Tempo de leitura: 2 minutos

Gerson MarquesGerson Marques | gerson.marques.1004@facebook.com
Já dizia a poeta Jane Badaró que Ilhéus é feminina, é mulher em forma de urbe, uma urbe com curvas de menina, assim sendo, o eu apaixonado, me perco no velho jogo do decifra-me e me conquiste, difícil, quase impossível. Ilhéus não é fácil, não é para amadores, não se dá por completo, não se oferece em retribuições amorosas aos que se perdem em suas entranhas sinuosas, a Ilhéus de todos nós é, no fundo, uma Ilhéus de poucos de nós, uma mulher profunda de alma atormentada e sonhos dilacerados, em dor.
Mesmo assim, nos retribui os maus tratos em forma de beleza infinita, de paisagens magníficas e encantos secretos. Como é linda ser Ilhéus, ser ilha, ser céus, ser mar e florestas, uma perfeita estética feminina, meio Terra, meio Janaína.
Não existe uma só Ilhéus, existe uma Ilhéus dentro de cada um que a ama, que a conhece, que em suas fontes bebem, que em suas curvas se perdem. Assim sendo, não se ama essa terra de uma única forma, ama-se por vezes chorando, clamando e gritando, ama-se na contradição, na expressão do verbo, no suor do trabalho, na tristeza do filho perdido, na dor dos sonhos fruídos, na ausência de carinho, mas também na paixão infinita.
Aqui, parece se odiar para amar, vê-se em seus filhos eleitos a ausência completa de amor por ti, vê-se no lixo jogado a rua, na insanidade dos mangues invadidos, nas obras tortas de mau gosto que triunfam sobre suas ruínas de passado glorioso, no desprezo das autoridades a decência de seu povo, na usura pútrida de quem imagina enganar as massas com sorrisos vazios e promessas furtivas, vê-se em verdade uma completa falta de respeito por sua feminilidade atlântica, sua essência de deusa, seu esplendor de musa, suas curvas de rainha.
Ah Ilhéus, Ilhéus… Como dói te ver triste em suas quase quinhentistas primaveras, que Deus nos perdoe, mas filhos destes vós não merecestes. Se ousar dizer que te entendo, falso seria, mas ouso compreender que na essência cumpres tua sina de mãe com desmesurada valentia.
Desejo-te com carinho que dias melhores tenhas, para historias de alegria poder contar um dia, como outros dos seus filhos já assim fizeram com enorme galhardia… Amem.
Gerson Marques é produtor.

7 respostas

  1. Muito bonito e até comovente, velho Gerson (e aqui não há nenhuma ironia!). Porém, a ressalva é a seguinte: tu tiveste a oportunidade de mudar essa história como gestor e ainda a tens como cidadão. Parafraseando o velho ditado, “orar é fácil”.

  2. Oxente, esse rapaz não é aquele que trabalhou no governo de nilton e bahia cachoeira? e que por sinal, sua atuação na secretaria do lixo foi um desastre? está pensando que o povo esqueceu?

  3. Maravilhoso, realmente muito lindo. Entretanto, em nossa humilde opinião, podemos fazer mais por nossa querida Ilhéus. Poderíamos, por exemplo, nos unir-mos, numa só corrente (a corrente do amor por Ilhéus), e ir-mos às ruas, cobrando dos nossos governantes o que eles podem fazer, e não fazem por nossa cidade.

  4. Zelão diz: – Boa lembrança! Linda homenagem!
    Parabéns Xará;
    Nem sempre o passado é um “retrato empoeirado pendurado na parede da sala.” O passado nos serve de reflexão no presente e de lição para o futuro.
    Por muitas vezes o passado se faz; tão vivo no presente, que se visto pelas gerações futuras, com olhar para o hoje, pode ser confundido com o nosso presente.
    Parabéns! O paralelo traçado, não poderia ser mais dignificante, para Ilhéus e o seu povo.

  5. Que lindo!
    Gersinho e a turma do PT comandaram o desgoverno de
    Newton Lima e destruiram a nossa querida Ilhéus.
    Só óleo de peroba nesse CARA DE PAU.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *