skip to Main Content
11 de maio de 2021 | 06:01 pm

IMPOSTO ALTO GERA INSATISFAÇÃO EM ITABUNA

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Diário Bahia

Os critérios que definem a cobrança do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) em Itabuna serão discutidos em uma reunião nesta quinta-feira (18), às 16h30min, na Prefeitura. Motivo: corretores consideram “extorsivo e fora da realidade o percentual de 3%” cobrado em atos de venda.

O encontro contará com a presença do secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, do vereador Júnior Brandão (PT) e de uma comissão de corretores, entre eles, Cleide Leandro, representando o Sindmóveis Bahia – sindicato da categoria.

Ela lembra que o ITBI em Itabuna é mais caro do que cidades como Ilhéus, Vitória da Conquista, Salvador e São Paulo. “O imposto está comprometendo o mercado imobiliário. Os corretores reivindicam uma cobrança mais justa para o contribuinte”, afirma.

Esta publicação possui 7 comentários
  1. No Brasil,se os impostos viesse de retorno em melhoria à sociedade,não existira se quer uma alma que pagasse o tributo descontente.
    O Brasil vive hoje,o mesmo processo que vivera no período colonial. A metrópolis portuguesa,tirava o couro em imposto da sociedade colonial,portanto,chegou um dia que não suportando mais,os colonos se revoltaram,neste dia ficou conhecido,como o dia da derrama.
    Hoje no Brasil,nos lembram o período colonial,a sociedade pagam tanto imposto que nos tira o couro,estes recursos vão para alimentar uma rede de corrupção nos governos,sejam municipal,estadual e federal e os políticos em geral,talvez,algum em exceção.
    O Brasil nestes 12 anos,a corrupção aumentou 81%,os políticos e a polícia são os mais corruptos,o Brasil por mês roubam-se do erário 70 bilhões. Os países mais corruptos,Libéria e Mongólia.os países menos corruptos,são Dinamarca,Filândia e Suíça.
    Em paris,Dilma respondia denuncia de corrupção contra Lula lalau,que era o chefe do mensalão,a mesma defendeu Lula lalau e disse que não tolerava corrupção.
    A sociedade brasileira,poderia pensar muito bem,a respeito da derrama que ocorreu nas minas Gerais,no século XVIII.
    Fonte: ONG. Transparência Internacional.Jornal do Brasil,13-12-2013.
    Jornal,Le Monde,França.12-12-2012.

  2. Realmente este percentual e altíssimo mais a nova gestão pegou o bonde andando, afinal esta reforma tributaria foi feita pelo desgoverno do Azedo, elevando todos os tributos municipais.

  3. eu concordo, é altissimo, comprei um imovel pela caixa no valor de R$ 80.000,00 e so de custas foi quase 4 mil reias, este ITBI eu paguei 1.427,75, fora o DAJ, e tudo tem que ser a vista, um absurdo. Por isto que a maioria dos imoveis nao sao registrados, pq quem luta pra ter uma casa nem sempre dispoe de mais estes valores.

  4. Não foi o ex-prefeito que aumentou ou inventou o imposto ITBI. È claro que esse tributo foi elevado para 3% no período de seu governo, e, que persiste até os dias de hoje no governo do prefeito Vane. ITIV é municipal e incide sobre transmissão de bens intervivos, porém, com onerosidade (ex. troca). Na venda e compra não é lícito cobrar esse imposto. No entanto, o secretário (Marcos Cerqueira) vem insistindo em cobrar esse tributo acima do valor venal estipulado no IPTU cobrado pela própria prefeitura. É um verdadeiro acharque aos bolsos do contribuinte que não ver o retorno para as praças, ruas e bairros da nossa cidade. “O ITIV é o tributo municipal que tem como fato gerador a transmissão em geral dos bens ou direitos transmitidos. É contribuinte do ITIV o adquirente, nas transmissões, por ato oneroso; o cessionário, nas cessões de direito, e cada um dos permutantes, no caso das pemutas. O lançamento do imposto será feito com base na declaração do contribuinte, por meio de Guia de Informação.”
    http://www.fiscosoft.com.br/main_radar_f…

  5. “SERÁ QUE É POR ISSO QUE A REJEIÇÃO DO PREFEITO VANE VEM AUMENTANDO TANTO?!” NO BRASIL É ASSIM: É MAIS FÁCIL METER A MÃO NO BOLSO DOS E PNERAR OS POBRES ELEITORES E TRABALHADORES BRASILEIROS DESSE PAÍS, OU SEJA, PASSAR TODO O ÔNUS PRA NÓS. AFS#@&*, QUE NOJO

  6. AS FUTURAS VIUVAS DE VANE, TENHO CERTEZA DA SUA DERROTA, TUDO DE ERRADO POE A CULPA NO ANTECESSOR, UM GOVERNO PESSIMO QUE ESTÃO FAZENDO, DESMANDO, INCOMPETENCIA, TUDO DE PIOR. UM CONSELHO.
    ASSUMA SEUS ERROS INCOMPETENTES, E TENTE RESOLVER DE FORMA HONESTA NÃO COLOCANDO DESCULPAS PELO PASSA.

    TO CHEIO……..

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top