Tempo de leitura: < 1 minuto

Ponte

Fotos dos desbravadores que subiram o Rio Cachoeira no século XIX até chegar ao local onde surgiria o povoamento que deu origem à cidade de Itabuna, imagens de velhos chefes políticos, além das enchentes que causaram muita destruição em 1914 e 1967 e muitos outros momentos históricos.

Tudo isso faz parte da mostra que o Arquivo Público Municipal abre na próxima segunda-feira, 22, às 14 horas, prosseguindo até o dia 26, no andar térreo do Espaço Cultural Josué Brandão. A exposição faz parte das comemorações dos 103 anos de emancipação de Itabuna.

Na agenda da mostra, também está incluído o lançamento da segunda edição da “Indexação das Leis e Atos Oficiais do Município de Itabuna – 1932 a 2013”. A compilação foi realizada pelo técnico em arquivologia Sílvio Carvalho.

Uma resposta

  1. Em 1928 a ponte foi inaugurada pelo Dr. Goes Calmon,então governador da Bahia.
    O interessante é que a ponte não foi feita para passar carro,era pra passar os animais que transportara cacau de Buerarema a Itabuna,o que antes este transportes eram feito nas canoas no Rio Cachoeira para chegar ao armazem de cacau.
    Só havia dois carros em Itabuna,o carro do seu Martinho Conceição
    onde o mesmo passava era a maior novidade,isso em 1921.
    O segundo carro foi um caminhão,da firma V.Olegário & Cia.
    Isso em 1925.
    Fonte: Fundação Jupará,memória grapiúna.
    O jequitibá de taboca,professor Oscar Gonçalves.
    Itabuna minha terra,Adelino Silveira.
    José Dantas,documento Histórico de Itabuna

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *