LEMBRAR QUE VCS TIVERAM PARENTES QUE TRABALHARAM NA ANTIGA REDE MESSIAS DE MERCADOS E A PROPIA EMPRESA ABRIU FALENCIA E NAO IRIA PAGAR A NINGUEM,,,,MAS QUEM FOI PARA A FRENTE DA BATALHA O SINDICATO DOS COMERCIARIOS E A CTB,,,QUE CONSEGUIRAM QUE NOS RECEBEMOS O NOSSO TEMPO DE SERVICO,,COMO OUSAM FALAR QUE O SINDICATO E A CTB E SUGADORES,,GRACAS A DEUS TENHO MINHA CASA POR CAUSA DO SINDICATO DA JUSTICA,,,JUNTAMENTE COM JAIRO ARAUJO,,,FUI FUNCIONARA DO MESSIAS A 20 ANOS E IRIA SAIR COM UMA MAO NA FRENTE E OUTRA ATRAS,,,,SOU MUITO GRATA AO SINDICATO E A JAIRO ARAUJO E TODOS OS DIRETORES,,,,E TENHO CERTEZA QUE VC TEVE UM PARENTE QUE PASSOU PELO MESSIAS E SE NAO FOSSE O SINDICATO ELES NAO RECEBERIAM NADA ,,,,,

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *