Tempo de leitura: < 1 minuto
Fontes é o nome escolhido para a Saúde.
Fontes é o escolhido para a Saúde.

O médico e empresário Eduardo Fontes deverá ser o secretário da Saúde de Itabuna. O nome foi discutido pelo prefeito Claudevane Leite e o PCdoB. Com a aprovação de Vane, basta apenas o “ok” do próprio convidado.

Os últimos detalhes serão acertados nesta manhã de sábado (27). Conforme apurou o PIMENTA, o nome escolhido foi um consenso entre prefeito, partido e até o ex-secretário Renan Araújo, com quem já ficou definido o processo de transição da Pasta.

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Eduardo Fontes é bastante ligado ao PCdoB e ao próprio prefeito. A amizade ficou ainda mais forte durante a campanha eleitoral de 2012. Eduardo já havia sido convidado para assumir a Pasta da Indústria, Comércio e Turismo, mas declinou.

O PIMENTA entrevistou o prefeito Claudevane Leite ainda na solenidade de inauguração da sede da Bahiagás em Itabuna. O prefeito não disse qual seria o novo secretário. Apenas antecipou que poderia ser de fora do PCdoB, mas indicado pelo partido. “Precisávamos de uma dinâmica melhor, um novo rumo”, afirmou o prefeito. A íntegra da entrevista será publicada ainda hoje.

25 respostas

  1. Resta saber qual será a prioridade dele: Aparelhar a Secretaria para agradar os médicos mais chegados, agradar o PCdoB colocando a Secretaria à disposição da Campanha de 2014 ou viabilizar um atendimento digno à população, principalmente aos mais carentes.
    De qualquer forma, já foi uma mudança. Tomara que dê certo.
    Se Renan foi exonerado após sete meses por incompetência, Vane demorou apenas doze horas como Secretário Tampão. Nem ele mesmo se suporta como gestor.

  2. Sem dúvida administrar a Saúde Pública Municipal em Itabuna hoje é um desafio e tanto, ainda mais com a Plena agora. Mas vejo dinamismo em Fontes para dar conta do recado. Sabe dialogar, tem bom trânsito nas categorias médica e política, é popular, experiente no trato com os problemas de saúde pública de Itabuna e tem antenas afiadas para interpretar o vai-e-vem da politica, ainda mais num período eleitoral. Tem tudo para dar certo. Boa sorte.

  3. Eu lamento profundamente essa indicação, ou essa escolha, pois o prefeito Vane estará trocando seis por meia dúzia, ou talvez pior, irá trocar seis por zero a esquerda, já que o médico Eduardo Fontes é bom para administrar o patrimônio da familia, somente isso.
    Com relação ao médico assumir a pasta da secretaria de saúde, acreditem todos, será mil vezes pior que Renan Araújo, já que o presidente da Associação Comercial não sabe nada de saúde pública e muito menos em lidar com pessoas humildes, pobres, carentes e pretas como é o caso maior dos usuários do sistema.
    É uma pena que o prefeito faça isto, lamentamos profundamente, mas lamento muito mesmo.
    Tirar o Renan e colocar um substituto que não entende de saúde pública, colocar um médico que é pau mandado do PC do B igualmente o Renan, será a continuidade dos problemas hoje existentes na secretaria e também com a justiça e o Conselho de Saúde, nada mudará.
    Ainda há tempo, quem sabe até amanhã pela manhã o prefeito mude de ideia e desfaça essa loucura de indicar o médico Eduardo Fontes para a saúde.

  4. Um dublê de médico e empresário para tentar organizar a saúde de Itabuna???
    A Atenção Básica em nível caótico, a Alta Complexidade que deverá voltar a ser gerida com os recursos da Plena, tudo enfim de uma complexidade bem distante da realidade de um hotel de poucas estrelas.
    Mas como estaremos diante de altas somas e o esculápio, apesar de nenhum conhecimento em Saúde Pública e Gestão em Saúde, é altamente especializado no ramo empresarial, portanto com “know how” em Administração, esperemos para ver.
    Continuo confiando no olhar “clínico” do Ministério Público…

  5. ME POUPE VIU!!PORQUE ENTÃO NÃO CHAMARAM DR.HUMBERTO DE VOLTA,ESSE HOMEM NEM EXERCE A FUNÇÃO MAIS!!OUTRO PESO MORTO AFF QUE GOVERNO VIU

  6. Que loucura é essa! A tendência será o que já está ruim ficar péssimo. Eduardo não tem tradição e militância no SUS, não se identifica com as massas e não é referência profissional na categoria médica. Se Vane aceitar essa indicação dentre em breve terá que trocar novamente o secretário, o que significará, mais desgaste político para o governo que hoje já conta com uma rejeição de mais de setenta por cento.

  7. Itabuna realmente não tem futuro, aonde vamos parar com tanta falta de responsabilidade? Qual o papel de responsabilidade social que este senhor tem com a sociedade itabunense?,a não ser pelos próprios lucros adquiridos pelo seus hotéis. Acredito que o nome ideal seria para este cargo seria o Sr. Leopoldo,(EX-MATERNIDADE DA MÃe POBRE), homem comprometido com a saúde de Itabuna e moralmente ético, sempre esteve ligado diretamente com a saúde local e honestamente indiscutível.
    Como eleitor sinto-me indignado com a situação atual, pois, votei em VANE do RENASCECER com a esperança de dias melhores para os grapiúnas, mas, errei, e agora tenho a certeza de que realmente não existe HOMEM para administrar esta Cidade. Em sintese, acabou-se a região do cacau, vai VOLTAR à época do coronelismo, VIVA FERNANDO CUMA)!!!!!

  8. Ele antes de assumir a pasta deveria se “disfarçar” de paciente e fazer uma peregrinação nos Postos de Saúde para ver como é a realidade.
    Funcionários desmotivados, colegas de profissão que vão trabalhar quando querem,enfermeiros sobrecarregados, fichários com prontuários enferrujados, sem material para curativos, sem medicações que são disponibilizadas gratuitamente pelo SUS (?)……………….um horror!

  9. Um dos maiores ministros da Saúde do Brasil não era médico, que foi o criador do SUS, o José Serra. Eu acho que Eduardo Fontes, que é médico, pode muito bem deixar a administração por conta de uma assessoria eficiente, bem escolhida, e cuidar de assuntos estratégicos, como a relação com o Estado, com a atual administração municipal, com os políticos, com a população através de pesquisas, com a imprensa etc. Com a experiência de empresario, acho que Eduardo tem condições de trazer bons resultados e estabelecer boas marcas para a saúde de Itabuna. Não sei se ele vai aceitar.

  10. A grande mudança seria, se o Prefeito conseguisse ter visão de Adminstrador de verdade. Ele tá brincando de governar, foi para a TV dizendo que ele é que manda e desmanda, só que não garantiu o discuso.Vai continuar do mesmo jeito, essa nova indicação é do PCDO B, portanto, os vicíos das “coisas” mal feitas continuará.Ainda bem que o MP está acompanhando tudo isso.
    Como indicar uma pessoa que não tem perfil algum, para um cargo tão importante e maltratado que é a saúde? Porque esse nome, se existem outros que poderá contribuir muito mais, a exemplo de: Dr. Humberto Barreto, Dr.Bicalho ou outros. O Prefeito disse que tem que ter perfil, já mudou de idéia? A população carente que precisa de postos médicos e atendimento digno, não sabem que Eduardo Fontes é médico. Será que ele sabe quantos posto médicos itabuna tem?
    Tudo indica que o Prefeito teve um surtuzinho,tomou um remédiozinho e voltou a tirar uma longa soneca.

  11. É O GOVERNO DA MUDANÇA…INFELIZMENTE O POVO QUIS ASSIM…AGORA É AGUARDA ATE 2016…PACIÊNCIA MEU POVO “DIAS MELHORES VIRÃO”

  12. SE FOSSE ESCOLHER UM NOME POR COMPETÊNCIA E EXPERIÊNCIA, SERIA HUMBERTO BARRETO, MAS EDUARDO FONTES É TIO DA ATUAL NAMORADA DE DAVIDSON MAGALHÃES, KALIANA FONTES. TÁ EXPLICADO!

  13. espero que esse secretario tire urgentemente esse coodenador da dengue Renato freitas Araujo urgente itabuna porque os agentes não aguenta mais tanta perseguição

  14. È uma pena o que acontece na pobre cidade de Itabuna. Hoje cercada por um cinturão de misérias ( na sua maioria , trabalhadores da ex fazendas de cacau que no seu êxodo rural, migraram para as cidades de maiores portes do Sul da Bahia , sendo Itabuna a maior vítima de tudo isso)Mesmo com essa calamidade ( vassoura de bruxa)Itabuna resistiu e apesar dos pesares continua crescendo. Mas, na realidade o que nos preocupa mesmo , é o pensamento pequeno e medíocre de um tal de Pedro de tal ou seja lá o que for, Em tentar denegrir a imagem de uma pessoa de bem , de moral ilibada como o Dr Eduardo Fontes!Sao por essa e outras, que as pessoas boas , honestas , progressistas e trabalhadoras, não se expõem a cargos públicos, para não terem sua imagem execrada por mentecápitos,hipócritas e incompetentes como esse invertebrado que nem sobrenome tem: gago! No mais é somente comentários pequenos políticos que morreram e não sabem!

  15. Brimo Duda.
    Pula essa carniça enquanto há tempo e espaço para fazê-lo! Não atole o seu pé nesse lodaçal político. Não exponha indevida e desnecessariamente a sua imagem decente e honrada junto a essa chusma.
    O seu comprometimento, conhecimento e vontade de fazer o bem a Itabuna haverá de esbarrar em obstáculos intransponíveis obscuros, típicos àqueles que impregnam todas as cenas políticas que estamos enojados de assistir repetidamente.

  16. Foi o pior negócio que Vane já fez em toda sua vida política. Esse médico não entende nada de saúde pública, e de gente pobre. Não discuto de ser uma boa pessoa, só isso. Não tem, nunca teve, o menor carinho, vivência e relação com a vida social-pública do povo de Itabuna. Em suma, pelo que sei, ele não gosta de gente pobre. Sempre viveu em meio rico e abastado. Aonde foi que o PCdB foi tirar essa ideia. Isso é coisa de mágico! Vane, se eu fosse você devolveria essa cartola com o pombo, o que estiver dentro. No mais, você só vai ter dor de cabeça, e das grandes.

  17. Está explicado, então, o por quê da indicação do médico/empresário e rico Eduardo Fontes para a Secretaria de Saúde. É coisa de família do PCdB. E a população pobre e com tanta falta de saúde, provocada pela miséria, como fica?!

  18. Olha como esse Muhammad, que se diz primo do Eduardo Fontes se refere a sua indicação à Secretaria de Saúde. Ele(s) não foram feitos para cuidar e gostar do povo; foram feitos para viver a distância dele. O PcdB, deve ter outros nomes, então poupe o o prefeito Vane de mais esse desgaste, digo sofrimento.

  19. So sabemos que a cultura dos caranguejos continua prevalecendo em Itabuna! essa turminha frustrada de um pequeno grupelho da esquerda da lama, ficam esperando que as pessoas desçam ate a eles para aí então , tentarão se chegar . Mas quando uma pessoa Tanto como o Dr Eric , Dr Silvio Porto, Dr Eduardo e outros médicos de valores e respeitados na Bahia inteira , tentam colaborar com a politica de Itabuna , aí então os famigerados profissionais de boatos entram em cena! Em resumo: “Coma raras exceções” “Só é permitido participar da politica de Itabuna pessoas pobres, que nunca conseguiram nada na vida e que lutam por um lugar ao sol! Enquanto isso, os postos de saúde não funcionam, e nada na saúde.

  20. Lamentável e muito difícil de acreditar que isto esteja acontecendo na nossa cidade. Conheço Eduardo Fontes, é médico mas pelo que sei há muito tempo que ele não exerce a sua profissão, e se eu não me engano ele é Cirurgião Plástico, não é mesmo? Lembro que tinha uma clínica ,muito chic no Castália mas fechou e nunca mais se ouviu falar em Dr. Eduardo Fontes como Médico e sim como empresário e hoteleiro. Pensa em outro nome Prefeito Vane, acho que até o pessoal do PCdoB tenha outros para indicar. É uma pena que Paulo Bicalho não possa ser o Secretário de saúde porque lendo a entrevista do Prefeito vi os eleogios feitos a sua pessoa e ao trabalho qye vem fazendo no hospital de Base, então ele não vai quer tirar ele de lá, mas tem muita gente boa e competente na nossa cidade. Fica a dica, Vane.

  21. Após ler esta quantidade de comentários difamatórios sobre o Dr. Eduardo Fontes, fica claro que a maioria das pessoas que aqui escreveram não o conhecem como pessoa, talvez nem como empresário! Como muitos disseram, o Dr. Eduardo Fontes é médico, empresário e rico… estas características não podem pertencer a uma pessoa que quer o bem para sua cidade? e que quer vê-la crescer?. Quanto a área médica, embora não atuante com frequência, o que se sabe nos corredores de hospitais e em toda a área médica, é do seu respeito com o paciente, principalmente para com os mais necessitados, não cobrando e até mesmo auxiliando com medicamentos, etc. Enfim… vamos apurar as coisas antes de falarmos sobre o que não sabemos!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *