Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna terá diagnóstico socioeconômico viabilizado pelo Sebrae (Foto José Nazal).
Itabuna terá diagnóstico socioeconômico viabilizado pelo Sebrae (Foto José Nazal).

Renata Smith | Agência Sebrae
Um amplo programa de ações de fomento ao Desenvolvimento Econômico de Itabuna, a ser executado nos próximos dois anos, dirigido aos segmentos comerciais, industriais e de serviços, foi entregue pela coordenadora do Sebrae na região, Claudiana Figueiredo, ao prefeito do município, Claudevane Leite. Participaram também da reunião, técnicos do Sebrae e representantes da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo da prefeitura.
De acordo com o planejamento apresentado, a primeira medida prática a ser tomada é a realização de um Censo Empresarial visando conhecer o perfil e mapear as empresas instaladas no município, para identificar suas características gerenciais e processos produtivos com base no estímulo a novos negócios e na ampliação da arrecadação municipal.
Paralelamente ao censo, o programa também contempla o fortalecimento do turismo e da cultura locais, com foco na gastronomia, com a revitalização de áreas tradicionais da cidade, como o Beco do Fuxico, e a formatação da “Feira Goumert Itabuna, uma cozinha de emoções cores e sabores”, a ser implantada na praça Camacan.
Arquitetos, engenheiros e historiadores serão integrados ao projeto com o objetivo de garantir a preservação da memória sociocultural da cidade. Ainda estão previstos, a revitalização da Rua Paulino Vieira, uma importante área comercial no centro da cidade, e a criação do “Grapiúna Empreendedor”, um projeto de capacitação para jovens.
O principal objetivo das ações, explica Claudiana Figueiredo, é promover o aumento do nível de maturidade empreendedora e empresarial do município e criar um ambiente mais favorável ao sucesso dos negócios, tornando-os mais competitivos e sustentáveis. “Os pequenos negócios mantidos pelos empreendedores locais são a forma mais eficiente de se iniciar o processo de fixação da riqueza local em todos os segmentos da economia”, assegura Claudiana.

 
No município, já estão sendo realizadas ações voltadas para o apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) e às Micro e Pequenas Empresas (MPE), como a implementação da Lei Geral, instalação da Sala do Empreendedor e nomeação do agente empresarial, além da determinação de licitações para compras públicas junto às MPE da cidade.
Após esta fase e a concretização do novo Plano de Desenvolvimento, a Prefeitura vai gerar dados estatísticos para municiar o Sebrae e as demais entidades empresariais, instituições financeiras e investidores sobre a realidade econômica local, aproximar o mercado das pequenas empresas, gerar fluxos na cidade com resultados positivos para os restaurantes, lojas de confecções, farmácias, hotéis e supermercados, além de atrair, através de grandes eventos, olhares de empreendedores e de governos para a região, apresentando suas nuances e suas potencialidades.

6 respostas

  1. Esta é uma boa iniciativa, mas Itabuna prexisa, urgentemente de um plano de ação para melhorar o trânsito, eliminando gargalos, revitalização do Rio Cachoeira, assim como aumento da capacidade do sistema de saneamento básico hoje existente, além de um projeto de melhoria do que fazer com os resíduos sólidos, …!!!
    Sem isso, não há como desenvolver a cidade, …, ficaremos apenas na maquilagem, …!!!

  2. Acho uma iniciativa muito boa e válida, porém é preciso que os governantes(prefeito, secretários e vereadores) se conscientizem de que não basta apenas falar, é preciso agir. Eu tenho uma pequena indústria aqui na cidade e não tenho nenhum apoio do município, muito pelo contrário, pois ainda não consegui renovar meu alvará pq a prefeitura agora alega que minha empresa está localizada numa area urbana (prox ao motel carinhoso). Por este e outros fatos já estou em busca de terreno e parceirias em cidades proximas como itajuipe, buerarema e barro preto.
    Abram bem os olhos governantes a cidade parou no tempo, precisamos de apoio.

  3. Eu tenho um projeto para reciclagem de materiais plásticos e fui à secretaria de ind e com e percebi que pouco se importaram com o que falei, mas deram uma atenção muito especial a 2 engravatados que entraram na sala do secretário

  4. temos que revitalizar o parque industrial de Itabuna,com isenção de impostos,geração de emprego e renda tenha certeza que a violência tem uma queda bem acentuada.Os jovens precisam do seu primeiro emprego é muito bom para a alta estima.

  5. temos que revitalizar o parque industrial de Itabuna,com isenção de impostos,geração de emprego e renda tenha certeza que a violência tem uma queda bem acentuada.Os jovens precisam do seu primeiro emprego é muito bom para a alta estima.

  6. temos que revitalizar o parque industrial de Itabuna,com isenção de impostos,geração de emprego e renda tenha certeza que a violência tem uma queda bem acentuada.Os jovens precisam do seu primeiro emprego é muito bom para a alta estima.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *