Tempo de leitura: 2 minutos
Protesto com críticas à polícia nas manifestações de junho (Foto Marival Guedes/Pimenta).
Protesto com críticas à atuação da polícia nas manifestações de junho (Foto Marival Guedes/Pimenta).

Marival Guedes

O cortejo do 2 de Julho em Salvador, como já era esperado, repetiu muitas reivindicações dos atos realizados nos últimos dias na capital baiana. O prefeito ACM Neto, o governador Jaques Wagner e políticos como Geddel Vieira Lima foram vaiados pelos participantes do cortejo.

O ato desta terça teve intensa participação de movimentos sociais. A luta pela redução da tarifa de ônibus foi uma das principais bandeiras. Os jovens ganharam mais estímulo com as vitórias em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Eles gritavam “Salvador vai se unir, a tarifa vai cair”, também entoado pelos demais participantes em alas próximas. Uma banda musical próxima tentava abafar a manifestação e logo foi chamada de “governista”. A polícia militar precisou intervir.

Também foi destaque um protesto contra o Fator Previdenciário, método criado em 1999, que mudou os cálculos para o pagamento da aposentadoria.

Na área de saúde, profissionais protestam contra o projeto de lei do Ato Médico, que segundo eles, caso este texto se torne lei, apenas os médicos apenas os médicos poderão diagnosticar doenças e prescrever tratamentos. O grupo diz que não é contra a regulamentação da medicina, mas que o ato não pode prejudicar outras áreas da saúde. Por isso, pedem o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto.

Teve ainda reivindicação para que o nome do aeroporto volte a ser Dois de Julho, agilidade para a conclusão da eterna obra do metrô, 10 por cento do PIB para a educação e reforma política com financiamento público de campanha. Já o Observatório da Cidadania exige “polícia cidadã e policiais cidadãos”. Confira, no vídeo abaixo, o Hino ao 2 de Julho.

4 respostas

  1. É isso mesmo, desmascarar esses caras não importa o partido. Eles se tornaram políticos para ficar blindados diante o povo e dizer somos autoridades. Estão recebendo nas ruas o que mereciam, há muito tempo. Esses infelizes só pensam neles, sem exceção. Eles formam uma corporação para mandar em tudo e em todos; que caiam de podre; dai criaremos uma sociedade humana, justa, democrática e ‘quase’ socialista. O povo não quer nem esmola, nem enganação, tão pouco votar nuns miseráveis, travestidos de políticos para eles receber dinheiro e ficar ricos em detrimento do povo, sempre na miséria. Fora!!! Também, sem esse negócio de ditadura, já sofremos tanto, por tanto tempo!… Nós, e o irmão de Henfil! Só conserta o País, aplicando as leis; elas existem é para isso! É por essas que o Joaquim Barbosa, presidente do STF, está com a bola toda. Atropelaram um sonho que tínhamos do PT e do Brasil. E agora acreditar em quê… a direita tá rindo à toa! Eu, e outros brasileiros, não tenho dúvidas, vamos continuar acreditando num Brasil melhor, apesar de vocês!

  2. Não existe partido confiável ainda, porém Senador Simom,governador Eduardo Campos,Cidinha Campos,Gabeira,Romário,Tiririca,Ministro Joaquim Barbosa mostram uma conduta confiável.O certo é fazer o povo ter poder de decisão ,acabar com os privilégios exagerados dos políticos,precisamos uma justiça confiável e rápida,seriedade nos ministérios do governo e prender os corruptos e fichas sujas rápido em presídio agrícola ,tomando os seus bens como pagamento do roubado
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  3. O cartaz da matéria se refere a uma entidade que luta por direitos e melhorias da instituiçao Polícia Militar. Ela estava cobrando do governador uma posturas de respeito ao policial enquanto cidadão e membro de uma sociedade.

  4. Comandante do 15 BPM, olhe com carinho para os policiais da Base do Monte Cristo, os elementos ainda estão fazendo rondas sem os nomes de guerra no peio, veja isso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *