Tempo de leitura: 3 minutos

JuvenalMaynart CeplacA proposta de conservação produtiva nas fazendas de cacau sul-baianas é uma das bandeiras da gestão do superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart. Na última quarta (3), o dirigente comemorou os avanços na Bahia com a decisão do governador Jaques Wagner de assinar decreto que valida o projeto da Ceplac.

“A proposta é retomar o crescimento da produção e, ao mesmo tempo, incentivar a conservação ambiental”, diz. O dirigente explica como funcionaria a proposta. A defesa de Wagner da conservação produtiva nas áreas de mata atlântica e do manejo se deu na abertura do V Festival Internacional do Chocolate e Cacau, no Centro de Convenções de Ilhéus.

______________

BLOG PIMENTA – Como o senhor recebeu a notícia, do próprio governador, de que o decreto, finalmente, sai em agosto?

JUVENAL MAYNART – A sinalização do governador Jaques Wagner valida, na prática, o projeto Conservação Produtiva, proposto pela Ceplac e já em teste em cinco propriedades em Barro Preto. A proposta é retomar o crescimento da produção e, ao mesmo tempo, incentivar a conservação ambiental.

PIMENTA – De forma prática, como funcionaria esta proposta?

JUVENAL – A cada árvore exótica retirada, três a cinco espécies nativas da mata atlântica devem ser plantadas, com preferência para as que estejam em risco de extinção, como pau-brasil, jequitibá. O governador também prometeu um estudo para o manejo de árvores nativas, trabalhando controle rigoroso dessas espécies nas fazendas. Apenas em último caso uma árvore nativa poderá ser suprimida.

PIMENTA – O fator ambiental é preponderante, claro, mas como o produtor pode ser compensado?

JUVENAL – O projeto Conservação Produtiva prevê um valor agregado para quem conservar essas espécies. Além disso, o projeto reza que, no futuro, o conjunto florestal de sua propriedade sirva de garantia para operações de créditos – embora dela ninguém poderá dispor, uma vez que é patrimônio da humanidade. A propriedade será valorada pelo que conserva de fauna, flora e recursos hídricos, que entrarão nessa conta como ativos ambientais.

JuvenalMaynart Ceplac______________

SUSTENTABILIDADE – A região pode vir a ter um ganho incalculável em árvores nativas a partir das compensações e na valorização das propriedades, que passam agora a não serem tratadas apenas como fazendas, mas como ambientes produtivos sustentáveis.

______________

PIMENTA – Este seria o atrativo para o produtor?

JUVENAL – Na prática, o produtor será um fiel depositário das espécies nativas e mesmo das exóticas ao mesmo tempo que essa conservação também vai lhe garantir dinheiro extra, por meio do pagamento dos chamados serviços ambientais, aí incluídos preservação de nascentes e outros serviços, crédito de carbono etc.

PIMENTA – Quais as garantias de que toda essa proposta funcionará seguindo o conceito de conservação produtiva pregado pela Ceplac?

JUVENAL – O projeto define que o controle das árvores que compõem a cabruca deva ser feito por meio do monitoramento dos órgãos ambientais, estaduais e federais, por meio do sistema de rastreamento global (GPS), o georreferenciamento. Esse controle permite acompanhamento, árvore por árvore, em tempo real. Todos esses aspectos estão em teste nas fazendas que fazem parte do projeto.

PIMENTA- Propõe-se aí uma mudança de mentalidade, cultura, o que, à primeira vista, não parece fácil. Como “tocar” o produtor de que esta é uma iniciativa interessante – e viável – do posto de vista financeiro e ambiental?

JUVENAL – Os resultados dependem da adequação das propriedades rurais a partir do manejo para aumentar a produção do cacau. Com o rastreamento das localidades, as punições para eventuais descumprimentos da lei serão imediatas. A região pode vir a ter um ganho incalculável em árvores nativas a partir das compensações e na valorização das propriedades, que passam agora a não serem tratadas apenas como fazendas, mas como ambientes produtivos sustentáveis.

8 respostas

  1. Wagner acende uma vela a Deus e outra ao diabo. De um lado assina decreto que valida conservação produtiva defendida pela CEPLAC e do outro lado é um dos maiores avalistas e defensores do Projeto Porto Sul que vai dizimar grande parte da nossa área de Mata Atlântica.
    Durma-se com uma dicotomia desta e diga-se que passou a noite bem.

  2. Ontem foi preso caminhão cheio de madeira serrada na cidade de Camacan, me fale aí como vamos manter os macaquinhos, tatus??

    Na verdade, está se prologando uma sobrevida para os falidos fazendeiros.

    NÃO DÁ MAIS. ACORDEM. FORA CEPLAC.

    VENHA EMBRAPA. PRECISAMOS ACORDAR.

    VENHA EMBRAPA.
    VENHA EMBRAPA.

  3. PARABÉNS JUVENAL MAYNART -SUPERINTENDENTE DA CEPLAC, VOCE CONHECE A REALIDADE DO NOSSO CACAU, POIS TE CONHEÇO DOS TEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, FILHO DE FAMILIA DE CACUICULTORES, DO MUNICIPIO DE IPIAÚ, CONHECE BEM A CULTURA E OS SEUS PROBLEMAS, VOCE SERIA O DIRIGENTE IDEAL PARA DIREÇÃO GERAL DA CEPLAC. PENA QUE OS ACORDOS POLITICOS IMPORTAM HOMENS DE OUTRAS REGIÕES, QUE POR MAIS CAPAZ QUE SEJAM, NÃO TEM A CONVIVÊNCIA, A LUTA E A HISTÓRIA VIVIDA PELOS PRODUTORES DO CACAU, OS SEUS PAIS ERAM DA ÉPOCA DA CEPLAC DOS CARROS PRETOS E DOS TÉCNICOS EXTENSIONISTAS QUE LEVAVAM 08 DIAS NO INTERIOR DAS FAZENDAS DE CACAU, ORIENTANDO AOS PRODUTORES NO COMBATE AS PRAGAS E CONTROLE DA PODRIDÃO PARDA. VOCE SIM JUVENAL SERIA UM GRANDE DIRETOR DESTA GRANDE INSTITUIÇÃO DA BAHIA, QUE O PRESIDENTE GAISEL, AFIRMOU QUE O BRASIL DEVERIA TER DEZ IGUAIS. A CEPLAC

  4. Juvenal Maynart.O desenvolvimento da proposta de substituição do modelo de agricultura convencional por um modelo alternativo provavelmente resultará em impactos positivos tanto em relação à melhoria da qualidade do solo como ao aumento da produção e diversificação de produtos ofertados, contribuindo para a promoção social e econômica das pessoas que participam da produção, do processamento e da comercialização.
    Vale lembrar que,às novas exigências sociais e ambientais,tornam-se cada vez mais urgentes.

  5. GENTE VAMOS ACORDAR PARA UMA REALIDADE NUA E CRUA QUE EXISTE ATUALMENTE EM NOSSA REGIÃO QUE EXISTE AOS OLHOS DO IBAMA, POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL E DEMAIS AUTORIDADES: MAIS OU MENOS EXISTE HOJE NO SUL DA BAHIA EM TORNO DE 2.500 ( DUAS MIL E QUINHETAS ) PEQUENAS , MÉDIA E GRANDES SERRARIAS. ACABANDO DE DESIMAR O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO QUE SE CHAMA A NOSSA ”” MATA ATLÂNTICA ”” QUE AINDA EXISTE NA BAHIA. ATENÇÃO PELO AMOR DE DEUS SENHORES E SENHORAS AUTORIDADES DA BAHIA E DO BRASIL VAMOS TOMAR UMA PROVIDÊNCIA URGENTISSÍMA.

  6. Finalmente, uma excelente proposta trazida pela Instituição zumbi, a Ceplac.
    Sem dúvida, cabruca é área agricultável mantida pelos produtores por questões que vão muito além do ambientalismo poético. Cabruca não é Reserva Legal (RL) nem Área de Preservação Permanente (APP). Hoje, no manejo, atá as árvores derrubadas pelo vento são obrigadas a permanecer na roça, apodrecendo…Uma burrice brasileira.
    Parabéns ao Juvenal Maynart!

  7. A CEPLAC DEVERIA VIRAR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA OU UMA EMBRAPA (com uma maior raio de atuação)…

    HOJE A CEPLAC FINGE EXISTIR… PARA ALGUNS CONTINUAREM A GANHAR COM ISSO, EM DETRIMENTO DA MAIORIA DA SOCIEDADE!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *