skip to Main Content
4 de abril de 2020 | 02:26 am

SENADORA DEFENDE DESMILITARIZAÇÃO DA PM

Tempo de leitura: < 1 minuto
Lídice defende desmilitarização da PM.

Lídice defende desmilitarização da PM.

A senadora Lídice da Mata (PSB) defendeu hoje em entrevista ao programa Acorda pra vida (Salvador) um debate aprofundado sobre a desmilitarização da PM. Ela disse reconhecer que, nas manifestações, o clima fica tenso, mas enxergou exageros da polícia na repressão às manifestações nos últimos dias.

No ato do dia 22 de junho, por exemplo, o repórter Francis Juliano, do Bahia Notícias, foi preso ao questionar o motivo do espancamento pelos militares de um fotógrafo. O PM que deu a ordem de prisão foi o capitão Temístocles. Além de prender o jornalista, o policial disse, em outros termos, que o repórter era homossexual e “filho da p…”.

A desmilitarização da PM é uma das reivindicações da Carta Aberta do MPL Salvador. O assunto também foi discutido pela Associação Baiana de Imprensa (ABI), Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado da Bahia (Arfoc) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, que estão elaborando um dossiê sobre os excessos cometidos pela Polícia Militar contra profissionais de imprensa.

O relatório será entregue ao governador Jaques Wagner, à Secretaria da Segurança Pública da Bahia, à Corregedoria da PM e ao Ministério Público Federal. Na reunião foram ouvidos os profissionais vítimas da polícia: o repórter fotográfico Almiro Lopes (Correio da Bahia), o editor Evilásio Jr e o repórter Francis Juliano, ambos do Bahia Notícias.

Esta publicação possui 20 comentários
  1. As polícias Militares do Brasil é nociva à sociedade,a mesma,
    deve ser lembrada,como um aparelhamento de “segurança” que já fizera parte do Brasil.

    Não têm nenhuma serventia à sociedade brasileira moderna, essa estrutura institucional arcaica,ultrapassadas de dogmas cheias de viés de capitans do mato moderno.
    Portanto, esta estrutura institucional de patentes não condiz coma realidade brasileira.
    A sociedade clamar por uma polícia civilista,que se torne parceira e que a mesma,seja dotada de uma única patente, que seus integrantes se interagem entre sim para melhor servi à sociedade,que a mesma, sempre seja vista não como inimigo e meliantes e bandidos,mas pessoas que merecem os mais dignos respeito.
    Entretanto,nascerá uma força policial,que sem sombra de dúvida
    à sociedade sentirá segura e se orgulhará de uma nova polícia.

  2. É isso,aí, Lídice. Não apenas a desmilitarização, mas uma melhor qualificação e melhores salários, pra atrair gente de bem.

    A tropa atual bem que pode ser utilizada para limpar fossas, matar mosquito da dengue etc…

    Esse entulho da ditadura militar que aí está ninguém suporta mais. Só serve pra oprimir, maltratar o cidadão e tomar carteirada de quem tem algum tipo de poder.

    Enfim, são os velhos Capitães do Mato, aqueles que viviam correndo atrás dos negos fujões. Por uma polícia cidadã, já.

  3. Parabéns para aqueles cujo pensamento limitado e desconhecimento de causa coloca a culpa da violência policial no militarismo. A formula mágica é realmente desmilitarizar, daí aquele policial que é vagabundo e trata mal o cidadão na ocorrência vai virar um santo e te tratar bem. Precisamos que a comunidade acorde e veja o importante papel que ela tem na Segurança Pública. E procurem conhecer a doutrina e princípos das policias militares (que nenhuma delas pregaa violência). O problema não é a instituição, mas a sociedade que vivemos, pois, o policial é fruto da sociedade.

  4. Sugestão desse tipo só poderia ter vindo mesmo da Lídice, e de políticos irresponsáveis e medíocres do seu nível, que só pensam no próprio umbigo, é muito fácil agora jogar a culpa de toda baderna nas costas das PMs estaduais, com policiais despreparados, mal remunerados, mal aparelhados e jogado às próprias sortes, no entanto, eles os políticos, de vereadores a senadores torram uma grana solta em seminários em balneários caríssimos sem nenhuma necessidade, com a grande maioria dos políticos corruptos, sendo assim teríamos também que fechar o congresso?

    Aproveitando as reformas radicais da eficiente senadora, sugiro que ela inclua também em seu projeto, acabar com o Ministério Público, pois até hoje os principais responsáveis pelos assassinatos dos professores sindicalistas de Porto Seguro não foram a julgamento, se os ilustres jornalistas estivessem reportando as manifestações como fizeram com os assassinatos em Porto Seguro com certeza não teriam se machucado tanto, até hoje o PSB de Lídice e do ex-prefeito de Porto na época estão caladinhos:

    ————————–

    “O ex-secretário Edésio Lima, principal acusado do duplo assassinato, foi sentenciado pela justiça local a júri popular em dezembro de 2010. Edésio chegou a ser preso, mas até hoje a condenação dele não aconteceu.
    O ex-secretário Edésio Lima foi manchete de jornais em mais um escândalo nos últimos dias. O relatório do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, diz que o ex-secretário e amigo íntimo do Prefeito Gilberto Abade e dos chefões do PSB, movimentou cerca de R$ 1.035.338 (um milhão, trinta e cinco mil e trezentos e trinta e oito reais) entre 1º de fevereiro e 3 de maio de 2011 em sua conta bancária. Época em que era secretário geral do PSB na Bahia e no mesmo período em que estava preso.”

    (FONTE – http://jucurunet.blogspot.com.br/2013/05/porto-seguro-aplb-faz-protesto-por.html)

  5. Se defendem a desmilitarização da PM, então o que dizer dos Corpos de Bombeiros. Porque militarizaram, quando então deveriam ser instituições públicas não governamentais? Tornaram o Corpo de Bombeiros, ineficiente e oneroso, isso diante do proposito da atividade fins.

  6. A senadora e todos aliados do petismo sumiram , quanta diferenca quando estavam na oposição, naqueles momentos tinham solucao pra tudo bastava vontade politica e num passe de magica tudo aconteceria, eram mentirosos mas enganavam bem.
    Agora uma proposta desta chega a ser hilario, joguem flores nos bardeneiros, deixem a OM de fora pra ver o circo pegar fogo. Senadora acorda , seu governo perdeu o time e agora nao sabe o que fazer,

  7. Boa noite a todos!

    Sou a favor de policiais com mais preparo técnico e físico, mais equipados, com uma escala melhor, com salários mais dignos para quem coloca sempre suas vidas em risco, sou a favor da desmilitarização da PM , com uma PM sindicalizada e sem um estatuto, sem um RDPM que anda na contramão em relação aos direitos humanos.Sonho com uma polícia forte e ética, pois se a ética no BRASIL descesse a cachoeira , nós aqui embaixo estaríamos afogados com bons princípios, porém o exemplo , por enquanto ainda não está vindo de cima. Um desabafo de um policial militar do rio de janeiro!

  8. “A tropa atual bem que pode ser utilizada para limpar fossas e matar mosquito da dengue…”

    Excelente comentário do brilhante comentarista,Sérgio Oliveira.

    O que seria uma brilhante e honrosa profissão!

    Entretanto,muitos nem pra isso serve: Só serve mesmo para ser traficante de droga ou ladrão.

  9. Desmilitarização da policia militarpara vigorar a marginália. Uma proposta “razoável e racioanal” para quem aposta no “quanto pior melhor”. Sinal dos tempos!

  10. Então! Desmilitarizada ou não, polícia tem que ser Polícia, com “P” maiusculo. Como? Com leis respeitadas e acatadas nos seus devidos fins e prícipios. Bandido tem que temer as leis, que em sendo rigorosas e se fazendo ser cumpridas a contento, funciona. Condenado a 20 anos que cumpra os 20, sem os penduricalhos das tais “beneficios da lei”. Principalmente no crime de homicidio, não importa como,onde, em que situação, e principalmente no latrocínio, matou, tem que ser condenado, e se condenado, cumprir a condenação. Desmilitarizar só não basta, esta atitude é tão somente um pingo no “i”, continuando tudo como dantes no quartel de Abrantes.

  11. Sou favorável a desmilitarização, agora colocar a culpa dos desgovernos, da corrupação dos governantes nos policiais militares é sem sombra de dúvida uma ironia de mal gosto.
    As manifestações clamavam por uma politica decente e sem corrupão.
    O problema do Brasil é a corrupação dos politicos que estão no poder ou que já estiveram. a Solução é tipificar crime específico de Ladrão para todo crime relacionado a corrupção e desvio de verbos e mal emprego do dinheiro público. Com pena de 20 a 30 anos e de competência dos tripunais e com prazo de apuração e julgamento definitivo de 2 anos. Essa tipificação de crimes hediondos que o congresso está propondo, é um engodo, quem já se viu crime hediondo com pena minima de 4 anos de reclusão. Desse jeito nenhum destes patifes do partido dos trabalhadores esses ratos oportunistas do poder não serão presos nunca.
    Para eles, e somente para os cargos eletivos e de confiança Crimes Hediondos já com pena de 20 a 30 anos. Tipificação de Ladrão do Povo. O PT já está muito tempo no poder, cada as soluções, educação, saúde. A Lídice nunca pegou uma fila nos postos de saúde, nunca matriculou um filho seu em escola pública, mora em bairro nobre, vive e aliminta a custa do povo ganhando mais de vinte mil rais por mês. Os petistas, não resolveram os problemas da sociedade, encontraram a mágica, vamos colocar o problema nos policiais militares, neles tudo pega, porque eles são responsáveis por carregar a má gestão dos governos. Policial militar só pode reclamar de forma individual, regulamento rígido, sem direito e garantias constituicionais, se eles fizerem greve é crime de um semples trabalhador de segurança pública, de imediato são taxados de bando pelo ministro da justiça. Aí um amontoado de estudantes alienados juntam-se a coro dos desgovernos esquerdista de mentira (são capitalistas selvagens). Estudantes vivem sonhando, duro é compreender o que estes grupos legitimam).
    Dê direitos iguais aos policiais militares, direitos humanos nos cursos de formações e nas suas carreias.
    Alguém lembra o telefone da prefeitura, da governadoria, da presidência da república, da polícia federal. Não, mas das policias militares todos sabem, desde uma criança a ancião. Nos momentos de aflição, todo cidadão lembra da polícia militar e de Deus. São os policiais militares que ariscam dioturnamente a saúde, a vida e a liberdade em traca de quase nada, com variação salarial média de 1500,00 reais mensais.
    A constituição preve subsídio para as funções tipica de Estado com as policiais. Qual o Estado que paga subsídios aos policiais militares, nenhum.
    b

  12. Antes de mais nada o militarismo nao é uma instituiçao arcaica espelho da ditadura militar,primeiro que a ditadura se foi ,segundo mesmo que desmilitarize quem nao vai garantir que sem o rigor de uma instituiçao os seus agentes nao se tornem mais indisciplinados.Chega até ser ironia muitos desejarem a desmilitarizaçao,nao é preciso muito para ver que as empresas copiam o padrao e em muitos casos sao piores que as tao supostas instituiçoes militares estaduais.Ao inves de desejar a desmilitarizaçao porque nao uma modernizaçao das instituiçoes policiais.

  13. PMDF:
    Sou PMDF e sou a favor da desmilitarização. A base constitucional do militarismo: Hierarquia e disciplina é sinônimo de submissão e humilhação! É o militarismo em detrimento do respeito e da dignidade da pessoa humana. A PM defende as psudos instituições democraticas (Ex: Câmara, senado, cldf contra os manifestantes, mas vive em uma verdadeira ditadura. O curso de 06 meses é voltado para o treinamento militar em detrimento do treinamento policial. O policial é formado em marcha e continencia.São treinedos por oficiais que não aprederam nada na academia alem do militarismo. Em pleno seculo 21 apenas 03 paises possuem uma policia militar: Brasil, Paraguai e Ruanda! Abaixo o militarismo nas forças policiais. Estamos lidando com pessoas e não inimigos que devem ser aniquilados!

    “pseudo instituições”

  14. Sou militar em outro Estado, mas acho que minha contribuição seja válida.

    Para início de debate olhando o dicionário, Significado da palavra MILITAR- Carreira militar, carreira das armas, o que faz ou vai à guerra.Que diz respeito às forças armadas, aos soldados: arte militar, meio militar.
    Hierarquia militar, ordem de subordinação entre os diferentes postos e graduações.
    S.m. Aquele que integra as forças armadas.

    Interessante verificar que, em momento algum no dicionário o termo militar é aplicado como sendo também, alguma coisa voltado a segurança pública, ou aplicável as policias.

    Verificando também que, as policias interagem, auxiliam, e fiscalizam, os 365 dias do ano, 24 horas por dia sem interrupção, um público esmagadoramente CIVIL! Então porque insistem em manter esse aparato militarizado, nas polícias estaduais? Talvez a questão seja: “”QUEM EXATAMENTE A POLÍCIA MILITAR SERVE? A SOCIEDADE, OU PRA PROTEGER GOVERNANTES E AS AUTORIDADES?

    Devido ao fato que já sou militar (PM) a mais de 18 anos, arrisco em dizer que, só servimos na pratica para proteger o governo, e gente com poder! De resto… É ORDEM DADA ORDEM CUMPRIDA!

    No militarismo não existe espaço para maiores analises criticas, ou usar de raciocínio do que realmente esta certo, ou errado. O que se esperava até pouco tempo atrás principalmente dos militares de baixa graduação, os elementos de execução, definidos como PRAÇAS, é a inteligencia suficiente para ler, e compreender pequenos textos de ordens, ou oficios, e a coragem visceral para o combate. Pois caso um PRAÇA seja inteligente o suficiente, ou ter senso critico apurado, este acaba com o tempo, percebendo que esta defendendo o lado errado. percebe que só esta servindo de escudo para o governo. Pois na pratica as coisas acontecem bem diferente dos discursos bonitos, cheios de retórica.

    Discursos muito empregados nas formaturas, nas reuniões, em confraternizações com a sociedade, que iludida palas fardas bonitas, acaba não se apercebendo que esta sustentando com seu suor, seu sangue, um sistema que a mantém cativa nas mãos dos maiores ladrões! OS GOVERNANTES.

    A Proposito, quem é mais ladrão? O que assalta solitário, ou em pequenos grupos, mas não possuem militares sob seu comando? Ou o próprio governo? Que faz isso e coisa até pior; nos mata nas filas das emergências dos hospitais públicos decadentes; nos deixam burros com ensino público de péssima qualidade; e ainda por cima nos abandona a própria sorte na segurança. Os governos nos assaltam com seus impostos, e taxas, multas, etc. é protegido pelos militares? E pelas leis de imunidades?

    QUE CADA UM TIRE AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!

    Os governantes sabendo que um aparato militar, é como uma arma de controle remoto nas mãos deles, usam e abusam do poder! Vivem de atos corruptos e fraudulentos, nos roubam! Nos assaltam! E tudo isso com o apoio dessas instituições militares. Que na cegueira de cumprir as ordens, sempre ficam contra os que querem tentar mudar esses absurdos.

    Pobre dos PRAÇAS e poucos OFICIAIS, que bem gostariam de mudar certos regulamentos arcaicos. Mas existem outros militares, que adoram os regulamentos arcaicos, porque os coloca em posição privilegiada, feito deuses do olimpo! Esses são infelizmente tão responsáveis quanto os próprios políticos, por toda essa sujeira em que estamos vivendo hoje.

    NÃO VEJO OUTRA FORMA PARA MELHORAR ISSO, SEM DESMILITARIZAR! JÁ DEMOROU…

  15. Desmilitarizar não significa indisciplinar,mas melhorar a igualdade entre superior e subordinado,nao estamos sugerindo falta de regulamentos de condutas e insubodinaçoes,mas menos humilhações,graduaçoes e postos desnecessários que so oneram as finanças publicas,e se pensarem bem,o salario de um oficial se rateado,da para aumentar 500 a 700reais a mais no salario de cada 10 soldados dependendo do Estado,e muito cacique pra pouco índio,e cacique so tirando onda,na POLICIA FEDERAL E POLICIA CIVIL,e agente e delegado,e funciona,porque na PM E BM,e tanta e tanta patente e graduação se a atividade fim e a mesma:segurança publica e preservação da vida!?As policias militares são comandadas por oficiais que por sua vez são comandados por cargos políticos e automaticamente subordinada a politica imunizada.Ate um vereador que e um cargo politico sem imunidade,manda na pm,caga na cabeça do pm,com exceção dos que valorizam sua dignidade homoeretica,OU QUE TEM PERSONALIDADE BEM DEFINIDA E PRESA POR ELA INDEPENDENTEMENTE DAS CONSEQUENCIAS,POIS ATRAS DE UMA FARDA TEM HOMEM,(OU MULHER DE CARATER) e corre atrás de seus direitos ainda que sejaM punidoS e perseguidoS pelo comando…ainda bem que existe uns loucos na PM,que fazem a diferença se não seria pior ainda as humilhações advindas do próprio sistema militarista e politico local e geral…ate pra dar uma entrevista ainda que favorecendo o sistema,tem que ser autorizado PEDIR OU TER permissão, ate pra fazer necessidades fisiológicas…parece piada,mas e a verdade pura.MILITARISMO E PRA GUERRA…HA COMO SER UM EXCELENTE BOPEANO,POLICIAL CORAJOSO EM GERAL,SEM SER MILITAR,SEGUIR EXEMPLOS DE LOGISTICA MILITAR E UMA COISA,E ACHAR QUE SO SE E UM BOM OU OTIMO POLICIAL,E EXIMIO PROFISSIONAL POLICIAL SEM MILITARISMO E OUTRA COISA, BEM DISTINTAS.DESMILITARIZAÇAO FERE O EGO DO OFICIALATO,PRINCIPALMENTE DOS OFICIAIS QUE ESTAO NO PRENUNCIO DE UMA GRADUAÇAO A MAIS,POIS FERE A AUTOESTIMA EGOCENTRICA E DIMINUI NO SALARIO,MAS COMO já dito:SALARIO DE OFICIALATO DA PRA DIVIDIR BEM PRA PAGAR MELHOR OS SOLDADOS QUE SE ARRISCAM DIOTURNAMENTE,E SO SAO COBRADOS,MASSACRADOS,INGRATIFICADOS E SEM PRIVILEGIOS…E SE BATE UMA VTR AINDA PAGA POR ELA.OBS.:DESCULPEM-ME ALGUM OFICIAL QUE NAO SEJA ARROGANTE E DESFAVORAVEL.DEUS ABENÇOE E PROTEJA A TODOS!!!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top